Poesias de Vaidade
Única coisa que nos pertence é tempo e o controle das nossas mentes, o resto é vaidade e vaidade envenena a alma e te torna um ser humano desprezível.
Só a vaidade é constante em nós; em tudo o mais a firmeza nos molesta: com o tempo e a razão vimos a perder uma grande parte da sensibilidade no exercício das paixões; porém o exercício da vaidade não se perde com a razão nem com o tempo. O nosso gosto debilita-se, altera-se, muda-se, e também se acaba; a vaidade sempre persiste e dura.
"Ser visto não é um luxo ou uma simples vaidade, mas uma necessidade visceral que conecta nossa alma ao vasto tecido das relações interpessoais, um desejo inconsciente que, em um mundo saturado de imagens, luta para encontrar significado." – Dan Mena.
Aquele que se apega ao vento, deixa-se levar pela sua própria vaidade. Mas o que se basta a si mesmo, esse é o mais nobre dos homens, pois não depende da aprovação alheia para encontrar sua própria luz. Como a árvore que floresce mesmo sem a chuva, assim é o espírito que se nutre de sua própria seiva, imune aos caprichos da fortuna. Portanto, cuida de ti mesmo, e deixa que os outros sigam seu próprio caminho, pois cada um carrega seu fardo e sua coroa.
Não tenho problema com orgulho, nem vaidade alguma para dizer que te quero de volta. Porém, você não aprenderia nada na vida se eu assim fizesse. Continuaria sofrendo de mau caráter e de ego inflado. É uma lição e tanto para você que dói principalmente em mim.
Para o bem ou para o mal o fato é que a vaidade e o interesse próprio são duas das maiores forças propulsoras da humanidade!
A vaidade mais corrosiva, solitária e longeva é a intelectual. Quem a tem sabe o que isso significa. Importante é que o bom-humor sobreviva em tempos de tanta acidez.
Afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; mantém-me do pão da minha porção acostumada.
Vergonha como sintoma da vaidade, revela um narcisismo oculto na busca constante por aprovação do outro.
Quem dá ouvidos ao próprio ego amplifica o ruído interno da vaidade e ecoa uma versão distorcida de si mesmo.
Quando eu digo: 'Senhor, me usa', não é por vaidade. É porque eu sei que posso ser uma ponte para o milagre de alguém.
Quem alcança o céu, não cede a vaidade das mãos, que intensionalmente, só querem te erguer alguns metros do chão
Pai, guia-me no caminho da sabedoria, para que eu não me perca na vaidade do ego, incapaz de enxergar minhas próprias imperfeições, nem de reconhecer, com justiça, as virtudes dos meus irmãos.
Mais vale o silêncio do justo do que mil vozes que gritam em vaidade, pois Deus exalta aquele que busca o saber no segredo da oração.
O orgulho, se não for humilhado, degenera em desprezo; a vaidade, se não for tolerada, dissolve-se na indiferença.
Se houvesse um Deus, acho muito improvável que Ele teria uma vaidade tão inquieta a ponto de se ofender com aqueles que duvidam de Sua existência.
A grande verdade de muitas lideranças da igreja atual é que a vaidade venceu a verdade. O texto de João 12.43: “pois amaram mais a glória dos homens do que a glória de Deus”..., se aplica perfeitamente em muitos líderes cristãos dessa geração.
Ainda somos tão pequenos e infantis, que brigamos com vizinhos, a vaidade nos contamina, a ganância nos cega e negamos o perdão. Pobres espíritos humanos, é o que somos.
A dificuldade maior, está em conseguir ferir a nossa vaidade. Quando nós temos o nosso orgulho ferido; por se achar que éramos alguma coisa.
