Poemas que Fala sobre Adeus

Cerca de 44803 frases e pensamentos: Poemas que Fala sobre Adeus

⁠SOBRE CONVIVER COM PESSOAS E CÃES

Demétrio Sena - Magé

Muitos repetem a todo instante, que preferem os cães às pessoas. Há duas cadelas em minha casa. Eu as amo. Mas não vejo como comparar a relação ser humano/pet com os relacionamentos interpessoais. Cães obedecem o tempo todo; não discordam; aceitam a vida que oferecemos e o ser humano é seu dono; sob a classificação de tutor.

É um desafio à nossa humanidade, à dignidade pessoal e ao nosso exercício como seres sociais, nos relacionarmos com outras pessoas. Muitas vezes requer uma grande humildade, a contenção do brio... abala o próprio protagonismo. O ser humano contra-argumenta, contraria, raciocina à altura e não pertence um ao outro. Não somos donos nem propriedades de outros seres humanos, embora o pronome possessivo meu/minha seja muito comum entre nós.

A fraqueza de caráter... a vaidade patológica... o complexo de superioridade, o sentimento de posse, o medo e a preguiça de se relacionar igualitariamente com o outro explica bem esse mantra de algumas pessoas. Elas querem simplesmente que o próximo lhes obedeça, concorde sempre, não tenha vontade própria, opinião, aja sempre com passividade, sem brio e protagonismo. Só elas podem ter sentimentos, reflexos, decisões, opiniões e arbítrios próprios.

Ter cães (duas cadelas) não me faz desejar ter as pessoas de minhas relações "na coleira"; sob o meu domínio; minha tutela permanente. Meu amor pelos bichos não é maior nem menor... é apenas diferente do amor que tenho pelos meus afetos humanos, que trato exatamente como afetos humanos. Com todos os desafios da convivência social.
... ... ...

Respeite autorias. É lei

Inserida por demetriosena

⁠SOBRE TODOS NÓS

Demétrio Sena - Magé

Sou amigo de fulano e cicrano, que são muito amigos de bertano, pessoa muito bem sucedida e influente no bairro em que nós residimos. Bertano tem um problema comigo, por preconceitos que ele nutre porque não tenho religião e sou eleitor da esquerda. Em razão disso, percebo que fulano e cicrano evitam qualquer proximidade comigo em ambientes físicos e virtuais onde bertano esteja (ou não, mas perceba essa proximidade). Em outras palavras; só são próximos a mim, com ele ausente ou distante.

Dia desses fulano e cicrano, que estão sempre juntos, vieram conversar comigo, meio sorrateiros. Olhavam muito em volta: quem sabe, verificando se não passava ninguém que depois pudesse contar para bertano que o viram comigo. Quando eu lhes disse, com muita franqueza, que sabia o que vinha ocorrendo nos últimos dias, eles bem que tentaram se explicar. Disseram que só não queriam aborrecimentos e, pelo que depreendi, havia uns interesses envolvidos, etc. Segundo eles, eu devia entender. Explicações esdrúxulas.

Não entendo. Não entendo escravidão social, afetiva, ideológica, de classe nem qualquer outra... também não entendo "sinsenhorismo" e vocação para camuflagem. Se não entendo, é porque sei lidar com a diversidade... separar quem de quê... ser fiel às amizades opostas entre si... nunca julgar ou deixar que julguem por mim ou me orientem sobre quem é quem. Eu jamais entenderia esse rastejar nas sombras; esse viver de modo a dar satisfações de como vivo, com quem lido e de minhas verdades existenciais.

... ... ...

Respeite autorias. É lei

Inserida por demetriosena

⁠SOBRE MIM E MAIS NINGUÉM

Demétrio Sena - Magé

Dizer que tenho amor pela vida seria exagero. Tenho simpatia pela vida. Sou capaz de alguns esforços para viver, mas não de todos os expedientes para sobreviver. Para mim, seguir a qualquer custo é desrespeitar os limites da vida; renegar a soberania da morte.

Afirmar que me amo, também seria exagero. Sou simpático à minha pessoa. Sobretudo, acho que ser amado pelo outro é muito melhor do que por mim mesmo. Priorizo amar minhas filhas, minha esposa, os meus irmãos, parentes queridos e os amigos reais. Essa é uma bela forma natural de ser amado; se não por todos, por uma boa parcela. Receber o amor sem apelação, que vem do outro em forma de resposta espontânea. Como agradável colheita existencial.

