Poesia Contemporânea
O problema da era contemporânea é o nivelamento democrático fascista que nos faz acreditar que um dia todos seremos felizes e amantes da natureza
Sabe qual é a grande diferença entre a igreja primitiva e a igreja contemporânea? É que a igreja primitiva era a igreja da perseverança da doutrina, e a contemporânea é a igreja de ouvintes da doutrina.
" Vivemos numa sociedade contemporânea a qual valoriza a validação alheia do que seu próprio coração, moral da história você vive no mundo da ilusão e da imaginação."
Na sociedade contemporânea, fazer terapia tornou-se uma tendência para atrair companhia, como se assegurasse empatia e equilíbrio emocional.
Entre as gravuras a xilo é a expressão mais antiga e ao mesmo tempo mais contemporânea. Por que o artista gravador tem que ter a habilidade de um mestre artesão ao arrancar da madeira sem volta toda a sua expressividade. O taco original e a xilogravura em papel de arroz são partes invertidas da obra inseparáveis.
A reverência como virtude está perdendo espaço na sociedade contemporânea, em detrimento da ênfase na fluidez das relações interpessoais, na busca pelo sucesso individual e na desvalorização dos valores tradicionais como humildade, respeito e admiração.
Reflexão filosófica da eternidade. Se chamá-la de contemporânea seria uma espécie de fragmento da mesma.
O imediatismo subtraiu toda esperança da sociedade egoísta contemporânea, que vive sem ter fé na vida e ama no estrito prazer que lhe convêm.
A atual arte contemporânea brasileira, resinifica e resgata a importância e a criatividade das obras e artesanatos dos artistas negros, caboclos, indígenas e populares ingênuos. Um reajuste antropofágico necessário, cem anos depois da Semana de 1922, para a identidade do Brasil no século XXI.
Na sociedade contemporânea permeada pelo fenômeno do esgotamento, a mais nefasta consequência manifesta-se na forma da renúncia, isto é, na exaustão que não incita ao repouso, mas sim à abdicação.
Dentro da sociedade contemporânea de hoje, materialista e capitalista, a franca generosidade causa muito mais inveja e insatisfação do que qualquer grande fortuna financeira.
Para a paz contemporânea da política teocrática, há enorme necessidade de armamento, uma arma acima de Deus.
"Em meio a uma prática arrojada, diplomática e contemporânea, o católico universal e anti crise apóstata, não se deixa seduzir pelas falsas promessas de uma religião que se adapta ao mercado, nem se conforma com uma teologia que legitima a opressão dos pobres. Busca, na sua fé e na sua razão, os fundamentos para uma prática cristã comprometida com a justiça, a paz e a fraternidade. É um agente de transformação social que não teme denunciar as estruturas de pecado, nem de abominar o anúncio do Reino de Deus como projeto de libertação socialista".
No Brasil de hoje, no mercado primário da arte contemporânea, dita provocações contestatórias os materiais empregados pela grande maioria dos novos artistas, para realizações das obras são de muito baixa qualidade e provocam concomitantemente um desabamento incoerente de valores no mercado secundário. Varias boas obras, de bons e grandes artistas já consagrados do século XX, chegam ao mercado com valores bem inferiores aos custos dos materiais empregados para a realização de suas criações.
A arte contemporânea do século XXI se torna mais vibracional e dinâmica do que colorista. Algumas se valendo de movimentos físicos e experimentais de rotação e mutação perante as freqüências e interferências ainda muito pouco conhecidas e exploradas pela criatividade humana.
Há uma ligação direta entre acídia e o paradoxo da escolha. A alma contemporânea, esmagada por opções e desconectada de raízes profundas, perde a alegria do bem, o gosto pelo essencial e o sentido da vida interior.
Cabe a arte contemporânea e a tecnológica alcançar novos admiradores com interlocuções de todos os sentidos e os museus se adequarem.
As fundações da nossa civilização contemporânea foram construídas por homens que triunfaram não só pela força de seu entusiasmo, mas pela disciplina paciente para agir constantemente, sem desistir, para colher os frutos no médio e longo prazo. Uma árvore não se planta em um só dia, independente do número de sementes ou área fértil para cultivá-la. Há o tempo para plantar a semente, há o tempo para cultivar a terra e há o tempo para colher os frutos doces. Independente de qual fase o seu negócio esteja passando, em todas elas, há trabalho, muito trabalho. No mesmo tempo em que estamos colhendo, devemos continuar plantando. Essa é a filosofia da marca mais valiosa do mundo, a Amazon, do homem mais rico do mundo na atualidade, Jeff Bezos, o “Day 1” ou “Dia 1” em que todo dia é como se fosse o primeiro dia em que está começando o negócio, em que se mantém a mente e o coração de uma pequena empresa independente do seu tamanho. E o “Dia 2”, na visão desse grande empreendedor, o que acontece quando deixa de ser o “Dia 1”? "O dia dois é estase (impotência), seguido pela irrelevância. Seguido pelo declínio doloroso e excruciante. Seguido da morte. Por isso que é sempre dia 1" (Livro "Mentalidade Empreendedora")
As fundações da nossa civilização contemporânea foram construídas por homens que triunfaram não só pela força de seu entusiasmo, mas pela disciplina paciente para agir constantemente, sem desistir, para colher os frutos no médio e longo prazo. (Livro "Mentalidade Empreendedora")
