Poesias sobre rosas
Enfermeira, Traga-me uma Rosa
Enfermeira, traga-me uma rosa,
mesmo que murcha, mesmo cansada.
Que cure a espera silenciosa,
guardada no banco de trás da estrada.
Traga-me pétalas com cheiro de volta,
com poeira de lembrança antiga.
Com espinhos que o tempo solta
e um pouco de vida que ainda abriga.
Me aplique no peito uma esperança lenta,
que floresça mesmo sem primavera.
E me diga que amor, quando é de criança,
guarda raízes que o tempo espera.
Prescreva:
1 promessa cumprida,
2 sorrisos tímidos,
e se possível…
um quintal para a rosa, mesmo sem vida.
Desilusão
A vida caminha em desilusão,
como quem desfolha uma rosa
até restar apenas o espinho.
Quanto mais fundo se vê,
mais se percebe a dor
oculta nas promessas,
a farsa que sustenta a esperança dos tolos.
Não é o mundo que se torna pior,
é o olhar que já não aceita véus,
a mente que não consente
em fingir que não sabe.
A consciência pesa,
um fardo invisível que poucos suportam.
Os fracos se tornam cínicos,
os fortes aprendem a silenciar.
Pois tudo passa,
tudo é sombra em movimento.
O apego envenena,
a máscara sufoca,
e apenas no silêncio
há abrigo,
como um sopro leve
que não promete nada,
mas consola.
Roberval Pedro Culpi
27/08/2025
Flores
As cortinas se abrem
Em vermelho e rosa choque,
E o branco aparece
E tudo se tranquiliza,
O azul renasce no céu
e tudo se purifica,
E ela olha na janela
O meu sorriso
E as minhas flores
Lassantes vermelhas…
Rosa
Eu lhe dou a minha rosa
Que colhi antes que alguém colhesse à beira do caminho...
E a beleza dessa flor,
Seu puro perfume de pecado.
Na fantasia do pecado o seu riso, seu rosto...
Esse cosmo que realças os desejos entre o corpo e a alma.
E no oceano do desejo cinco pétalas, cada uma os seus segredos, em cada segredo arde em fogo, terra, ar e mar e uma força desconhecida que vi nos teus olhos...
Ė mais um pequeno mistério para essa tarde e nada de desconhecido para o amor...
Mas quem descobre os mistério de um rosa
Descobre os seus oceanos que envolve os olhos de uma mulher, pois na sua profundezas o simples e poético amanhecer.
Se tiveres uma rosa nas mãos, será afortunado e nem o tempo apagará essa lembrança da donzela em seu coração. Por isso as lágrimas dão vida aos olhos assim como as águas o oceano. A beleza enobresse a alma, e os espinhos a gente suporta mais um tempo para que a felicidade se aproxima como uma estação; está próxima da outra...
OSB 2006 Gessica M
Isso mostra como é a fase de toda rosa.
Os botões tende a nascer e depois de um tempo somem para que possamos apreciar e admirar;a perfeita obra de Deus em toda sua beleza como você.
Só por saber que você é uma rosa no jardim da minha vida, eu já tenho um motivo para acordar mais feliz.
Bom dia!
Junko Enoshima
Você é uma rosa adorável
Mas nesta rosa existem espinhos
De uma forma incontável, e incomparável
Me mostre
Eu quero ver o desespero que você tanto vê
e diz.
Quero ver o quão sua vida é infeliz..
Para você não existe esperança
Pra você não existe mais solução
Ainda me pergunto se depois de todo esse desastre
Pode haver uma Razão...
De todas as estrelas, você é a mais brilhante. A rosa mais cheirosa, do campo mais distante.
Me desperta dos meus sonhos tão falsos e sereno, basta um, eu te amo, para voltar no tempo....🌹❄
A resposta do arpoador.
Fecho os olhos: onde está o meu amor?
A rosa é a mais bela flor, mas tem espinhos que causam dor.
Por que desistir, querido vencedor?
Rosa do deserto
Em determinadas circunstâncias nos limitamos a viver e o tempo parece não nos permitir sonhar. Até que abrimos os olhos e o mundo nos mostra que é possível voar.
Pode parecer bobagem, mas para muitos a realidade momentânea não nos deixa acreditar, mas com muita determinação, estudo e foco veremos a materialização.
Alguns diriam lunático, já outros falariam que é possível mudar a nação, que até no deserto pode florir rosas uma ou um milhão e que a pessoa mais fria pode carregar em seu peito um grande coração.
Inspire, expire
Pense luz
Lilás, rosa, azul
Interior da dor
Mentalize
Inspire, suspire
Encontre você
No fundo
Seu lar é lá
Contemple a transição
Seu ninho
Sozinho
Pra se plantar um jardim
Antes se deve entender:
Cada rosa, cada jasmim
Era um sonho a florescer
As flores que eu plantei
Existiam dentro de mim
O jardim que amo agora
Já existia no meu sonho
O amor não vive lá fora
É na alma que o ponho
Diga o que tem de dizer
Mas Evite causar a dor alheia
Busque sempre crescer
Mas Sem diminuir quem te rodeia
Aproveite a sua juventude
Como quem vê pela primeira vez
Amadureça com atitude
Faça tudo o que ainda não fez
Uma rosa, todos gostam da rosa quando ela tá sem seus espinhos, mas ninguém conta da parte de ter que cortar os espinhos para aquela rosa poder ficar perfeita e todos poderem apreciar sem se machucar. Mas e a rosa? Todos olham a beleza de suas pétalas, mas e suas cicatrizes no caule? As pessoas não notam isso, e se notam, fazem de conta que não viram, até porque não foram nelas..