Aceito as pessoas como elas são. Não a vida. Só Aceito a vida "vivível"... plausível, mesmo dura. Viável, mesmo difícil. Com luz visível no fim, quando se apresenta como túnel. Sem esperança, não acho justo viver. E Aceito as pessoas com os defeitos e virtudes que têm. Não a mim. Tenho mil defeitos e todos os dias me deploro por isso. E deixo que as pessoas me aceitem como sou. Essa troca é o que me corrige no dia a dia. Eu não saberia mudar a mim mesmo.

Vou me levando e a vida vai na carona. Simpático a mim, troco gentilezas com ela, por quem tenho simpatia. Não sendo amor, meu sentimento pode acabar de repente, sem a mínima resposta esperada... e no fim das contas, acho a morte bastante sedutora.
... ... ...

Respeite autorias. É lei

Inserida por demetriosena

AMOR EPITELIAL

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Eu amei o teu corpo e teu amor,
meu poder sobre as tuas sensações,
foste a flor no Saara dos instintos
duma longa estiagem no meu brio...
Eu me amei no reflexo da estima
que acordou entre a pele provocada;
na menina que deu ao meu outono
um atalho que nada presumira...
Não te amei como a febre fez sentir,
mas bebi a loucura de que amei,
pela força dos poros encharcados...
Eu te amei como eco da mentira
com que sei que me amaste quando a vida
foi a lira da minha solidão...

Inserida por demetriosena

SOBRE SER LIVRE

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Seguirei o meu rumo que não tem segredo,
afinal me livrei de ser livre de mim,
pra manter meus princípios do começo ao fim
e viver por amor, não por cabresto e medo...

Uma fé não me torne de neve ou marfim,
não me faça oprimir nem apontar o dedo,
quero eu mesmo compor e seguir meu enredo;
respeitar quem o faça, diga não ou sim...

Que ser livre já seja o maior patrimônio,
ter as minhas loucuras, ser alguém normal,
sem que nada me obrigue a virar samurai...

Não é minha essa rixa entre Deus e Demônio;
não serei um soldado do bem nem do mal,
pois deploro essa paz que só a guerra extrai...

Inserida por demetriosena

SOBRE O NÃO SOBREMORRER

Demétrio Sena, Magé – RJ.

Descobri que não tenho temor da morte. Meu medo é de não viver, apesar de vivo... ou de não morrer simplesmente por já estar morto.
Que o destino me livre de ser não sendo. Ir não indo. Estacionar no cais do nada; no porto inseguro do comodismo existencial. Da satisfação de crer que basta esperar o que já chegou e passou pelo meu fim. Chegar ao fim do fim e não conseguir fechar a conta.
Morrerei, certamente. Mas quero morrer vivendo; não morrer já estando (in)devida e veladamente morto.

Inserida por demetriosena

⁠O Azul dos céus sendo refletido
sobre as trasparentes aguas que
correm, que fluem, naturalmente.
Assim é o homem na jornada da vida,
de acordo com a fluidez do tempo.

Á muitos que lutam contra
as fortes correntes, o fluir das
correntes é determinado de
acordo com o vento, que sopra
para diferentes direções e não
se sabe para que lado ira soprar.

Assim somos nós se deparamos
com diferentes cituações que parecem
alterar o curso da nossa historia
porém, contribuem para que encontremos
o nosso verdadeiro proposito e sentindo
exitencial.

Inserida por fabio_junior_kegle

SONETO SOBRE SER

Demétrio Sena, Magé – RJ.

É perfeito que haja imperfeição,
quando nada interfere lá no fundo;
no caráter, no próprio coração
que parece faltar dentro do mundo...

Será pleno quem saiba ser metade,
pra que venha caber outra versão,
se tiver de aceitar uma verdade
onde o pé sentirá faltar o chão...

Ilusão é ser cheio de certezas;
é tanger e dar nó nas correntezas
por sobrar egoísmo tempo afora...

Solidão é ter todos em poder
da soberba; do medo de perder;
de querer ser eterno aqui/agora...

Inserida por demetriosena

CORAÇÃO ESTATÍSTICO

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Crio tanta estatística sem fundo
sobre meus desempenhos afetivos,
que me perco nas rotas deste mundo
numa caça tristonha de motivos...

