37 poemas sobre o tempo para pensar na passagem dos dias
Fio de cabelo branco
Uma noite dessas, já quase passando das tantas... e meio borracho, arranhei a garganta tentando pigarrear uma palavra qualquer. Num relance, enquanto olhava no espelho do banheiro, vi meu semblante roto refletido feito vidro partido, meio distorcido, talvez pelo sono que me acometia àquela hora.
E mesmo que tentasse fixar o olhar na imagem não via surpresas, só conseguia enxergar minha insuportável silhueta de sempre, igual a sempre.
Lá fora, um frio insuportável! Aqui dentro, um friozinho gostoso... Se esquivando pelas frestas da janela, tentando incomodar.
Ainda de front ao espelho vi meu rosto, meio choco, parecendo querer desandar. As muitas linhas emprestadas pelo tempo emolduravam-no, formando uma expressão esteticamente impressionante, quase arte. Se fosse uma vanguarda, seria Expressionista.
Aquelas formas singulares, aqueles traços ousados, aquele fio de cabelo branco... Aquele fio de cabelo, branco? Em minha opinião, quase uma instalação contemporânea, tamanho meu espanto. Era tudo que tinha de diferente na minha face naquele dia, naquela noite, há anos.
Já se passava em muito da meia noite quando me deitei. Ainda pensava naquele fio de cabelo branco que trazia na face, talvez um disfarce do tempo para encobrir os meus tantos lamentos durante toda a vida. Talvez uma lágrima solitária derramada e petrificada ali, no canto esquerdo do rosto transformada em monumento, um totem erguido à minha maturidade.
Talvez fosse isso mesmo, talvez não!
Nunca soube o porque daquele fio de cabelo branco. Nunca tive um ciso se quer, nunca me casei, nunca tive filhos, nunca plantei uma árvore, moro com a minha mãe até hoje, deixo a cama desarrumada pra hora de deitar e provoco o cachorro só pra ver ele se zangar. Sem falar que até ontem soltava pipa e papagaio na rua feito moleque, um crianção. E agora com esse fio de cabelo branco, muda tudo! Será o fim? Será que será bom ou será que será ruim?
O Tempo...
O tempo é uma prisão, ou paraíso?
Doloroso, divertido...
O que é o tempo?
É o ontem, o agora e o possível amanhã.
Carrasco da alma...
…corredor para o juízo
O tempo nosso Pior inimigo, nosso melhor amigo...
Ah! O tempo...
O Presente passado
O Futuro presente...
É impossível apalpá-lo
Muito menos pará-lo
Incontrolável tempo
É impossível dominá-lo...
Calmo e continuo é o tempo
Senhor da vida e da morte.
VIGIE SUA PRESSA, POIS O TEMPO NÃO ESTÁ A FAVOR DE NINGUÉM!
O TEMPO ESTÁ PASSANDO, A CADA DIA, A CADA HORA, A CADA SEGUNDO, E MAIS, E BEM DEPRESSA!
MELHOR DEIXAR O TEMPO PASSAR.
SE O TEMPO TIVESSE A FAVOR DE ALGUÉM ELE PODERIA SER PARA QUANDO QUISÉSSEMOS, ENTÃO, MELHOR MESMO É APROVEITAR O TEMPO, E SEM PRESSA!
TEMPO DE FLORESCER
Tudo depende do modo que vc vê...
Murchar ou florescer é puramente uma questão de escolhas.
TEMPO...
Quisera eu ter coragem e tempo,
pra dizer pro tempo
que ainda não é tempo de dizer adeus.
Quisera eu ter o dom de mudar o tempo
e mostrar pro tempo que o que passou
pode voltar ao tempo.
Quisera eu ter tempo, de fazer o tempo
entender que, sem tempo, não há como consertar
as palavras ditas fora do tempo.
Mas, aqui estou, brigando com o tempo
que não me deu tempo de mostrar
e dizer quem sou.
Ah tempo...
Lene Torres
Não adianta querer ser forte como uma rocha...
A rocha na sua dureza não aguenta a água mole...
O tempo vai passar e a rocha vai se abrir!
Presente do Tempo
Ansiava indagar
Sobre a dor do pensamento
Quanto ao desapontamento
Ou algum engajamento
Ansiava intuir
Sobre o medo de partir
Quanto a fome de amar
Ou maneira de provir
Não esperava padecer
Sem ao menos entender
O amor que sentem
Ou a vantagem de senti-lo
Por momentos...
Tu corres no verão
Faz morada no inverno
Se insiste em me trazer o sol
Não persista em leva-lo
Porque mais me dói
Ver partir o ‘aqui’
Do que ter aqui
O que nunca esteve
Tu insistes no anonimato
E ri de meus apegos
O tempo passa por tudo
E tudo passa pelo tempo
Com o tempo...
Na cabeça do tempo, sempre fica faltando alguns fios de cabelo, ele passa, deixa marcas, cicatrizes, deixa sempre uma sensação de saudosismo de quando tudo era mais simples, de quando nada era mais importante que não pensar no próprio tempo...
