Poesia Caminhos
Viajante solitário
"Tenho sugerido novos caminhos, caminhos pelos quais tenho andado, por onde vi flores, rios, mares e almas de indescritíveis belezas, por onde pisei em espinhos e pedras de tropeços monumentais.
Todavia, mesmo que aceites a minha indicação, mesmo que trilhes a mesma estrada que eu, nunca serás como eu sou, nem terás nunca o que tenho, mesmo que vislumbres parte do que vivi, não poderás entender tudo que absorvi nem compreender em que ponto desta caminhada solitária eu me tornei no que hoje sou... Os caminhos podem ser iguais, mas o viajante é sempre solitário"
Um viajante que cedo pega a estrada, e segue andando em caminhos que desconhece.
Assim fui jogado no mundo, sem eira nem beira,
com uma sina a escrever, com meus próprios passos,
pensamentos e ações não planejadas.
Seguindo fui entrando nos abismos do mundo,
nas lacunas deixadas pelo tempo, sobre marcas
de outros viajantes.
Sob os ternos afetos dos meus pais ganhei coragem,
força e destemor, para enfrentar minha própria história
de tantos erros e poucos acertos.
Como um lavrador que cedo madruga, fui removendo as pedras do caminho, arrancando ervas daninha e semeando possíveis esperanças de amores e amizades desejados!
Então veio as chuvas, desaguou sobre a minha intrepidez juvenil
terrores e tempestades, a casa muitas vezes se abalou, mas não caiu, pois fora construída sobre uma rocha, bruta, imperfeita, a rocha que com o tempo aprendi a lapidar, meu pensamento, minhas palavras e minhas ações.
Em todos os caminhos
há pedras e espinhos
em outroshá rios e montanhas
mas o caminho do poeta
é cimentado sobre
cobras e aranhas.
Em busca de sentido
Vida frágil, infinita é busca
incessante de sentido,
Caminhos tortuosos,
destino incerto,
tudo perdido.
Em busca do mundo anterior,
Proust nos conduz,
Ao passado distante,
memórias
que nos seduz.
Mas o presente é fugaz,
um instante adormecido,
Amanhã nunca é certo,
futuro desconhecido.
A inquietude do espírito
em busca de paz,
Mas a guerra consigo
mesmo e com o mundo
é o que jaz.
Deus e o semelhante,
alvo da nossa ira,
Mas a compaixão e o amor
devem ser a nossa mira.
Tão efêmera é a vida,
tão breve é a existência,
Aproveitemos cada instante
com plena consciência.
Não busquemos respostas,
apenas vivamos intensamente,
Pois a fragilidade da vida
nos mostra o quão valioso
é cada momento presente.
jovens, herdeiros de um novo mundo.
Buscando o mesmo objetivo em caminhos diferentes.
Quem dera se não pretendesse serem iguais? Em suas diferenças como flores no jardim, seus sabores, perfumes e essências por um mundo menos entediante?!
Siga adiante, agradecendo a Deus pelos caminhos já traçados, expressando seu amor a Ele e reconhecendo Sua glória sobre sua vida. Tenha a certeza de que Ele está atento a cada pedido seu e que Ele nunca irá falhar.
Confie Nele, pois Ele é o Deus que nunca dorme, nunca se esquece de nós e sempre estará ao nosso lado.
- Edna Andrade
Abençoa-me, ó bondoso Criador, naquilo que minha alma mais necessita. Conduze-me pelos caminhos que me levarão à minha verdadeira essência e propósito.Renova minha fé constantemente, fortalecendo-a em cada desafio que atravesso em minha jornada terrena.
Guiada por tua luz, sinto-me segura e amparada, confiante de que alcançarei plenitude e realização.
- Edna Andrade
Abençoa-me, ó bondoso Criador, naquilo que minha alma mais necessita. Conduze-me pelos caminhos que me levarão à minha verdadeira essência e propósito. Guiada por tua luz, sinto-me segura e amparada, confiante de que alcançarei plenitude e realização...
- Edna Andrade
Bom dia!