Quantas vezes pereço; quantas vivo;
quando sou a procura, o procurado;
quem me aprova, quem passa por meu crivo
nesse campo de amar e ser amado...

Coração estatístico e carente;
sempre mede a magia do que sente
o meu alvo de puro encantamento...

Teço gráficos, mapas e planilhas,
para ver se cumprimos nossas milhas
ou alguém teve menos sentimento...

Inserida por demetriosena

MINITRATADO SOBRE A INVEJA

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Os seres humanos têm inveja.Todos têm. Nisso não há exceção. Não é somente o outro. Você e eu também temos, por mais que ninguém ouse admitir algo tão aviltante, mal visto, pequeno e constrangedor.
Mas o bem lidar com a inveja que às vezes pulsa em nós, está em não fazermos dela uma arma de autodestruição, que tem origem na tentativa exposta ou sonsa de possível destruição do nosso alvo.
Não há inveja boa... mas a boa destinação do sentimento incômodo. Isso ocorre quando não a usamos contra, mas em favor de quem invejamos por um momento, para não invejarmos pela vida inteira; o que seria uma tragédia íntima.
Cresceremos de fato como pessoas de bem, quando reagirmos a cada “invejada” nossa. Quando reconhecermos que também invejamos e que não somos tão invejados quanto pretendemos parecer.
Cresçamos com as nossas invejas, admirando aberta e sinceramente o admirável. Agregando valores e reconhecimento a quem desperta essa vilania em nós... também aceitando ser modestos coadjuvantes na história do outro, quando for o caso.
Se eu sinto inveja, é porque o meu alvo tem conteúdo e merece o meu melhor. Tê-la não é ser invejoso. Ser invejoso é alimentar a própria inveja e me dedicar à vingança do sucesso ou do destaque alheio.
Vale a pena repetir que também devemos ter cuidado com o quanto julgamos que nos invejam. Pode ser que o nosso convencimento ou megalomania seja uma inveja enrustida de pessoas que gostaríamos de ser.

Inserida por demetriosena

SOBRE NÃO SER SHOW

Demétrio Sena, Magé – RJ.

Hoje leio de tudo, porque leio mesmo;
sei entrar e sair, tenho crítica própria,
não a esmo e conforme os conceitos formais
que me façam pensar o que pensem pra mim...
Vejo tudo e decido se devo seguir;
só aplaudo se o faço pelas minhas mãos;
os meus sins e meus nãos, por que não meus talvezes,
têm origem nas próprias escritas de mundo...
Abro mão da leitura, retiro audiência
quando minha ciência, tão somente a minha,
não encontra contexto, sentido e prazer...
Porque nada esvazia quem já é pensante;
nada põe a perder quem um dia se achou
e quem sou não há show que precise forjar...

Inserida por demetriosena

Os filhos da vaidade vão crescendo sobre olhar da consciência...

E eu cada dia ponho a cabeça no travesseiro dos meus ideais, logo durmo tranquilamente acordado em meus sonhos.

Inserida por AllanEdpoTrajano

TÚ ès UNICA

DEITADO ETERNAMENTE
INERTE CORPO SOBRE A MESA
AO SOM DO RADIO E LUZ DO CÉU,
LUA,ESTRELAS,FORMAM A NOITE
ILUMINANDO MEU TRISTE MUNDO.

O QUE HÁ NA TERRA PARA MIM
TEUS SORRISOS...SEU LINDO CORPO
TEUS SORRISOS NÃO SÃO PARA MIM,
NEM TEU LINDO CORPO...

MINHA VIDA!!
OH! VIDA MINHA...
O QUE SERÁ?

QUERIDA,O AMOR ETERNO
É O MEU SIMBOLO...
OS LÁBIOS OSTENTA A MINHA VOZ
E DIGO QUE DESTE MUNDO NÃO HÁ
UMA FORMULA DE ENCONTRAR
OUTRA PESSOA ASSIM!

MAS JURAS NÃO ACREDITAR
VOLTES AO PASSADO E VA ATE
O FUTURO,E VEJA SE ENCOTRARAS
OUTRA PESSOA ASSIM COMO TU,
ATÉ A PROPRIA MORTE TE NEGARIA,

OH! QUERIDA
ENTRE OUTRAS MIL
ÉS TU A UNICA...
...MINHA QUERIDA.

DOS SONHOS MEUS
TU ÉS O SOL ILUMINANDO
OS DIAS MEUS...

