Poesia de Professor X Aluno
O Professor não deve tratar a educação como um laboratório de experiências, em que a cada seis meses testa a metodologia da moda! Mas é desejável que traga coisas novas para metodologias consolidadas!
Desde o Meno, de Platão, é possível estabelecer que o professor não é, em primeiro lugar, alguém que sabe instruindo quem não sabe. Ao invés disso, ele é alguém que tenta recriar o assunto na mente do estudante. Sua estratégia é a de antes de mais nada fazer o estudante reconhecer o que potencialmente já sabe, e isso inclui a quebra dos poderes de repressão interna que o impedem de distinguir o que sabe. Eis aí a razão de ser o professor, e não o estudante, quem faz a maior parte das perguntas. Esse traço de ensino em meus livros provocou algum ressentimento entre meus leitores, ressentimento que se deve muitas vezes à lealdade para com outros professores. Esse ressentimento vem junto com a percepção de uma certa esquiva deliberada de minha parte, trazida à baila sobretudo porque não dispenso a ironia, coisa essencial, para todo o professor desde Sócrates. Nem toda a esquiva, entretanto, é apenas uma esquiva. Até mesmo as parábolas de Jesus eram ainoi, ou seja, fábulas com uma característica de enigma. Em outras áreas, como no zen-budismo, o professor no mais das vezes é alguém que mostra sua capacidade por se recusar a responder às perguntas ou que as varre com algum paradoxo. Responder a uma pergunta (ponto a que voltaremos no curso deste livro) é consolidar o nível mental em que foi formulada. A menos que se deixe algo de reserva, sugerindo a possibilidade de uma pergunta melhor e mais completa, o avanço mental do estudante se detém.
O melhor professor é o exemplo e o exercício das VIRTUDES de nossas ações e atitudes e não de palavra futil e inertes.
Perguntei a ele: O que pretende ser quando crescer? Ele disse: Professor! E continuou: Mas dizem que ganha pouco! Então disse a ele: A vida me ensinou que o conceito de "ganho" é relativo. Faça aquilo que vale a pena e lhe deixa feliz, mas com excelência! Ele disse: Sou feliz por te ter ao meu lado.
O tempo é um grande professor, nos ensina que viver é seguir em frente e recomeçar é aceitar que a cada novo amanhecer sempre há uma chance de fazer tudo diferente!
"Aquele que respeita o seu professor,mas não respeita o seu colega não é digno de ser um verdadeiro colega,e sim um fingido!"
O silêncio é meu professor mais novo, um velho cheio de rugas fundas duro e confuso, não responde perguntas, olha dentro de mim como se tudo que já tivesse uma resposta.
a vida é uma escola, o destino é o professor e suas escolhas são consequências. ele mostra que ninguém aprende sem sofrer por algo ou alguém.
Uma das funções do bom professor é orientar seus alunos sobre como eles devem organizar seus estudos!
Ser professor é despir de todo e qualquer preconceito, para que a aprendizagem seja alcançada. Sua origem, cor, credo, condição social, orientação sexual, não são barreiras para a educação.
O amor é o melhor professor quando se trata de fazer outro alguém feliz. E ninguém pode dá aquilo que não tem em si. Seja o seu próprio amor primeiro.
Ser professor é uma profissão maravilhosamente gratificante, porque depois de cinco anos de muito "aprendizado" temos direito à idílica ociosidade.
E o tempo tem sido meu professor, sua principal lição tem me ensinado a ter paciência, ensinado a esperar. A colheita requer um tempo.
A recompensa para o verdadeiro professor,não é o salário no final do mês,mas ver o brilho do conhecimento,no olhar do seu aluno.
O professor tem em suas mãos o bem mais precioso que alguém pode receber e cabe à ele repassá-lo com a dignidade que o aluno merece!
É como dizia meu professor de futsal quando alguém disperdicava uma jogada boa: Desculpa não ganha jogo. Podemos dizer que uma garota magoada é a mesma coisa: desculpa não é sinal de perdão.
É um crime o professor formar opiniões sem antes possibilitar aos seus alunos o privilégio de pensar !
Consultas psicológicas, Psicoterapia e Psicanálise. Ex-professor do curso de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas - UFAL e ex-professor do curso de Psicologia do Instituto de Psicologia de Maceió - IPM (do Centro de Estudos Superiores de Maceió - CESMAC). Mais de 30 (trinta) anos de experiência profissional como Psicólogo e Psicanalista.
Há filósofos que pensaram durante mais tempo e melhor sobre a ética da medicina do que o professor de medicina alguma vez teve tempo de fazer. Há filósofos que pensaram durante mais tempo e melhor sobre a experiência das duas fendas do que os físicos. Há filósofos que pensaram mais tempo e melhor sobre os fundamentos da matemática do que alguma vez será provável que um matemático o faça. E assim por diante. Tenho consciência de que um filósofo não pode dizer isto da sua profissão sem trair uma certa arrogância. Contudo, é a verdade literal. E é uma justificação suficiente para a existência de uma classe de pessoas especialmente formadas em filosofia.
- Relacionados
- Poesia de amigas para sempre
- Poesia Felicidade de Fernando Pessoa
- Poemas de amizade verdadeira que falam dessa união de almas
- Frases de Raul Seixas para quem ama rock e poesia
- Poesias para o Dia dos Pais repletas de amor e carinho
- Ser professor é: mensagens sobre a jornada no ensinamento
- Mensagem de professor para aluno: palavras que transformam e motivam
