Poemas Sobre Heróis
Há homens que florescem no caos. Vocês os chamam de heróis ou vilões, dependendo do lado que ganhar a guerra, mas até a batalha os chamar, são homens comuns que anseiam por ação, que desejam a oportunidade de descartar a rotina de suas vidas como um casulo e se encontrarem. Sentem um destino maior do que eles, mas somente quando as estruturas colapsam ao seu redor, é que esses homens se tornam guerreiros.
No esporte lembramos dos super-heróis, que não recuam dos desafios, mesmo que seus poderes não dão conta da situação do momento ou não pode utilizá-los,mas eles enfrentam.
Ultimamente, os atletas em qualquer modalidade são para além de ídolo, heróis.... Ao qual parecem que sempre tem que ganhar.Porém, não se esquecemos das histórias infantis e filmes, que os heróis são chamados na dificuldade, ao qual no início perdem e depois vencem. Herói é na realidade aquele que enfrenta e não recua frente a situação.
No esporte temos que pegar as lendas e histórias dos heróis que contam e marcam a infância! Ao qual nenhum deles recua da situação problema, ao contrário enfrenta,mesmo não tendo força, não podendo utilizar o seu poder, ocorrendo uma situação de desespero,o rival sendo considerado maior, entre cicatrizes e feridas,entre morrer e viver...A característica do herói é enfrentar a dificuldade e não fugir dela,o vencer e o resultado de superar toda essa historinha de empecilhos. Tanto que para ser um herói, tem que ter dificuldade”
Os espertos vivem criando heróis, ídolos e necessidades para os trouxas; nisso reside a força descomunal de nossa desprezível mídia.
"Leiam as vidas dos grandes santos, dos grandes heróis, para vocês verem as possibilidades humanas superiores. Se você conhecer algum, melhor, mas se você não conhece, pelos menos pode ler e imaginariamente participar daquela experiência. A experiência estética e a experiência moral selecionam o que há de melhor, melhor e mais elevado. Você não vai analisar, não vai estudar, você vai simplesmente contemplar e deixar que aquilo se impregne no teu imaginário o máximo que der. Do mesmo modo, na tua vida diária, fuja da vulgaridade, da estupidez. Por exemplo, se uma pessoa te convida: 'Ah, vem no meu aniversario'. Você vai lá, os caras estão tocando pagode, enchendo a cara de cerveja, falando besteira. Para que você vai engolir esse veneno? Não vou não! Evite as más companhias. Se não tiver nenhum amigo, melhor, fica sozinho em casa. Fuja das pessoas que irão te dispersar, te rebaixar, te vulgarizar, te banalizar''
Há pessoas tão carentes de heróis que são capazes de criar um, e sustentar, mesmo sabendo ser uma farsa.
Procurem ler a história dos grandes heróis bíblicos, não precisam ser religiosos, é suficiente ter a alma de filósofo para compreender tão belas mensagens. Leiam como exemplos de vida. Eis alguns heróis bíblicos, comecem por esses: Moisés, Daniel, Noé, Elias, o Rei Davi, José e Abraão.
Os heróis sempre morrem no final, por uma causa muito maior, inflamar os corações dos justos e nascerem milhões de novos super heróis.
“(...) quando vencemos somos heróis, quando perdemos todos nos condenam de forma cruel como fracassados...”
------------------- Geziel Moreira Jordão (Dedy Dú Alecrim)
Muitos querem ser heróis; tantos outros desejam ser alguém; poucos têm a pretensão de serem si mesmos.
O povo brasileiro é tão viciado em heróis que mal perdem um já tem dois ou três saindo do forno e pronto para serem lambido , exaltado e votado.
Heróis e vilões são igualmente lembrados e amá-los ou odiá-los não vai mudar nada o curso da história.
É preciso a contínua manutenção dos nossos heróis. Mas antes disso, o contexto e definição de herói precisa mudar nesse país.
John Maynard Keynes, tão lembrado recentemente, foi um dos heróis na vitória sobre uma grande crise e estava muito longe de ser hostil ao que hoje se chama de neoliberalismo. Muito ao contrário, desprezava os heterodoxos e dizia que a luta de classes sempre o encontraria ao lado da burguesia educada. Na verdade, para os que acreditam em mercados e no capitalismo, o pragmatismo se chama Keynes. É dele que as pessoas falam quando é preciso inovar e produzir uma "resposta criadora" diante de uma urgência grave e inesperada. Podiam invocar também Schumpeter, a quem pertence esta linguagem, mas dá no mesmo. Ambos eram homens do sistema, e não ‘rebeldes'.
Quando eu era criança um dos meus heróis favoritos eram os lixeiros, ficava pendurado na janela de casa, fascinado com seus super poderes, corriam muito rápido, salvando a cidade daquele montão de lixo.
Dizem que todos nascemos heróis. Mas se você deixar, a vida irá fazê-lo passar do limite até você ser o vilão. O problema é que você nem sempre sabe que cruzou essa linha.
Infeliz e nação que precisa de heróis, disse Bertolt Brecht - principalmente se forem políticos (com jeitinho brasileiro), estrelas do cinema adulto, funkeiros 'ostentação' e subcelebridades de reality shows. E agora, quem poderá nos defender?
