Poesias sobre Pássaros
Liberdade
Liberdade não é um pássaro
Que voa para vários horizontes;
Afinal, quando filhotes, buscam amparo
Nos pais, que os protegem de amedrontes
E mesmo depois de senhores,
Não fazem o que querem,
A menos que desejem
Virar comida de predadores.
Liberdade não são correntes quebradas,
Que escravos as arrebentaram. Não.
Harriet não teve sua liberdade
Até resgatar entes e irmandades
Talvez nunca tenha tido;
Talvez nunca tenha libertada sido.
Ninguém nunca conheceu liberdade
Porque ela simplesmente não existe.
Quando fazemos 18 anos,
Liberdade é o que mais almejamos
Mas não podemos desrespeitar os genitores.
Se tem alguma religião,
não saímos cometendo pecados
Porque senão,
No Inferno, queimaremos.
Não podemos falar o que pensamos,
Para que os outros não se magoem.
Para que as pessoas nos aceitem,
Não podemos falhar, temos que ser perfeitos.
Não podemos ser do jeito que somos,
Temos que nos moldar para que nos gostem.
Por que?
Por que é assim?
Quando pessoas tiram a vida
Elas querem uma passagem só de ida
Para um destino sem sofrimentos,
Em que, podem, verdadeiramente, serem livres.
Só peço a Deus,
Que atenda aos filhos seus
Que libertos sejamos.
Liberdade ainda que tardia.
RESPEITO
Deixe os passarinhos
Viverem em liberdade
Não cometeram crime
Nem é sua propriedade
Respeita a lei de Deus
Esqueça a sua maldade.
.
Em cada amanhecer
Ouça a sua sinfonia
Solto na natureza
Cantam com alegria
Se você aprisiona
Seu canto é nostalgia .
Ouvir o canto dos pássaros
Numa orquestra musical
É algo que traz calma
Num cenário angelical
A mais linda riqueza
No cenário matinal.
Não incentive a prisão
Liberte os passarinhos
Acione o IBAMA
Não destrua os seus ninhos
Ele também tem família
Ali moram os filhotinhos.
Irá Rodrigues.
O que Vejo da Minha Janela
É a visão mais bela
Se eu fosse descrever tudo
Passaria uma eternidade
Uma tela pintada pelo Criador
Impressiona pela criatividade.
Um Sol com raios alaranjados
O verde que brota inspiração
Passarinhos com suas cantorias
Nos leva além da imaginação.
Vejo meu olha através do tempo
A natureza rebordada em flores
Vejo além do que minha vista alcança
Esse mundo pincelado de cores.
Vejo a vida passar apressada
Ouço o sussurrar do vento
Balançando as árvores
Invadindo meu pensamento.
Vejo o céu no seu mistério
Na beleza de cada dia
Vejo brotar no horizonte
Os desejos da poesia.
Autoria Irá Rodrigues.
INSANAMENTE AMANDO
O cantar dos pássaros
É airoso como seu timbre.
Aparência suntuosa, bem como,
Sua essência. Perco-me no que
É de praxe, ao mesmo tempo que
Me perco em seu beijo e ainda
Assim, consigo encontrar-me.
Julgam-me de insanidade a miúdo.
Ah, se soubessem:
Insanos são eles...
eu passaria minhas noites em claro ao seu lado, ouvindo suas declarações falsas e retrucando com verídicas, em alguma cidade insignificante, para pensamentos insignificantes e para um amor, desgraçadamente,
insignificante.
Reflexos
Cantando, segue mata adentro,
Pássaros de diversas espécies batem suas asas,
Ouvindo seu alarido,
Nada causa tamanha satisfação,
flores, folhas secas, o verde, uma imensidão de vegetação...
Ouve o som da cascata,
Retumbante é o encontro das águas com as pedras,
Ele fecha os olhos, aprecia,
respira fundo, ah, o cheiro do mato,
aquela doçura de aromas,
passa a mão sobre as dormideiras,
As sensações para ambos é a mesma, como um arrepio sentissem...
Mais uma revoada de pássaros,
tão felizes, soltos em seus planos,
passo a passo se aproxima,
Com seus puídos trajes não se acanha,
as margens do rio o chamam,
ele percebe sua face refletida no leito,
já punida pelo tempo,
de si já despido o respeito
relembra dos seus amores,
de sua vida hedonista e livre
Lentamente levanta sua face,
Olha ao alto, sorrindo fecha os olhos e reverência
dando graças pela vida e por tudo aquilo...
cabelos ao vento
deixo tudo ir e fluir
como pássaros no ar
que disparam a voar
e a cantar
e a dançar
e a flutuar
meus cabelos balouçam
abanam
sacodem
e chegam a cantar
junto a brisa que passa
e a vida repassa
fios de seda
a entrelaçar
e a emaranhar
os pensamentos
que chegam a doer
me fazem sofrer
não quero mais pensar
só quero sentir
sumir
partir deste lugar
e num sopro se desfaz
meus sonhos
e meu corpo
aqui jaz
tento um último argumento
um discurso eloquente
em meio a tanto sofrimento
em meio a tanta gente incapaz
de amar
de falar
de abraçar
de confortar
um coracao que busca
a paz e um breve despertar
pra outra vida
bem longe do caos
enterro as sementes
que um dia quem sabe
irão germinar
no meu coracao enterrado
soterrado
para o bendito amor
só por Deus
voltará a amar!!!
gosto de passarinhos
me identifico
cuido do ninho
construído
com tanto zelo e carinho
para meus filhos
tamanha alegria
sinto no coracao
são eles
Eduardo
Matheus
e João
carregarei por toda vida
com orgulho e dedicação
vai além do infinito
onde o amor é mais bonito
coisas do Espírito
permaneceremos unidos
com grande devoção!!!
diariamente me deparo
com pássaros
borboletas
e beija-flores
em minha cozinha
não sei se vem em busca de alimento
mas eu sei que Deus os manda
para que sirvam de alimento
à minha alma
e ao meu coracao
para que eu me emocione
e tire o foco dos meus problemas
e das dificuldades diárias
obrigada meu Deus
pela sua infinita bondade
e misericórdia
amém!!!
