Poesia sobre Valores
O brilho de uma pessoa não está nas roupas que veste, nos acessórios que usa ou nos bens que possui. O brilho de alguém é produzido pelos valores e princípios nos quais firma seu bom caráter.
O espírito que por ali passava olhou com indiferença o vaso repleto de flores que já mostrava sinais de que a vida se esvaía...Pobres tolos, gastando dinheiro à toa, pensou ele. Poderiam comprar um bom cobertor e aquecer o irmão que tiritava de frio no portão do cemitério.
Eles ganham dinheiro criando o caos e guerra e depois, ganham ainda mais dinheiro dizendo estarem destruindo o que eles mesmos criaram
Não compre ideias e sonhos dos outros. Eles podem custar "mais caro" do que você pensou que acreditou que poderiam "valer"!
Freud já dizia que existem construções sutis nos manipulando, como o 'não temos que'. Na verdade, não temos que nada, mas o superego frequentemente aspira a ser o super-herói moral, impondo normas e valores.
Merecimento é o cimento da realização, é por isso que, quando nutrimos a determinação, cultivamos valores sólidos e persistimos com gratidão, nossas conquistas se erguem com firmeza sobre essa base, tornando-se mais significativas e duradouras.
A manipulação pode conseguir resultados a curto prazo, mas a honestidade e á integridade são o caminho para o sucesso a longo prazo.
Construa uma vida que faça sentido, que tenha propósito, que te preencha. Viva com base naquilo que você acredita e mantenha-se fiel aos seus valores e princípios.
A pessoa que mais nos desvaloriza somos nós mesmos, as vezes nós não perceberemos, que temos competências, talentos e dons que são únicos e singulares !
As atitudes de um indivíduo apontam mais para o seu caráter, do que as suas palavras. Afinal, ações concretas demonstram valores e intenções.
"Para ser bem sucedido nos empreendimentos, o importante é se apaixonar mais pelo problema do que pela solução; ouvir as pessoas, entender as necessidades, pensar nas causas e consequências, aprender - e assim decidir no quê e como trabalhar com eficiência."
Ser cosmopolita não significa abrir mão de sua identidade. Cidades prósperas são cosmopolitas e não abandonam as suas tradições e a sua cultura. A tradição parte dos valores e dos costumes que são passados de geração em geração. A cultura fundamenta-se a partir do entendimento sobre os valores, crenças, línguas e linguagens desenvolvidas.
Presentes podem comprovar como conhecemos pouco o outro e nada deixa alguém mais chateado do que ter que engolir uma coisa de que não gosta.
Quando deixamos nossa luz brilhar, inspiramos os outros a fazerem o mesmo. Nossa autenticidade pode ser um farol para aqueles que estão perdidos ou inseguros, mostrando que é possível viver de acordo com nossos valores e sonhos. Não se trata de ser perfeito, mas de ser verdadeiro.
A propagação da mentira com fins de manipulação e dominação é tão forte em nosso país e no mundo, que estamos vivendo uma quase total inversão de valores, a ponto de que os praticantes dos reais valores da democracia são acusados de ditadores, enquanto os que agem ao arrepio da lei arvoram para si o título de defensores da democracia, do Estado Democrático de Direito. A profecia bíblica está se cumprindo, e ela traz consigo uma certeza de Juízo Divino: "Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem mal; dos que dizem que as trevas são luz e a luz trevas; dos que fazem do amargo doce e do doce amargo! 21 Ai dos que se fazem passar por sábios e astutos aos seus próprios olhos! 22 Ai dos que se consideram heróis, quando se trata de beber, e se gabam de todo o álcool que são capazes de ingerir!" (Isaías 5.20-22 O Livro).
Os adultos são, na verdade, os filhos das crianças que foram silenciadas, e essa é a mais trágica inversão de valores.
"O Brasil de hoje não pode depender apenas da tecnologia para educar nossas crianças sobre os valores essenciais. Precisamos resgatar princípios básicos de convivência e socialização. Para isso, é crucial que professores, merendeiras, faxineiras e responsáveis compreendam a importância do amor, do carinho, do respeito, da solidariedade e de outros valores que moldam uma sociedade."
É nesse tempo em que as famílias se fragmentam. A corrupção dos pais e ascendentes não fundaram boas raízes; logo, a todo vento a casa se agita e não tem como se sustentar.
Cidadãos com menos complacências de seus direitos cidadãos, deveriam, e fazem, cobrança direta a outros que, apesar de já pagarem impostos, tem mais.
