Poesias sobre Pássaros
Abra o seu olho
Aprenda a votar desta vez
Expulse essas aves de rapina
Que só pensam em propina
Está na hora de fazermos um limpa
E dar fim a essa corja de ladrões
Que ocupam Brasília!
- AVES PARADAS -
Aves paradas numa tarde que voa
oblíqua madrugada cheia de mãos vazias
silêncio que em meus lábios canta e ressoa
tudo fechado naquilo que dizias!
Tudo parado cheio de dor e espanto
a vida passando num dobrar de engano
na aridez do deserto, num mudo canto,
hora a hora, dia a dia, ano a ano!
E as forças de uma ausência revelada
geraram frutos para as mãos vazias
gemendo sob uma lágrima chorada ...
E a nós, desembarcados, nús ... maldizias:
não somos mais do que aves paradas
na tarde que passa voando de mãos vazias!
O VOO DAS AVES
Homens têm que voar, mesmo que sejam:
Voos solitários como os do sabiá
Voos em revoadas como os das andorinhas
Voos saltitantes como os do tiziu
Voos em forma de V como os dos pelicanos
Voos velozes ou pairando no ar como os do beija flor.
Voos como os das gaivotas sobre o mar
Voos rasantes como os do gavião
Voos certeiros como os da águia
Voe! Se o céu é o limite, sozinhos ou em grupos, lentos ou rápidos, devemos explorá-lo!
Quando as relações passam pelo crivo do Tempo. Quando o decorrer da vida já virou e revirou do avesso o perfil das partes nos seus defeitos, humores, posicionamento político, religioso e de gênero (que podem ser adversos) e ainda assim essas partes se mantém firmes na proposta de parceria sem qualquer contexto obrigatório para estarem juntas, para fazerem a manutenção do relacionamento, e isto ocorre apenas porque são íntegros no que sentem e trocam entre si (que dispensa a mentira como ingrediente fundamental para esta troca), simplesmente porque se gostam, se respeitam, se entendem, há confiança mútua, cobrança zero, a amizade predomina e elas se aceitam como são isto é afinidade de alma. Por esta razão, vencem as demandas menos agradáveis durante o transitar do Tempo.
O Tempo é o Senhor da qualidade. Permita que Ele atue para que tu possas selecionar as companhias valiosas a fim de envelheceram juntos. Para que as rugas simbolizem gratidão pela permanência de um na vida do outro.
Valorize aqueles que se encaixam neste cenário isento de exigências. Valorize a transparência na vida real.
Notícia
A nuvens trouxeram-me notícias
do céu...
As aves disseram-me como iam
as montanhas...
Coisas estranhas
começaram a dar-se então
com minha alma...
Quando vejo as rosas
Quando vejo os lírios
As aves a voar
Então a delicadeza de seus cílios
Quando vejo a chuva
Quando vejo o arco-íris
Cheio de pequenas gotinhas a flutuar
Então a formosura de seu olhar
Quando vejo o fim do dia chegar
Quando vejo o sol se por todo vermelho
Que leva consigo o céu ao embeleza-lo
Então contemplo seu cabelo
Quando vejo que a noite sobe
Quando vejo em meio a escuridão toda
Uma pequenina estrela a brilhar, que atrai-me como um vagalume em busca da luz, cego por sua beleza
Então pasmei-me com sua boca
Quando vi-te no fim daquela tarde com o sol refletido em seus cabelos
Então olhas-te para mim, vi-me preso, meus olhos não conseguiam olhar para nada além de você
Hipnotizado estava com tamanha formosura, e continuo assim desde aquele dia
Desde aquele dia seu nome ficou gravado em minha mente e em meu coração "Mônica Pereira Simões"
Sei que essa última estrofe deve ter destruído todas as regras gramaticais de poema
Mas eu só queria dizer
❤️EU TE AMO❤️
Naves, entraves, bombardeio,
Aves suaves dizem não
Dizem antes num gorjeio bom
Que existe Deus nos gorjeios seus
Que uma pomba é uma bomba de paz;
Que existe paz que não se desfaz
Que o amor do Senhor é demais...
Sem Talento
No pé de uma montanha
Cantando para as aves nas árvores
Dançando para o vento
Pronta para se jogar
Um dia nublado pronto para chover
Uma luz brilha no céu
Salva pelo próprio Deus
- Não chegou sua hora
A montanha foi feita para olhar a paisagem
A morte é um descanço
Se você cansou de viver
Dança, cante, solte suas emoções
Se sinta bem pelo que é
Não pelo que as pessoas acham que você deve ser.
Exilado, não exílio
Minha terra não tem palmeiras
Muito menos sabiá,
Aves não cantam por aqui
E nem por lá.
Não céu não tem estrelas,
No quintal só tem queimadas,
Os bosques hoje são prédios,
E a vida um desastre.
Durante o dia,
Que se faz quarenta graus,
Não há prazer há desfrutar,
Já que sombra de palmeiras não há.
Minha terra não tem nem mato,
Foi tudo desmatado,
O ar não é fresco,
O local é árido.
Não me vou em terra bonita,
Pois na minha terra não tem palmeiras,
Muito menos sabiá.
