DelvaBrito

1 - 25 do total de 61 pensamentos de DelvaBrito

Depoimento sobre o Meu Pai
Eu sei que hoje é apenas um dia símbolo para homenagear o nosso pai. No entanto, para quem não tem ele mais neste plano, resta relembrar o que de bom ele ensinou, do seu jeito peculiar de ser.
No meu caso, confesso que, quando criança, adolescente e, mesmo já adulta, só conseguia "ver" meu pai mais "por fora" do que "por dentro". Não parava para compreendê-lo a partir da sua origem (e nem conseguiria). Sabia algumas coisas, inclusive que seu pai (meu avô) era "coronel de patente", latifundiário (que deve ter sido "educado" em uma escola ainda mais dura, a do meu bisavô).
Algumas vezes, eu me "pegava" olhando para aquele belo homem, alto, moreno, calado, metódico (eu diria: um Kantiano), Meu Pai! Um só olhar para um(a) filho(a) que fazia algo que não o agradava, já era de repreensão e o medo se instalava.
Apesar deste "recorte" que, nas entrelinhas, revela um homem autoritário, meu pai era muito solidário e compassivo com os seus trabalhadores e amigos. A honestidade foi uma das suas maiores virtudes; acreditava no outro; e dizia que a palavra de um homem devia ser honrada e ele sempre honrou a dele.
Antes de ele partir, tive algumas oportunidades de me aproximar mais daquele homem, do Meu Pai, que um dia me contou algumas situações vividas entre ele e seu pai e me disse: - "consegui pedir perdão ao meu pai e, agora, estou bem melhor."
Eu não o conhecia! Não devia nem podia julgá-lo. Ele era como era e pronto! Demorei para entendê-lo! Como é difícil um(a) filho(a) entender seu velho pai! Mas, depois de muito, muito tempo, cheguei perto... e penso que:
- aprendi a respeitar o seu jeito de ser;
- aprendi, pelo menos, a não "replicar" quando ele falava algo que eu não gostava;
- aprendi que poderia escutar o que ele dizia e, depois, educadamente, pedir licença, ir a outro ambiente da casa dele, evitando magoá-lo mais do que ele mesmo se magoou;
- aprendi que ele, dentro dos seus limites, "nos deu o possível", tudo, tudo mesmo, o que tinha para dar;
- aprendi que ser pai é tão difícil quanto ser filho(a);
- aprendi a amá-lo;
- aprendi com ele (vide acima) a importância do perdão e já pedi perdão a ele mas continuo pedindo a cada vez que o meu coração manda pois, como diz Frei Ignacio de Larranaga, a reconciliação é possível mesmo quando aquele(a) com quem desejamos nos reconciliar já "partiu"!
Se for o caso, reconcilie-se com o seu pai e a paz, aquela paz que nos traz um estado de felicidade, com certeza se instalará entre vocês.

DelvaBrito
Inserida por DelvaBrito
1 compartilhamento

Tua luz brilha?
Cada um de nós, do seu jeito peculiar de ser, tem a sua luz interior e ela tem brilho próprio. Mesmo inconscientemente, ela ilumina a nossa vida e a de outras pessoas. Quando está ativa, sentimos uma alegria inexplicável, um amor pelo mundo, por estarmos ainda, neste plano", pelas pessoas, por tudo que nos cerca. Busque-a dentro de você e se surpreenderá com o poder que a sua luz tem.

DelvaBrito
Inserida por DelvaBrito

Hoje é sexta feira, prepare-se para um longo final de semana. Aproveite-o para diminuir a sua "bagagem" e substituir o que não lhe serve mais por uma boa dose dos melhores sentimentos. Você se sentirá mais leve e, certamente, mais feliz.

DelvaBrito
Inserida por DelvaBrito

Quando alguém que você ama for embora, aceite a sua decisão e lembre-se que as folhas do outono não caem porque querem mas porque é chegado o seu momento.

