Poesias sobre Pássaros
O pássaro e a borboleta
De um casulo surgiu.
Tão bela e livre.
Feliz pousou em
imensos galhos,
viu então o pássaro
lhe sorrir.
Era manhã de primavera,
flores nasciam e o amor florescia
tão simples assim.
Estavam sempre á voar,
ambos conheciam tudo quanto era lugar.
Terra, céu, mar.
Mas quando a saudade doía,
sabiam onde pousar.
Naqueles imensos galhos
de uma árvore florida,
pássaro e borboleta
se encontravam antes de mais
uma despedida.
Sabiam onde pousar,
o amor é morada para
quem se permite sonhar.
O amor é um abraço,
não importa onde você vá.
O amor sempre te acolherá.
A música pode ser o som de uma gostosa gargalhada, o vento batendo na janela ou pássaros á te despertar na doce manhã que se aproxima. A música que faz a alma dançar,também pode ser ao som de lágrimas... Seja de tristeza ou alegria. Pode ser um beijo estalado. O som do café coado. O que importa é o som que vem do coração aliviar os pesos, trazendo paz e bem á sua alma. O que importa é o som do amor... Esse sim, faz alma levitar de tanto prazer...
Mas, melhor ainda é ouvir a música que faz brilhar o teu olhar... Aquele som que traz sorrisos, faz até o tempo parar... Só pra gente aproveitar...
Um dia te darei o céu inteiro com nuvens de algodão doce.
Sendo Tu o sol e Eu o pássaro bem-humorado, radiante, colorido e despreocupado, poluindo os teus dias com música de assobios alegres, fazendo os teus dias em todas estações dos nossos anos de vida.
Se eu pudesse
Se eu pudesse estaria sentindo a brisa do mar, o canto dos pássaros, os pés na areia
Se eu pudesse pisaria na grama todo dia, ouvindo os cachorros brincando enquanto o sol bate no meu rosto, impedindo que eu abra os olhos completamente
Se eu pudesse não teria dúvidas, medos, bagunças na mente
Seria só certeza, coragem e organização exemplar
Se eu pudesse, não estaria agora com esse aperto no peito, lágrimas no rosto e dúvidas sobre onde é o meu lar
Esse lugar que me traria calmaria, aconchego, cheiro de amor da minha vida e sabor de desejo
Ah, se eu pudesse…
Não estaria nem escrevendo, mas apenas vivendo a mais profunda paz de onde eu osaberia o que é o amor verdadeiro.
Eu tenho um amor livre como os pássaros
que flutua no espaço e viaja por lugares inimagináveis
Eu tenho um amor que divide comigo seus passos
Se me perco .
Me acho ,voando nas asas libertárias desse amor !
quisera Eu: ser um pássaro
para voar além do horizonte.
beber água na fonte, semear nos vales e florestas.
colorir com suas penas a visão de quem incansavelmente
é apaixonado pela natureza.
quisera Eu: ser o tenor da mata
nos primeiros raios de sol.
quisera Eu : ser pequenino
mas grande na sua beleza.
quisera Eu: ser o canto
suave acalmando as dores do mundo.
quisera Eu : ser o libertador
das amarras e gaiolas do medo.
quisera Eu: ser a paz destruindo conflitos
e unindo nações.
QUISERA EU!!??
TE SINTO!!
no ar que respiro,
no aroma das flores,
no canto dos pássaros,
na brisa do amanhecer,
no por do sol,
riso lindo de um bebê,
no olhar terno de uma mãe,
no olhar experiente do ancião
no suor do rosto do homem do campo.
te sinto na alegria de uma criança,
te sinto no abraço apertado da despedida.
eu sinto e posso ver o amor em cada gesto e em cada toque e expressão de carinho é lá que se encontra o AMOR.
MANHÃS CABOCLAS
Ao amanhecer, o sol beija teus lagos e rios.
O canto do passarinho celebrando a vida
Pai cedo sai para enfrentar desafios
O raiá do sol invadindo a janela da sua casa
No clariá do dia
Café na mesa resplandece a simplicidade de ter a fartura que alimento meus filhos
Bênção pai, bênção mãe
O suor que corri em teu corpo é feito de bravura do homem humilde guerreiro que tu es.
Farinha no forno.... fogão a leinha queimando a panela preta que faz a caldeirada pro meus curumins
Pirão molhado pelo caldo do peixe
A fartura que vem das águas e matas...homem
Que sustenta sua família trazendo alegria á sua mulher...
Que leva nas suas orações á fé de que no final do dia seu velho irá chegar...
Cheio de esperança como alegria de uma criança...e a felicidades nos olhos de um lutador..
Os pássaros cantam !
O dia está lindo em todo Universo,
Os pássaros cantam,
as flores se abrem e
o sol está muito forte.
Só você, é que não consegue ver,
o melhor de Deus, para a sua vida.
Sorria !
Porque eles estão ao seu lado, o Pai,
o Filho e o Espírito Santo.
Deus é o verdadeiro guia,
não existe outro.
Desejo uma dose farta de amor .
Passarinho cantando no telhando
Flor sorrindo ao amanhecer.
