Poemas dia da árvore
Para crescer, é preciso doer.
O músculo rasga antes de firmar.
A árvore não floresce sem cortes,
sem ciclos que se fecham,
sem as podas do tempo.
Novos caminhos te levam a novas almas,
e novas almas abrem portas para mundos que você nunca sonhou.
De vez em quando, desvie.
Saia da rota, abrace o risco.
A evolução cobra o preço da perda.
A trilha é estreita,
as pedras machucam,
mas não esqueça de olhar a paisagem —
há beleza até na dor.
O topo? Só um ponto.
O pódio? Só um palco.
O verdadeiro palco é o silêncio do treino,
onde ninguém vê,
onde só você se ouve.
Ninguém virá te salvar.
É você… por você…
e mais ninguém.
Leia bons livros.
Cuide da alma.
Cerque-se dos que sabem mais —
e aprenda.
Fracasse com dignidade.
Aceite as quedas.
Levante mil vezes, se preciso.
O fraco desiste antes de tentar.
O forte?
Sangra, chora, cai…
mas não para.
Na persistência, ele vence.
Seja obstinado —
como quem planta mesmo sem ver flor,
mas acredita que um dia…
vai florescer.
Você é arvore menina !
Cheia de frutos
Cheia de tudo que eu quero
Cheia de si mesma e pouco do amor que te dou
Cheia de magia
Como as notas musicais você me apareceu
E eu ainda nem aprendi tocar esse violão!
Te pedi um pouco do que tu não guarda no bolso, mas guarda no coração
Fiquei sem saldos, sem teu caldo
Apenas com teu riso, fez miragem no deserto do meu ser
No brilho dos teus olhos vi lucidez, era como Isaac Newton criava suas proprias leis
Me sentia como um rei sem coroa, tinha em minha riqueza somente tuas palavras
Que como sementes germinavam em meu consciente
Minha cachola ficava cheia de granolas, pensando em um eu e você
Em um ringue disputava, meu cérebro e meu coração
Cérebro puxava seus impulsos, coração pulava no peito todo alegre e sem jeito
Amava te ver, mesmo sem enxergar, só bastava aparecer e ele disparava
Como um atleta correndo em direção a linha chegada
Após tanta corrida, esse atleta se cansa e descansa na saudade de algo que não viveu com você.
uma flecha que anoitecesse no tempo
lugar, pedaço de terra, erva ou árvore
uma flecha que resistisse implacável
à biologia de uma meia volta de Úrano
sem a subtracção de uma soma
este lugar contém o mesmo
azul celeste sem ser galáctico
poalha invisível sem ser cósmico
é este o lugar onde renascem
os primeiros homens órfãos
do destino sem distinguirem
a mortalidade do seu tempo
densos e altos e firmes poentes
ave, voo pleno ou plano boreal
desvelam frondosos sobre a água
o misticismo das sereias mudas
ninguém as vê plantando os peixes
ninguém as vê caminhando sobre o céu
ninguém as vê contando as pedras
e os peixes voam no céu como pedras.
(Pedro Rodrigues de Menezes, "os peixes voam no céu como pedras")
Assim diz o senhor
“Renovo e produzo frutos novos que ninguém provou, pois da árvore da vida abunda o pomar da criação, saboroso e vigoroso é o fluir da raiz firme, a verdade que ramifica, edifica, O Espírito que tenho prometido é fértil e transbordante.”
Giovane Silva Santos
Sou forte igual uma árvore
Tenho raízes profundas
E bem cravadas
Em tempestades fortes
Eu danço
Ao som dos ventos
Me arrasto até o chão
Com ofegante respiração
Um momento turbulento
Traiçoeiro e abrupto
Me assuta
Vem a brisa de mansinho
Num balançar suave
Com Delicadeza
E eu me recomponho
@zeni.poeta
Monkey Mãe...
Mamãe sempre me disse que viemos do macaco
Mas que não era para subir em árvore
Mamãe porque só uma parte evoluíu ?
Será,ou será isso a evolução?
Ou será que foram eles que vieram de nós?
Homem sempre primata
O capitalismo cada vez mais selvagem
Os que sobraram com tacapes
Tão selvagem canibalismo
O capital e sua selva ,competir,matar
Só o que importa é conseguir o seu lugar
A capital perdendo a sua relva
E talvez os que sobraram continuar como macacos
Eles não se matam por esportes
não enjaulam ,não empalham
Mais racionais que nós
Não constroem armas
Eles não destroem o planeta
Não maltratam suas fêmeas
Nem abandonam seus filhotes
Macacos nunca cospem onde comem...
Malbec
Achava que era tronco;
Achava que era árvore;
Atestava que era madeira da melhor qualidade.
Mas é uva.
Doce e macia na Argentina;
Na França, dizem que é amarga.
No Brasil, é cheiro.
Que grudou nas minhas paredes, nos meus lençóis e no meu próprio ar; invadindo os meus pulmões com o absoluto consentimento do meu coração; que aí, então, eu já nem tinha mais a escolha de retornar praquele oxigênio fastil, e ora, bem como se eu quisesse.
Não repare apenas beleza na árvore em seu esplendor da primavera, na sua sombra e frutos no verão e nem a sua resistência no inverno.