Iluminado sejam os nossos caminhos, que nos conduzem à felicidade e ao crescimento. Que a paz esteja sempre presente em nossas vidas, nos tornando mais fortes diante dos obstáculos e nos lembrando da importância de cultivar o amor entre nós.
Que a fé seja uma chama que nos ilumina a cada passo, mostrando-nos que não estamos sozinhos e que sempre podemos contar com o divino poder que nos guia. E com a esperança como nossa fiel companheira, temos a certeza de que dias melhores virão e que tudo ficará bem...
- Edna Andrade
Que Deus esteja presente em todas as minhas escolhas, conduzindo-me por caminhos que sejam de acordo com a Sua vontade.
Que a Sua voz ressoe em meu coração, alertando-me sobre os perigos e encorajando-me a avançar rumo aos meus sonhos e propósitos...
- Edna Andrade
A fé é uma força inspiradora, capaz de nos conduzir pelos caminhos mais difíceis da vida. Ela nos lembra que não estamos sozinhos, que há algo maior que nos protege e nos ampara em todos os momentos. Quando tudo parece confuso e sem sentido, é a fé que nos ilumina e nos faz enxergar além das aparências.
Nesse mar de incertezas, a fé é o farol que me orienta. Mesmo sem saber exatamente o que virá pela frente, eu confio no agir divino e acredito que todas as coisas acontecem por algum motivo. Essa certeza me permite encarar qualquer situação de cabeça erguida, pois sei que sou guiada por uma força maior.
A fé me ensina a manter a calma quando as tempestades se aproximam, pois tenho a certeza de que elas também passarão. Ela me dá a serenidade necessária para lidar com os obstáculos da vida, sabendo que, no final, tudo se resolverá da melhor maneira possível.
- Edna Andrade
Que Deus esteja presente em todas as minhas escolhas, conduzindo-me por caminhos que sejam de acordo com a Sua vontade. Que a Sua voz ressoe em meu coração, alertando-me sobre os perigos e encorajando-me a avançar rumo aos meus sonhos e propósitos.
Que a fé em Deus seja a força que me impulsiona a agir com bondade, compaixão e diligência em tudo o que faço. Que Ele me ensine a ver os outros como irmãos, a estender a mão aos necessitados e a semear amor e generosidade por onde quer que eu passe.
Que Deus seja a razão pela qual eu sigo em frente, a chama que jamais se apaga dentro de mim. Que a Sua presença constante encha o meu coração de gratidão, transformando-o em um solo fértil para o crescimento espiritual e para compartilhar Sua mensagem de amor e paz com o mundo.
- Edna Andrade
#ESPREITO
Por quais caminhos seguem a quem espreito olhares meus?
Bem sei que mesmo assim os desejos vagam para longe de mim...
A ilusão de agora...
Podendo crer-me livre...
Onde tenho a alma,
Sabendo que não sou?
Um passo além...
Distância a que não chego...
Trilhando estranhas sendas...
Sempre adiante...
E muito mais...
Eu não posso descobrir como é possível...
Amar sem ser amado...
Viver, sonhando acordado...
Ser consumido...
Em não te ter ao meu lado...
Sandro Paschoal Nogueira
facebook.com/conservatoria.poeta
Tudo o que precisa esta na sua mente, caminhos, escolhas e objetivos são partes separadas de um elo chamado sucesso.
Não cabe a ninguém consegui-lo por você.
O Andarilho
Tenho percorrido muitos caminhos diferentes, andado por muitas estradas, vencido muitas montanhas e tomado muita água nos lugares por onde passei.
Tenho comido muita poeira, tenho tomado muita chuva muitas vezes tenho estado cansado, fadigado bastante pois a caminhada é árdua, é longa.
Nos dias de tormentas dificilmente encontro com alguém, talvez uma ajuda... Mas é de se entender, quem molhar-se-ia também?
Em dias de tempo bom tenho conhecido muitas pessoas, algumas de almas generosas que me oferecem alimentos, noutros nem tanto assim...
Mas é de se entender e ter sabedoria para também compreender, pois, cada pessoa só pode dar-lhe o que tem sobrando no coração.
