Coleção pessoal de adalberto_godoy

1 - 20 do total de 41 pensamentos na coleção de adalberto_godoy

MOMENTO DE REFLEXÃO

Competir, compartilhar e depender.

Estes três conceitos transformados em postura de relação nos oferecem amplo material para decifrar muitos movimentos da alma humana, que no indivíduo e na sociedade determinam modelos relacionais com diferentes características e finalidades.
A competição que há muito vem determinando os movimentos humanos, tem se mostrado inicialmente o modelo encontrado para gerar o progresso, ja que movimenta forças internas adormecidas ou, não conhecidas, que viabilizaram a expansão de conteúdos de todas as ordens.
Porém, embora tenha sido útil em um momento, tirando a alma acomodada da estagnação, conceitual, energética e realizadora, nos tempos atuais tem chegado ao máximo suportável em sua ação, pois a energia do confronto que se produz discipa-se em perdas e desgastes inconcebíveis dado a diversidade de elementos constituintes do campo de expressão do progresso individual e coletivo.
Migra agora as novas expressões para a dinâmica sistêmica do compartilhamento, assim, tudo influncia ao todo e o todo não é o mesmo sem a interação harmônica entre as partes.
Compartilhar amor e prazer, o tenho e o não tenho, alegria e a dor, sucesso imediato e o sucesso a seu tempo, enfim, no dizer de PEDRO apóstolo : "Não tenho ouro e nem prata mas o que tenho eu dou", tem sido o elemento atual de integração entre partes tão diversamente constituidas.
Entre a postura da competição e do compartilhamento encontramos a da dependência, onde não contamos com nenhuma das qualidades que os dois sistemas poderiam oferecer, ou seja, nem o progresso pela ação unilateral, nem pela ação coletiva.
Então quando os resultados de uma ação relacional estiver sem força de comando para avanços progressistas e sem consciência de integração pelo compartilhamento estaremos na anulação da vontade causada pela dependência.

PENSAMENTO INTEGRAL

O mundo adoeceu por falta do afeto, ou por falta de expressa-lo?

MOMENTO DE REFLEXÃO

QUAL CAUSA QUE DEFENDE?

" A medida da importância e dos resultados de uma idéia nova se encontra, assim, na emoção que causa em seu aparecimento, na violência da oposição que levanta, e no grau e persistência da cólera dos seus adversários." Allan Kardec E.S.E cap 23 , item 12

Na vida nos manifestamos em diversas oportunidades acerca de buscas e caminhos que nos parecem ser importantes para a consumação de ideias que elaboramos sobre a realidade.
Mas, é de se notar que a grande maioria estabelece, em um tempo qualquer, uma idéia central que se transforma em uma causa existencial.
Cada qual dá a sua causa a importância que lhe é peculiar , já que também na grande maioria a causa derivada da idéia, obedece aos contornos de intenções e amplitude que lhes são próprios.
Nossa causa, derivada então, da idéia primordial que a sustenta, terá os enfrentamentos naturais de tudo o que de novo vai se implantar em nossa realidade.
E como diz a afirmação de Allan Kardec no texto acima, pela extensão e profundidade da oposição que se lhe impõe saberemos o valor desta causa.
Convém lembrar que existem oposições externas e internas. As externas são movimentadas pelos interesses particulares e institucionais a quem a causa defendida incomoda de alguma maneira, pois afeta-lhe os conceitos e crenças, e as internas são os nossos próprios conceitos a nos limitar, pois a própria causa nos desperta para outras realidades até então, não absorvidas por nós.
Seja qual for tua causa, ela sempre Vale a pena pelo aprendizado que deixa em seu rastro de realizações. Só não deixe de observar que qualquer causa, se justifica no amor, motivo pelo qual tudo se movimenta.

PENSAMENTO INTEGRAL

O não, sem porque e para que, é a pior forma de educação que existe.

PENSAMENTO INTEGRAL

Nada nunca será colorido, saboroso, cheiroso, gostoso, enfim, bom o bastante para quem não sabe o que quer, mesmo que esteja a frente de seus olhos e ao alcance de suas mãos.

PENSAMENTO INTEGRAL

Romper barreiras é próprio dos que estão na vanguarda, mas sobrepo-las, somente os que voam nos sonhos que fazem realidade.

MOMENTO DE REFLEXÃO

O CRISTO EM TI

Como foi ou como ele será em ti?De que Cristo precisas?
O Cristo que acalma a alma perturbada que espera consolação.
O Cristo que educa e converge seus esforços para o enobrecimento da alma humana.
O Cristo que perdoa e que em ti deixa a certeza do esquecimento de ofensas, até porque nunca terieis padrão para ofende-lo e, portanto, ele nada a esquecer.
O Cristo que impulsiona o tônus da caridade na alma deixando-a impregnada de essências especialíssimas de doação desinteressada, entrega e fé.
O Cristo com ocupações siderais que é capaz de particularizar o teu problema.
O Cristo que sai do verbo evangélico do cristão fervoroso e se expressa nas ações beneméritas do ateu.
Não se iluda, portanto, quanto a um Cristo prisioneiro de templos e conceitos, ele é luz para todos os seres e de todas as épocas. Viva a expressão mais plena deste ser explícita no amor, que só se afigura verdadeiro a partir do amor a si mesmo.