Por que chega o outono na vida de todos aonde, somos por natureza obrigados a crescer, produzir folhagem e estrutura nova, estar pronto para produzir e ser útil aonde estivermos.
Por que o que importa é aonde nós fomos plantados e a nossa raiz como enraizou e está firmada.
Não é a nossa folhagem que pode parecer bonita e uma árvore frondosa, mas que nunca deu um fruto se quer e no primeiro vento forte é derrubado, no primeiro ataque não resiste as pragas e morre.
Ricardo Baeta.
Eu vim da lama
Há sujeira nas minhas mãos
Forte como uma árvore
Existe raízes onde eu estou
Eu tenho fugido da lei
Espero não ser derrubado logo
Andando em noites sem dormir
Tente me pegar uivando para a lua
(Howling at the Moon)
Árvore da vida
Inocência de criança...
Nasci livre...
Sem roupas e de olhos fechados...
Na tábua da vida ficou...
As marcas do cordão umbilical...
Tratava-se de mais uma alma viva em busca da vida real...
Com o passar tempo...
Uma constante transformação...
Era uma vez um bebê...
Era uma vez uma criança...
Era uma vez um adolescente inexperiente...
Chegou o tempo...
Me vi como uma árvore...
Daquela semente brotada...
Pisoteada por alguns...
Regada pelos céus...
Admirada pelo Sol...
Protegida por enormes mãos...
Por essa vida...
Recusei e protestei muitas coisas...
Feri e me feriram...
Mas....
Os cipós me entrelaçaram...
Me prenderam as outras coisas...
E o vento veio...
E me soltou...
Fraturadas são as melodias...
Hoje é assim que vejo...
As canções que eu ouvi...
Ja não existem mais...
Mas ficou na memória de muitos....
As belas frases de amor...
Que as árvores da vida...
Deixou....
E marcou...
Autor:Ricardo Melo.
O Poeta que Voa.
E este fim de tarde
Os pássaros a procurar espaço na árvore
Este descanso vindouro
E estes sentimentos guardados
Com isso
E mais o que não sei
Decreto meu amor a vida
Prometo estar enquanto for.
Algumas verdades são como frutos de uma árvore - precisam de um tempo para que amadureçam para que seja colhidos e compreendidos.
LuDarpano
Pensamentos são iguais as árvores:
Cada árvore da o seu fruto
A maioria é rica e bendita
Algumas são boas e outras não
Mas independente do fruto, todas são árvores.
Aceitar
O dia sem sol
A noite sem luar
O caminho com pedras
A viela
A árvore sem frutos
A rosa com espinhos
A diversidade
A pluralidade
O direito de aceitar
Solidão.
Sento-me debaixo de uma árvore,
O vento refresca a sombra que se faz de minha amiga e me ponho a escrever.
Pensando...
O sol ja se foi.
Ainda com nitidez nos olhos , prossigo.
Com uma simples atitude junto alguns adjetivos e simplesmente introduzo um substantivo único: "Solidão".
Solidão, É viver ou perecer ?
Julgo-me capaz no substancial sentimento,
E incapaz nesse refrescado vento.
E algo faz-me enaltecer junto essas ideias que tentam rasgar em pedaços minhas inspirações.
Dor,
É sentir naquilo que não sobrepõe uma situação de uma mera covardia em fugir de mim mesmo ?
Ou a lágrima que escorre e mancha a escrita naquilo que escrevo sem saber sua origem?
Saudade,
Falta daquilo que nem sei o que é ?
Ou aquilo que não virá ?
Ou virá e nem sei ainda o que é ?
Oh ! Glória é essa paz interna que sinto.
Versos que me vem,
Versos que se vão.
Respostas isoladas que se escondem de mim.
Acredito que nada substitui um olhar.
Acredito que nada é capaz de substituir um coração solitário quando ele se alimenta naquilo que quer.
Pois !
Ser solitário é uma opção.
Mas o orgulho não pode fazer parte desse substantivo que me domina e insiste em me devorar.
Por um lado é tudo flores, ao meus olhos é claro.
Dar sentido a um silêncio que é meu amigo,
É o mesmo que viver e sem saber que estou vivendo em
Paz...
Autor :Ricardo Melo.
O Poeta que Voa.
-
Canção do Botânico
A árvore nasce!
A flor brota.
Produz o fruto,
Surge a semente.
O fruto caí,
A semente sai.
As folhas caem,
A árvore morre.
A árvore nasce...
A Praça.
A Praça,
Abraça,
Liberdade da Alma...
A arvore,
a bruxa,
Duende,
Maria...
E muitas alegrias.
Amor de menino,
e seu coração partido.
Abandonada,
mas sempre, lembrada.
Nostalgia
jamais, esquecida.
JOÃO ALFREDO
Na vida do interior,
o dia começa cedo.
Tomar banho no riacho,
bem na sobra do arvoredo,
depois deitar no arbusto,
tudo isso sem ter custo,
logo ali em João Alfredo.
Lembrei
Hoje pela manhã vi dois pássaros pousarem numa árvore,
eles se olharam, trocaram breves carícias, se olharam de novo demoradamente e depois partiram cada um em uma direção,
lembrei de você.
Não adianta você plantar uma árvore,
ter um filho e escrever um livro,
se a sua árvore não der bons frutos,
se o seu filho não tiver um bom pai
e se o seu livro não deixar marcas
positivas na vida de alguém.
