Poesias sobre Mãos
Quero ser lembrada —
não por vitória, não por glória,
não por nada que caiba em mãos humanas.
Quero ser lembrada
porque desaparecer em vida
é uma morte que ninguém enterra.
Eu não quero aplausos,
quero prova de que eu não fui um vazio andando,
de que meus passos não foram só barulho perdido
num mundo que esquece rápido demais
Helaine Machado
Tão Cedo
Helaine Machado
Tão cedo a vida me tocou
com mãos frias,
sem cuidado, sem aviso…
como quem não se importa
se a alma ainda é pequena demais
pra suportar o peso do mundo.
Tão cedo eu chorei
lágrimas que nem sabiam cair,
presas na garganta,
engasgadas no silêncio
de quem ainda nem aprendeu a pedir ajuda.
Ainda era flor…
e já me arrancaram pétalas,
uma a uma,
sem pressa de curar,
sem medo de ferir.
Tão cedo eu senti
o abandono dentro de abraços vazios,
palavras que doíam mais
do que qualquer silêncio,
olhares que atravessavam
como se eu não estivesse ali.
Cresci antes de existir por inteiro,
aprendi a me calar
quando tudo em mim gritava,
a sorrir
quando por dentro eu desmoronava.
Tão cedo perdi partes de mim
que nunca mais encontrei…
inocência, leveza,
um pedaço de esperança
que ficou pelo caminho.
E há noites…
em que ainda volto lá,
naquele lugar escuro
onde tudo começou a doer.
Onde o tempo não cura,
só ensina a esconder.
Porque foi cedo demais…
cedo demais pra entender,
cedo demais pra sentir,
cedo demais pra sofrer
tudo aquilo que ninguém deveria viver.
E mesmo assim… eu sobrevivi.
Mas nunca mais fui a mesma.
Helaine Machado
Mãe,
mulher que usa suas mãos,
para nos educar, alimentar e amar,
pode um filho ser esquecido pelo seu pai,
porém mãe que é mãe, não esquece um filho jamais...
Mãe,
até mesmo brigando com a gente,
nos dá carinho...
por amor,
faz brotar uma flor,
em nosso espinho...
Nunca deixe sua mãe,
para viver sua vida,
é dela que veio você
e da mãe dos seus filhos
virá a sua família!
Ela não vai atrapalhar,
ela vai ficar no cantinho dela só te observando,
pode o mundo te esquecer,
que ela vai por você,
estar de joelhos orando...
Ela vai estar sempre,
mesmo quase sem enxergar,
arrumando uma camisa sua
e sua comida preferida,
só esperando você chegar...
Mãe é um ser tão especial,
para estar com a gente a todo instante,
não para você colocar uma foto dela,
em qualquer lugar da sua estante...
Mãe, mulher amada e exemplar,
ela não fala, mas vive esperando um abraço seu,
faça isso já,
porque amanhã ela poderá estar,
nos Braços de DEUS...
Para você filho,
sua mãe é a sua Felicidade,
hoje ela está a sua disposição,
mas neste mundo de ilusão,
tudo que é bom vira saudade!
E vovó vira brinquedo
nas mãos da netinha
selfies registram momentos
pra quando vovó estiver sozinha.
As minhas mãos percorrem
o teu corpo
com a urgência das marés cheias,
e o teu corpo responde
em ondas que quebram, insistentes,
na areia quente do teu ventre.
As nossas bocas procuram-se
como se o mundo fosse acabar
no próximo segundo,
línguas que escrevem promessas
no sal da pele arrepiada.
Somos dois abismos
à beira do mesmo precipício,
caindo um no outro
sem medo da queda.
E quando o prazer nos atravessa
como um relâmpago a rasgar o céu,
não há mais nome, nem forma,
apenas o pulsar desmedido
de carne, desejo e entrega.
Depois, exaustos e ainda a arder,
repousamos na brasa suave do pós-fogo, sabendo que basta um olhar
para que tudo comece outra vez.
Ainda sinto seu cheiro,
Ainda sinto suas mãos
...Não, não pude te esquecer.
E agora o que eu faço?
E agora, o que faço?
Está tão difícil,
Cada dia mais silencioso,
Cada manha mais fria...
E agora o que faço?
Não me preparei para ficar sem você
Nunca imaginei isso, nunca pensei.
E agora o que faço..?
As vezes penso em sair por ai,
Mas as lembranças me perseguem,
Como se você fosse aparecer do nada e voltar...
E fico esperando...
Tenho certeza que é impossível te esquecer,
E me pergunto o que faço?
Seguirei como um andarilho
Num mundo incapaz de resolver isso,
Quem sabe, eu não consiga nunca
... E nem vou tentar...
Do signo dos gêmeos nascerá o governante,
com trombeta em mãos anunciará seu triunfo.
O leão ascendente brilhará em sua face,
e Sagitário guiará seus sonhos de expansão.
O mundo ouvirá sua voz duplicada,
ora promessa, ora discórdia sem fim.
Entre vitórias e ruínas será lembrado,
como sombra que divide povos e reis.
PROTEÇÃO DIVINA
Às vezes, o que nos mantém de pé não é o que as mãos alcançam ou o que os olhos veem. É a força silenciosa que nos acolhe quando o chão parece faltar.
Segurança não é sobre ter todas as respostas, mas sobre saber Quem nos segura em cada detalhe. No vazio das certezas, o sustento e a fé é real.
Lu Lena / 2026
Desejo que, de mãos dadas com Deus, possamos trilhar nosso caminho, abraçando as bênçãos que ele nos reserva. Que cada dia seja uma oportunidade de crescimento e gratidão, um novo capítulo em nossa jornada de vida.
