Saber
Naufrágio
Em meu barco em alto mar me arrisco em seu mar navegar.
Sem a bússola pra saber a direção, guiado apenas pelo coração.
Ondas lindas e visão de prazer, mas a noite cai e ao entardecer, me assusto com as marés altas, chego a temer!
O maneio ao navegar, arrisco minha vida em alto mar, toda essa agitação assusta meu pobre coração.
Me precipito ao pular antes do barco vir a naufragar, mas esqueci-me de que é um raso mar, logo me machuco e venho a me despedaçar.
Caminho em Corda
Eu e você, na corda esticada,
seguimos juntos, sem saber a parada.
Há um destino, mas é mistério,
um lugar oculto, incerto, etéreo.
Passo a passo, sem direção,
levo no peito essa intenção:
quero te ver feliz, brilhante,
fazer de ti alguém importante.
Serás única em cada estação,
meu norte, minha inspiração.
E quando enfim o fim chegar,
juntos iremos descansar.
" ESCOLTA "
Permites que viaje o pensamento
(vai se saber por onde), sem receio,
sem restrições quaisquer, assim, sem freio,
sem dar-lhe prazo ou leis para o momento!
Disfarças, pelas ruas, teu anseio,
teu medo que se perca o sentimento
ou que ele se transforme num lamento
por um qualquer, insano teu, falseio.
O lapso de tempo que isso omite
só faz com que, o temor, teu peito habite
e tira-te a visão do mundo a volta…
Que o pensamento vague, então, permites,
e sem dar, à razão, reais limites
nem vês que o amor, contigo ali, te escolta!
Para Sertillanges, o verdadeiro erudito não é vaidoso com o saber, mas sim humilde diante da imensidão do desconhecido. O homem verdadeiramente belo é aquele que, em oração e contemplação, adquire luz interior — porque o brilho da sabedoria jamais se apaga com os anos.
Para o padre-filósofo, Sertillanges, o saber não é um fim em si, mas um dom para ser compartilhado. A vida intelectual exige caridade do pensamento: o sábio não se isola — ele ilumina caminhos para os outros, como um farol na tempestade do mundo moderno.
Eu não julgo, porque sei o peso que é ser julgado. Meu alívio é saber que Deus conhece a verdade do meu coração.
“Não se abale com quem te julga sem saber. A paz de quem tem um coração limpo é maior que a opinião de quem nunca te entendeu.
Aquele vizinho que coloca som alto talvez pense que você curte as músicas dele.
Saber disso não te faz adorá-lo?
"Sextou, e a Paixão de Cristo nos alcançou. Você quer saber o quanto Deus te ama? Olhe para Jesus, ele é a expressão desse amor."
Quem mora no interior
não quer saber da cidade
em terra de plantador
não se fala em vaidade
aqui se diz sim senhor
e quem oferta o amor
jamais entrega a metade.
O que é amar?
Amar é saber esperar,
é saber controlar as emoções
e saber ouvir sentimentos.
Amar é saber que a vida não é só alegria.
É poder sentir saudades e, ainda assim, saber que há alguém do outro lado te esperando.
É aceitar o que o outro diz e se abrir,
da dúvida ao medo, das inseguranças ao amor.
Amor é sentir e não dizer,
é fazer que seja bem cuidado
e não somente com boas palavras.
Amar é ter o tempo ao favor,
a distância não passa de alguns minutos nas lembranças.
Amor é lutar.
Amar é sentir.
Amar é ter voo.
Amar é poder ser.
Sempre consola a uma assembleia de simplórios conselheiros saber que tem à sua frente um chefe cuja sabedoria corresponde ao nível dos presentes.
Às vezes, a gente precisa ser mais compreensivo com as pessoas, sabe? Saber ouvi-las sem críticas e sem julgamentos. Apenas ouvir e mostrar que elas podem contar com você.
Algumas pessoas carregam bloqueios e traumas do passado ou do presente, e muitas das vezes não sabem o que fazer. Passar essa empatia e segurança pra elas é muito importante. Isso vai ajudá-las a ter força pra vencer esses problemas.
Isso vai manter uma relação familiar ou amorosa saudável e duradoura.
A vida testa para saber se você realmente deseja aquilo que diz querer.
— Maycon Oliveira
Essa frase foi escrita por Maycon Oliveira – O Escritor Invisível, autor do perfil ‘O_Escritor_Invisivel’ no site Pensador.
Gente que levanta outras é gente que entendeu a vida.
Não é sobre ser melhor, ter mais ou saber tudo. É sobre ser abrigo quando o outro desaba, ser impulso quando falta força, ser presença quando o mundo vira ausência.
A gente nunca sabe a dor que o outro carrega. Mas pode escolher ser alívio, ser cuidado, ser ponte — não muro.
Palavras podem curar. Atitudes podem salvar. E um coração disponível pode ser o milagre que alguém estava pedindo em silêncio.
Seja luz. Seja abrigo.
O mundo precisa de menos competição e mais compaixão.
Diego Santos
