Poesias sobre Pássaros

Cerca de 5448 poesias sobre Pássaros

⁠#GRADES

O vento da vida pôs-me aqui...
Alma, criada para amar errante...
Pássaro do aqui e agora...
Amanhã, outro horizonte...

Ah, que o tempo venha sem horas...
Sou como você me vê...
Nada há que me impeça...
Apenas sonhar...
Muito querer...

Meu destino me leva a conhecer o mundo...
Nem sempre com ele estou afinado...
Um eterno procurar...
Senda no viver...
Melhorar...

Procuro o amor em mim...
Sendo eu obra e autor...
Coloco nisso algum sentido...
Como erguer algo sem apoio...
Às vezes me afasto de tudo isso...
Mas não me entrego ao abandono...

Então de que lado é o céu...
Escolho o meu...
Minha história?
Eu que a conto...

Há dias que não tem chegado ainda...
E nas asas da esperança...
Volto a sonhar...

Me procuro nas veredas...
Porque não seja agora a minha hora...
Meu limite...
Essa estrada...
Sabe-se aonde vai dar...

A luz que agora vejo...
Ilumina os olhos meus...
Tal qual já fui espelho quebrado...
Hoje cura meu peito ferido e aberto...
Rompi as grades de ferro...
Cá mais não me encontro...

Sem estar comigo...
Ponho-me liberto...
Desse confinamento...
Chamado mundo.

Sandro Paschoal Nogueira

⁠#ESPERA

Entre a lua e as estrelas...
No canto dos passarinhos...
Na harmonia das cores...
Na vida os amores...

No regato cristalino...
Seguindo ao mar seu destino...
No horizonte onde o sonho alcança...
Minha alma é criança...

Na harmonia das cores...
Da flor que desabrocha...
Na amplidão do universo...
Na semente que brota...

Nos segredos dessa vida...
No abraço, no colo, no abrigo...
No cheiro que vem da terra....
E no sol que desponta...

Na saudade que aperta...
Na queda do pardal...
No carinho da brisa...
No bem que se avizinha...
Me fazendo esquecer todo o mal...

Colhendo a felicidade...
Quando sinto a Terra girar...
Acelerando o meu coração...
Me encontro no brilho de seu olhar...

Assim nasce a esperança...
E entrelaço minhas mãos...
E o colorido fica mais belo...
Bem assim me sinto...
Bem aqui cá lhe espero...

Sandro Paschoal Nogueira

www.facebook.com/conservatoria.poemas

O PÁSSARO

Logo ao acordar pela manhã...
Enquanto eu caminhava em meu jardim...
Um pássaro veio me falar da liberdade...
Seu canto me lembrou de tempos esquecidos...
Em eras atrás já perdidos...
E sua canção me dizia assim:

Esqueça do mundo lá fora...
Feche seus olhos e sonhe...
E tudo ficará bem...
A hora sempre é agora...
Sonhar é permitido...
Mas fazer é decisivo...
O vento vai e vem...

Um dia ele me ensinou...
O que canto para ti agora...
Viver é muito bom...
Ser grato a tudo....
E louvar ao Criador....

Ninguém existe ao acaso...
Não há fado tão cruel...
O vazio não existe...
Contemple o céu....

Se a dor hoje lhe aflige...
Vou te contar para compreender...
Toda ação, uma reação...

Dessa lei ninguém consegue fugir...
Pelas estradas e caminho que tu fores...
Tenha muito cuidado...
Em meio a fortes espinhos...
Nascem as mais belas flores...

A ilusão é uma bela dama...
Que te convida a passear...
Põe em seu coração desejos...
Em abismos vai te empurrar...

Você não tem asas como eu tenho...
Em meu ninho logo cedo...
Aprendi a voar...
O homem também voa...
Quando se põe a amar...

Após terminar sua melodia...
O pássaro partiu...
Entendi naquele dia...
Que através de um pássaro...
Um anjo em minha vida surgiu...
Sempre Deus conosco fala...
É a grande verdade...
Sabei então ouvir...
A voz da divindade...

Se em caminho dos justos andar...
Deus contigo...
Sempre estará...
Não temas...
Segue adiante...
Seja feliz...
Em novo horizonte...

Sandro Paschoal Nogueira

Não sou místico nem metafísico,
sou de barro, holístico como
Aristóteles, como o passarinho
de Manoel...
Acredito que com o feitiço
das palavras se cria
anjos e demônios
bênção e maldição.

