37 poemas sobre o tempo para pensar na passagem dos dias

Acorde, ainda há tempo! E se você tem tempo é porque ainda não acabou. Mas vá com calma. Não é preciso correr, não é urgente chegar. O que é preciso é viver consciente de que cada segundo é único e jamais voltará.

Siga em frente, respire fundo, agradeça, celebre, alegre-se, abrace, dê e receba. Doe-se, sirva e encha o seu coração de satisfação e plenitude da vida. Mas por favor, nunca mais diga que o seu tempo acabou sem que tenha terminado de fazer aquilo que você nasceu para fazer.”

Inserida por rvitorino

Há muitas palavras que jogamos ao vento.

Há muito o que pensar - mais deixamos no tempo.
O tempo passa sem notar que pode se esgotar os pensamentos.

Para que pensar - se hoje temos o dia todo.
São 24hrs a mais e o pensamento sempre volta lá trás.

Essas palavras não são para admirar - vamos nos conscientizar sobre o presente do nosso momento.

Inserida por alanmaiccon

O Tempo, ah! o Tempo,
O que podemos dizer do tempo?
Algo inventado? Algo criado?
Algumas coisas que passam?

Creio que o tempo/é a melhor forma de se aprender.
Ter alguns momentos que podem ser guardados até num porta retrato.

Mas o tempo não é apenas isso.
Perdemos tempo sem perceber,
Perdemos muito tempo sem amar,
Perdemos tempo sem viver.

O tempo é a oportunidade
De acertar,
O tempo é o sentido das coisas que te fazem chorar.

Afinal, o que podemos dizer do tempo?
Algum lamento?
Algum Momento?
Aliás, o que é o tempo?

Inserida por GuilhermeSadocco

Não acredito que o tempo seja resposta para tudo, porque o tempo é igual para todos, mas nem todos evoluem.

Aos que minimamente se movem o tempo traz benefícios.

Aos que estão dispostos a crescer todos os dias, um pouco de tempo revela que o pouco tempo que temos não é muito tempo.

Coisas sutis se tornam valorosas e a agitação e a impulsividade se mostram instrumentos da procrastinação.

Às vezes fazer nada é ganhar tempo. Às vezes ouvir as pessoas é ganhar tempo. Às vezes ver a natureza e ouvir os seus sons é ganhar tempo. Às vezes ver crianças brincando é ganhar tempo.

Do que adianta traçar planos "infalíveis" e não ter "tempo para nada" se não se pode saborear um café, se não se pode ver o pôr do sol, se não se pode ouvir os pássaros, se não se pode ler um livro, se não se pode ver um bom filme ou simplesmente ver as pessoas passando na rua?

Acho que estou começando a entender o paradoxo das pessoas que viveram mais: Apesar de terem "menos tempo" eles não têm "mais pressa", ao contrário. Tem-se mais paciência, porque a experiência lhes abriu os olhos e mostrou-lhes que ser paciente é ganhar tempo.

Agora que vejo melhor, sinto pena daqueles que tem muito a viver, mas por terem muita pressa não tem muito tempo. Afinal quanto mais rápido um trem se locomover, menos tempo temos para curtir a paisagem.

E o tempo nos foi abreviado nesses dias.

Inserida por marcomeireles

Enquanto todos param
Sem saber
Sentem algo que não sabem
Sabem bem que não querem saber
Perdem ganhando o amanhecer
Esquecem que tudo passa
Passando sobre tudo
Passa a mente
Mentindo sobre todos pela corrente fechando as portas da mente

Inserida por JonathanDellaF

Já não nos sobra tempo para realizar coisas úteis...
mas sempre há tempo de fazer uma nova conta,
que nos remete a muitas coisas supérfluas,
assim enchemos nosso tempo de coisas que serão esquecidas,
e a conta por mais uma "coisa" inútil...

Inserida por dimatioli

Não tenho TEMPO
para planejar meu TEMPO
e sobra cada vez menos TEMPO
com a sensação de que o TEMPO
voa e não dá TEMPO
de fazer as coisas a TEMPO

Inserida por persiocordeiro

Tudo se foi,
Eu me lembro tão bem.
Tudo por luxo,
Por eu não ser tão ponte quanto me compram.
Eu sei que é difícil acreditar,
Mas tudo se foi.
Hoje é escombro.
Memórias em pó,
Sob o porta-retratos.
Maldito lustra-móveis!
Que tiram suas digitais,
Do velho e restaurado sentimento.
Bendito seja o tempo,
Entre as estrelas e as mentiras.
Acredite, acabou!
Acabou a espera.
- Não! Espera!
João de barro te explicará.

