Poesia Caminhos

Cerca de 6719 poesia Caminhos

⁠Caminhos são apenas caminhos
Se não se sabe aonde ir
São metas que não se alcançam
Ideais a não atingir

É necessário saber
o que se pretende buscar
Para que se consiga
O sonho realizar

Quando se sabe o que quer,
o pisar tem segurança
No solo que mostra a luta,
mas não perde a esperança

Enxerga-se com mais certeza
O dom de perseverar
Quando se trilha o caminho
que se sabe onde vai dar

Caminhando em rumo certo
Não precisa hesitar
Só precisa com alegria
a vitória esperar!



(MARQUES, Iraci. Caminhos. In: GONDIM, Kélisson (Org.). Vozes Perdidas no tempo. Brodowski: Palavra é Arte, 2020. p. 55).

Inserida por vozesperdidasnotempo

⁠... e que todos que admirarem teus 'sapatos' possam e saibam admirar os caminhos difíceis que eles já andaram.
Lu Andrade*

Inserida por jonattam

⁠Senhor
Que os nossos caminhos
Sejam perfumados
E que os espinhos
Sejam leves de esperança
De amor e perdão
Amém

Inserida por Sentimentos-Poeticos

⁠Não temo a Morte temo antes a Vida
e os seus caminhos pedregosos
cheios de sucalcos ...
Não temo a Morte temo antes a Vida!

Inserida por Eliot

⁠A VIDA...

Foi pintada de salpicos...
Cores boas,outras negras...
Caminhos pobres,também ricos...
Iluminados de pobreza...
Misturados os sorrisos...
Gaiatos de rua ,safadeza...
Sonhos,olhares e esperança...
Abraços de novinho,aliança...
Fé,briga...indeferença...
Guerra pura de criança...
Saltos de pura dança...
Fumaça de alegria...
Nascemos pra uma vida...
Mas não feita de um só dia...

Inserida por sabiolindo58

Se você segue o caminho da maioria que segue os caminhos padrões
Nunca chegarás ao verdadeiro caminho da vida⁠

Inserida por Plattinno

⁠Queria sim só enxergar caminhos
Sol quente e passarinhos
Amor, eu e você

Você em mim é mais que paraíso
É tudo seu sorriso
Um novo amanhecer

Inserida por pensador

Os caminhos de Deus nem sempre são óbvios, para nós que pouco entendemos de sua grandiosidade.
João da Cruz, foi um místico, sacerdote e frade carmelita, nascido em 1542, (Espanha). Em sua obra "Subida ao Monte Carmelo" há uma passagem profunda:

⁠Para chegares ao que não sabes, hás de ir por onde não sabes.
Para vires o que não possuis, hás de ir por onde não possuis.
Para chegares a possuir tudo, não queiras possuir coisa alguma.
Para chegares ao que não és, hás de ir por onde não és.
Para chegares a ser tudo, não queira ser coisa alguma.
Para chegares ao que não gostas, hás de ir por onde não gostas.
Para chegares a saber tudo, não queira saber coisa alguma.
Para chegares a saborear tudo, não queiras ter gosto em coisa alguma.

Esse é o caminho,

Inserida por marislei

⁠O caminho das borboletas

As borboletas enfeitam os caminhos do homem
Que mesmo assim insiste em andar sem vê-las
Será feliz esse homem? Quão suave brisa lhe percorre o corpo;
E nem assim se apercebe da beleza que está à sua frente:
Lindas borboletas pairam no ar, a ensaiar o vôo pacífico,
Querendo o chamar. Sublimes asas a abrigar
O pensamento vago que insiste em ali ficar...
Oh, homem insensato! Elas querem te alegrar!
Esqueça os momentos infelizes, linda é a natureza que te cerca!
Olhe para elas... Tão frágeis e delicadas e ao mesmo tempo
Mais fortes que você! Voe como elas, um lindo céu te espera!
Livre será se como elas se tornar... E agindo assim, a felicidade virá!
O que importa é amar... Amar a vida e deixar a vida te amar!

As borboletas enfeitam os caminhos do homem
Que agora já as vê!
Felicidade plena o domina, sentindo a brisa que se aproxima;
Agora pode contemplar a beleza daquelas que o seguem:
Lindas borboletas pairam no ar
Se exibindo para que ele as possa bem olhar.
Sublimes asas a abrigar o pensamento repleto de alegria...
Oh, homem feliz! Elas conseguiram te alegrar!
Guarde bem os momentos de júbilo; linda é a natureza que te cerca!
Você olhou para elas... Tão fascinantes e cheias de vida assim como você
Que ao voar encontrou a tão desejada felicidade! Agradeça!
O que importa é amar....Amar a vida e deixar a vida te amar!

Inserida por Marilandes

⁠Na vida temos decisões e caminhos qual devemos escolher.
Se ficamos sozinhos vivenciando o mesmo,
Ou caminhamos juntos em sentido que nos leve ao encontro de novas oportunidades.