Inserida por EvandoCarmo

PÁSSARO LIVRE

Ganhei um pássaro branco para criar
me foi dado das alturas celestes
do mais alto pesamento e boa vontade
de Deus para com os homens.

Um belo exemplar, mas a princípio parecia
igual a todos os outros que vivem entre nós
mas este pássaro, com o passar dos dias
se revelou diferente, além de branco
era iluminado, reluzente e feliz.

Meu pássaro branco era livre, vivia solto
em minha casa, gaiola sem trancas
entendi que ele era livre demais para ser meu
não podia pertencer apenas a um lugar
nem poderia ter dono, e eu, só alguém escolhido
para lhe dedicar cuidados e amor paternal.

Meu pássaro branco livre cresceu e ganhou asas
asas fortes, capazes de viajar longas distâncias
assim ele fez, foi conhecer novos horizontes!

Meu pássaro livre também canta
e antes de partir cantou sua canção preferida
para mim, sua canção de celeste melodia
dizia da sua gratidão, revelou seu alto senso
de justiça e lealdade, e no final me chamou de pai.

Inserida por EvandoCarmo

⁠Dia
O passarinho bebeu água
Na poça da rua
Vigiava o gavião no alto do telhado
Veio o gato deu um pulo
Assustou o rato
No olhar do menino
Uma luz do sol espelha a nuvem
Quem desejar histórias
Contém as nuvens.
Diana Balis
(Pseudônimo da Psicóloga Clínica Gisele Sant Ana Lemos.

Inserida por DianaBalis

⁠ENTARDECER E A LUA

A noite descia como em voo de pássaros,
Em rajadas de flocos coloridos.
Meus olhos se deliciavam, estremeciam,
De prazer e dor.
Como cristalizar este momento?
De que forças retirar o fluído para tal proeza?

Pensamento tolo que me fez perder todo o poente.
Quando dei pela natureza,
A noite me abraçava,
Beijava meus lábios com o nascer da lua.

Espetáculo de noite invernal.
Como deter o astro prateado
No seu lugar de agora?
Para saciar o meu prazer,
Para matar a minha sede de beleza.
Oh maldito pensamento!
Fez-me perder todo o nascer da lua!
Todos os poentes, todo o sol no seu turno.
Todos os verdadeiros voos de andorinhas!

E aqui estou sem saber contemplar.
Desejando obras monumentais da natureza.

Maldizendo o pensamento,
Vi-me num túmulo frio, escuro,
Sem haver sentido o momento de minha morte
Por tanto haver pensado nela!

Conclusão de alma:
O belo está naquilo que se vê e sente
Não no que se quer!

Nov/ 1974

Inserida por hidely_fratini

⁠⁠SOBRE A BELEZA

Quando você vê um pássaro, e diz:
__ Ele é bonito!
Isso basta?
Por que perguntar a razão da sua beleza?
__ São as penas, o bico, a localização dos olhos,
a entonação do canto, disposição das pernas?
Não, é o pássaro em si que conta!
Só o pássaro!
A ciência da passarologia não entende de beleza.

Assim acontece com a música, com a poesia
e uma teoria filosófica.
Algumas notas musicais ou palavras
não nos transmitem mensagem de beleza.
Só o todo pode nos tocar.

Na verdade, eu nem sei o porquê dessas palavras...
Posso estar errada.
Mas tudo no mundo pode estar errado.
Eu posso, até, não existir!

Junho/ 1974

Inserida por hidely_fratini

⁠A esperança ainda canta
Os pássaros voam com asas quebradas
— é possível, voar com asas quebradas.

Inserida por eujanesants

⁠No momento em que um passarinho tem suas asas cortadas, ele sente muita falta de voar.
É um misto de revolta com frustração, tristeza e dor.
Mas com o tempo, ele se acostuma. Depois de passar um longo tempo com asas cortadas, ele começa a aceitar o seu destino.
Acredita que não tem mais o que fazer, já que passou muito tempo com as asas cortadas e portanto, mesmo que recuperasse o que foi perdido seria tarde demais.
O mesmo acontece com a gente. Em algum momento, você também teve suas asas cortadas por alguém que dizia amar você. Essa pessoa queria te por perto, pois não suportaria o seu voo.
Ou seja, a prioridade é que você continuasse ao lado dela, mesmo infeliz com suas asas cortadas (que nesse caso, seria seus sonhos).
É...existem aqueles que amam passarinhos, mas permitem o seu voo. Preferem vê-lo longe, mas feliz.
Mas também tem aqueles que preferem vê-lo infeliz em uma gaiola, pois pelo menos ele está por perto.
Incrível que são as pessoas que mais amamos que cortam nossas asas. Família, namorado e amigos.
Ter alguém que incentive você a voar é um privilégio.