Sigo então pois ei de conhecer mais almas benevolentes pela estrada e também ei aprender com as de coração maligno.
Olhar para trás só para ver as flores que plantei pelo caminho, o bem que deixei aos outros e olhos que marejei com a minha partida mas, sempre em frente, olhando para frente para que eu não tropeçe.
A caminhada é longa bem verdade mas, sigamos...
"Flerte Fatal"
Profano… os caminhos que a mente percorre, flertando os perigos sinuosos dos teus quadris.
Caminhos que escolhemos.
Temos em muitos casos, o poder da escolha.
Escolhemos o que vestimos, o que comemos, aonde vamos, com quem andamos, enfim.
Cada escolha representará uma decisão, e cada decisão abrirá novos caminhos, e novos caminhos, trarão novas consequências.
Se as escolhas são determinantes para o seu dia a dia, escolha então ser feliz.
Não é difícil sê-lo, afinal, felicidade é um estado que você pode construir. E essa construção não pode ser tardia.
Plante: Paz, alegria, amor, compaixão, carinho, respeito.
Tire: Ódio, rancor, tristeza, reclamações sem fim, autopiedade, desrespeito.
Quanto mais flores você planta no caminho, menos ervas daninhas você verá. Elas existirão, mas, serão sufocadas pela beleza das flores.
Seu plantio influenciará o ser que você é, e será. E a escolha do que plantar, está em suas mãos.
Comecemos plantando um sorriso, um abraço, um gesto de delicadeza.
Comecemos vendo a beleza em tudo que existe.
Parafraseando: Há pessoas que andam pela floresta e só veem lenha para a fogueira.
Escolha seu caminho.
Pense e reflita.
Paz e bem.
Ilumine seu dia.
027 -"Não busco mais as fantasias que pelos caminhos deixei cair. Hoje viajo na imaginação dos meus dias. Vivo estradas floridas, paisagens deslumbrantes. Nada fantasioso, apenas sonhados e possivelmente vividos."
Idemi®
Aos Olhos de Deus”
Há caminhos que parecem certos…
Mas levam à perdição.
Há conquistas que o mundo celebra…
Mas que o céu reprova em silêncio.
Você pode subir palcos,
encher os bolsos,
arrancar aplausos,
e ainda assim…
estar distante de Deus.
Porque ter sucesso naquilo que Deus reprova…
é o fracasso mais triste que existe.
Não é sobre a aparência.
É sobre o coração.
Não é sobre ser grande no mundo,
mas ser fiel no secreto.
De que vale vencer batalhas
se sua alma está em guerra?
De que vale ganhar o mundo,
se você perde a comunhão com o Pai?
Deus não se impressiona com títulos,
nem com números, nem com fama.
Ele olha para a essência.
Ele pesa as intenções.
Ele conhece o que os olhos não veem.
O verdadeiro sucesso
é viver em aliança com o céu.
É andar em obediência,
mesmo quando isso custa aplausos.
É dizer “não” ao que brilha,
pra dizer “sim” ao que edifica.
É escolher o caminho estreito,
porque você sabe pra onde ele leva.
Filho, filha…
Não troque a voz de Deus
pelos gritos do mundo.
Não chame de bênção
o que Ele jamais te entregaria.
Ser aprovado por Deus
é a maior vitória que alguém pode ter.
E quando você O agrada,
mesmo em silêncio…
o céu se levanta por você.
Eu não cruzei muitos caminhos pra poder te encontrar.
Eu não vivi outras histórias de amor assim.
E na memória nem se quer me lembro de um outro alguém.
Você estava no começo e vai estar no fim.
- Relacionados
- Poemas para finalistas da Universidade que inspiram novos caminhos
- Frases sobre ensinar para iluminar caminhos e expandir horizontes
- Trilhando novos Caminhos
- Frases de Oxalá para guiar sempre seus caminhos
- Caminhos da vida: textos que inspiram reflexões
- Caminhos que Levam aos Mesmos Lugares
- Frases sobre caminhos a seguir
