Roda
A vida é como uma roda , nunca se esqueça , o que nasce , nasce para morrer. Oque morre , morre para nascer. A vida é ir e vir. O que aqui se faz aqui se paga , sempre. E lembre-se , é preferível morrer com honra , do que viver sem honra. É a lei. Aproveite cada momento , até os ruins. eles são necessários , e sempre tem alguma coisa boa. Agradeça as pequenas coisas da vida, um abraço, uma palavra de alento , um amigo. A vida é uma roda , roda com ela.
"Acho que sou um verdadeiro "egoísta".Em uma roda de amigos gosto mais de ouvir e pouco falar.Não tenho muito hábito de contar sobre os meus segredos.Muito menos sobre minhas incríveis experiências de vida.Vivo na maior parte do tempo no silêncio de minha descrição.Mas acredito que nem por isso eu seja um cara chato.No fundo eu sou um verdadeiro observador.Fico sempre atento a tudo e a todos.Ouço de tudo.Aprendo de tudo.Sei que cada palavra ouvida, será dita em forma de aprendizado para alguém, seja lá como for.Por enquanto é aprender e aprender.É no silêncio que aprendo a descobrir as maravilhas e medos de cada ser humano.Esse é o meu jeito de viver."
O PATINHO, FEIO!
Era a primeira vez que ele entrava em uma roda de poker, dinheiro tinha as pencas, era o suficiente para o final de semana, poderia sair com a namorada, ir a um cinema, teatro, jantar e tudo o mais. Estava bem fornido, e aquela noite que ambos sonhavam, e que já havia tantas vezes se prometido, até a decisão dela, estava marcada para o dia seguinte, ela teria prova na universidade, não iriam sair, e tudo ficara adiado por vinte e quatro horas.
Um pouco possesso, um pouco desiludido e se sentindo só, saíra para jogar com os amigos, ela havia concordado nisto. Entre risos e sorrisos seus companheiros haviam lhe dito que iriam jogar a leite de pato, lhe pareceu ofensivo, mas não sabia o que era então foi logo que pediu para ser a dinheiro, afinal isto ele entendeu as palavras, e gostava de decidir e fazer sobre o que entendia, mas seu orgulho lhe impedia de perguntar sobre o que não sabia.
As cartas iam e vinham, com as apostas; algumas vezes ganhavam, outras perdia, mas não se preocupava, havia guardado no outro bolso o dinheiro da noitada, e jogavam apenas o resto do seu salário. O patrimônio dispunha oscilava conforme, seu pai dizia as cotações na bolsa, mas o jogo era outro...
Moral da estória terminou a noite com o dinheiro da noitada, e uns poucos caraminguás que lhe sobraram para passar o mês. Até aquele momento, sobre o calor do jogo, não havia percebido o drama, a tragédia que havia se metido, só agora, só no seu quarto, é que tinha a sensação da encrenca que havia entrado.
Pensou em não pensar nisto, mas o porvir não lhe permitia. A única forma de passar o mês era abrir a mão daquela noitada, ou contar a ela...
Não poderia imaginar, que mesmo se ele abrisse mão, ou adiasse tão esperado evento, ele teria que explicar o porquê, o desmascarar sem razão iria levá-lo a complicações maiores, do que ele poderia imaginar.
No dia seguinte, como havia pensado desmarcou o evento, e como única razão foi: a falta de dinheiro. O que Lee não imaginara é que ela se recordava que dois dias antes ele havia recebido.
O clima foi horrível, teve que explicar o inexplicável; ela pôs em dúvida tudo, sua fidelidade, sua honestidade, até sua masculinidade, um caos! Preferiu brigar a ter que se humilhar perante ela, só que ele não esperava a longa semana que viria.
Foi horrível, não teve com quem falar seu carinho não recebeu, e tudo foi com um gosto amargo na boca, de que o culpado de tudo isto era exclusivamente ele. Isto chegou quase a um delírio, mas conseguiu marcar de falar com ela.
Ele cabisbaixo, ela ainda maluca de ódio do ocorrido, ele ia a seu encontro, e sua autocrítica era tão grande, que do piscar do sinal de seta do carro à frente ouvia: o-tário, o-tário...
Decidiu, encontrou-a e contou tudo a ela, ela só disse: que feio, patinho! Doeu na alma, mas a ela não perdeu, e aquela noite esperou o mês que vem, e, lógico: sem poker!
Às vezes a vida parece uma carruagem na lama, a roda gira, mas você não sai do lugar. O jeito é sair na chuva e empurrar, ou esperar que o sol te endureça. A vida é feita de escolhas e consequências.
RODA-MORTA
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Muita gente não veio ao mundo para ser gente. Não em essência. Uma gente urgente, marcada para correr. Para nunca saber que o presente é tempo, e que o passado é uma escola da qual não devemos abrir mão, por mais que a vida nos leve avante. Ele nos orienta pro futuro, e revela que o mesmo estará sempre lá, quer corramos ou não.
Gente que vive para ter o que os olhos não alcançam nem os anos de vida justificam. Faz filhos que os outros criarão, e com isso, gera crias do acaso e das babás. Crias que herdarão muitos bens e serão marcadas para correr, chegar na frente, vencer o próximo, e depois sentir que lhes falta o maior bem. O bem-querer.
