Poemas Doce
A liderança de sucesso proporciona ao líder o amargo das batalhas como também o mais excelente doce das vitórias.
José Guaracir
Doce Nordestina
No calor do Nordeste, onde o sol reina forte,
Encontrei uma alma, um brilho, um norte.
Olhos verdes, como o mar de Maceió,
Penetrantes, profundos, revelando o coração que abrigou.
Baixinha arretada, de força inigualável,
Com a alma de guerreira, inabalável.
Seu sorriso, um sol que nunca se põe,
Ilumina caminhos, aquece almas, nos põe de pé outra vez.
Seu coração? Ah, esse é imensidão!
Tão grande, tão puro, cheio de paixão.
Nele cabem sonhos, desejos, esperança,
E é com esse amor que ela dança.
Ao chegar, senti a felicidade brilhar,
Como estrelas no céu, sem se apagar.
Pois ao lado dessa nordestina tão bela,
A vida ganha cores, o mundo se revela.
Então, aqui fica meu canto, minha canção,
Para essa nordestina, minha inspiração.
Com olhos verdes e coração vasto como o mar,
Agradeço por me fazer tão feliz, por me deixar Te Amar!
Mas confesso, em meio a tanta beleza e paz,
Há um toque de timidez, um suspiro, talvez.
Pois diante de sua grandeza e encanto sem igual,
Meu coração se aquietou, como em um doce vendaval.
Vida
Vida, alegre, triste, brega, as vezes chique
Vida, mocinha, bandida, nova, velhinha
Oh vida, minha!
Vida, cinza, colorida, boa, sofrida
Doce, amarga, clara, escura, rude, e as vezes com ternura!
Vida, de muitos amores, ou de amores num um
De rica aventura, de podre criatura
Vida presente, vida futura!
Esperança, doce vida de criança.
Vida guerra, vida amor, espinho, flor!
Vida, leve, pesada, choro, gargalhada
Vida, passada, futura, jovem vida de gente madura!
Nítidas, incertas, viva bem a vida que lhe resta!
DESPERTANDO
Correr atrás de uma mistura de lembranças. Correr atrás de uma mistura de momentos.
Em céus azuis e violentos, em luzes fracas,
em olhos cheios de vida, em bocas e palavras vazias.
Mesmos gestos, mesmíssimas emoções. Invernos, verões, instantes, doces notas.
E instante após instante saborear
a angústia, a alegria, a dor de se ver dissipar.
Fingindo por um instante de ter esquecido. Esquecendo por um instante de ter acordado.
MÃOS DE VERÃO
Incontrar-se com os lhos, o espaço de um tremor.
Comunicar-se com a mente, enquanto pensa no amor.
Brincar com o olhar, por trás do último véu.
Deixar-se transportar, enquanto se apaga o céu.
Confundir o sabor do sal com o suor. Depois apertar os lábios e escutar o mar.
Um piscar de olhos, desejo, prazer. Palavras sufocadas...
Mãos violentas e doces... Em uma praia, um verão...
A SAUDADE PODE SER
UMA DOCE LEMBRANÇA
Marcial Salaverry
A saudade pode ser uma doce lembrança,
que foi deixada por uma triste saudade
de algo que foi vivido,
e que trouxe felicidade...
É melhor sentir essa saudade,
do que nada ter para lembrar,
lembrança de que se esteve a amar...
Apesar daquela dor persistir,
sempre pode o recordar existir...
Recordar um momento de felicidade,
de um pecado vivido sem maldade...
Aquele beijo trocado,
um lindo instante de amor a ser lembrado...
"Recordar é viver", como aquela música diz,
e não se deve deixar morrer a lembrança
de um momento feliz...
Assim, podemos esperar o amor reviver,
para certamente ver um sonho renascer...
no fundo do pensamento
Me tenho como parte
De algo inimaginável
De algo ainda não visto
No fundo de alguma coisa
Me tenho
E só me toco por que estou dentro
A arte se faz bordão
E o cordão umbilical se rompeu
Mas antes de cortar
A mãe disse não
Sinto saudade
Sentimento forte que aprimora o contido de minha alma
Penso logo consigo
As vezes
Nem sempre
Ultimamente não ando conseguindo muito
O suficiente pra meu mundo não acabar
O suficiente pra eu sobreviver
Na base do impossível posso afirmar
Mas não vai ser o bastante se o eu não arder
Me sinto bruta
E singela
Como gato na madruga
Ou em cima da magrela
Quero pra já
O gosto do sabor doce
O amargo não quero lembrar
E não quero me saciar do cítrico
Peço a minha alma para que me ouça
Mas dessa vez se faça de cabeça
Para entender minhas vontades
E saber quando preciso
E se preciso
Do verbo
"Poema-Doce Revolução
Viva a Revolução
A doce luta do povo
Que busca com ajuda iluminista
Se livrar do capataz
O clero em sua época de ouro
O mais alto escalão da sociedade
A nobreza, o capataz do povo que buscava cada vez mais riqueza,
Explorando sua pobreza,
O povo cada vez mais explorado
Mas que não ficaria calado
Pois a “luz” está ao seu lado
Chicotadas cada vez mais fortes
Para manter o luxo dos nobres
Enquanto o povo descia cada vez mais o nível
E como diz a sua rainha:
_”Se não tem pão, então que coma brioches”
A bela Bastilha
Onde todos que iam contra a vossa majestade se encontravam
Derrubada pelo povo, dando ânimo para tal Revolução!
