Poesias sobre rosas

"donde tein rosa tem boca pra aduba sula terra suada e vida tabaiada"

Ventos mitologicos das bibicheiras ou delicadezas simples de sobrevivencia ou cotidiano...

Eu vi nu sê na ondi mas vi u sê na onde nu sêi mas sabi si õh trechinho como rosastaida bibicheira floreta...

Oû setajinho do baraco em balacobaco da cutucação instruintiva da balaia da sobrevivencia montando um ninho sabia de fogo do indio capitao estrangeiro e o principe que si via apenas as sombras a relentar prosam q na terra dele chamam de vento mitologico pois cada um diz um historia dele uma delas diz quem conseguir refletir sua sombra em balde d´gua pode atrair a paixao de sua vida q tocar na agua no mesmo instante colocando o suor de seu subaco seu suar irá inflar o ar até chegar a sua paixão e ela sentirá em suar um perfume puro q atriará até a si e a partir daquele momento um será o suor do outro seu perfume e viverão para sempre felizes na mata sem poluir sendo onde passarem brotarão as flores mais cheirosas do mundo daí veio tal expressado "donde tein rosa tem boca pra aduba sula terra suada e vida tabaiada"

Eu vi nu sê na ondi mas vi u sê na onde nu sêi mas sabi si õh trechinho como rota de vinda das cerras do dia-a-dia q por lá há poi onde a peixe a carpinteiro seguindo as minhocas da ribanceira até arregar a terra o paun do súar-la-a-la como sõô em brisa do entardecer a sê como sé éh aos grilos e ilaia das pantas do mato aás foias roçasdas de rosas i bichi-inhos folhodinhos.

Plantei uma flor no meu jardim,
ficou perfumada,com o cheiro a jasmim,
uma rosa que cresce perfumada,
uma bela planta cuja flor,
chama-se amor e perdão,
Esta é a flor,mantém o meu,
jardim perfumado e belo,
as suas pétalas têm a cor do amor,
e sua fragrância,é de uma paz perfeita.
Os espinhos caem à medida,
que a flor abre pura e bela,
somos nos meu amor.!

Rosa negra

Dos seus olhos vertem pequenos pingos cristalinos,
Uma gota, uma lágrima respinga sobre a mesa
E mistura-se a saborosa sobremesa.

Sobre a mesa uma toalha branca, virgem
Tem sua essência marcada, maculada
Reputação manchada.

Tingida em vermelho ela agoniza em sua dor,
Sente-se usada e abusada pelo amor,
O qual se vangloria do seu torpor.

Sobre si encontram-se duas taças que brindam,
Pique – esconde, em sua inocência brincam.
Ironicamente se tocam timtim.

Em seu âmago carrega o dissabor do ardor.
Sua alma e sua única companhia,
A qual se recolhe e silencia.

Um pequeno botão entranha-se em seu ser.
Um amargo e nefasto fruto,
Evocado do seu luto.

Logo desabrocha e floresce uma sedutora rosa negra
No obscuro recôndito do seu coração
Solitário e só, seu nome é solidão.

⁠Uma rosa branca, dourada pelo sol,
Principiando o orvalho,
Serenando a vida.
A rosa branca,
Pura e sem fragrância,
E sem jardim,
Adornando o silêncio.
A rosa branca que se esvai,
Amarelando-se com o tempo,
Embranquecendo a saudade,
Saudando o silêncio.

Vivendo e aprendendo :


Quem aprendeu a amar com uma rosa


Terá medo de amar com uma violeta.

Fiz esse chorinho na beira do meu violão refletindo as flores do campo tiradas do chão.
Ipê rosa, branco e amarelo enfeitam essa canção
A tríade sagrada da Natureza, bebendo o néctar da boca do beija-flor cereja
Contou pra ela quem você ama quando ela está ausente?
Eu creio que ainda não !

Mesmo que o seu dia não se iniciei como o desabrochar de uma
rosa no jardim;


Será você quem decidirá florir.

O bem-me-quer e o mal-me-quer convivem juntos
nas pétalas de uma rosa.
Ao final do jogo,
só há um vencedor...

O maior perdedor é própria rosa,

que deixa de ser flôr.


clêibeR Otoni

125- CALLIANDRA

POR: José Luiz Mak.

Todas as manhãs calliandra rosa me dá bom dia,

Vasta beleza que encanta no seu arbusto empenhado,

No colo da natureza, com sua destreza vai florindo o meu serrado,

Primavera ou verão, resiste na imensidão, perpétua por natureza,

Perenes ao tempo, seus encantos por todos os cantos,

Chora nas margens dos rios a beleza em fios, um toque de pureza,

Suaves pétalas em finíssima delicadeza, bailarina do serrado,

Musa das flores envolve seus amores, de enfeite ou de ramalhete,

Banhada pela luz do luar adormece sem fechar, com charme felpudo,

Vai enfeitando com graça o meu jardim, flor reluzente, me deixa mudo,

Em cachos vai ganhando espaços, vai me deixando refém,

Agradeço a mãe terra pela beleza no traço, ao meu Deus digo amém.

geralmente atraio espinhos, mas agora estou sendo uma rosa para você
mas com o caule com os mesmos que eu costumava gostar
quero te pedir para se afastar, se não eu posso te machucar
presa em alguém que nao enche os olhos quando me vê, diferente de você
queria tentar algo com nós dois, mas
ficar com você não vai nos fazer bem.
não agora, enquanto eu gostar de outro alguém

Rosa Branca

Como uma linda rosa-branca você exala a calmaria. Tudo em você remete à brandura, delicadeza, ternura e, as vezes, momentos de euforia.