DelvaBrito
Inserida por DelvaBrito

Mesmo no deserto, quando os corações se abraçam a amizade brota.

DelvaBrito
Inserida por DelvaBrito

Existe um mundo onde tudo é bonito.
Esse mundo fica dentro de você.

DelvaBrito
Inserida por DelvaBrito

É muito bom quando alguém que amamos "se vira" para estar do nosso lado.

DelvaBrito
Inserida por DelvaBrito

Vamos começar o nosso dia enviando para bem longe tudo que não soma em nossas vidas para que a harmonia se instale e a felicidade permaneça.

DelvaBrito
Inserida por DelvaBrito

Abri o coração suavemente, e dele retirei um pedacinho que resultou nas flores que ofereço a você.

DelvaBrito
Inserida por DelvaBrito

Conhecer a si mesmo não é tarefa fácil. Quando pensamos que já nos conhecemos, eis que já mudamos. O espaço entre o conhecer e o não conhecer é tênue, quase imperceptível.

DelvaBrito
Inserida por DelvaBrito

Vamos começar o nosso dia agradecendo:
- pelo ontem, pelo hoje e pelo aqui e agora;
- pelo que deu certo e, principalmente, pelo que não aconteceu como queríamos porque não era pra acontecer;
- pelos amigos e, especialmente, pelos que se consideram inimigos ou indiferentes a nós, pois estes precisam do nosso amor;
- pelas pessoas que estão passando por momentos difíceis em todos os sentidos;
- pela paz de cada um, da família, do e no planeta, lembrando que "somos todos um".

DelvaBrito
2 compartilhamentos

Uma lágrima escorrendo pelo rosto e gritando: - "Saudades"!
Esta é uma lágrima sublime, pois expressa:
- risos do passado;
- sonhos realizados;
- o amor que ficou e que permanecerá além dos tempos.

DelvaBrito
Inserida por DelvaBrito

O caminho que cada um escolhe leva a momentos especiais, como o estar consigo mesmo, possibilitando reflexões, para retornar fortalecido.

DelvaBrito
Inserida por DelvaBrito

Caminhando se chega ao desconhecido e o grande aprendizado ocorre.
Aprendi com um Padre de Triacastela/Espanha, uma das rotas do Caminho de Santiago de Compostela, que cada um faz o seu caminho; que cada caminho é único. Vivenciei que caminhando em silêncio, assumindo o seu caminho sozinha, o contato com o Universo é mais profundo. A mente se esvazia de tal forma que é como se fosse uma "tábula rasa", sem nenhuma inscrição. Foi o que ocorreu comigo. Nesse "estado", mesmo quando me encontrava numa floresta, não havia espaço para insegurança, medo etc, só "o aqui e o agora", a existência.

DelvaBrito
Inserida por DelvaBrito

Perdoar é um ato de coragem e de compaixão consigo mesmo, pois quem perdoa deleta o "lixo" que está no seu coração.

DelvaBrito
Inserida por DelvaBrito

Vamos começar o nosso dia agradecendo pelo que foi, pelo aqui e agora e, por que não, pelos nossos sonhos que estamos materializando. Gratidão é um ato de amor e amor sempre retorna para quem ama.

DelvaBrito
Inserida por DelvaBrito

Silencie a sua mente e cure a sua alma.

DelvaBrito
Inserida por DelvaBrito

Fazer aniversário é olhar para trás e para o aqui e o agora com gratidão e pra frente com fé, lembrando que cada um tem a idade do seu coração, da sua experiência, da sua fé e que cada idade tem beleza própria. Parabéns!

