Poesias sobre Ciências
O que é exatamente uma investigação científica? Para inaugurar um novo setor de investigação científica, o cientista separa, isola um certo campo de fenômenos, baseado na hipótese de que esses fenômenos são regidos por uma uniformidade interna. Ele observa alguma uniformidade externa, supõe que por trás dela há uma uniformidade interna logicamente expressável sob a forma de uma hipótese científica explicativa ou descritiva, e em seguida se esforça para encontrar essa unidade interna dos fenômenos, de modo que em grande parte a atividade cientifica é tautológica: o que determina o recorte dos fenômenos é a hipótese de que eles obedecem a uma certa uniformidade interna, e o que determina a investigação científica é a busca dessa mesma hipótese unificadora. Isso equivale a dizer que nenhuma ciência investiga propriamente a realidade concreta, mas apenas um recorte hipotético, que em seguida deve ser confirmado mediante a investigação da mesma hipótese. De certo modo, nós podemos dizer que a ciência é um jogo de cartas marcadas. Às vezes o jogo não funciona, mas o ideal é que ele funcione.
Astrologia: Ciência? Mito? Charlatanismo? Conhecimento científico e crença empírica se sobrepõem de alguma maneira na busca da compreensão dos universos astral e interior do ser humano.
O homem é contemporâneo, é um cientista de sua própria natureza, é a evolução marcada pela sua existência.
Será que a humanidade não é somente um projeto científico que escapou ao controle de quem a abandonou?
O conhecimento científico não basta ao progresso de uma sociedade. É necessário também o desenvolvimento moral, sem o qual as pessoas vão buscar na ciência apenas as respostas favoráveis a seus interesses individuais.
De acordo com observações científicas, as serpentes que ficam no solo, pegam menos morcegos do que as que se unem em grupos, fechando as saídas da caverna. Mas para unir-se a mim tem de ser cobra igualmente!
O orgulho e a sensação de superioridade – seja por domínio de um conhecimento científico ou pela posse de fortunas, por convicções filosóficas e ideológicas ou ainda por crença religiosa – são e sempre serão um atraso na evolução.
A utopia socialista se vale das populações mais atrasadas, cultural, científica e materialmente para vender a idéia de que o sucesso pessoal pode ser alcançado pela transferência do patrimônio dos outros para o Estado "o grande provedor de todas as necessidades do povo."
Cientistas adoram vender a ideia de que respeitam as leis. Mas e a imoralidade - onde fica? Que princípio filosófico é esse usado para justificar a exploração de animais em nome da ciência?
“Cientificamente falando existe a doença depressão, para as pessoas que entendem seu espírito, nada mais é do que uma palavra”.
O conhecimento científico é a força motriz que geri a inteligencia a favor da vida. Em outras palavras, a ciência é a unica condição de sobrevivência.
Psiquiatras, psicólogos, religiosos, cientistas, todos querem nos analisar, e por fim definir quem somos. Até mesmo nossos pares profissionais, no ápice da alucinação, se sentem no direito em nos definir e sem nenhuma razoabilidade, se corroem com a inveja e o poder. Pobres coitados, não são capazes nem mesmo de se conhecerem. Sou Ulysses, filho de Laertes, Rei de Ítaca, para os que não sabem: "...o da ODISSÉIA...", simples assim.
Amor, meu amor por ti é intenso, acredito que sou o primeiro cientista a transformar você em oxigénio.
A Bíblia diz que o mundo irá acabar em fogo. Depois que um novo mundo surgir, os cientistas irão arranjar uma explicação para isso. Mas e você? Vai acreditar no quê?
Se um dia ouvirem que JERÓNIMO FÉLIX virou cientista todo mundo dirá que é impossível, se ouvirem que Fiquei maluco diram apenas que triste...
Desejo ver o Museu Paraense grande e digno do seu nome,respeitado nos círculos científicos e com o papel que lhe compete no certame internacional dos bens intelectuais da humanidade
Depois de pesquisa informal, nada científica (até porque o caso é empírico) não encontrei um só biógrafo que tenha sido biografado - com ou sem autorização - por ele próprio ou por qualquer outro biógrafo de plantao. Que estranho, sô! Seria este também caso de censura prévia? Hein? | 00643 | 11/10/2013
o "silêncio científico" frente a interrogação "para onde vamos", em hipótese alguma credita verdade à certeza religiosa!!!
