Poemas de Ternura
Ouvir, enxergar e vivenciar são janelas para alcançar a liberdade e a ternura que tanto buscamos. Ao nos permitir ouvir os outros, enxergar a beleza da vida e vivenciar cada momento com intensidade, abrimos caminho para um universo de possibilidades e descobertas. É dessa maneira que podemos experimentar a plenitude da vida e nutrir nossa alma com experiências.
A pessoa que espera sempre as grandes ocasiões para provar a sua ternura, não sabe amar! Para amar, não existe datas, mas sim atenção, reconhecimento e a certeza que: “todos os dias são especiais, pelo simples fato de amar".
Que você possa demonstrar sua ternura e amor aqueles que ama, independente de merecer ou não, pois o que vale é o que você faz e não o que eles são!
Nos momentos de dor e aflição, Jesus nos estende a mão com ternura e emoção. Ele nos conforta, nos fortalece e nos acalma, Em seu amor encontramos verdadeira calma.
Seus olhos brilham como estrelas, E em cada gesto, a ternura revelas. Seu toque suave é um afago na alma, Uma canção de amor que me acalma.
Nas asas da fé, Nosso Senhor Jesus Cristo sorri aos corações que, com ternura, abraçam Sua missão divina, semeando amor e compaixão como flores no jardim da vida.
Joxe Mari se deixou guiar. Recebeu ternura, carícias, palavras amorosas sussurradas no ouvido, e gostou. Esse foi o problema. De noite, sem conseguir dormir, entendeu de repente, e foi como se o teto da cela tivesse caído em cima dele, que estava perdendo o melhor da sua vida. Não é que não tivesse pensado nisso antes. É que então teve pela primeira vez a sensação física de que havia jogado fora sua juventude. (...)
Tempos depois, Aintzane parou de escrever. Bem, deve ter encontrado outro. São coisas que acontecem. Só que na cadeia elas doem mais.
Feliz Natal repleto de amor e aconchego, onde cada coração se aqueça com a ternura e a generosidade que só o amor de mãe pode oferecer!
Tenho necessidade diária de viver situações cheia de ternura, caso contrário
parece-me um dia perdido.
Um novo alvorecer vai surgir. Com raios de sol, nuvens carregadas, ou chuva de ternura; não depende de sua motivação; do seu estado de humor; amor ou ódio; verdade ou mentiras; ganância ou hipocrisia; arrogância ou extremismo; um novo amanhecer vai colorir o firmamento, anunciando um novo tempo.
O poeta não rasga seu coração para exalar versos de ternura somente no dia 20 de outubro; nem emerge do seu âmago a mais profunda sensibilidade apenas dia 31 de outubro; tampouco derrama rios de lágrimas de paixão em 21 de março; todo dia a tenra brisa toca levemente na epiderme do poeta, fazendo-o apreciar o vento que toca no varal, balançando a roupa ali estendida; a nuvem calma; a ária bela com versos de paixão, da arte, retratando as minas de ouro, as montanhas gerais. O amor está no ar.
Nossos olhares outrora repletos de ternura agora transbordam com mágoa e desesperança, testemunhas silenciosas do naufrágio do nosso amor. Os abraços que costumavam ser refúgios calorosos agora se tornaram prisões frias e claustrofóbicas, aprisionando-nos nesse relacionamento disfuncional.
No silêncio da madrugada o poeta lírico extravasa sentimentos de ternura, jorra agudas reminiscências exuberantes das coisas boas do Vale do Mucuri, dilacerando o coração dos apaixonados pelas emoções de outrora.
O desejo não substitui a ternura do amor, nem supre o carinho. Lembre-se, desejar alguém não é amar.
O amor verdadeiro é aquele que sabe o valor do afeto, da ternura, da humildade, da superação, da consciência, da resiliência, e principalmente da verdade.
Do Alto do Iracema uma visão de mundo; alvorecer belo e exuberante explode de ternura em meio a raios solares que penetram nas fendas da janela anunciando um novo dia de encanto na imensidão cósmica.
"Saber amar consiste em expressar o sentimento com ternura, não somente com palavras, mas sobretudo com atitudes."
Sem nunca deixar, mesmo assim, de sonhar com a ternura do seu abraço, me acostumando com a sua presença que me tira um tanto da minha estabilidade e da zona de conforto (que sempre foi justamente não me sentir confortável). E eu fui vendo que eu nunca deixaria de ser livre. Que eu continuaria saindo pra beber sozinha com os meus amigos homens e até mesmo com as meninas . Que eu nem sempre avisaria onde eu tô, com quem e por que. Que eu continuaria achando muito irritante precisar acalmar ciúmes desnecessários (as vezes bate as crises). Mas o mais bonito que você me ensinou sobre tudo isso (e talvez a mais bonita de todas as coisas que você me ensinou) é que eu posso ser livre acompanhada. Mesmo que não com você. Mesmo que com outro cara. Eu aprendi que eu posso ser livre sem estar sozinha, mesmo sabendo que a minha presença pura me basta. E sei que esse conhecimento novo transformará todas as minhas relações futuras.
2021.