Poesias sobre Juventude
O grande problema da periferia não são as pessoas de lá, e sim a ignorância do sistema que, sem se dar conta, cria os próprios monstros que subvertem-no.
"Recíproco para mim é ter a sintonia dos mesmos desejos e quereres. Eu continuo na fé de viver a reciprocidade, e digo isso sobre todos os contextos de amores. Afinal, não há nada mais bonito que amar e ser amado de volta. A reciprocidade é revolucionária, e dessa revolução poucos entendem o contexto. É que vivemos em uma época de amores rasos, descartáveis. Triste juventude atual, acha que o amor é algo banal."
A vida é feita de momentos felizes e tristes, então, um pouco antes de morrer, beeem no finalzinho da vida, faça a conta dos momentos, pra saber se vc foi ou não feliz. 😉
Os jovens e imaturos desejam a liberdade plena, mas a ordem na sociedade é como o oxigênio na atmosfera: não há vida humana possível sem um pouco de ambos.
" Trafego entre dois mundos, de dia a responsabilidade profissional,a noite percorro meus sonhos infantis da juventude."
Gosto quando me atribuem idade menor a que tenho. Mas não me iludo, pois a contradição se revela na pele, que não exibe o frescor da juventude...
A palavra em qualquer cultura dita civilizada urbana do seculo XXI que mais expressa o sentimento, o comportamento e a emoção soberana de toda a juventude nas relações com seu tempo, com seus pares e para com toda humanidade é por demais penosa, finita e triste. EGOISMO.
Na maior parte da minha vida, nunca imaginei que chegaria a essa idade. Ansiava por uma morte gloriosa em batalha e, quanto mais perto da morte eu chegava, mais vivo me sentia! Coisas da juventude... Mas, ao que parece, Deus tem outros planos para a minha vida... espero que não seja velho, fraco e doente em cima de uma cama!
Estávamos sempre juntos (ela era o meu lado bom)... a carreira, a distância, o tempo e, principalmente, o casamento nos afastou (toda banda tem a sua Yoko Ono), mas você continua sendo a melhor lembrança da minha juventude!
A verdadeira liberdade sempre remonta responsabilidades mas não ter, é ignorância, desrespeito e falta de formação moral. Principalmente a atual juventude midiática age assim perante os compromissos. Em contra ponto só se deve dar prioridade a quem nos tem como prioridade em liberdade distante disto é libertinagem selvagem.
Quando jovens, nutrimos grandes expectativas para o futuro; quando adultos, sentimos uma profunda nostalgia pelo passado.
O que envelhece é apenas o invólucro da Alma, pois para a mente e o Espírito não existe tempo e nem espaço. Aquele que não compreende isso é refém do tormento da transitoriedade.
A grandeza dos resultados nasce dos desafios enfrentados, dos sonhos de menino e das utopias da juventude.
O essencial é que lembre, sempre, de que ser idoso é natural e obrigatório, porém, ser velho é uma opção. Por isso, pergunto a você, e então? Vai ser um velho ou vai tomar uma decisão e levar sua juventude para além da idade?
*"A maior tristeza é se arrepender na velhice de não ter realizado o que só poderia ser realizado na juventude"*
A Corte divertia-se, como sempre se divertiu, mais ou menos, e para os que transpuseram a linha dos cinquenta divertia-se mais do que hoje, eterno reparo dos que já não dão à vida toda a flor dos seus primeiros anos. Para os varões maduros, nunca a mocidade folga como no tempo deles, o que é natural dizer, porque cada homem vê as coisas com os olhos da sua idade. Os recreios da juventude não são decerto igualmente nobres, nem igualmente frívolos, em todos os tempos; mas a culpa ou o merecimento não é dela, – a pobre juventude, – é sim do tempo que lhe cai em sorte.
Elas merecem ser castigadas por tudo o que grande parte das pessoas ali deixou para trás na juventude, ou nunca conseguiu alcançar. Vinguemo-nos então da beleza. Vinguemo-nos da alegria, dos risos e da esperança. Em mundo como esse, não há lugar para sentimentos que comprovam que todos nós somos miseráveis, frustrados, impotentes.
Nós mulheres passamos tempo demais nos preocupando com a idade, mas não deveríamos. Incorporamos uma rotina de skincare e outros procedimentos estéticos caros, cansativos e às vezes até doloridos numa tentativa desesperada de tentar parar o tempo, como se isso fosse possível. Isso não quer dizer que devemos relaxar e descuidar da aparência e da saúde, muito pelo contrário. Nessa busca inalcançavel pela juventude eterna deixamos de aproveitar momentos preciosos e únicos típicos de cada idade. Não perca seu tempo tentando voltar a ser jovem. Cada fase é única e tão peculiar que é até injusto comparar uma com a outra. Preocupe-se em ser feliz, em fazer escolhas que te permita viver cada período da vida com lucidez, equilíbrio, liberdade, sabedoria e leveza aproveitando tudo que essa fase proporciona. Seja real e inteira em cada uma delas e orgulhe-se da transformação inerente a passagem indômita do tempo.
Envelhecer é estar vivo, é resistir a entropia; o jovem tem beleza da plenitude biológica, mas não tem certeza se ela resistirá ao quanto que a vida vai lhe chacoalhar ou a quantidade de si que permanecerá íntegra sem se fragmentar e se espalhar no universo.
Quando tudo demonstrar o contrário de suas expectativas, não desista, essa é a dor do amadurecimento.
