Poesias sobre Pássaros
Entre as Guajuviras
estão as inspirações
correndo divertidas,
As poesias seguem
com as aves rumo
as aventuras que
haverão abrir rota
para que você venha
e comigo permaneça.
Kezlev
As aves migratórias
cruzam a baía
no céu de Kezlev
eis a poesia
que se escreve,
Com você tudo
fica mais leve,
Pode ter certeza
que o meu impulso
se atreve e o meu
coração por ti se derrete.
Pampas
As coxilhas balançando
com os ventos e as aves
cruzando os pampas
da nossa América do Sul.
Os meus afetos gaúchos
permanecem inabaláveis
porque nas minhas veias
correm o sangue do Sul.
A mente e o meu peito
para a poesia são o celeiro
perfeito para a inspiração.
O coração canta o Nativismo
profundo de quem reconhece
nos pampas o seu verdadeiro mundo.
Sete-Capotes
Sete-Capotes para enfeitar
a vista, dar sombra,
para dividir com as aves,
para poemas inspirar
sempre que ao redor estiver
e com ele ver o tempo passar.
Moro numa
rua cercada
por morros verdes,
amáveis árvores
e agraciada por
um coral de aves
mesmo quando
o tempo não
está azulejado,
A trilha sonora
por aqui é quase
sempre regional,
e se conhece
uma harmonia
fora vida deste
mundo a cada
dia mais brutal.
Se vive bem
porque a gente
sabe conviver
e se gosta,
a cada dia
noutros lugares
só o dinheiro
é o que importa.
Ventos me trazem
os ares e a aves
da sua cidade
para a minha cidade
daqui do Médio Vale do Itajaí,
a minha Rodeio
a joia do esplendor
da Bela e Santa Catarina
o nosso devotado amor.
São Vicente e Granadinas
possuem o seu tesouro
a Ilha Frigate onde as aves
encontram proteção e repouso.
Assim quem sabe por pretensão,
se assim for permitido,
quero ser para o seu coração
e com toda a liberdade de ir e vir.
Porque amor é ninho e não fui
eu que pela primeira vez disse isso,
e sim da vida é um princípio.
Se o nosso amor não for ninho,
prefiro nem continuar no seu destino,
como ave etérea voo ao infinito.
Nas Ilhas dos Araújos
como aves livres
na Baía do Babitonga
a gente se encontra.
Discreto talvez o amor
venha e nos leve por
encanto e sem espanto
à ele nos rendamos.
O romantismo resiste
e em nós tem refúgio
deste mundo incrédulo.
Um perene e estuarino
de impulsos sem medir
riscos porque estamos vivos.
Como as aves do cruzam
as majestosas Américas
para se encontrar no verão
irá me procurar o seu coração.
Do jeito igual que as aves se
encontram na Ilha do Maracujá
na Baía do Babitonga só que
encontrar o pouso e a recíproca.
Desvendar a desabitada ilha
no bailar da aurora matutina
e no bailar da aurora vespertina.
Encontrando sempre uma nova
razão para renovar a paixão
sem se ocupar do mundo em viração.
Há aves que cantam
e existem aves que voam
tem também
As que são polivalentes
Cantam, voam e são belas
Deus criou também aquelas
Que não voam
As que sujam
e as que limpam
As que tem muita utilidade
E as que na verdade
Se juntam aos bandos em revoada
e nunca serviram pra nada
Algumas somem lá no Céu
de tão alto que voam
e de lá a tudo veem
Assim como os Olhos do Criador
Que fez as que nada enxergam
E assim, aos humanos se apegam
Deus fez as aves ruins
E fez também as muito boas
Depois colheu essas qualidades
E as colocou nas pessoas.
JUH ROMEU
As calhas chorando revelam
a chuva que cai lentamente
em cada gota esta sela
meu mundo já tão decadente
as marcas de uma saudade
de alguem que na tão triste tarde
partiu no ato do repente
as gotas que caem lá fora
parecem chorar o adeus
são tristes e vencem as horas
afligindo os olhos meus
não tenho razão ou motivo
mas tendo a graça e estar vivo
me acho nos planos de Deus
quem ama a poesia e o poeta
se apega a gran sabedoria
se estes a dor aquieta
o que odeia a pedra seria
e estando no meio da estrada
explícita ou bem disfarçada
sem dúvida á alguem feriria
mas tem umas pedras valiosas
que mal estas não causarão
que tornam as tardes gostosas
e fazem bem ao coração
ao longe esta me faz feliz
é o ouro de Imperatriz
é a pedra do meu Maranhão.
