37 poemas sobre o tempo para pensar na passagem dos dias

"NOVA-MENTE"
Quem vive no futuro, vive ansioso,
Quem vive no passado, vive deprimente,
O único tempo que muda é o presente.
Isso é evidente.
O problema é que muitas vezes a mente, mente.
Faz você acreditar que é impotente,
que as coisas são do jeito que são
e nunca serão diferentes.
Está na hora de mudar, está na hora de acreditar em uma realidade divergente.
Está na hora de tentar, de tentar "nova-mente", porquê se o mundo pode mudar a gente, talvez o inverso não seja diferente.

Inserida por jorge_miranda

Escultura de Barro

Nunca sabemos sobre o final; nunca soubemos o que é, de fato, um fim. Sempre sonhamos com o futuro, mesmo não sabendo se este, será um tempo para cada um de nós feliz.

Já viajamos descalços, solas dos pés sobre uma terra acolhedora; barro frio, gostoso, cheio de sentimentos, que hoje não existem mais, devido aos “asfaltos”, ignorância, disseminados com o passar do tempo.

Sentir saudade de tudo aquilo que se foi, não seca as lágrimas que escorrem em nossas faces, por lembranças, momentos tão únicos, marcantes, individuais.... Nossas fases.

Muitas vezes, pode até parecer normal, ver como a vida nasce e se passa, levando sem permissão as nossas histórias, as essências da gente, que sofrem mutações; eis que devemos entender, elas pertenciam àquele tempo, àquela época, e àquele presente.

Nunca sabemos sobre o final; nunca soubemos o que é, de fato, um fim. Sempre sonhamos com o futuro, mesmo não sabendo se este, será um tempo para cada um de nós feliz.

O tempo de vida é o devido, porém, carregamos pouco de tudo o que vivemos; o tempo arrasta, leva embora, apaga, e se não aprendemos a cultivar todos os dias nossas lembranças e histórias, eis esse fim, um final tênue; ambíguo; fabuloso ou deprimente.

Inserida por MayconHalss

Com o tempo aprendi a crescer;
Com o tempo amadureci;
Com o tempo me tornei mais forte;
Com o tempo a paz me encontrou;
Com o tempo eu também descobri o que é amor;
No entanto, descobri com o tempo, que nada sou.

Inserida por JoaoPedro6

Não deixe perder sem se ligar
Reconsiderar o ar em seu respirar
Retornar ao início de se importar
Seu tempo em tempo dirá

Inserida por jouber_alves

O tempo é relâmpago: rápido e inconstante, que só pode ser vivido por quem captura o momento certo e aproveita-o da forma mais intensa. Nós somos raios, a vida é tempestade. Somos raios-humanos convocados pela tempestade-vida para possuirmos um momento de experiência e aprendizagem.
Sábio o raio que ao mesmo tempo que é calmo e sereno possui também certa gradação e doses de ousadia. Feliz o raio em que no momento da tempestade-vida venceu seus limites, ampliou seus horizontes e superou a si mesmo com sua grandeza interior, realizando a mais bela performance.
Entretanto, logo a tempestade-vida passará, nós raios-humanos não existiremos mais, seremos completamente esquecidos e consequentemente transportados para uma dimensão desconhecida sem possibilidade de retorno.
Então... Que o relâmpago seja valorizado, os raios ousados, E a tempestade vivida!

Inserida por alemelharm

O espaço é um vazio
Que ao ser preenchido com a existência de tudo
Passa a chamar-se tempo
E nele somos todos estranhos
A procura incessante da auto compreensão
E só espera aquele que não sabe o que buscar
Pois o tempo sem nós
Volta a ser espaço vazio.

Inserida por HildaMilk

Quando ficares em dúvida
sobre o que fazer diante de algo desafiador,
veste o véu da humildade,
procura a ajuda de alguém
que já aprendeu com a experiência,
pede esclarecimento a Deus,
faz o que estiver ao teu alcance,
e lembra-te de exercitar a paciência,
pois o tempo, em passos longos ou curtos,
está trazendo exatamente o que precisas!

Inserida por EdeniceFraga

Tudo chega a seu tempo e hora.
Assim como os feitos terrenos se acomodam no tempo de Deus.

Geilda Souza de Carvalho

Inserida por geilda_carvalho

Em tempos de guerra, lute.
Se perder, perca com honra.
Mas se ganhar, ganhe com humildadel.

Inserida por joaopaulofran

..........................A chuva.....................................

Houve um tempo em minha vida que parecia
Que a chuva não iria mais embora.

Então fiquei ali a contemplar aquelas gotas de desanimo e tristeza.
Porém,havia algo em mim que dizia que ela ia passar.

Passou um dia,outro e outro,passaram-se vários dias até que, quando eu havia me acostumado Com aquela chuva,ela cessou de repente.

E veio um vento lá do céu e me colocou outra vez a contemplar a luz do sol e revigorar minhas forças para a caminhada seguinte.

