Coleção pessoal de AntonioMatienzo
Não pode haver estupidez mais pura do que julgar o outro estúpido apenas não compartilhar de seu universo simbólico.
Antonio MatienzoEnquanto o povo tiver mente religiosa, não adiantará nenhum pensador lhe dar ideias. A maioria converterá tais raciocínios em liturgia e tal autor em mito. Tem sido assim, e dificilmente deixará de ser.
Antonio MatienzoCom tanta gente interessada em política, esta deveria progredir. Mas não progride e suponho o motivo: tal massa está de fato interessada no jogo político, não na política em si.
Antônio MatienzoA PRAGA de todo movimento progressista são os adeptos que estão nele por vaidade. Qual o coerência de estar num movimento de INCLUSÃO para (no fundo) se sentir superior, só apontando o dedo e focando nas diferenças internas?
Antonio MatienzoA Era da Informação não trouxe a expansão mental esperada. A desinformação sempre concorreu deslealmente com a informação. Ambas “tecem a história da humanidade, como com uma linha dupla, uma branca e outra preta” (metáfora de Jostein Gaarder que aparentemente já não cabe na linguística de igualdade racial rss).
Sonhamos com uma Era de Aquário (onde o “bom senso” prevaleceriá, ou prevaleceria), mas fora dos casos isolados e da fé humanista fica difícil imaginar a prevalência da paz, quando o que mais observamos historicamente não foi muito além de um “caos de sensos”.
Só a transformação pessoal produz transformação mundial. O desafio à fé é ver historicamente a Potência Humana majoritariamente a serviço dos grandes manipuladores de mentes.
Não é que a Universidade Brasileira foi cooptada pelo socialismo. É só que quem tem Nível Médio para ingressar numa Faculdade Federal não engole teoria fajuta nem negacionismo.
Antonio MatienzoSocialismo e capitalismo e religiões não merecem ser abraçadas nem repudiadas, mas certamente estudadas. Neste século XXI acumulamos novas experiências e monstros, que nos obrigam a soluções modificadas, provavelmente inéditas.
Antonio MatienzoAs religiões abraâmicas compartilham de um velho mal: a minoria barulhenta e submissa a líderes perigosos
Antonio MatienzoMistura de Estado e Religião é a degeneração de ambos.
Antonio MatienzoO alimento da injustiça é a falsidade
Antonio MatienzoSalvação é funesta miragem, e o próprio bem-estar (ou paz interior) são mero reestabelecimento. A preguiça da alma sobrepõe-se à do corpo. O espírito se manifesta na luta.
Antonio MatienzoSalvação sob condições não é salvação. É o proveito do salvador e a degradação do salvado.
Antônio MatienzoOs novos líderes do século XXI e parecem ser resultado dessa turbina tecnológica para a mais ancestral tragédia da política: “uma minoria mal intencionada reúne mais recursos para influenciar uma maioria de influenciáveis”. Porque afinal, além das propagandas lícitas, essa minoria se utiliza das “outras formas”. Esse fator, sozinho, já explicaria o absurdo de tantos líderes nacionais medonhos.
Antonio MatienzoPenso que o desafio em si do convívio é, no fim das contas, um só: um estar como quer (ou pode)... e o outro simplesmente aceitar. Porque esse é o direito (ou a possibilidade) de cada um... ainda que tal exercício faça mal ao outro.... exatamente como se fosse algo injusto ou proposital. Eis o absurdo sem solução dos relacionamentos.
Antonio MatienzoNão consigo pensar em algo mais contraditório do que um progressismo não pacifista.
Antonio MatienzoQual o sentido em odiar
o lado inflamado por meu próprio ódio?
As religiões indo-orientais ensinam a via pacífica há milênios como método pragmático (e utilitário no sentido do menor sofrimento para o menor número de seres) que pode ser conseguido pela aptidão e/ou perseverança da mente e/ou do coração. Ou seja, vemos vários caminhos diferentes, mas todos requerem pureza e esforço interior. Já para a violência, suponho que basta deixar a medula espinhal nos comandar sem restrição superior.
Antonio MatienzoA partir do ponto em que o homem começa a ter recursos singulares dentro da natureza, surge a necessidade dele se pautar por moralidade igualmente singular.
Antonio MatienzoOuvindo com isenção meu opositor melhoro as chances dele fazer o mesmo.
Antonio MatienzoTemer as possibilidades, não os fatos.
Antonio Matienzo