Poemas de Passado

Cerca de 15932 poemas de Passado

⁠ALMAS SECAS

Trago no peito
Amarras de um passado distante
Lembranças simples
Como de um carro de boi.

Tudo era tão saudável
Que até as tristezas duravam pouco
Bastava alguns dias para esquecê-las
O relógio demorava, e o sol se ponhava lento.

Hoje as tristezas duram, e o sol se põe rápido
Não observamos mais o luar
Nem contamos as estrelas
Os rios no silêncio da noite
Ouvia se os sons das correntezas.

Hoje nem mais rios existem
Só as pedras secas
Até as avencas sumiram da beirada do barranco
Minha alma também secou
Junto com tudo que se acabou.

Busco prazer nas lembranças
Mas elas me ferem o peito
E me causam melancolias
O velho pilão, não mais existe
Nem o moinho que exalava o cheiro puro do café, torrado no fogão a lenha.

Minha mente virou um museu
Que ninguém pode visitar
Meu poema é estranho para muitos
Só para aqueles que lá viveu.
Hoje tudo é diferente, inclusive eu.

As procissões pelas estradas empoeiradas
Carregavam a santinha
"Hó virgem Maria"
A mulecada a barulhar
Era para pedir a chuva
Pras nossas roças molhar.

Deus estava tão presente
Que parecia nos falar
Vocês são abençoados
A chuva não tardará.

Hoje na modernidade
É difícil acreditar
Que Deus esteja presente
Pra fazer o povo sarar
As tristezas são mais longas
E o povo se perdeu.

Deus não se moderniza, assim como o povo quer
Pra quem já viveu na roça
É difícil acreditar
Que os milagres sumiram
Nem sabemos se vai voltar.

O povo ficou incrédulo
De Deus a se envergonhar
Saudades daquele tempo
Que nunca mais vai voltar.

Por. Otávio Mariano

Inserida por otavio_mariano

⁠A vida é
Intensa
Ousada
Profana
Sagrada
Quatro fases diferentes se resumem
Uma vida passado
No presente
E no futuro
Nos olhos
Nos sorrisos
Nos corações apaixonados
Se envolvendo formando
Um ser

Inserida por RosaV

⁠Falar de passado
É relembrar que
Dentro de mim
Existem diversos
Pensamentos e comportamentos
De várias pessoas de gerações
Diferentes
E essas me ensinaram
Sobre
A liberdade, a autenticidade
E o pertencimento
Coisas que buscamos
Para o autoconhecimento
E o desenvolvimento como ser
Então viva as gerações que
Nos antecederam
Viva os conhecimentos existenciais
Viva a linhagem

Inserida por RosaV

"⁠Para seguir a plenitude do caminho,
É preciso deixar o passado adormecido,
E dar um novo significadoao que foi vivido!
Assim, haveremos de renovar a confiança
Nos planos do Deus Altíssimo,
Que sempre nos ampara
E abre novos caminhospara aquele que crê!"

(Do Livro: O Aleph, a Poesia de José de Deus)

Inserida por freitasjuniorpoeta

Num dia qualquer...
Num lugar qualquer...

- Que procuras, caro tripulante do passado?
- Procuro pelo teu velho "eu".
- Não percas teu tempo. Aquele "eu" já não existe. Sofreu tanto que morreu; porque morreu, foi enterrado. Ouvi dizer que em lugar dele, vive outra pessoa...
- Impossível! O teu "eu" não era imortal?
- Então né, milagres acontecem...


(Fabi Braga, 24/09/2014)

Inserida por fabitech2

Muitos benefícios
Ostentam tua pose
Resumem passado
Esperto e corrupto
Inconfundível ladrão
Ratificando preventiva
Até o juíz condena-lo!

Inserida por Batalhas

Foram dias ensanguentados
Assim contam nosso passado
Republicanos inconformados
Revoltados contra o IMPÉRIO
Altos impostos sendo pagos
Precisávamos escoar produção
Orgulho-me destes "GAÚCHOS"
Sempre iremos HONRAR!

Inserida por Batalhas

⁠Todos erramos muitas vezes na nossa vida. Se pudéssemos voltar ao passado, consertaríamos muitas coisas, mas a vida não é um vídeo que permite edição.
Ela não permite que venhamos cortar alguns episódios ruins e substituí-los por outro fato. Ela não permite que assistamos as gravações e editemos fatos e atos. E não permite que venhamos avançar ou deletar alguma parte.Sim, teremos que encarar cada fato, cada ato. Teremos que lidar com as lembranças e até mesmo com as consequências de tudo o que se passa em nossa vida.
Isso pode parecer deprimente, mas é a realidade, nua e crua e poucos vão conseguir engoli-la.