PENSAMENTO INTEGRAL

Não deixe o que:

- você é, pelo que tem.
- ama, pelo medo da culpa.
- é verdade, pelo que é certo.
- te faz feliz, pelo que parece.
- é chama, pelo que iluminará.
- é vida, pelo que é sonho.
- te move, pelo que dará asas.
- os olhos dizem, pelos conceitos.
- é beijo sincero, pelo desejo reprimido.
- é banho de chuva, por roupas secas.
Porque em qualquer setor e momento da vida, a verdade e o amor expressarão tua melhor opção, ainda quando te desafiares em conceitos e crenças embebidos nos morbos dos preconceitos.

PENSAMENTO INTEGRAL
OS ESTRUPIADOS

"Quando fizerdes um festim, disse Jesus, para ele não convideis os vossos amigos, mas os pobres e os estropiados." S.Lucas Cap.XIV v. de 12 a 15.

Ao pensarmos na acertiva evangélica somos na maioria das vezes compelidos a interpretação exterior, arremessando nossa atenção aos estrupiados do mundo.
Compreendido que os estrupiados são os " acabados, arrasados, arrebentados," não estaria incorreta a visão citada acima proposta pelo entendimento evangélico , porém, Jesus é a síntese de todo o processo evolutivo humano e tal ensinamento não poderia se registringir a apenas a visão exterior, faceta diminuta da natureza humana.
Pensemos em todos os cantos dentro de nós onde moram partes doloridas encarcerados em séculos de escuridão. Tendo o espírito passado por diversas experiências reencarnatorias, tanto quanto na mesma vida nas diferentes fases psicológicas em que passou, deixou partes suas estrupiadas e negadas em ambientes hostis de angústia, culpa, medo e outros martírios do ser, gerando transtornos mentais e comportamentais de diversas ordens.
Por predileção ao que imaginamos conhecer e ter domínio em nós, negamos o convite aos nossos estrupiamentos internos, razão pela qual continuamos escravos de forças interiores negadas, ao invés de tutelar nossos movimentos psíquicos.
Convidar os estrupiados internos, em síntese, é abraçar a própria sombra interior produzida pelos significados doloridos atribuídos por nós mesmos, em vários momentos da evolução, a toda experiência que nos sensibilizou.

Tempo de reflexão:

O que há em mim que me torna especial?
Às vezes este algo é indefinível, mas é isto que pode torná-lo singular. Os fótons às vezes se comportam como ondas, por vezes como partículas, porém, na singularidade, expressam a luz.
Vá então, nunca deixe de investir em sua autocompreensão, mas, enquanto isso, expresse sua luz.

TEMPO DE REFLEXÃO

Dúvidas

As dúvidas que carregamos não são apenas os motivos de nossas incertezas, também significam que algo em nós busca resposta.
Pense que só existiram respostas e conclusões extraordinárias para dúvidas que geraram questões e buscas igualmente extraordinárias.
Não pense que a fé se estabeleça sem tentativas de aprendizados, uma crença pode ser assim, não a fé que esta longe de ser mais um conceito que temos sobre alguma realidade.
Não tema as dúvidas mas os conceitos e crenças, eles é que aprisionam a inteligência do espírito e divide os seres.

TEMPO DE REFLEXÃO :

Quem são os esquisitos?

Aquele que tem uma ideia é um tipo esquisito até que a ideia vença.
-- Mark Twain
Segundo Mark Twain, o esquisito é na verdade o "raro" não descoberto, seja na ideia ou no comportamento acima da média da compreensão geral.
Esquisitos em sentido inverso então, são todos os que levantam todos os dias sem saber porque e nem para que, se dirigem para lugares que não sabem onde levam, e ainda assim ditam regras esquisitas que dirigem as esquisitices do mundo.

TEMPO DE REFLEXÃO

POR QUE ESTAMOS DOENTES DO AFETO?
Nosso HD, o inconsciente, está abarrotado de memórias mal resolvidas que transcendem tempo e espaço. Nossos medos nos tornam criaturas apáticas frente às experiências reais fazendo-nos fixar Morada em paraísos idealizados onde não precisamos sentir, antes apenas explicar os sentimentos.
A experiência real afetiva nos faz caminhar a busca do outro em qualquer nível ou forma que este afeto se apresente, a idealização deseja até, mas teme a experiência do comprometimento, da entrega, do dar por dar-se, sem nada ou muito pouco esperar.