Esses filhos também terão seus filhos, e nas horas urgentes, dirão que "Deus proverá", como forma de justificativa... como sustentáculo e manutenção da roda-viva de gente que não vive... que transforma tudo que tem numa eterna isca para ter mais. Essa gente não é. Apenas está. Distorce o dom de viver... e troca o ser pelo ter.
Sempre será assim a rotina roda numa roda gigante que você não queria nem entrar, mas quando vê já está la em cima e só observando outras pessoas entrarem, somente após que chega no topo consegue apreciar, e quando vai descendo lentamente tem medo e quer parar, quando chega lá em baixo quer subir e ver novamente é um ciclo vicioso inevitável, lentamente imperceptível percebível e naturalmente necessário.
Comparações
Como são lindas as estrelas no céu
Fazendo roda ao redor da lua
Quão belos são os lírios ao por do sol
E eu que gosto de ver estas coisas e pensar no amor
Lembrar-me que tenho em minha mente um alguém que amo
E poder comparar a beleza que ela tem com as estrelas da noite
Com as virtudes fornecidas pela natureza... Como é linda.
Lembro-me de seus cabelos negros e cacheados
De seu lindo sorriso ao olhar para mim.
Como é linda a lua no céu acompanhada das estrelas.
Que as estrelas do céu guiem-me a mandado de Deus,
Pois assim sei que terei o seu amor.
Sei que não consigo esquecê-la por ter guardado em meu coração,
A suavidade do seu lindo rosto e dos seus olhos
O seu jeito de falar comigo
Despertou em mim esse sentimento delgado
E levou-me a transpirar frio ao chegar perto dela.
Meu coração despertou-se com esse amor sensato
E deixou-me arrogante por tanto pensar
Nesse sentimento que hoje me machuca.
Que a mandado de Deus as estrelas do céu me guiem...
Oh que doçura é compará-la
E quanto prazer que eu tenho em amá-la
Quanto amo fazer essas comparações
Mas sei que seu coração a mim não pertence
Ela nem se quer olha mais para minha face
Oh por que me tratas assim?
Perdoa meus erros e vem me faz feliz
Vem pra que eu possa me deleitar nesse amor
Que tanto desejo
Pois quero que seja honrado
O sentimento que eu obtive por você
Te comparar é uma doçura!
Não arrote moral para desconhecidos se não tem, lembre-se! eles vão conhecer alguém da roda de seus amigos mais próximos, então logo você correrá o risco de ser desmascarada! pense antes!
Eu tenho um sonho, você tem um sonho, todos nós temos um sonho, aliais, uma roda viva de sonhos e emoções que correm soltas pelo nosso ser. Pensamentos que não saem de nossas cabeças, vontades que sempre estão dentro de nós.
Quero, um dia, saber lidar com tudo isso, poder identificar o que sinto, diferenciar o ruim do bom. Tenho vontade de sair correndo por aí, me livrar do mal, mim libertar para o que faz bem.
Mas o que será que realmente faz bem? Onde está a felicidade? Será que é um final de semana sozinha? Um fim de tarde olhando o por do sol? Ficar mais perto de Deus? Tudo muda, pois tenho uma teoria: A felicidade está em todos os lugares e em todas as pessoas, basta procurarmos por ela numa oração sincera, num belo abraço de um amigo ou até mesmo numa conversa, desde que esta seja edificante ou melhor, que seja qualquer gesto, basta vim do coração.
Assim já diziam os mais velhos: "A felicidade está nas pequenas coisas, temos que encontrar a felicidade independentemente da idade ou das situações."
Vamos vivendo e descobrimos que essa é a verdade, temos que saber o que faz bem para a alma, saber em quem confiar.
Então, se cada pessoa a cada dia fizer cada gesto com sinceridade, cada sorriso com emoção e brilho no olhar, talvez encontremos a felicidade plena... Esse é o meu sonho!
Meus pensamentos cirandam feito crianças em brincadeira de roda, enquanto a chuva cai lá fora, amanhã o que será amanhã? amanhã será o amanhã.
Churrasquinho, roda de conversas de amigos, conselhos e palpites tais, roubam o conhecimento de Deus, colocando seus apreciadores sob o controle do Malfeitor.
A vida é uma roda gigante. Quem está embaixo, sobe. Mas a partir do momento que o de baixo subir, o que está em cima irá subitamente descer...
Roda gigante...
Meus olhos,
andam cansados de olhar
essa roda gigante
que sabe apenas girar
e ver a mesma paisagem
dia, após dia
nessa repetição da mesmice.
Sua engrenagem, só funciona,
através de um comando
que a faz subir
e descer nesse giro contínuo,
mas precisa ser acionado
para que pare lá no alto
ou aqui no chão.
É somente uma máquina
que manipulada,
faz seu trabalho repetitivo
e sem criatividade.
by/erotildes vittoria
Onda do Mar
"Rude e revoltada a água contra a rocha chora vencida. Partida roda confortada e volta.. Eterna persistente e insistente. Tanta fúria.. Tanta revolta, vai, volta e bate, Bate na rocha. "