Preferia conhecer o Brasil,
Com fauna e flora viva,
Que um dia foi colonial.
Amo-te
como o orvalho ama as flores;
como as aves, a luz do sol;
como as ondas pequeninas
amam a brisa.
Nicole, és a brisa que toca o jardim,
O sussurro do vento, o começo e o fim.
És o canto das aves ao raiar da manhã,
A dança das folhas na luz que se espalha.
Tens a força das águas que correm no rio,
O calor do sol que afasta o frio.
No brilho das estrelas e no luar profundo,
Nicole, és essência que enfeita o mundo.
És o verde das matas, o cheiro da terra,
O silêncio que reina onde a paz se encerra.
És o ciclo que guia a vida a crescer,
Nicole, és o espírito do bem-querer.
Teu nome ecoa nas montanhas e vales,
Nos campos floridos e nas grandes margens.
Onde estás, a natureza se faz canção,
Nicole, és a vida em cada estação.
LINDA NATUREZA
Hoje olhei para o céu e vi poucas aves voando
Apurei os ouvidos e ouvi poucas cantando
Com muita tristeza e aos poucos chorando
Percebi que a vida da nossa fauna aos poucos está se acabando
Comecei a lembrar
Do canto do sabiá
Do gritar do carcará
E do açoitar do cardeá
Eu pedindo a natureza com muita gentileza que os pássaros voltem a cantar
Comecei a declamar
Volta volta sabiá
Vem pela manhã me acordar
Volta volta cardeá
Vem com o teu lindo canto me acalmar
A primavera a se aproximar
Um belo dia chegará
E com ela os pássaros voltarão a cantar
Trazendo de volta a grande alegria de ver a nossa fauna florar
Dizem que:
Não podemos comer aves no Réveillon, porque elas ciscam para trás.
Com essa lógica, na virada:
Não podemos comer churrasco, porque bois têm chifres.
Não podemos comer porco, porque porcos são sujos e preguiçosos.
Não podemos comer peixe, porque peixes são burros o suficiente para morder uma isca que claramente está presa no anzol.
As civilizações
As civilizações desabam
por implosão...
Depois,
como um filme passando às avessas
elas se erguem em câmera lenta do chão.
Não há de ser nada...
Os arqueólogos esperam, pacientemente,
A sua ocasião!
Tem uma passagem Bíblica que diz que Deus sustenta as aves do seu, e dá a elas tudo o que precisam, e conosco faz a mesma coisa.
Dia desses observando as aves reparei que elas tem tudo o que precisam, mas tudo o que elas precisam não está dentro do ninho, ou no galho de uma árvore, as aves voam e "buscam" seus alimentos que foram providos por Deus.
Por isso desde então, todos os dias quando me levanto creio que Deus já proveu tudo o que eu preciso, porém eu preciso voar, buscar e trazer essa provisão para o meu ninho, porque parado no lugar ninguém acessa a provisão de Deus.
o amor é dor de doar
rima com ar de liberdade
com ar de voar
vai da pureza das aves
ao azul do mar
da imensidão celeste
a alba raiar
de se demasiar e exagerar
sem esperar
ASAS ...
O que torna mais jeitoso o céu em nascimento
Do alvor, são os cantos das aves, encantos, são
Os vários do cerrado, a vida em agradecimento
Numa feliz atividade duma povoada palpitação
Ah! quantas vezes deixamos passar o momento
Este, tão repleto de alento e de grata inspiração
Que suscita a magia e a emoção ao sentimento
Dando luz para a quimera, admiração e ovação
Também, o entendimento, o próspero bom dia!
A alegria, afinal, mais um dia nos é dado em cria
A nós mortais, onde os feitos nunca são iguais...
E, asas, assim, então, oferecidas ao sol nascente
Desejando um fado leve e um fardo docemente
Para que se possa ter na ventura o muito mais......
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
16/02/2021, 05’47” – Triângulo Mineiro
Bom dia e bom domingo prá você
Que o dia lhe sorria,
Aves e sons tinem por você
O sol brilha e te ilumina completamente
fazendo desabrochar a imensa generosidade que possuis
e se despoja a todo momento desenvolvenvo seu crescimento interior.
As nuvens que passeiam pelo céu,
sorrateiramente, te espiam
e se lisongeiam com sua presença.
Viva, vibre ...some
e faça a diferença neste mais um dia especial todo seu.
Beijos
Prantos, não mais
Oh! Lindas margens túrgidas
Oh! Lindos prantos mórbidos
Oh! Aves que voam e revoam meu pranto
Dia e noite a soar seu canto
Quando voltarei eu a cantar?
Quanto a cantar alegremente voltarei?
Se a cada dia que atravesso
Parece-me que deste jamais sairei
Sonho com luzes acesas
Sonho acordada com a leveza
Com a leveza e a liberdade
Que em breve hei de conquistar
Pois agora posso estar em prantos
Pois agora posso estar rota e pálida
Mas há de chegar o dia
Dia em que brilhará minha alvorada
E não mais na morbidez que hoje vivo
Não mais nas disfunções relapsas da vida
E sim, em busca do eterno
Ao encontro da beleza e da poesia