“ Nous liberté de l´oppression”. Imagino que disseram!
E as passos largos caminharam
Para fora da Bastilha
E a passos largos caminhavam! Para a Revolução
“Les citoyens des armes à feu”
Gritam os revolucionários
Lutam por igualdade!
Morreram por liberdade!
E colheram Fraternidade!
Que foi regada com o sangue impuro
Dos nobres que se diziam sangue puro
O sol e sua mulher Austríaca
Tentaram da guilhotina se safar!
No meio da noite, planejavam escapar
Mas o povo os capturou!
E a guilhotina, suas cabeças rolaram
Um novo sol, sobre arado francês
Direitos para os Homens e para os Cidadãos!
Para o povo que um dia foi miserável."
(autor- Kelson P. Ribeiro 2º A 2019)
Tenha Jesus no coração
Com Jesus no coração ❤️
A criatividade acontece
O amor floresce
E a vida se torna doce!…
É doce!… Doce, doce como o mel!!! …
Gotinhas de Jesus, diariamente, faz mal não, viu!…
Aceite Jesus❤️
Azeite puro faz bem
Para o ❤️
Muita paz❤️
No❤️
❤️
Para certas situações
os conselhos não funcionam,
e talvez nem mesmos
os exemplos, mas as
próprias experiências
sim. Algumas
vezes precisamos passar
pelo fogo para saber o quanto arde.
Mas na vida às vezes
é preciso chorar primeiro
para depois sorrir.
No fim a questão é: será um
riso doce ou será um
riso amargo?
Como a fala da raposa é doce quando está cercada por cães de caça.
(Alicent Hightower)
Vem doce, meu bem
Aqui o tempo passa lento
O resto é o resto
Fiquei
O tempo é nosso
Aproveite cada segundo
Nosso silêncio de amor
Aqui tudo é dobrado
Aparentemente ela era uma pessoa
muito doce, mas foi nos bastidores
da vida, que eu vi de verdade o que ela era de fato.
Di Diana Rios
Domingo,14 de maio de 2023
Dia dos Namorados é hoje...
E um poema para ela vamos dedicando...
Poema dedicado à minha doce, terna e eterna namorada...
PARA DEDICAR À DOCE NAMORADA
Marcial Salaverry
Minha querida (e)terna namorada,
minha menina adorada...
Sempre contigo estarei,
de amar-te, jamais deixarei...
Nunca irei abandonar-te,
pois não deixo de amar-te...
Suave e doce menina,
minha vida se ilumina,
com todo esse calor
que vem de teu amor.
Meus momentos contigo,
tem doçura, tem sabor
muito especial...
É um sonho do passado...
É um sonho no presente...
É um sonho para eternidade,
em terna felicidade...
Neste nosso aconchego,
que começa quando chego,
vai o calor que necessitas,
e em desejá-lo não hesitas...
Mãos que se encontram,
corpos que se colam,
é esse nosso jeito de amar,
que veio para ficar,
até quando nossa vida durar,
e talvez, pela eternidade vai continuar...
Somos (e)ternos namorados, neste nosso amor
que à vida nos trouxe esse gostoso calor...
Marcial Salaverry
A doce ironia... de quem pensa que sabe.
Somos passageiros da nossa própria ignorância, da nossa falsa bondade disfarçada em palavras enganosas, quando queremos sabemos e fazemos o mal. Somos ardilosos e impiedosos com nossos próprios sentimentos. Causamos mais dor muitas vezes a nós mesmos do que há outras pessoas.
A dualidade da vida, ou seja, a coexistência simultânea dos sentimentos, (bons e maus) das atitudes (caridade e avareza), tudo junto e misturado num só corpo, numa só alma. Somos a prova viva do controverso que existe do começo ao fim de nossa existência.
Nossos conflitos internos (e quem não os tem), são de tal forma avassaladores e destrutivos senão soubermos como lidar com eles. Achar as soluções e as respostas se tornam muito mais assustadoras do que o próprio problema em si. Somos o problema e somos a solução também.
Quem em seus pensamentos sobre um problema não percebeu a solução, mas por vários fatores não se atentou em reconhecer a saída. Somos a duvida e a certeza ao mesmo tempo.