Nos tornamos rosas cheias de cicatrizes pois "eles" tinham medo de se machucar em nossos espinhos
Mas por qual motivo nossos espinhos fazem tanto medo aos outros?
Sendo que somos todos iguais?
Metas, objetivos, sonhos.. a obsessão de vencer
Uma causa perdida que me faz falta, são essas ondas diferentes que tinha sob meu corpo, cada uma com sua ponta fina, me fazia bem, mas não fazia os outros bem, e por tentar fazer os outros bem, acabei esquecendo quem eu sou, minha essência
Escutar ruídos em vez de melodia, me assustou, meu dia não começa com um brilho entrando pela minha janela, o dia começa com tons de dor, onde eu realmente não vejo a graça em levantar do dormitório e ser alguém normal com um belo e falso sorriso ao rosto. Fingir ser feliz tinha virado rotina, porque sendo que eu sempre odiei rotina? Quem eu tô me tornando?
Uma pessoa completamente fria que esconde por baixo de 7 palmos de chão seus sentimentos mais belos e coloridos, mas que a dor tomou conta e arrancou de mim.
Ser mulher
Um só dia
Um só dia é muito pouco pra celebrar a mulher
Um só poema, uma rosa,
Uma homenagem qualquer
Palavras são muito pouco
Não importa o que eu disser
E mesmo assim
Dizer é o meu dever
É o dever da humanidade reconhecer que a mulher
É força, é dignidade,
É o que é e o que quer ser
E ela quer ser liberdade
Quer ser mãe
Quer ser artista
Ser sozinha, aventureira
Empresária, agricultora
Ser juíza, sacoleira
Quer ser talvez bossa-nova,
Mas também quer ser funkeira
Quer ser Maria da Penha, Anne Frank ou Malala,
Dandara, Madre Teresa,
Quer ser arma sem ser bala
Gisele, Marta e Michele
Sangue, pele, Marielle,
Quer ser voz que não se cala
Mulher,
Absurdo, paradoxo,
Quer ser ferida e ser cura
Ser calma, ser confusão,
Sanidade com loucura,
Desatino com juízo,
Uma placa com aviso,
Indecentemente pura
Quer ser simples, popular,
Quer ser a joia mais cara,
Quer ser muitas, ser plural,
E ainda assim, quer ser rara
Quer ser livre, corpo e mente,
Quer ser e é diferente,
E a diferença é clara
A diferença é a força
A garra, a resistência,
A coragem, a sabedoria,
A pressa e a paciência
É tão claro e evidente
Ser igual e diferente
Faz parte da sua essência
Mulher,
Mulher quer ser um espelho,
Quer ser o que lhe contrasta
Quer ser o que lhe constrói,
Quer ser o que lhe devasta
Mulher só quer ser mulher
E o ser mulher
Já lhe basta.
O Corvo e a Rosa Negra
O corvo e a rosa negra
Eram duas almas perdidas
Uma no céu, a outra na terra
Mas suas vidas estavam unidas.
O corvo era negro como a noite
Mas seus olhos brilhavam intensos
A rosa era negra pela ausência de paixão
E seus espinhos tornavam ambos iguais, sentiam as mesmas feridas
O corvo era solitário
Pousava em ramos secos
Sonhando com um cenário
De amor, paz e afetos
A rosa, por sua vez
Era bela, mas sozinha
Desejava alguém de vez
Que a fizesse se sentir rainha
Um dia, cruzaram caminhos
eles se olharam intensamente
O corvo, com seus carinhos
A rosa, com seu perfume envolvente.
Ser uma rosa, é ter consciência dos seus espinhos e saber o que podem fazer consigo mesma e com outro.
Respeitar seus espinhos e saber usar com com sabedoria.
Nas flores da primavera, me imagino um beija flor.
Teus lábios é uma rosa, com doces sumos de amor.
"Carinho ou espinhos"
O amor de uma mulher é
um botão de rosa,
que para desabrochar
precisa ser regada com amor e carinho.
Se revela uma rosa delicada,
que se for tratada com doçura,
se transformará numa amante sem igual.
Como tudo na natureza é perfeito.
Se tratá-la de forma rude, só encontrará espinhos.
A MULHER É COMO UMA ROSA, PRECISA SE REGADA TODOS OS DIAS PARA QUE SEU AMOR NUNCA MORRA, E SUA DELICADEZA CRESÇA E FIQUE BELA.
PRECISAMOS DE FLORES, PRECISAMOS NOS SENTIR AMADAS, PRECISAMOS DE ELOGIOS, PRECISAMOS DE CARINHO. AONDE ESTA OS HOMENS DAS HISTORIAS DE INFANCIA?
HOMENS QUE CUIDAVAM E RESPEITAVAM, QUE AMAVAM E QUE DAVAM VALOR?
Tão linda,como o cêu estrelado a noite
Tão delicada,como uma rosa
Tão sincera,como a aguá e transparente
Tao deoce,como o mel