Inserida por AldoTeixeira

A mala da vida

Ao nascer ganhamos uma mala
Ela vem cheia de espaços
Você pode enfeita-la com laços
Ou perfumá-la com o frescor de uma pétala

Essa mala só é usada uma vez
Em uma única viagem
Use-a com sensatez
Pois não há uma nova bagagem

O que se coloca nela
Queima como vela
Torna-se lembrança
E é eternizada igual uma aliança

O tempo passa, e o check-in chega
Espero que sem sobrepesos indesejáveis
E que só tenha lembranças amáveis

Eis que o avião decola, rumo ao novo mundo
Respire fundo
Então você olha para trás
E se questiona
"Essa mala realmente está cheia ou está vazia?"

Não somos a Mulher-maravilha.
Somos apenas mulheres-meninas.
Que também precisamos:
De colo.
De atenção.
De tempo.
O mundo muitas vezes nos assusta;
com sua crueldade, tentando sempre
no deixar à margem de tudo.
Queremos a liberdade não para farras,
mas sim para que nos escutem,
nos entendam e se puderem que
nos amem de verdade e com respeito.
Talvez assim o nosso mundo seja mais
feliz e colorido, mas com cores vivas que
venham da alma e não apenas como uma
cortina para disfarçar as tristezas.

Inserida por pauloricardoribeiro

Ah, o tempo, esse que corrói, que humilha, que reage, que aperfeiçoa.
Tempo que passa, tempo que voa.
Tempo que se perde e se é perdido.
Tempo do tempo, seu dono, seu viço, seu consolo e desenrolo.
Tempo não posso perde-lo, pois se assim for, não mais me encontrarei.

Inserida por JMeloGuimaraes

Os meus sonhos, dormem e sem acordar
Me forçam a lábios e boca lembrar
Os meus sonhos, os seus traços
Pois estarão sempre a repousar
nos Teus braços ..

E não importa o tempo que dure
porque enquanto de sonhar
e meu coração por ti palpitar
Será como se estivesse com Você
Posso sonhar, sonhar e sonhar.

...o tempo se vai, passam-se anos assim...
mas algo sempre guardarei...
o Teu amor, que um dia eu encontrei
A ainda morar inquieto dentro de mim.

Minhas lembranças, nada pode levar
Um amor tão belo não deve acabar
Os meus sonhos, o tempo não vai enterrar
Porque vida que recebi ao te amar
Ficou imortal ao reter um sorriso
Ficou divino ao entender que é preciso
Reconhecer que a vida que nos faz chorar
É a mesma que um dia me fez te encontrar.

Inserida por cledpe

TEMPO DE REFLEXÃO

TODOS OS TEMPOS
Cada ser traz em seu DNA divino a propensão impulsionadora à felicidade.Ninguém, por mais absurda pareçam suas escolhas, busca a sua própria infelicidade, contudo, não há como negar que parte expressiva dos seres tem vivido tormentos perturbadores que nos parecem longe de se expressar em felicidade.
Alguns parecem encaixar-se às suas escolhas, outros arrastam pesados fardos descontinuando raros lampejos de alegrias.
Por fim, parece incompreensível as realidades existentes entre uns e outros, desta forma criando a ilusão de um caos geral.
Porém, sem entendermos a ação do tempo aparente que nos divide a realidade, fracassamos na compreensão das diferentes posturas.
Portanto, quanto a maturação das ideias, fruto da vivência integral do ser que sente, teremos na eternidade, o teu tempo, o tempo do outro e tempo de Deus.
A felicidade só é suficientemente compreendida e vivida quando nos capacitamos a respeitar e viver estes três tempos.

Inserida por adalberto_godoy

O tempo corre como um rio, largamente em seu destino.
O mar aguarda pacientemente novas águas a se fundirem.

Os oceanos recebem as virtudes.
As águas limpam as tristezas... e as dúvidas... e as angústias.

O aparato físico é o receptáculo de toda energia. Toda ela.
Nele se manifestam as virtudes e as não virtudes.

Tudo se funde na alma e o corpo assume a forma.
O corpo revelará o destino do rio que corre.

Para o mar ou não...

Inserida por audrey_aguiar

MEDITANDO SOBRE TEMPO
Marcial Salaverry

O tempo... o que é o tempo?
Nem sempre temos tempo
de pensar no tempo...
Esperamos pelo bom tempo...
e isto por vezes leva tempo...
Há tempos fiz uma previsão do tempo...
O tempo provou-me que faria bom tempo...
aproveitei esse tempo bom, com algum tempo...
Tive um sério contratempo...
Porque não encontrei o tempo,
e fiquei sem tempo para aproveitar o bom tempo,
pois acabou chovendo terminando em temporal...
E foi uma coisa apenas temporal
que me fez perder todo esse tempo,
explicando-te a indagação sobre o tempo...
Tivestes tempo para ver como estava o tempo...
E a que conclusão chegastes, ou faltou-te o tempo?
O tempo perguntou para o tempo,
quanto tempo tem o tempo...
o tempo respondeu ao tempo
que o tempo tem o tempo
que o tempo tem tempo de ter...