Você esta feliz porque viu passarinho azul,
Que sorriso lindo.
Mais muito entusiasmado estou eu porque vi o teu
beija-flores, pássaros e borboletas
sempre visitam as flores do meu quintal...
fazem algazarras e parecem que estão num festival,
de danças, sons e rodopios no ar...
é lindo de se ver e se encantar,
não tem como não amar a natureza,
quebrar um pouco a dureza do olhar!!!
especialmente hoje
pedi a um pássaro
que lhe trouxesse uma rosa
e junto uma serenata bem linda
que ele cantasse uma melodia
e dançasse no ar pra voce
pra demonstrar
o quanto eu sinto um carinho profundo
um amor eterno
gratidão por tudo
pra voce mãe
e também a todas as mamães...
que voces sejam abençoadas
com muita saude e sabedoria
paz e luz
fé e esperança
beijos a todas!!!
agora há pouco me emocionei
Deus é de uma grandeza tão sublime
me enviou um pássaro
cantou e dançou pra mim
entrou na minha cozinha
percorreu-a e abençoou-a
se despediu e foi-se
num voo mágico
numa beleza sem tamanho
num amor sem igual
não poderia ter recebido
melhor presente
melhor carinho
maior amor
maior benção
uma gratidão
que me enche de esperança
e de fé!!!
tudo por um pé de pássaros
no fundo do meu quintal
é prazeroso apreciá-los
e admirá-los
perfeita criação divina
com sua linda melodia
cantando uma sinfonia
para o meu humilde ser
e ainda dançam no ar
e fico a observar
a alegria deles
quando brincam de voar
e batem as asas freneticamente
é felicidade absoluta
que reluta em aparecer
na hora exata
no lugar perfeito
no dia marcado
é obra de Deus
pra me deixar feliz
custe o que custar
e eu pago o preço
de olhos fechados
e ouvidos bem abertos
para senti-los sempre próximos
e poder ficar mais perto do Alto!!!
neste momento
eu ouço pássaros cantando
e também meu coracao pulsando
minh'alma chorando
ouço o meu sangue passando
o vento soprando
a tempestade acalmando
a maré me levando
ouço meus barulhos internos
minhas lágrimas rolando
ouço o inverno indo embora
o tic tac do relógio
a flor desabrochando
ouço um sussurro infernal
um estrondo fatal
o tormento final
ouço as pessoas
mas não o que elas dizem
ouço seus corpos gemendo
de dor e desalento
com tanto sofrimento
que há neste mundo
ouço um urro
me livrando
um soluço
me embargando
um suspiro
de emoção!!!
ultimamente
só observando
as flores caídas no chão
os pássaros cantando
com esmera emoção
os animais que vivem
no meu quintal
que ficam pra lá e pra cá
a sujeira acumulada
livros para serem lidos
bagunças a serem organizadas
a ordem que não foi dada
e se foi, ainda não foi cumprida
a tarefa a ser feita
os propósitos a serem realizados
o sonho tem que ser acordado
entrar em acordo com minha realidade
as visitas que estou por fazer
as contas a serem quitadas
a atenção a ser chamada
a escada a ser subida
para outra vida, menos amarga
a boa intenção a ser buscada
a fé a ser intensificada
entrar em harmonia com o meu ser
a familia a ser amada
as amizades a serem reencontradas
a saudade que no peito ficara
morrerá à míngua se não for matada
no encontro divino comigo mesma!!!
hoje eu escolho
ser um belo e vasto jardim
ser pássaros cantando
ser borboletas dançando
ser princesa do meu castelo
ser rainha dos meus sonhos
ser água do oceano
ser areia da praia
ser sereia do mar
ser estrela da noite
ser sorriso do luar
ser janela aberta da minh'alma
ser porta escancarada do meu coracao
ser vida depois da morte
ser jogo de gamão
ser abraço que enlaça
ser aperto de mão
ser amizade sincera
ser beijo de amor
ser luz de Jesus
ser benção de Deus
hoje eu escolho ser feliz!!!
trago flores
a todos os amores
por um dia de muitas cores
cheio de pássaros nas árvores
um domingo com os familiares
cheio de fé, paz, luz e bençãos!!!
trago flores
ao som do céu profundo
ao som do canto dos pássaros
ao som da brisa refrescante
ao som do amor no ar
ao som das doces palavras
ao som das pétalas a dançar
ao som da amizade a chegar
ao som do beijo estalado na alma!!!
"...Era manhã de primavera.
Tinha o frescor da brisa leve, tinha passarinhos entoando poesias.
No riacho, a dança das águas serenas.
O desbrochar da rosa, a beleza das borboletas.
Não tinha luxo nem pressa, só amor e contentamento."