Inserida por Benepoemas

O trecho a seguir não é de minha autoria, estava lendo sobre a religião judaica e me deparei com ele.
Podemos entender então o que já é claro, fomos sempre guiados em crenças ditadas por outros homens, afinal, existe e sempre existiu humanos formadores de opinião, e estes quase sempre foram e são seres gananciosos.

segue o trecho:

'Se o próprio homem é o árbitro do certo e errado, então o “certo” para ele será aquilo que deseja, independentemente das consequências para os outros habitantes da terra''.

Inserida por Ilma4444

Eu encontrei você na mais escura das escuridôes
Aonde raiou um luz sobre e eu vi a mais bela flor
Tanta Ilusão...
A ilusão te faz feliz por pouco tempo, ate ferir o coração...
Então você perde a razão.
Talvez eu esteja errado, enganado não sei
Eu sigo nessa ilusão de um dia ter você aqui.

Inserida por giovannisalomao

ELE FALOU PARA GENTE NÃO COMER DELA....
NÃO COMEMOS NOS LAMBUZAMOS....
CANTAMOS SOBRE ELA....
FAZEMOS PIADAS SOBRE ELA....
A BEIJAMOS E TREPAMOS COM ELA...
POR CAUSA DELA NOS DESPENCAMOS....
PARA ONDE IREMOS A CARREGAMOS EM NOSSOS BOLSOS....
ELA NOS CONDUZ ELA NOS SEDUZ , APAGA A NOSSA LUZ...
QUEREMOS TUDO AQUILO QUE NÃO PODEMOS...
QUEREMOS EXATAMENTE AQUILO QUE NÃO TEMOS....
NÃO AGRADECEMOS POR TER...
RECLAMAMOS POR NÃO TER.....
MAIS QUEREMOS SEMPRE TER E MENOS AGRADECEMOS POR TANTO TER....
NÃO PEDIMOS PARA O CERTO E TUDO É DADO PELA COISA ERRADA E ESTAMOS CONDENADO , QUE TUDO SERA COBRADO....
OLHE MAS NÃO TOQUE...TOQUE MAS NÃO PEGUE....PEGUE MAS NÃO MORDA...MORDA MAS NÃO ENGULA...
ENGOLI!!!!!!!!!!!!
ME PERDOE!!!!POR MAS UMA VEZ EU COMER O COROÇO ATÉ O FIM!!!!

Inserida por iardilei

Quero te satisfazer no qual você deságue os teus desejos sobre o meu corpo quente... Ardente, porém suave ao teu querer;
Conclame anseios constantes que para nossa própria satisfação nos faça entender altares majestosos repletos de verdades e carinhos;
E em meus medos sob a luz cinza percebo o crepúsculo vivenciando a minha vida com algum propósito insensato entre o meu coração;

Inserida por JULIOAUKAY

Quando estamos juntos a tua correnteza começa fluir pelos meus rios para desaguar sobre os nossos desejos;
Àquele gosto de querer cada vez mais entranhou em meu corpo forte, cego e muito intenso para com o meu coração;
Faça o teu segredo o desfio para entendermos com os momentos indecentes a nossa própria razão... Ah me deixa ficar em tua direção com ou sem o erro de amar;

Inserida por JULIOAUKAY

Nessa estrada onde a gravidade pesa em meus ombros,
Obrigações a perder de vista aparecem sobre os escombros,
Parecendo viver e estar sozinho pra eternidade;
Porém graças aos óculos com o grau da felicidade
Minha retina pode apreciar, compartilhar e conviver momentos
Meus olhos poderem enxergar paixões, razões e divertimentos.
Pois a vida pode ser entediante, pra aqueles que não estão a fim de sorrir.
Mas nossa obrigação e nosso trabalho de diário é ser feliz em tudo que a por vir
Não nos importando com a nossa aparência ou idade
Porque rótulos, só querem diferenciar a igualdade
E a verdade de que somos todos iguais debaixo deste céu
Que brilha e se torna inesquecível, diferente de uma folha de papel.

Inserida por augusto6tavares

uma porta para eternidade,
um espelho do destino,
uma fatalidade,
sobre as escolhas...
que fazemos nessa vida,
espalha os desejos,
no coração profanado,
pelo teu amor,
deixei as feridas,
do que era o amor,
agora é um sonho sem fim,
torna se a face da eternidade.
por celso roberto nadilo

Inserida por celsonadilo

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp