No dia 25 de julho, o Brasil comemora o Dia Nacional do Escritor. Para celebrar a data, selecionamos algumas frases de autores célebres sobre o ofício das letras.

Encarados com admiração ou desconfiança pelo público, os escritores continuam sendo imaginados como seres envoltos em mistério. Quer saber o que eles pensam sobre a própria profissão? Então confira.

Sobre a escrita

Sem dúvida que um dos temas favoritos de muitos autores é o próprio ato da escrita. Por vezes, é encarado como um refúgio, um escape, uma forma de fugir do mundo ou, pelo menos, de lidar com ele.

Outras vezes, é visto como um desajuste do sujeito perante a realidade comum. Aborrecido ou decepcionado com aquilo que o rodeia, o escritor sente a necessidade de inventar novas vidas e experiências através da literatura.

Embora seja um trabalho laborioso, e não raramente sofrido, o ofício da escrita nem sempre é recompensado com dinheiro, fama ou poder. Mesmo assim, através das palavras, alguns escritores conseguem vencer a própria morte, se eternizando em suas obras.

É preciso se embriagar da escrita para que a realidade não o destrua.

É preciso se embriagar da escrita para que a realidade não o destrua.

Ray Bradbury

A literatura é a maneira mais agradável de ignorar a vida.

Fernando Pessoa

Essas palavras que escrevo me protegem da completa loucura.

Charles Bukowski

Eu não gosto de escrever – eu gosto de já ter escrito.

Gloria Steinem

O resultado fatal de eu viver é o ato de escrever.

Clarice Lispector

Escrever é estar no extremo de si mesmo.

Escrever é estar no extremo de si mesmo.

João Cabral de Melo Neto

Literatura é uma vocação bela e fraca. O escritor tem amor, mas não tem poder.

Rubem Alves

Não tenho ambições nem desejos.
Ser poeta não é uma ambição minha.
É a minha maneira de estar sozinho.

Álvaro de Campos

Não morre aquele que deixou na terra a melodia de seu cântico na música de seus versos.

Cora Coralina

Quando os escritores morrem, eles se transformam nos seus livros. O que, pensando bem, não deixa de ser uma forma interessante de reencarnação.

Jorge Luis Borges

O que significa ser escritor?

Além de refletirem sobre a literatura e seus processos, inúmeros autores se debruçam sobre a própria existência, questionando o que significa, afinal, ser escritor. Trata-se de um tema bastante subjetivo que gera respostas muito diferentes, algumas mesmo diametralmente opostas.

Alguns se posicionam do lado de Pessoa, quando afirmou que "o poeta é um fingidor". Para eles, escrever é ficcionar mundos, inventar ou reinventar emoções e, por isso mesmo, pode ser visto como uma forma de mentir.

O escritor tem uma incapacidade congénita para contar a verdade e é por isso que escreve ficção.

O escritor tem uma incapacidade congénita para contar a verdade e é por isso que escreve ficção.

William Faulkner

O poeta é um fingidor
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.

Fernando Pessoa

Eu não tenho imaginação, eu copio. Tenho simpatia por mentiroso e doido. Como sou do ramo, identifico mentiroso logo.

Ariano Suassuna

O escritor é uma das criaturas mais neuróticas que existem: ele não sabe viver ao vivo, ele vive através de reflexos, espelhos, imagens, palavras. O não-real, o não-palpável.

Caio Fernando Abreu

Para outros autores, aquele que escreve é dotado de uma maneira singular de ver o mundo, que precisa exprimir através das letras. Ser escritor é, assim, um meio de dar a conhecer a sua imaginação, de apresentar outras realidades possíveis ao leitor.

Esta visão contraria a imagem do escritor como um sujeito "maldito", condenado à prisão da criação literária. Pelo contrário, trata-se de alguém "abençoado", que enxerga através de uma lente poética capaz de transformar tudo ao seu redor.

Escritor: não somente uma certa maneira especial de ver as coisas, senão também uma impossibilidade de as ver de qualquer outra maneira.