Tudo era festa, a noite era apenas mais um momento e os dias eram sempre produtivos, seja brincando, seja estudando, seja fazendo qualquer coisa, o tempo era apenas uma palavra que aprendemos na escola...
Mas na escola da vida, ele acabou se tornando um carrasco, um bicho guloso, que vive faminto..., comendo nossas horas, nossos minutos e por um segundo, temos a nítida sensação que o dia vira noite, que a noite vira dia e ele simplesmente passa...
Mas afinal, de quem é a culpa disso tudo? Do tempo que decidiu passar, sem nos avisar... Ou nossa, por nos esquecermos, de como realmente deveríamos aproveitá-lo melhor?
http://www.facebook.com/rascunhosescondidos
Meu tempo eu não gasto, apenas peço emprestado umas "horinhas", para poder visitar oportunidades e me tornar uma pessoa melhor..., a noite eu devolvo ao tempo, o resultado que obtive durante o dia..., e depois de fechar a conta, vou dormir (satisfeito)..., porque ninguém é de ferro!
http://www.facebook.com/rascunhosescondidos
Tenho momentos de nostalgia por querer ver tudo que não vivi, às vezes com frequência sou tão indefinido e indeciso. Às vezes parece que estou sendo o que não sou, mas afinal, o que eu sou!? tantas vezes me sinto tão sem sentido, porém, isso até que faz algum sentido, embora ainda não descobri qual! É tudo tão às vezes, é tudo tão incerto que já nem sei se estou realmente diferente por fazer tudo perpetuamente igual ou se ainda permaneço o mesmo agindo de forma diferente...
Em meios as constantes incertezas, às vezes tenho a convicta sensação de ser um espectador de mim mesmo, talvez por isso busco tantas referências, resquícios, reflexos, rastros que de uma certa ou incerta forma mostra-me alguma direção. E assim quase que por fim acabo me encontrando em alguém, em alguns, em canções, enfim, vou me descobrindo, e sem que perceba me perco novamente nalguma curva do caminho, e então como instinto eu pressinto que não preciso mais me achar...
Às vezes e por enquanto vou seguindo do meu jeito na esperança de que este por enquanto dure para sempre, mas que não perdure essa nossa pressa de querer que tudo passe a caber no tempo, e de tanto passar ele já não para mais, já não sobra mais, já se escuta demais e não se ouve mais o som “ensurdecedor” do silêncio. Esquecemos que o tempo é que deve ser a dimensão de cada instante, pois, só ele é capaz de fazer com que tudo dure exatamente o necessário!.
Queremos viver sem medo, mas não temos coragem, morremos de medo de morrer sem ter vivido e assim vivemos, esquecemos que os maiores e mais temidos fantasmas ainda não morreram...
Somos movidos pelo medo, se não temêssemos perder jamais valorizariamos, existem tantas formas de sentí-lo, são tantas formas de entender uma única palavra, mas teimamos em querer que sejamos todos iguais!
Medo pode até ser sinônimo de fraqueza, mas se força for não temer a nada e ninguém, permaneço-me vulnerável, indeciso e medroso, temo a mim mesmo, a solidão, ao escuro, ao espelho, ao silêncio...
É fácil encontrar o horror nos outros, se defender de ataques inimigos, mas, como nos proteger do nosso próprio mal?
O tempo nós faz esquecer o porque de sermos tão esquecidos, mas afinal de contas o que nos trouxe até aqui, medo ou coragem? Talvez nenhum dos dois, o fato é que estamos aqui, e mais uma vez o tempo passa e transforma tudo em lembranças, aguardamos confiantes que ele nos traga também a coragem para enfrentar o medo destemido que insiste em nos rodear. Irônico é esperar e torcer que o destino sempre mude tudo e esquecemos de nos mudar para tentar modificar o mundo, quem sabe um dia tenhamos destreza, mas, isso só o tempo dirá.
Se eu tivesse o dom...
A se eu pudesse voltar atras, não para corrigir erros mas sim para aproveitar ainda mais os meus tempos de escolas em que meus problemas eram todos imaginários, em que a minha unica preocupação era de não querer que a brincadeira acabasse e minha fala-se: Filha, já esta tarde é hora de criança entrar.
Eu queria ter o dom, o dom de mostrar para essas crianças que tão novas desejam realizar o sonho de ser adultas o quanto faz falta e vale aproveitar o tempo de criança, um tempo tão curto que se encerra mais cedo a cada ano que passa.
Eu queria ter o dom de pelo ao menos por uma hora do meu dia pudesse viver como aquela menininha que só queria brincar e brincar sem se importar com o que as pessoas vão achar, que ria sem se preocupar, que não possuia nenhum problema, que não tivesse que dormir e acordar pensando na responsabilidade que a vida adulta trouxe junto a ela e que devemos carregar nas costas.