Desejo afeto em seu caminho
Sonhos em seu coração .
Coragem e fé.
Sim , porque a fé ela move montanhas.
Se você acredita , se você deseja, se você
corre atras, tudo o que quer chegará a você.
E que chegue com a graça de nosso bom
e amado Deus.
Lene Dantas.
Fábula da liberdade
O pássaro livre, em um alvorecer de primavera, pousa sobre a gaiola do impetuoso canário da terra , que canta com intensidade. Quando seus olhares se cruzam, o dedicado cantor, repete aquela e outras melodias para aquela plateia única, singular, movimentando com orgulho a sua plumagem amarela. O jovem pássaro paralisa, deslumbrado com a beleza do cantor e com seu repertório encantado. Decide que precisa libertá-lo imediatamente, mas quando inicia sua tentativa, ouve o outro interromper o canto de forma brusca e gritar: - Pare! O que pensa que está fazendo? Não pode invadir meus aposentos só porque permiti que me assistisse cantar! Vai embora, pardalzinho feio e atrevido!
E o pardalzinho voou rápido para longe, entendendo que o conceito de felicidade é diferente e que a liberdade não interessa a todos. Naquele instante seu voo foi tão reflexivo, leve, alegre que nem deu tempo de ouvir o canário da Terra entoar uma melodia triste e desafinada, ao vê-lo partir.
Talvez a morte seja um passarinho invisível
que repudia a dor; então desata a matéria da alma
e a leva consigo num voo sem sentido reverso.
Voua passarinho !
Voua passarinho voua,
Por esse imenso Universo,
e diz para minha princesa,
que breve espero seu regresso.
"O amor é como um
pássaro, por suas asas.
As vezes voa pra la, voa
pra cá, e depois volta
pra casa."
DEMÊNCIA
Ela, vem de mansinho
Como gato matreiro,
Ronceiro,
À caça dum passarinho.
Anda, vem, não tenhas medo
Ladra dos seres pensantes,
Fazedora de cenas chocantes.
Anda, que eu fico quedo
Como uma estátua a rir de ti,
Aqui,
Sem medo.
(Carlos De Castro, in Há Um Livro Por Escrever, em 29-09-2022)
ACOLHE-ME
Abre-me a porta do teu lar
Suspenso num tempo de encantar.
Ó lindo passarinho,
Dá-me a entrada estreita do teu ninho
E deixa-me deitar nesse maciinho,
Quentinho,
Tão fofinho,
Dos cobertores
Tecidos por ti, com amores,
Dos pedacitos das flores,
De ramos e das palhas multicores.
Acolhe-me, ó passarinho:
Estou a ficar já tão velhinho...
O meu lar é maior que o teu
Mas tão triste, como eu,
Ó passarinho.
E eu queria:
Será assim tanto mal,
Irmão passarito,
Passar contigo num grito,
O meu tão aflito natal?
(Carlos De Castro, In Há Um Livro Por Escrever, em 28-11-2022)
PÁSSARO LIBERTADOR
Na linha imaginária do horizonte,
Filtrada pelo sol já passageiro,
Vejo um vulto, asa de anjo
Que me chora logo defronte
A esta janela do meu derradeiro
Olhar cativo no monte
Do meu penar,
Sem te poder mais amar.
Anda, passarita Clara.
Com o teu bico de beijo,
Inicia-me no teu solfejo
E liberta-me desta amarra.
(Carlos De Castro, in Há Um Livro Por Escrever, em 27-05-2023)
A FLOR AMARELA
Veio um passarinho
Feito abelha
E deixou cair uma semente
Nos interstícios das pedras negras
Da velhinha calçada...
Brotou aí uma pobre flor,
Sem calor,
Nem carinho,
Nem nada...
Tinha a cor amarela,
Tão singela
E pura
De quem nasce ao deus-dará,
Pobrezinho...
Nunca pediu água a ninguém...
Quando vinha a chuva tarde, porém,
Dava-lhe vigor,
Em rega de amor,
Numas gotas de magia
Que a enchiam de alegria.
Veio um sapato e calcou-a.
Por milagre ou sorte,
Ela venceu a morte
E no outro dia
Lá estava ela,
A florzinha amarela
Fresca e viçosa,
Como alface graciosa.
Em frente, nos jardins dos ricos,
As flores ricas morreram todas...
Por serem muito mimosas.
(Carlos De Castro, in Há Um Livro Por Escrever, em 29-07-2023)
"Há muitas coisas entre o céu e a terra...!!!"
Os pássaros....,
As estrelas, poluição, nuvens,
Raios, aviões, e até trovão,
Tem a chuva, tem a brisa,
Tem o vento, que leva poeira,
Os homens....,
Tem a queimada com fumaça,
Promessas não cumpridas,
O dinheiro, tramoia, corrupção,
Que torna o mundo, confusão
Cuide de seus amores
Como se fossem pássaros
Nunca presos, engaiolados
Mas sim soltos, porem bem amados
Como os pássaros voltam ao ninho
Oque for seu voltará
Caso se perca no caminho
É porque não mereceu o seu carinho!