Então me levantei e dia após dia estou seguindo enquanto a chuva não vem e ainda que ela venha, outra vez,hei de seguir porque ela,como tantas outras coisas,também passará.

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.” Ec 3.1

Inserida por AlbaneideLopes

Viver é muito mais que existir,
Viver é sonhar, caminhar, cair e levantar, ajudar e as vezes atrapalhar, é ter e perder, olha e não ver ou ver e não perceber, é ser palhaço mesmo que seja involuntário ou ser palhaço voluntário, o importante é arrancar sorrisos. É sentir frio na barriga, arriscar, acertar ou errar.
Viver é reconhecer que o hoje é um presente que Deus nos dá pra melhorar a cada dia.
Viver é se reconhece,se valorizar e ser útil para felicidade...

Inserida por Muniz-voo

O tempo devora tudo
A vida é escrava do tempo
Ele jamais volta atrás
Nem corre antes da hora
O tempo escolhe o momento
E os momentos completam o tempo
Nada será como antes
Nem o ontem pode ser renovado
E o velho nunca remontado
A vida segue seu rumo
Pelos caminhos que formam o mundo
Te mostrei o caminho
Mesmo estando sozinho
Nada mudará
E o que foi
É tudo o que será.

Inserida por rauanrosa

AGORA

o cerrado tornou-se anuário
um conflito de cada vez
um desvario diário
e no calendário, vário, era o mês

foi então que o tempo eu vi
num número, na saudade
uma dor, que na dor eu senti
cada sabor, amor, tudo banalidade
pois, o hoje é aqui...

© Luciano Spagnol
Poeta do cerrado
Setembro de 2017
Cerrado goiano

Inserida por LucianoSpagnol

Já agradeceu a Deus por este momento? SENÃO , faça isso agora, seja O SEU AGORA a hora que for, o dia, mês ou ano não importa.
Simplesmente, agradeça
Esse momento é único, você não irá vive - lo outra vez. Por isso receba - o e agradeça como quem recebe um presente , o que de fato pode ser, só depende de mim e de você. Escolha viver em gratidão , é mais seguro e faz bem por coração. Deus vê tudo e sabe tudo, por isso se encha de gratidão, como Jesus se encheu antes de viver o milagre da multiplicação, como Jesus fez e nos Ensina a fazer, independente do porvir.
Por fim, e com o coração cheio, aquecido por nosso Deus , Agradeça!

Inserida por AlbaneideLopes

O tempo nos ensina muitas coisas e uma delas é que, durante as nossas vidas, muitas pessoas nos deixaram tristes e infelizes, mas a grande maioria foi esquecida. Porém, aquelas que trouxeram alegria aos nossos corações, com certeza, delas jamais esqueceremos!!!

Pedro Marco

Inserida por PMarcos

Tempo se esgota,
Na rápida passagem,
Pequena bagagem.
Nem semente da hora,
Será levada,
De tudo, do nada.
Tempo é agora.

Geilda Souza de Carvalho

Inserida por geilda_carvalho

NOITE

Cai a noite no planalto
Vinda de lugar algum
Estrelas lá no alto
O anoitecer no dejejum

De um quarto vazio
Além da janela, a cidade
Brasília, num luzidio
A magia é divindade

Ruas desertas, silêncio vadio
O dia foi embora, majestade
Sentado num canto, já é tardio
Cai a noite na cidade!

© Luciano Spagnol
Poeta do cerrado
Setembro de 2017
Brasília

Inserida por LucianoSpagnol

A PRIMAVERA

Dentre todas, eu novamente
Aqui num novo ciclo a brotar
Sou a reflora, oh minha gente!
A todo canto, acabo de chegar

Cheguei! Vim toda contente
Perfumada, colorida, doce ar
Se aconchegue e se assente
Sou fascinação em todo lugar

De todas a mais bela. Ingente!
Repleta de feitiço a figurar
Que da sedução sou regente
E no amor o remate pra amar

Venham todos, todos venham
Sou a estação para encantar
Sou poesia. E que todos tenham
Magia, eu a primavera a celebrar!

© Luciano Spagnol
Poeta do cerrado
Setembro de 2017
Brasília

Inserida por LucianoSpagnol

Desgelo
Petrificado pelo tempo,
congelado pelo conformismo,
ele ainda pulsa.
Acordado pelo presente,
despertado pelo acaso do norte estrela,
ele ainda pulsa.
O leque do destino se apresenta,
para sensação do estar vivo,
ele ainda pulsa.
As gotas caídas do desgelo, formaram o rio do passado,
onde embarquei no presente e desaguarei no futuro,
pois sei que ainda pulsa.
.

Inserida por adolpho_boto

O TEMPO
Os amantes o tem por doloso,
Quando longe um do outro esta.
Para os que estão acamados,
O tempo é Vida.
Há ainda aqueles que o julga ser dinheiro,
outros nem ousam a reclamar...
Mas ao fim de tudo, o Tempo
É este que contigo esta!

Inserida por SoaresA