Inserida por ACLOficial

⁠A vida é uma obra em andamento.
Construa uma boa história, para que o alicerce do passado propicie júbilo no presente, liberdade ao seu futuro e felicidade todo o tempo.
Pense nisso.
Gonçalvesdarocha
Sabedoria amiúde

Inserida por carloscezarocha

Tempo passado.
Tempo futuro.
Gramaticalmente ao avesso
Tempo corrido sem tempo.
Tempo perdido no tempo.
Tempo certo de amar.
Tempo incerto ao levantar.
Tempo de calar.
Tempo de falar.
Ou quem sabe voar.
Tempo... Tempo... Tempo.

Inserida por HannaLessa

⁠Acumulamos velhas crenças e paradigmas
Guardando o passado prejudicamos o futuro
Reunimos negatividade no automático
E aglomeramos fugas parando o nosso vigor.
Gratidão não custa nada e vale muito
A soma dos nossos agradecimentos
Recebemos sempre, cedo ou tarde, ame-se.

Inserida por NABYCURY

Às vezes me pego pensando em todos os meus erros do passado, indescritíveis, absurdos e até insanos, coisas de um jovem em evolução...

Mas daí me lembro que tudo isso é normal, faz parte de nosso crescimento, algo que através do tempo, de alguma forma foi moldando o meu pensamento.

O importante é aprender e não cometer os mesmos erros de outrora, repetindo o mesmo argumento.

Talvez o aprendizado se realiza através da dor, da tristeza, da falta de domínio do problema, pois assim, de alguma forma, poderemos sair do estado de imaturidade para resolver o tal dilema.

Viver um dia de cada vez e tentar encontrar a solução, melhorar como pessoa, assim como um jovem aluno, que na escola, pouco a pouco vai aprendendo a lição...

Inserida por JeanCarlosdeAndrade

⁠DEVANEIO POÉTICO

⁠A gente cresce e amadurece, pois, colocando na mesa o nosso passado, dizendo em voz alta como se fosse uma prece, observamos as minúcias da vida, o que já passamos e o que na atualidade ainda acontece.

Olhamos o nosso passado e percebemos as diversas bobagens que já realizamos, muitos fatos que não nos enobrece, mas que serviram de aprendizado para que pudéssemos evoluir, sendo superior a algo que já aconteceu, mas que atualmente ainda nos entristece.

Muita coisa absurda e exagerada, mas que no momento de lembrança até se torna engraçada, mesmo que no ridículo dos acontecimentos, de imaturidade entranhada, nos faça lembrar e dar muita risada.

Juventude abobada, de descobertas e adivinhações exacerbadas, de falas e certezas de tudo e de nada, de um jovem se achando adulto e sábio, mas que na inocência apresentada, tinha mesmo um certo conhecimento, mas não para ensinar aqueles que já estavam no mundo há décadas passadas...

Esta é a minha visão de alguns que ainda não viveram em sua plenitude, mas que se acham sábios e cheios de razão, que talvez até possam ensinar um ou outro cidadão, os que não viveram e não tiveram a mesma sensação.

Mas não se assuste, esta é a minha intenção, instigar, dizer que para ensinar com exatidão, é preciso possuir vivência e ter sentido na pele a dor da evolução.

Inserida por JeanCarlosdeAndrade

Aquela areia do passado é desmachada pelos ventos. Nada é como antes, nada fica igual, nem os grãos.
As dunas do passado quando assombram o presente, precisam de ventos fortes pra desmanchar e
abrir os caminhos. Tudo se integra e desintegra como areia para novos começos e recomeços.

Inserida por netomontana

Vivo o agora presentemente
Para trás, o presente passado
A minha frente, o futuro presente
Onde meus esforços serão presenteados!!!

Inserida por pensabyte

⁠MUTAÇÕES

A genética permanece, mas os ciclos familiares sofrem constantes mutações. O passado é preterido em detrimento do presente!

130823

Inserida por J6NEMG

⁠Ao ser humano pouco importa o passado, pouco vale a pena a disciplina, a história e a índole.
A grandiosidade reside mesmo, é no
" PRESENTE ".

221223

Inserida por J6NEMG

CRÔNICA DA ⁠SOCIALIZAÇÃO

No passado um sábio disse que a vida é feita de fragmentos. Mas digo mais! Além de ser fragmentada, a vida é extremamente seletiva.
Seleciona- se a tudo, e/ ou todas as coisas.
O mais intrigante, é quando um indivíduo imagina estar sendo seletivo, mas na verdade, é um ato ilusório. Um delírio. É impossível alguém fazer alguma seleção, quando o mesmo não está inserido em nenhum contexto social.
161024

Inserida por J6NEMG

⁠Saudosismo

O saudosismo é a âncora que mantém as pessoas presas no passado.

160822II

Inserida por J6NEMG

Para não ser sincero,
Firmamos no passado um pacto de subterfúgio e vontades,
Fingimos que o silêncio era a paz da promessa quebrada,
Enquanto a vida, sarcástica, escreve no presente a verdade que ninguém empunha,
Mentiremos ao futuro diante das provas rasgadas pela realidade,
E o tribunal da mente ditará a nossa
sentença,
Nos ecos de uma tardia vaidade,

Inserida por Madasivi