Escritor: não somente uma certa maneira especial de ver as coisas, senão também uma impossibilidade de as ver de qualquer outra maneira.

Carlos Drummond de Andrade

Ser poeta é ser mais alto, é ser maior
Do que os homens! Morder como quem beija!
É ser mendigo e dar como quem seja
Rei do Reino de Aquém e de Além Dor!

Florbela Espanca

Poeta, não é somente o que escreve. É aquele que sente a poesia, se extasia sensível ao achado de uma rima à autenticidade de um verso.

Cora Coralina

Ainda sobre o poder transformador das palavras, vale a pena lembrar que alguns escritores também encaram a literatura como uma responsabilidade. Acreditam que escrever deve ser sinônimo de inovar, de intervir na vida pública e social, de quebrar paradigmas.

Deste modo, o escritor é considerado alguém que "vê mais adiante", e que por isso choca, tentando sempre dizer aquilo que não pode, ou não deve, ser dito.

O escritor original, enquanto não está morto, é sempre escandaloso.

O escritor original, enquanto não está morto, é sempre escandaloso.

Simone de Beauvoir

Na minha opinião, ser escritor não é apenas escrever livros, é muito mais uma atitude perante a vida, uma exigência e uma intervenção.

José Saramago

O papel de um escritor não é dizer aquilo que todos somos capazes de dizer, mas sim aquilo que não somos capazes de dizer.

Anaïs Nin

Conselhos e dicas para se tornar escritor

A criação literária lida diretamente com as emoções humanas, procurando retratar as mais diversas facetas da nossa experiência. Muitos autores acreditam que para escrever é necessário conhecer o sofrimento de perto, ter passado vários tipos de obstáculos e estar disposto a mostrar a sua dor.

Tudo que você precisa fazer é se sentar em frente de sua máquina de escrever e sangrar.

Tudo que você precisa fazer é se sentar em frente de sua máquina de escrever e sangrar.

Ernest Hemingway

Nenhum escritor é bom a não ser que tenha sofrido.

Henry Miller

Outro aspecto que sublinham é que a escrita é um trabalho contínuo, permanente, onde sempre devemos estar aprendendo, mudando e nos aprimorando. Para isso, é necessário ler bastante e continuar praticando: escrever muito para escrever cada vez melhor.

O escritor é um aprendiz do seu ofício até que deixe de escrever.

Jorge Amado

Mostre-se, mostre-se, mostre-se e, depois de um tempo, a musa aparecerá, também.

Isabel Allende

Se quiser ser escritor, deve fazer duas coisas acima de todas as outras: ler muito e escrever muito.

Stephen King

Vários autores afirmam que é importante deixar de lado as expectativas do leitor ou as opiniões da crítica. Não devem escrever tentando agradar ninguém nem imitar os célebres. Precisam criar algo de que realmente gostem, no qual acreditem e que tenha uma perspectiva própria.

Escrever é que é o verdadeiro prazer; ser lido é um prazer superficial.

Virginia Woolf

se tentas escrever como outros escreveram,
não o faças.

se tens que esperar para que saia de ti
a gritar,
então espera pacientemente.
se nunca sair de ti a gritar,
faz outra coisa.

Charles Bukowski

Todo o escritor que é original é diferente. Mas nem todo o que é diferente é original. A originalidade vem de dentro para fora. A diferença é ao contrário. A diferença vê-se, a originalidade sente-se. Assim, uma é fácil e a outra é difícil.

Vergílio Ferreira

Finalmente, um conselho muito frequente para aqueles que ambicionam ser escritores é que não se deixem levar por motivações externas. A celebridade, a riqueza e os admiradores podem ser efémeros ou não chegar nunca, o trabalho literário tem que valer a pena por si mesmo.

Escrever não é sobre ganhar dinheiro, ficar famoso, conseguir encontros, transar ou fazer amigos. Escrever é magia, tal como é a água da vida ou qualquer outra arte criativa. Essa água é de graça, então beba-a.

Stephen King

Se você quiser ser um escritor, deve ser um dos bons. Afinal de contas, existem melhores maneiras de morrer de fome.

Gabriel Garcia Márquez