Inserida por droplets

⁠Um belo dia o bebê pássaro se atirou do ninho rumo ao solo, meio desajeitado abriu suas asas e alçou voou, por mais desengonçado que fosse, evitou a queda.
Assim é a vida, quando estamos em queda livre, se abrirmos nossas asas e tentarmos, podemos evitar uma catástrofe.
Basta dar o melhor de si e tentar.

Inserida por FranciscoFernandez

⁠O teu sorriso
Parece um raio de sol
A sua voz é igual ao canto dos pássaros
O teu cheiro é aroma suave

Inserida por RosaV

⁠O canto dos pássaros
Mostra que a vida pode ser bela
Basta somente ouvir
E abrir a porta do coração
Na intensidade das vibrações
Incentivam a paixão
Que entoam as canções
Dos namorados
No início de uma relação

Inserida por RosaV

Eu quero a liberdade dos pássaros
A doçura das flores
Quero o néctar da vida
O cheiro da brisa
O pulsar do toque

Inserida por BrendaOliveira

⁠Natureza

A tarde em sua pagela
A natureza os pássaros
Uma flor tão bela

Cheiro de mato brisa suave
Perfume de jasmim
Completamente me invade

Chegando a noite
Os grilos estridulam
Ao brilho do luar
As lagartas acasulam

Enfim nasce o sol
Os campos brancos com orvalho
Insetos caminham pelo trio
Desenhando seus atalhos

Inserida por DanielviniciusMoraes

O que será que o passarinho conversa
com a flor para conseguir seu beijo molhado?

O que será que o mar murmura para a areia antes de lamber-lhe?

O que será que o sol pensa ao se por lá no horizonte?

O que será que o vento tanto grita em nossos ouvidos?

E o furacão quando vomita suas larvas será
que é porque acordou de mau humor?

E aquela estrela pertinho da lua o que será que cochicha?

E o céu sempre a nos fitar lá do alto?
-Será que ele entende que a nossa Inteligência
é tão Artificial que não consegue decifrar NADA?

Será?

Haredita Angel
01.08.24

Inserida por HareditaAngel

Liberdade latente

Não aceito!
Contesto!
Os pássaros que levam sementes!
Os vermes que perfuram as terras!
Os peixes que comem dejetos!
Assim és o processo!
Assim como eu, sou o que faço!
Sem nenhuma imposição de outrora!
Carrego minhas cartas, minhas reflexões, meus pensamentos!
Pra seguir um caminho!
Que só eu como sou, sei seguir!

Interferências, só pra quem abre suas cortinas!
Das invasões das vontades do mundo!
Um mundo esfomeado de desejos!
Bagunçado de imposições!

Assim como os pássaros que voam!
Os peixes que nadam!
As baratas que comem restos!
Ando... Ando... com minhas pernas!
Penso... Penso... com minha mente e coração!

Sou livre, uma liberdade latente!
Sou único, com asas de capacidade!
Caminho, com meus sentimentos!

Inserida por netomontana

⁠Segundo o ditado popular, é melhor um pássaro na mão do que dois voando. A recíproca não é verdadeira. Certa vez, um dito cujo segurou com tanta força o pobre do passarinho, que acabou o esmagando através da pressão exercida pelas aguerridas mãos.

240125

Inserida por J6NEMG

⁠Passarinho na natureza e a liberdade de escrever um pensamento que salte aos olhos, revoi na imaginação e cante no coração que sempre pega o caminho da poesia são coisas de mesma beleza;
pegando o atalho do coração passarinhos livres na natureza...
livre pensamento no verso ao vivo nas palavras; verso filmado na câmera da imaginação leitura ao vivo e a cores ao coração...

Inserida por Leonardojjms

⁠O pássaro passou voando bem alto

E atrás dele a minha atenção bateu asas

Alcançando essas palavras

Inserida por Leonardojjms