PENSAMENTO INTEGRAL

A vantagem quando planto girassóis ao invés de urtigas é que sempre saberei qual é o caminho da roça. Onde brilha os sóis é minha busca e onde me agride é meu desvínculo.

PENSAMENTO INTEGRAL
"Teu coração aguenta, tudo que é capaz de sentir, para que o espírito absorva em forma de compreensão ."

PENSAMENTO INTEGRAL

"ESTAR ONDE ESTA, SER QUEM É, E VIVER O TEMPO PRESENTE NA ETERNIDADE LATENTE. "

TEMPO DE REFLEXÃO

A GALERIA

Os dias de uma existência são como quadros que pintamos seguidamente. Uns quadros revelam cores pálidas, sem vida e sem a expressão do artista lembrando os dias tristes que construimos. Outros têm cores vibrantes e despejam o calor da paixão interior por si mesmo. Vários quadros vão se postando um a um, os que tem a cara dos outros qdo não conseguimos viver para e por nós mesmos, os que são simples caricaturas denunciando o quanto ainda nos desconhecemos. Enfim, na galeria da vida penduramos os quadros que compomos, e dia chega em que somos necessariamente convidados a visita-la. Não se surpreenda você pintou todas as telas.

TEMPO DE REFLEXÃO

A DOR DE CADA UM

Estar triste na alma é uma dor diferente, pois se faz seguir por apatia moral, roubando-nos as energias impulsionadoras do progresso e bem-estar.
Ao nos sentirmos pequenos e ineficazes diante dos embates da vida, impotentes para mudar realidades que se abatem sobre nós, somos tragados para os maiores pontos de conflitos de nosso movimento interno.
A tristeza é uma resposta emocional à fragilidade em que nos reconhecemos .
"Há muitos em dores semelhantes, mas ninguém em dor igual. "
As dores são semelhantes pela origem e pelo contexto em que se apresentam, porém não são iguais, pois cada qual as significa com a percepção e os desgastes internos que já traz.
Julgar a dor alheia não demonstra apenas ignorância espiritual, mas também profundo desconhecimento do movimento psicológico dos seres integrais.

TEMPO DE REFLEXÃO :
DECIDIR
"Definição : Do Latim DECIDERE, “determinar, definir, decidir”, formado por DE-, “fora”, + CAEDERE, “cortar”. PORTANTO : cortar fora.
Acordei na madrugada com esta palavra estampada em minha mente e no aguardo para o processo de decodificação de suas implicações. Ao buscar o significado no vernáculo, notei que um propósito significativo envolvia este termo.
Decidir então é oriundo da junção de dois vocábulos do latim, como diz acima, que em síntese quer dizer : CORTAR FORA.
Nossa dificuldade em DECIDIR portanto , esta afeta a dificuldade em ESCOLHER, e esta com o medo de ERRAR.
E porque temos medo de ERRAR?
Infelizmente o religiosismo convocado às posturas de humanização e verdadeira espiritualização desde épocas pregressas, não conseguiu prestar a humanidade o papel real da pedagogia do ser integral, sendo assim se utilizou de expedientes como o controle, ou a tentativa dele, através do medo, e a maior força que possuíam sob a mentalidade infantil da humanidade à época era o PECADO subproduto imediato do ERRO.
O pensamento libertador do Cristo já nos convocava a novas posturas e vivências e a visão espiritual e psicológica atual nos arremete às mesmas conclusões.
Assim, quem escolhe tem duas opções: escolher adequadamente ou não, mas não ERRAR E ACERTAR.
Ainda, para tornar mais difícil nossas escolhas, diante da visão ineficaz, taxou-se que quem escolhe acertadamente é BOM, e erradamente é mau.
Para DECIDIR medidas em sua vida você terá necessariamente que CORTAR algo, para ficar com o que lhe parece mais adequado.
Se DECIDIR é cortar fora, temos uma ESCOLHA a fazer e compreender que escolhemos algo em detrimento de alguma coisa.
Desejo a todos felizes ESCOLHAS... E serão, porque aprende-se escolhendo o adequado e também o inadequado .
O mais importante é que as ESCOLHAS sejam suas porque você é responsável por elas.

TEMPO DE REFLEXÃO

MANUAL DAS ILUSÕES.

Seres: invisíveis
Relações : descartáveis
Sentimentos : negados, explicados não sentidos
Passado: de culpas, não de responsabilidade
Futuro : de ansiedades
Presente : o grande desconhecido
Espiritualidade : naufragada no religiosismo
Materialismo: sepultado na visão quântica
Sexo: no colapso das sensações
Crenças e conceitos : desintegrando-se frente a verdade
Os papéis : não se sustentando diante da necessidade de SER
O inconsciente: derramando sobre o consciente
A sociedade : no fim de um ciclo