Com uma rosa, devemos ter afeição. Devemos preservá-la, respeitá-la, para não causar nela um arranhão.

A rosa-branca é charmosa, de maneira sútil, ela lhe deixa deslumbrado com a sua aparência meticulosa.

Gostaria que todos compreendesse sua exatidão. Sendo meiga, você consegue o apreço do mais belo coração.

Não deixe ceifar-te. Tu és uma linda rosa-branca, lembre-se da sua ternura e, principalmente, da esperança.

— Lorenzo Almeida (2024).

Como Uma Rosa

Como uma rosa, ela tem suas camadas
Das mais puras, às mais perigosas
Tem seu lado sensível, seu lado obscuro e,
tem seu lado irresistível.

Como uma rosa, você deve cuida-lá
amá-la, servi-lá.

Como uma rosa, ela tem seu lado obscuro;
pode sangrar-te, perfurar-te.
Assim como uma flecha em seu coração.

Como uma rosa, todos a notam, mas, nem todos
a tocam como notas de um piano.

Como uma rosa, ela tem suas profundidades,
nem todos alcançam esta preciosidade.

Como uma rosa, ela marca-te, na pele, no cheiro,
na memória, marca-te tua alma.

Como uma rosa, ela é a mais bela de todas as outras, sendo ela, a mais formosa.

— Lorenzo Almeida.

A Rosa Inteira
William Contraponto


Na névoa fria da ignorância, broto,
um livro aberto é sol no meu jardim.
A mente é chão, mas só floresce o roto
que rega o verbo e poda o próprio fim.


A chama pensa antes de queimar,
e o vento sussurra ideias no grão.
Quem teme a dúvida, deixa de andar,
preso no espelho da convicção.


Sabedoria é faca de dois gumes:
corta ilusões, mas fere o coração.
São pétalas que o tempo não resume
sem se perder em busca de razão.


A rosa só é rosa inteira e viva
se guarda em si perfume e cicatriz.
O fruto nasce onde a raiz cativa,
e o pensamento é chão que pede bis.


Quem colhe cedo, perde o maduro;
quem crê demais, não vê o entrelinha.
O tempo ensina em passos tão obscuros,
mas cada luz é dúvida que germina.

Singela Rosa

A Rosa é singela, esbelta e silenciosa,
Porém, embaixo de suas pétalas
Escondem-se seus espinhos.

Ó, lastimável Rosa!
Quando te abracei, fizeste-me vestir
De meu próprio sangue.
Poderia eu odiar-te por teus espinhos?
Deus, perdoe-me, não possuo...
Não, não me permito odiar a Rosa
Por ter sido a Rosa...

Sim! Faça de sua existência
Da mais bela deste mundo.
Torne tua cor a mais vívida de todas,
Seja a Rosa com o melhor
Dos vestidos de afeições e beldade.

Desejo-te a maior das bênçãos...
A de machucar sem remorso.
Machuque todos como fizeste comigo.
Assim irá ensinar sobre o amor.

Agora, despeço-me...
Adeus,amável Rosa...
Agora, despeço-me...
Adeus,amável Rosa...

Levei uma rosa, ela aceitou
Levei um chocolate, ela também aceitou.
Mas quando lhe ofereci o meu amor, pois é ela recusou.

O amor

Sem
Sofrimento

É como
A rosa
Sem os seus
Espinhos

Está
Desprotegido
Da vida

E designado ao ceifamento
Da sua origem
Na terra

Que
Foi semeado

Com
Carinho, ternura
E delicadeza na esperança
Do florescer...

Mulheres amadas, bom dia...
Minha rosa amada.
Caminho segue deveras no hoje por entre espinhos,
de rosa de um passado! Hoje caule em desalinho,
no passado tu foste rosa de cores e autos brilhos,
no hoje é quase sanha, perde as pétalas nos caminhos...
Já fui dono do jardim, tive esta rosa nas mãos,
nos caminhos pedregosos de joelhos fui ao chão!
Chorei quando era nova. apenas lindo botão,
mas hoje choro ainda! Linda rosa, tens brilho em meu coração...
Espinhos que me feriram! Sangue escorreu se aos chãos,
nas lágrimas de dores antigas quando a rosa era botão,
ainda escorrem se hoje, nas lágrimas das devoções,
pois um amor verdadeiro! Não se esvai, com as lágrimas ao chão...
Mesmo tendo suas feridas. pra mim é rosa em botão,
desalinhado suas cores, vermelho é teu coração,
se me ferires de novo, meu sangue te brilham e então,
apenas quero de ti! Morrer eu em suas mãos...
Quando as raízes, o tempo, a ti tiver arrancado,
estarei ali juntinho! Nas pétalas de um passado,
em teu caule abraçado, morrerei apaixonado,
mesmo tendo me ferido, serei sempre o teu amado...
(Zildo de oliveira barros)15/04/13 13h00min

Vestido de pétalas de ternura
O Amor disse à Rosa:
Sê o meu rosto na vida!
E sem temor
Cresce com doçura
No teu caule de espinhos
E a tua flor será beleza que perdura!

O amor
que está
em mim é,
forte como uma rocha.
delicado como uma rosa...
O amor
que está
em mim,
é eterno...
Pois é,com
os olhos
da alma
que lhe
enxergo...

⁠Rosa Branca

Resplandecer da luz
Onde a singularidade abraça
Benevolencia do tempo
Resignificação acompanhado não necessários
Dádiva do esperar o momento de brotar.