Eu queria dizer a todas essas crianças que a infância é muito curto, e que como diz o ditado: "Tudo que é bom, dura pouco". Se permita ser criança, se permita brincar até os seus 12 ou 14 anos, se permita aproveitar tudo aquilo que a vida tem de melhor, se permita desfrutar de cada segundo da melhor fase de sua vida.
Não se esqueça, a vida adulta só ira terminar quando a velhice chegar.
Thayna Peçanha
Bom , a vida é complicada ...
As vezes , criamos tanta expectiva com alguma coisa ... e no final , se decpcionamos ... quem nunca ?
.. Achou , que tinha o mundo em mãos ... quem nunca , fez coisa errada , quem nunca riu , chorou , brincou , lutou , ganhou ou perdeu ...
Quem nunca amou ou sofreu ..
Quem nunca correu atras .. De pipa , carinho , amigo , ... de um amor ..
Quem nunca se esforçou ao máximo ... sem ser reconhecido ...
Quem nunca esperou aplausos .. e foi vaiado ..
Quem nunca lutou ... sem ganhar ...
A vida muitas vezes é injusta .. Olhamos , para o céu por horas e horas , procurando uma resposta ... e só ouvimos , o leve silencio que a brisa tras ... talvez essa seja a melhor resposta , para tudo ... para o mundo .. ,
mais .. a melhor resposta .. está dentro de nós .. sabemos o que fazer ou agir ... mais temos medo .. de se arrepender ..
é tão dificil fazer uma escolha , uma nova moradia , um novo emprego , nova vida ou novo amor ...
essa é a lei da vida ... a melhor resposta que você pode encontrar ... pra tudo isso ... só você sabe dar .... e quem sou eu ? .. sou apenas uma leve brisa , sou palavras , sou segredo .. sou tudo ... mais tbm .. sou nada ...
A melhor maneira de vencer o tempo,
é estabelecer um pacto de não agressão.
Respeitar as suas condições,
mesmo as mais exigentes.
Entender que segundos, minutos e horas
jogam ao lado do adversário.
Vim do Norte, vim de longe, só para tentar te resgatar
De um lugar onde tuas lembranças já não tinham mais o que se falar
Vim dormindo pela estrada e aqui estou neste lugar
As setas indicavam vida, cheguei a tempo com tempo e no tempo
Mas, sem tempo tive que voltar, vida se foi, vida ficou
Saudades não, resgate sim, tua semente germinou e deu frutos
Um dia vamos nos encontrar, até lá serei eu e tu, tu e eu.
Consoante o tempo passa você amadurece,e não se preocupa mais em agradar as pessoas preocupa-se simplesmente, em estar bem consigo mesmo.
Depois de um tempo estar "só" não significa tristeza,mas sim auto conhecimento.
A proporção que o tempo passa você já não corre atrás de ninguém a não ser que a pessoa realmente valha apena.
E mais tarde, surgiram novas vidas em outros planetas. E eles descobririam que os homens que viveram na terra haviam morrido de uma doença estranha chamada de 'falta de sentir'.
Eles descobriram que a vida da humanidade que habitava a terra havia se tornado fria e seca demais para que sobrevivessem. Contudo, ao contrário do que todos cogitavam, não foi frieza por falta do brilho do sol ou a secura da falta da água. O fim chegou porque o mundo havia se tornado sem valores, os homens se matavam e se isolavam para proteger seu dinheiro, tudo porque haviam perdido o sentido da felicidade e em busca do dinheiro não tinham tempo para quase nada que era essencial. Foi a maior guerra fria e silenciosa de todos os tempos. Muitas foram morrendo e pouco se percebia.
Assim, a vida havia se tornado tecnológica e automática demais no planeta terra. As pessoas já não sabiam o que era felicidade. Não se falavam mais, não tinham tempo para sentar-se à mesa, mal faziam as refeições com os filhos, faltava tempo para apreciar as paisagens, para olhar nos olhos, para o dialogo, não havia tempo para estar uns com os outros e muito menos tempo para Deus.
Tudo havia ficado tão automático que as pessoas foram perdendo a capacidade de sentir e, assim, não tiveram a capacidade de sentir a sua própria infelicidade, tendo que procurar pessoas que lhe explicassem o que era aquela sensação estranha que tanto lhes afligia. Acredita-se que a maioria começou a tomar remédios para aliviar o que tinham sem saber que aquilo era causado pela necessidade de reaprender a sentir...de reaprender a falar, de reaprender a viver, de recomeçar e assim de novo serem felizes.
Mas não havia mais tempo.
- Relacionados
- 63 frases sobre o tempo para aproveitar cada momento
- 53 frases de reflexão sobre o tempo e a vida
- 53 poemas sobre a vida que trazem sabedoria
- 57 frases sobre o tempo e a vida para pensar no propósito de tudo
- Frases sobre processo para compreender o tempo certo das coisas
- Frases sobre Efemeridade do Tempo
- O tempo cura tudo: 43 frases que mostram que ele sara as feridas
