Por onde Passei Rasto Deixei
Não é só chegar onde a gente sonha, é chegar de forma correta e honesta, com esforço e inteira dedicação, quem chega onde quer tendo que derrubar quem está correndo junto pelo mesmo destino nunca conseguirá se manter naquele local que na verdade nunca conquistou.
Só porque não eu estarei para sempre ao seu lado, não significa que não seja exatamente onde eu quero estar.
Prepare-se enquanto poder, nada é mais patético do que alguém tentando te abater num campo onde você faz os seus treinos.
Deus “não aposta nenhuma ficha” em você. Ele te conhece a ponto de saber até onde você pode ir; e o fato d’Ele “afrouxar a sua corda”, às vezes, tem somente um motivo: Ele quer permitir que você saiba o que você é capaz de fazer com sua liberdade e direito de escolha que pensa ter.
Morte... A morte sempre está a nos rodear... Não importa onde esteja, ela estará lá... Mesmo que seja eu que a leve...
A gente está onde a gente se coloca.
Não onde as pessoas acham que você estar.
E onde você fica em qualquer situação, só depende de você.
O maior alucinógeno que existe é a carência. Ela te faz ver qualidades onde não existem. Às vezes queremos tanto que seja amor, que não enxergarmos que é só teimosia.
EU DISSE
Eu disse à você que sonho
estar ao seu lado.
Esta poesia eu a fiz de
madrugada, onde em sonho
contigo estava.
Se eu fosse postar o que faço
para você , encheria a minha
página de versos ,
todos teus.
Me inspiras tanto, que dessa
doce inspiração sairíam versos
ditos, não pelo pensamento,
mas pelo coração.
Roldão Aires
Membro Honorário da Academia Cabista de Letras Artes e Ciências
Membro Honorário da Academia de Letras do Brasil
Membro da U.B.E
Acadêmico Acilbras - Roldão Aires
Cadeira 681 -
Patrono- Armando Caaraüra- Presidente
Não posso esquecer de onde eu vim e pra onde eu vou. É hora de segurar firme, mesmo recebendo o gelo da chuva e os mais profundos cortes do vento. Tudo longo vai passará.
#APARÊNCIAS
Estranho mundo de ornamentos...
Onde se escondem os sentimentos...
Cabelos louros de cachos enrolados...
Valem mais que um coração puro...
Praia traiçoeira é o ornato...
Onde o tolo desavisado...
Achando-se tão sábio...
Por vezes morre afogado...
Nada quero de ti...
Como não quero também de ti que sejas apenas só um intermediário...
Pálido e vulgar entre os homens...
Cujos olhos não vê o que há de fato...
As aparências com certeza enganam...
Veja bem o meu caso...
Quando escrevo com meu eu...
Quase não sou notado...
Porém com um rosto bonito...
Pele macia, cabelos bem cuidados...
Tenho meus poemas...
Por muitos apreciados...
Não vou lamentar nenhum momento...
Sonho esse que idealizei...
E fiz dele a minha realidade...
Continuo eu cá comigo...
E você com sua vaidade...
Se é para ser assim que seja...
As aparências enganam...
Aos que odeiam e aos que amam...
Tome cuidado.
Sandro Paschoal Nogueira
MEU HERÓI
Onde chegamos
Para onde vamos
Eu não sei
Você também
Não há respostas
A vida é um fragmento
Pigmentados de luzes e cores
Umas claras outras escuras
São aspectos de luzes e sombras
O bem e o mal andam juntos
Alguém passou por aqui
Agora se foi, ondes-estás
Você me deu a vida
Nem grato eu sou
Vi você crescer
Meu pequenino
Cresceu e o tempo
Tirou-o de mim
Você ontem me amava
Hoje nem se lembra de mim
Com pouco tempo
Já não existo em você
Os sorrisos as lágrimas
Alegrias e dor
Você me fez sentir
Noites em claro
Dias escuros passei
Orgulhoso muitas vezes fiquei
Por você meu filho
Sempre foi meu bem querer
Sobrou agora só memórias
Que talvez nem terei
Nem vi minha geração chegar
Mas onde tiver orarei
Seja grande, seja forte
Um dia vencereis
Minha história terminou
A sua começou
Espero que seja diferente
Não passar o que passei
A vida ensina
Cada dia uma lição
Vou te avisando
Haverá amor e dor
Escrito na vida estas
Mas terás sabedoria
E verás que passei por aqui
Minha existência contínua em ti
Você poderás esquecer o que eu fiz
Mas não esqueceras
O que eu as fiz sentir
Não pense demais no que ficou para trás,
supere o que já passou, veja onde você chegou.
É hora de aceitar o que vai te transformar...
Apenas um passo você precisa dar
para do outro lado chegar.
Esta é uma pequena lembrança de um passeio por uma aldeia no Congo,
onde encontrei meu amigo elefante...