ETERNAMENTE AMIGO
Amigos são diamantes
Joias raras, valorosas
São virtudes calorosas
São eternos viajantes.
vêm às vezes pra ficar
E outras vezes despedir
Vem para nos abraçar,
vem chorar, vem pra sorrir.
Amigos estão presentes
E em sua percepção
Trazem o dom de estar ao lado
Com carinho, com cuidado
Pra tocar o coração.
Sabem ler nosso semblante
Se está bem, sabem notar
Fazem de duro algumas vezes
Mas sempre querem ajudar.
Amigos são como riachos
são descansos, fontes calmas
São caminhos, são canções
Tons que tocam, enchem a alma.
Enfim, amigo é aquele
Que vem no momento certo
No silêncio é um mar de flores
Na vida um livro aberto
Que não pensa em temporal
E não importa o que vem
Amigos estão por perto.
PROMETO-TE
Eu prometo, ser amigo
Ser fiel, namorado
Eu prometo está contigo
Pra vivermos lado-à-lado
Eu prometo flores em cada primavera
E em cada estação, do amor a gente espera
Diz que aceita
Meu pedido
Estou sonhando acordado
Eu te amo, como nunca
Estive amando no passado
Eu lhe prometo flores
E abraços no inverno
E em cada estação, o meu amor tão terno.
Na falta ou na fartura de pão na mesa
No frio e no calor, no riso ou na tristeza
Num gesto em cada olhar, o amor estará
Com sua chama acesa.
Juntinho bem pertinho quando for orar
Pedindo, agradecendo ou só desabafar,
Sorrindo e lendo a vida em nome do amor
Eu estarei contigo seja como for.
Eu vou arrasar, me decidir,
vou me jogar por essa vida.
Quero te ganhar, te possuir,
te namorar vida bandida.
Casamento é um barco com dois tripulantes no meio do oceano.
Ambos devem pensar juntos, agirem juntos e se esforçarem para não afundar. O sucesso de ambos está nas mãos de cada um.
Amar, entender, dialogar e orar juntos é a garantia de um cais seguro e de nenhum naufrágio.
SE ESTIVER FRACO, DEUS TE FAZ FORTE
Pessoal, estamos já chegando ao final do ano, tem muita gente perdendo a paz por pequenas coisas, por conviver com pessoas ingratas, pelos acontecimentos tristes em suas vidas, desistindo de viver pelo vazio interior. Não deixe terminar o ano derrotado, o que puder resgatar, trazer de volta àquilo que é mais importante na sua vida, lute por isso, se alguma pessoa tão querida e importante na sua vida ficou esquecida lá trás por alguma mágoa qualquer, reate-a, não se trata de bens materiais, pois isso não proporciona felicidade a ninguém, não seja tomado pelo espírito de rancor e derrota achando que é o dono da verdade, não deixe o seu inimigo vencê-lo, lute com fé e coragem, movimente-se, use o instrumento da oração em Deus, faça qualquer coisa com ética e otimismo, vá à batalha como se fosse um soldado lutando pelo seu país, como um guerreiro que vai à luta para vencer, sem jamais pensar na derrota, não deixe que o seu ano termine em derrota, pois, se quiser, o jogo pode virar com ousadia de fracassado a vencedor, de humilhado a exaltado.
Eu tinha muita fé. Tudo alcançava com fé. Era inacreditável!
Depois de conviver com alguns cristãos a razão passou a falar mais alto.
Que Deus me proteja!
Não devemos melhorar o abridor de latas, mas criar tampas que possam ser abertas da forma mais simples possível: com as mãos.
E, daqui a alguns anos, talvez, apenas com os olhos.
PAIXÃO É UM LOBO
Quando este grito, esta traça
Do tempo devastador
Privar-se da liberdade
Inutil do meu amor
Ecoar por entre as rochas
E o vento apagar as tochas
Então tudo se acabou.
Quando deitado no escuro
A buscar que a vida esqueça
Sem pressa ou almejar
Que a noite venha passar
E mais um dia amanheça.
No certo de está errado
A lápis em um cartão
Velho que se trazia
Sem pauta, sem direção
Deixa a face de amargura
Pintado numa escritura
Um resto de coração.
Por fim os aventureiros
Predadores da aurora
Encontrarem gelado corpo
E da caverna pra fora
Virem um lobo saciado
Paixão este nomeado
Veio matar e ir embora.