Inserida por Fernandoalfradique

⁠As vezes me olho nos olhos e consigo enxergar vários caminhos, caminhos tranquilos e seguros, caminhos arriscados e outros vitoriosos, caminhos que podem me fazer muito feliz e alguns que podem me matar.
Mas não consigo seguir nenhum deles, consigo apenas ficar aqui parado, preso nessa jaula fria e escura, fico aqui preso olhando e imaginando como seria viver qualquer uma daquelas vidas.

Inserida por sigo_vivendo

⁠❤ ... quisera 'eu' conhecer minha alma, e traçar meus caminhos sem dor... quisera eu!
LuAndrade*

Inserida por jonattam

⁠A destruição e a ruína são os caminhos da transformação
Destrua-se e reconstrua-se diariamente

Inserida por Lu_Correia

⁠Busto de Celeste -

Ó Celeste que nasceste ao Sol-poente
por caminhos, estradas ermas a cantar,
quero ouvir um fado na tua voz ardente
que me leve pela vida a pairar!

Canta um Fado ao Sol-nascente!
Tua vida é um poema à beira-mar,
teu olhar é uma seara reluzente
e teu rosto traz a formosura do luar!

Levas no olhar a presença dos Poetas,
como o Sol que tomba, sempre, junto ao mar
ou as rosas que espalham mil matizes pelo ar!

Canta Rosa-Branca esse canto de Profetas
que a tua voz dissipa a tristeza mais agreste
e dá ao Sol-nascente aquela força que nos deste!

(Para Celeste Rodrigues)

Inserida por Eliot

⁠Amar

Amplitude do navegar
O fascínio do mar
Mostra a vastidão da profundeza
Refaz caminhos antes não sentidos.

Inserida por kaike_machado_1

No Caminho da leitura eu me tornei minha própria salvação.
Compreendendo vários Caminhos e intenção, Mais nunca entendi o meu coração.
Se ler o que já foi escrito é entender, então no meu caminho eu busco compreender cada intenção.
A leitura é uma porta pra outro mundo aonde vc passar por várias experiências...
Um livro um sonho, Um sonho um livro, então o mundo que nós vivemos não seria uma história contada por alguém?...

Inserida por kurumi_tokisaki

Não desejamos os revéses da vida, bem como não queremos passar por caminhos dolorosos, porém, às vezes, devemos ser gratos às adversidades que, vez por outra, surgem e nos deixam em alerta. Delas tiramos alguns ensinamentos, descobrimos certos desígniosios e passamos a conhecer melhor a nós e aos outros, então começamos a exercitar a tolerância, a plantar e cultivar a simpatia, também compreendemos que é extremamente necessário treinar o autocontrole para segurar os ímpetos e as precipitações para não cometer injustiças. Em menor concepção, mas não menos importante, as adversidades também nos ensinam a perseverar diante das desistências, ou dos desânimos que algumas falas tentarão nos impor, e a fundamental qualidade que precisamos de ter neste momento é a humildade, para saber separar quem é do bem e com quem não podemos contar. Existem lágrimas que não se encontram nos choros ou nas tristezas, assim com há angústias e aflições que não são evidentes aos olhos de quem se exime das possibilidades e das clarezas, e na realidade do contraditório nem todos enxergam na mesma direção por isso tem caminhos que são ardorosos, mas nem sempre solitários. Isso nos mostra que e temos de ter paciência e sabedoria para apreciar a passagem da vida sem os desgastes do tempo, sem a infâmia da lingua, pois se há de se consumir que seja na vastidão das bondades, para que possamos colher os frutos das boas sementes que plantamos e que produziram verdadeiros sorrisos e abraços de solidariedade e amizade. Além de ser um sentido gratificante de afeto, solidariedade e amizade são uma forma indissolúvel de respeito ao outro, e à medida que praticamos ganhamos aprendizados inestimáveis, e certamente, para quem quer, temos muito mais a aprender do que ensinar, porque nas adversidades os melhores professores são a prudência, a serenidade e o equilíbrio.

John Pablo de La Mancha

Inserida por JohnPablo23

⁠Que seus propósitos sejam lampadas
para seus pés e, suas idéias, luz
para seus caminhos e sua palavra
a força da fé.

Inserida por Marcoacortes

⁠Andei por caminhos tantos, por estradas desconhecidas. Fiz parada em lugares que pensei serem meu ponto de chegada, mas que faziam só parte da jornada.
No fim, viver é sempre partida, o roteiro é o tempo inteiro de breves encontros e despedidas.
Nildinha Freitas

Inserida por nildinha_freitas

⁠Caminhos da Jornada

Na efêmera existência, a dificuldade,
Passagem breve, mão que toca a cena,
Não mora em nós, mas é a realidade,
Busca da vitória, na dor serena.

No palco da vida, sou navegante,
Viciado em recomeços, sem demora,
Exploro ciclos a cada instante,
Em busca do saber e da luz que aflora.

Nas trilhas da jornada itinerante,
Traço meu caminho com esperança,
Desbravando, sem temor constante,
Em busca da verdade que se lança.

Como um verso que se tece na alma,
Caminhante de mundos de múltiplas faces,
Em cada recomeço a minha alma,
Desvenda o EU em diferentes fases.

Inserida por AugustoGalia