Alguns pensam que são donos do seu destino, que fazem as regras e traçam seus caminhos. Pura ironia de quem nada sabe, nada vê, e nada comanda. Quem nos deu a vida foi de uma expertise fenomenal em nos dar uma falsa sensação de que tudo gira em torno de nós mesmos e que temos o controle. Eis ai a dualidade, achamos que sabemos, acreditamos nisso, mas ao mesmo tempo temos a certeza que nada sabemos.
A doce ironia é achar que temos o comando e sabemos o destino, ao mesmo tempo entender e descobrir que nada comandamos e muito menos sabemos pra onde vamos. Simples né...
O melhor da saudade, é que se algo
deixou saudade, é porque foi muito bom,
foi algo gostosamente vivido,
senão, não deixaria saudade...
SAUDADE... DOCE SAUDADE
Marcial Salaverry
Sem nossos momentos de melancolia,
efetivamente a vida, graça não teria...
Esse aperto que sentimos no coração,
produto de alguma doce recordação,
só vem provar, neste triste lamento,
que temos n'alma um lindo sentimento...
Sentimento que leva o nome de saudade...
E senti-lo, sempre é uma doce felicidade,
pois está a nos indicar, que alegrias vivemos,
e que delas saudosos nos lembremos...
Saudade que nossa alma aperta,
que belas lembranças nos desperta...
Não devemos nela pensar com tristeza,
mas sempre sabendo tirar dela a beleza...
do que de bom se viveu em um amor,
que um dia encheu nossa vida de cor...
Saudade, que nossa alma aperta
quando nosso peito acerta,
e que sempre nos traz melancolia e dor,
na doce lembrança do vivido amor...
Marcial Salaverry
Olá, fico feliz que dê uma certa forma o algoritmo nos colocou em contato, no entanto é no calor de um olhar e através de um doce sorriso, que o despertar de uma nova paixão pode ocorrer!
A N C I O S A ❤️
Você pode ser ruiva, loira ou morena
A idade chegar e as rugas aparecerem
Perder um ou dois entes queridos,
Mas nada muda
o jeito seu
simpático,
meigo
e
doce
de tratar as pessoas tão bem
mesmo estando cansada,
triste
e
sozinha;
essa é sua força
seu jeito de ser
de suportar,
de evoluir,
de se transformar em algo novo
Pode ser que ninguém veja o que eu vejo
pode ser que o seu sofrimento passe despercebido
mas não importa,
desde que eu saiba
o que eles não conseguem enxergar
do seu verdadeiro EU
Um sorriso seu é capaz de me paralisar.
É mais doce e mais saboroso que o mel.
Tocar nesses lábios é me levar ao céu.
Não sei como é ficar sem poder saborear.
O doce encanto que é apreciar o seu olhar.
Se um dia fiquei sem ele, nem pude notar.
Só o que noto é a plenitude dos seus olhos.
Que deveras é belo e acalenta quando a olho.
Que os momentos sejam sempre eternizados.
Pois, ao seu lado me perco e em você me acho.
Inesquecíveis são as memórias do passado.
Que no seu sorriso será eternamente lembrado.
Quando olhar e vir, que a tive em meus braços.
Por saber que sem você tudo fica embaçado.
O aquecimento global e a ÚNICA forma de recuperarmos/não perdermos a para a vida tão preciosa e indispensável água doce...
Só começando AGORA a tal conter;
Do mar, até às nascentes da tal;
Usando as barragens pra a tal reter...
O faltar dela iremos inverter;
Daí, pra resolvermos este mal;
Temos que a energia, a em tais, ESQUECER!
São, pois, horas de usarmos essas ditas;
Pra retermos a água em tais contida;
Usando-as sómente pra armazenar...
Impedindo-a assim de ir parar ao mar;
Pois, precisamos, é dela pra a vida;
Por só, ela mesma a poder salvar!
Usemos a tão preciosa havida;
Criando reservas do mar à serra;
Pra a tal, como fontes de retenção...
Pois, se a deixarmos como agora, e então;
Perder-se no mar em vez de na terra;
Iremos pôr em risco a nela VIDA!
A água do mar está garantida;
Mas a da terra está condenada;
Se HOJE, não começarmos a actuar...
Daí, ser tão urgente a tal, pois, guardar;
Não deixando a doce ir ficar salgada;
Por sal em terra, matar vida havida!
Usemos pra energia, limpas fontes;
Pra a electricidade que precisamos;
Pondo um fim à gerada nas barragens...
Pra usarmos só as tais como garagens;
Ou exclusivamente as utilizarmos;
Como retenções, desde o mar aos montes!
Quando houver retenção do mar à serra;
Haverá maior evaporação ;
Da dita indo fazê-la após cair...
Em forma de chuva e fazer fluir;
A vida, acabando com a extinção;
Que o global aquecer provoc' à Terra.
Com esperança que este poema seja pelos tão raros mas entre nós existentes, Bons,
políticos visto, a cujo dele aconselhar, deverão complementar com uma URGENTE prevenção de fogos e ordenada reflorestação.
😥😥😥😥😥😪
@manuelsalvadorsantos