Que a vontade de Deus predomine em nossa existência, guiando-nos pelo melhor caminho, enchendo nossos corações de amor e nos tornando verdadeiramente felizes. Que assim seja, hoje e sempre!
- Edna Andrade
Boa noite!
Que as preocupações sejam entregues nas mãos de Deus e que a noite seja um momento de repouso e confiança. Descanse tranquilo(a), pois o Senhor cuida de todas as suas necessidades e conhece cada detalhe de suas preocupações.
- Edna Andrade
Orar por coisas que parecem impossíveis é um ato de coragem. É colocar sua confiança nas mãos divinas e entregar-se à fé sem olhar para as circunstâncias. É entender que nem sempre temos o controle de tudo, mas podemos contar com uma força maior que nos auxilia em nosso caminho.
Hoje, olho para trás e agradeço por todos os momentos de dificuldade. Cada desafio superado me tornou mais resiliente e confiante. Compreendi que a vida é feita de altos e baixos, e que em cada queda posso me levantar ainda mais forte...
- Edna Andrade
Quando confiamos em Deus e colocamos nossos sonhos em Suas mãos, Ele abençoa a nossa colheita. Ele conhece as nossas dores, as nossas lutas e os obstáculos que enfrentamos pelo caminho. E, ao regarmos nossos sonhos com a fé, permitimos que Ele manifeste Sua graça e misericórdia em nossas vidas.
As sementes que plantamos podem demorar para brotar, podem até enfrentar períodos de estiagem e adversidades. Mas, quando acreditamos verdadeiramente, mesmo diante das circunstâncias mais difíceis, Deus honra nosso esforço e dedicação.
A colheita da vida é um processo contínuo, que requer paciência, persistência e fé. É necessário continuar a semear, mesmo quando a esperança parece escassa. Pois somente assim podemos experimentar a beleza e o poder do florescimento, quando as flores finalmente se abrem e revelam toda a sua exuberância.
Portanto, não importa quantas vezes as flores não se abram. Não importa quantas vezes a vida pareça difícil e implacável. Sempre haverá uma nova oportunidade de regar os nossos sonhos, de acreditar e confiar em um amanhã melhor....
- Edna de Andrade
Tem coisa que a gente planta com as mãos,
mas também com a alma.
São gestos, escolhas, silêncios.
São manhãs em que a gente quase desistiu,
mas ficou.
E um dia — sem aviso — a vida floresce.
O cansaço vira alívio,
o chão duro vira colheita,
e o coração entende:
valeu a pena confiar.
Você vai ser feliz, sim.
E não por sorte —
mas por merecimento.
— Edna de Andrade
@coisasqueeusei.edna
Eu não posso prever o futuro. Não tenho bola de cristal e nem sei ler mãos. Não sei o que o amanhã nos reserva, quantos caminhos ainda vamos percorrer ou quais desafios a vida vai colocar diante de nós. Mas, entre todas as incertezas do mundo, existe uma coisa da qual eu tenho absoluta certeza: eu sempre vou estar aqui.
Aqui para te amar nos dias leves e nos dias difíceis. Para cuidar de você com carinho, paciência e verdade. Para segurar sua mão quando tudo parecer confuso e para celebrar cada sorriso seu como se fosse meu também. Porque ter você na minha vida transformou tudo em algo mais bonito, mais intenso e mais cheio de sentido.
E enquanto o tempo passar, enquanto os dias mudarem e as estações forem embora, o meu coração continuará escolhendo você. Sempre você. Te amando, te cuidando, te querendo… em minha vida, para sempre.
Ian N.T
Quando o amor era só desejo,
ele cabia nas mãos do controle.
Agora que é real,
exige entrega,
e isso assusta.
O amor é intenso,
e o medo dele não nasce da fraqueza,
nasce da consciência.
Não é falta de querer,
é o entendimento do peso do que foi pedido.
Enquanto era busca,
era idealização.
Quando aparece,
vira risco,
responsabilidade,
vulnerabilidade.
O coração que pediu
percebe:
“isso pode me transformar”.
Quem foge do amor
não foge do outro,
foge da própria rendição.
E, às vezes, fugir
não é rejeitar,
é aprender a confiar
no tempo certo.
É dar passos para trás,
para observar, absorver e aceitar
que aquilo que tanto se desejou
chegou.
Em época de caos geral por vírus, usemos a Filosofia Estóica:
“Faça o possível; lave as mãos, ore e fique em casa, se mesmo assim algo de ruim acontecer, foi por força maior do que a sua - era para ser!”
* Técnica PCS *
Antes de começar uma discussão, tenha em mãos:
• O Problema,
• O Culpado,
• A Solução!
Foi nas Mãos do Criador
Foi nas mãos do Criador
que nasceu a imensidão,
o brilho manso das estrelas
e a canção do coração.
Ele pintou a lua clara
sobre caminhos de esperança,
bordou os sonhos da noite
e guardou no tempo a lembrança.
Criou o vento que passeia
entre os fios do teu cabelo,
e o orvalho que desperta
a beleza do amanhecer singelo.
Foi Ele quem fez o amor,
mistério doce e profundo,
capaz de transformar um instante
na eternidade de um segundo.
Criou os afetos silenciosos,
os segredos que ninguém vê,
e a saudade que permanece
quando alguém deixa de ser.
Fez as noites de encanto,
a música, a emoção e a voz,
e em meio a tantas maravilhas
uniu o teu destino ao meu.
Por isso, quando te contemplo,
entre a terra, o céu e a luz,
vejo a obra mais bonita
que o Criador um dia produziu.