DelvaBrito
Inserida por DelvaBrito

Depoimento
Demorei mas compreendi a mensagem de Amado Nervo: “Aqueles que amamos nunca morrem, apenas partem antes de nós.”
Era 2 de novembro, Dia de Finados. Fui ao Cemitério com a intenção de visitar o local aonde se encontram os restos mortais do meu filho, que partiu aos 20 anos de idade.
Havia muita gente em todos os cantos: grupos orando; pessoas andando como se estivessem passeando, pois conversavam animadamente; jovens com balde, água e flanela se oferecendo para fazer limpeza em troca de dinheiro; vigilantes parados como “estátuas”; um “clima” quase de “festa”.
Eu caminhava e via tudo aquilo com certa passividade pois, para uma mãe, é difícil entender e aceitar uma perda desta natureza.
Em dado momento, os sinos anunciaram a Missa de Finados, que seria realizada às 17h na Igreja local. Foi aí que parei de caminhar, fechei os olhos, respirei, escutei o meu coração e me perguntei:
- O que estou fazendo aqui?
- Missa de Finados?
- Como assim?
A resposta que “chegou” pra mim foi:
- Meu filho está vivo e eu ainda vou (re)encontrá-lo!
Não tenho como explicar o que me aconteceu. Lembro-me apenas que era estranho estar no cemitério. Então, saí rapidamente dali, fui para o estacionamento, peguei o carro e, em vez de ir para casa, fui resolver uma situação do cotidiano.
Mas a saudade, o grande amor que ficou, me acompanhará até o momento certo.
Gratidão!

DelvaBrito
Inserida por DelvaBrito
1 compartilhamento

Depoimento
Há, realmente, possibilidade de um ser humano alcançar a plenitude (completude, inteireza, totalidade) ou em determinados momentos e/ou situações ele poderá se sentir pleno? Esta minha pergunta me levou a lembrar um momento, um único momento em toda a minha vida que me senti assim: completa, plena, com uma felicidade indefinível. Foi quando caminhava, na Galícia, numa floresta de eucaliptos. A chuva caia bem fina. Eu estava cansada e me sentei sobre um tronco de madeira. Estava como fome. Comi uma pedaço de pão e bebi o restante da água que dispunha. De repente, senti um estado de felicidade que nem dá para explicar! Lembro-me que foi como se eu tivesse regressado à infância e estivesse brincando sob a chuva de granizo como fazia com os meus irmãos e amigos. Puxa! Como me senti feliz por nada!

DelvaBrito
Inserida por DelvaBrito

Desabafo
Hoje, 15 de novembro, parei um pouco para refletir sobre diferentes momentos vividos pelo e no Brasil: independência? Ditadura/democracia/ditadura; corrupção, impunidade, moradia popular, saúde e educação de má qualidade; “boicote” à liberdade de expressão, devastação do meio ambiente, entre outros, acompanhados ou não de revolta popular.
Como tem sido difícil ver o povo brasileiro “encurralado” em toda a sua história: da alegria para a opressão e vice versa, esperando uma “gota” para se lançar na “chuva”!
Mudo eu, muda o Brasil, pois é uma ilusão pensar em mudar um país gigante sem a mudança de cada um de nós! Vivemos em um país cuja Bandeira traz o lema do Positivismo: "Ordem e Progresso", mas esta marca não é capaz de expropriar dos brasileiros a sua capacidade de amar e lutar por este país, que é o nosso “lar” provisório.
Cada brasileiro precisa se revisitar e tirar de si o melhor. É difícil mas não é impossível. São outros tempos, outras cabeças, outras estratégias, mas sempre vale à pena sair da inércia.

DelvaBrito
Inserida por DelvaBrito
1 compartilhamento

Entre um intervalo e outro, continuemos bordando os nossos sonhos.

DelvaBrito
Inserida por DelvaBrito

Sejamos um raio de sol para quem necessita de ajuda.

DelvaBrito
Inserida por DelvaBrito

A humildade é necessária para que possamos reconhecer o quanto ainda precisamos aprender para nos elevarmos a um "estágio" superior na hierarquia da espiritualidade.

DelvaBrito
Inserida por DelvaBrito

Posicionar-se diante dos acontecimentos é um ato corajoso e, portanto, nobre. Quem não age assim, em dado momento "cai" do lado mais conveniente, revelando um caráter "duvidoso".

DelvaBrito
Inserida por DelvaBrito