A vida sempre nos reserva grandes surpresas, vamos saber como é,
como pode ser algo que podemos chamar de "A Grande Aventura da Vida",
algo que nem todos conseguem viver, mas vale a pena quando se sobrevive
a ela, ou então a outras ameaças que surgem de outros lugares...
Ósculos e amplexos,
Marcial
A GRANDE AVENTURA DA VIDA
Marcial Salaverry
O simples fato de estarmos vivos, já é uma aventura, uma vez que fomos concebidos em uma linda aventura amorosa. Vivemos 9 meses, a ventura e a aventura de estarmos agasalhados dentro do ventre materno, protegidos de toda a maldade humana, mas nossa mãe não estava. Se algo acontecesse com ela, aconteceria conosco. Já começava aí nossa grande aventura.
Na realidade, é fácil saber que desde o nascimento, sempre estivemos enfrentando uma série de problemas e crises, e se chegamos até aqui, é porque sempre conseguimos superar a todos esses problemas. Bem ou mal, de uma maneira ou outra, fomos ultrapassando barreiras, sempre lembrando que muitas vezes estivemos a ponto de desistir, de mandar tudo para o espaço, mas uma força interior, sempre nos conseguia impulsionar para frente, superando tudo aquilo que tentava bloquear nosso caminho.
Meu dileto amigo L’Inconnu, entregou-me um texto lindíssimo, que fala muito bem disso, e certamente apreciaria saber o autor desta maravilha:
"Você é uma aventura. Você existe, vive e se move no Infinito. Vastos recursos de energia, talento e habilidade afluem para sua vida. Você é um feixe de mistérios. Descobrir e conquistar a si mesmo é um trabalho para a vida inteira. Existem dentro de você ricos depósitos de minério esperando que você os explore. Você tem poder, o poder de modificar a si mesmo e modificar o mundo. O poder de criar planos, projetos, movimentos pelo bem estar comum. O poder de inspirar e servir. Há coisas incríveis dentro de você: livros a serem escritos, canções a serem cantadas, quadros a serem pintados, inventos a serem criados, remédios a serem descobertos, pontes e catedrais a serem construídas, verdades a serem reveladas, poemas a serem escritos, grandes obras sairão de você. Você é dono de sua própria vida. Você enfrentará todas as dificuldades com fé e coragem, imaginação e audácia. Você carrega no inconsciente, milhões de anos de experiência e sabedoria. Você está no ápice da evolução. Você provará sua criatividade, buscando coisas que estão além do seu alcance, superando a si mesmo. Enfrentará os contratempos com ânimo e disposição. Você seguirá em frente, pois como disse um mestre hindu: "Não há limite para o ser em desenvolvimento que está firmemente decidido a se expandir." Arrisque-se. Arrisque tudo que você é e tudo que você pode vir a ser. Amplie-se. Multiplique as formas pelas quais você pode contribuir para a vida."
Pouco se pode acrescentar a este texto, eis que efetivamente depende de nós mesmos estabelecer nossos limites, vendo até onde poderemos chegar. Na verdade, não existe limite para o conhecimento humano, salvo aqueles que nós mesmos estipulamos, e podemos constatar isso, tentando acompanhar o incrível desenvolvimento que vem ocorrendo na área tecnológica, e mais ainda na área científica, pois com certos problemas que vem acontecendo, os cientistas estão ampliando conhecimentos, buscando soluções para as vacinas que possam vencer essa coisa que apareceu...
Muitas vezes nos falta coragem para tentarmos aquele algo mais que nos dará condições para atingir determinada meta. Muitas vezes desistimos a meio de caminho, pois este começa a se tornar muito íngreme. Não nos faltou capacidade, o que nos faltou foi a força interna que nos empurrasse até lá. O que nos faltou foi a vontade, a garra, a pertinácia para ir buscar lá no fundo aquela luz que brilhava, mas não vimos...
Talvez nossa aventura seja uma pequena mudança, por exemplo, de Santos para o Congo, e lá viver 3 anos, aprendendo o que é a vida, vivendo-a a cada dia vivido, sem saber se seria o último. Sem duvida, uma aventura inesquecível. Eu não diria que foi necessário ter muita coragem, mas sim uma linda dose de loucura... E que linda loucura esteve nessa lição de vida. Aprendi como a vida pode ser bela, desde que saibamos vive-la, e consigamos sobreviver aos percalços que fatalmente surgem nesta caminhada pela vida, e "tudo vale a pena, quando a vida não é pequena", como disse uma certa Pessoa de muito talento...
Nossa aventura só chega ao fim, quando a vida acaba, e devemos vive-la até lá, entendendo que tudo é possível, desde que consigamos descobrir a capacidade criativa para superar os obstáculos que nos separam de nossos objetivos.
Esperando descobrir o autor do texto citado por L'Inconnu, e com minhas saudações congolesas, "Io kela mbote" que é o desejo, para todos, de UM LINDO DIA, que poderá ser repetido enquanto estivermos vivendo essa nossa Aventura...