Inserida por Marcial1Salaverry

Se eu te contasse sobre o Universo,
Você não caberia em si.
Você que já morre com dois verso,
Pelos olhos, derramando emoções.
Se te explicasse sobre as dimensões
Você seria Ícaro, meu caro.
Ninguém é tão expansivo que a verdade possa habitar.
A verdade, tão plena, e sem lar.
Não se diga preparado para ser atemporal.
Suas células envelhecem.
Caem como frutos maduros em dias de chuva,
Em seus banhos diários.
Você ainda é terráqueo. Apenas um, inclusive.
Observe sua civilização em declive.
Você não pode ser morada dos segredos.
Não pode destilar, no veneno das palavras, falsas verdades.
Nada do que me disseres te fará preparado,
Pois a verdade não cabe nas línguas.
Terráqueo, você não poderá se ver como universo,
Porém o universo é você, não somente, mas tem você nele.
Se satisfaça com isso, é o melhor conselho que eu lhe daria.
Terráqueo, se algum dia quiseres socorro,
Não grite a mim, eu nada tenho com suas loucuras.

Inserida por AldoTeixeira

Em algum momento você terminará de ler;
Esta poesia;
Ela vai ser somente uma fútil lembrança; Apenas uma fútil recordação.

O tempo acaba;
Os momentos passam.

Em dois dias você nem mais lembrará;
Da futileza aqui descrita;
Aqui fala-se de tempo, e de esquecimento;
O mundo é mais interessante que isso.
Sua história está, agora, intimada
Para Sempre;
Com essas palavras;
Talvez seja um bom gasto do tempo que lhe fora dado;
Talvez não.

Sua felicidade é o tempo ser imprevisível;
E previsível, pois;
A chuva vai parar;
O sol vai se erguer.
Você sempre terá o dia de amanhã;
Por tempo limitado.

Você lembra daquilo que fez;
Dos momentos que viveu;
Nisto, nunca o autor esquecerá de sua obra.

Tempo esquecido;
Será seu título;
Pensou o autor.

Em dois dias você nem mais lembrará;
Da futileza aqui descrita.
Desta história você não é criador;
Vá escrever a sua;
Vá viver;
Esqueça-me!

Inserida por Fishingpain

Túnel do tempo - Alan Maiccon


Vejo no tempo passar o que vivi foi bom , não poderia ser melhor
Cheguei até aqui sem rota ou gps pra me guiar , fui guiado pra estar aqui
E viver tudo que vivi

Pode o tempo passar , mais minhas lembranças sempre vai estar lá
Onde vivi quando era criança
Pode um túnel passar por mim , mais a luz sempre vai estar lá
Nas luzes dos faróis

De que posso reclamar se tive você o tempo todo
Nada me impediu de ti fazer sorrir , beijar e abraçar você
De que forma o possível nos trás como túnel do tempo , eu olho para trás
E vejo tudo que passei com você

Foi bom pra valer
Tudo que vivi com você vou lembrar e não me esquecer

Foi bom ter você
Você fez parte de mim

Inserida por alanmaiccon

SE NÃO SENTIMOS O TEMPO
Marcial Salaverry

Se não sentimos o tempo,
se não o vemos passar,
não sentimos a sensação de existir...
É importante sentirmos,
e vivermos adequadamente
o que se passa em nosso coração...
Temos que olhar para ver o que acontece,
temos que ouvir o que nos querem dizer,
e temos que gostar do que sentimos e ouvimos...
Não podemos fugir das lutas em nosso interior,
ainda que nos cause alguma dor...
Se algo não está bem, queixar-se é preciso...
Não aceitar tudo passivamente,
pois deixar tudo no "é assim...", simplesmente,
não é viver, é pela vida passar...
É preciso mostrar nossa cara...
É preciso que saibam o que queremos...
Viver, é isso, é querer viver,
e não apenas um espaço ocupar...

Inserida por Marcial1Salaverry

Abri os olhos e lá estava ela
O tempo começou a passar pra mim
Antes disso não sei o que era
Cresci e nem percebi

Senti o doce de ser criança
Vivi, brinquei, cresci...
Vi chegar a mudança
Mas também vi o partir

Aconteceu o inevitável
Novamente cresci e em meio às mudanças
Vi meu destino maleável
Vi que quem nem existia hoje se tornou criança

Cresci e vi essas crianças partindo
Cheias de esperança saindo
Vi minha família indo
Pra onde eu não sei ainda

Nessa hora que pensei
Que loucura aconteceu
Desde que comecei
Olha o tempo que você perdeu

Tempo que não volta mais
Tempo que me traz
Lembranças de mais
Dos meus tempos de paz

Já velho fico pensando
Que tão rápido quanto esse texto
Foi minha vida se acabando
Que essa corrida toda, era apenas um pretexto

Corrida pra chegar onde?
Onde ninguém quer chegar
Tem gente que vai de bonde
Tem gente que já tá lá

Minha vez já tá na porta
Minha vista já não suporta
Tanta gente que acha que vive
Mas não passa de gente morta

Essa vista se escurece
Só fico com minha prece
Esperando alguém chegar
Pra poder vir me buscar.

Inserida por colodete