Poemas de Filosofia
Resta-me dizer que, de Charles Richet a Feyerabend, de uma época a outra, o inabitual tece um susto acadêmico; e o que dizer atualmente, se o susto ainda existe?
(Do texto "O inabitual como susto: De Feyerabend a Charles Richet")
IGNORÂNCIA (BARTOLOMEU ASSIS SOUZA)
Em muitas situações da vida
é a "ignorância" que nos protege...
Pois a "verdade" destruiria-nos...
Meus ideais transcendem as crenças de alguns homens. Meus conceitos vão além dos escritos rabiscados por pessoas improváveis, registros tidos por grande parte como verdades absolutas. Minha forma de viver não possui muitas regras, ela abrange uma liberdade exorbitante, rompe as barreiras e, em alguns momentos, se contrapõem à filosofia de vida de outros. Todavia ela está sempre a respeitar, e a tentar evitar, lágrimas de sofrimento, feridas em corpos, mágoas em almas e/ou quaisquer outros que ajam de modo maléfico para com o próximo.
Distancio-me de teorias e pensamentos supérfluos, praticados e defendidos por grande massa humana refém da alienação. Faço uso do bem maior deixado pelo Criador. O amor é a matriz primordial que rege os meus feitos, minha alma vivifica-se e se alimenta das vertentes benévolas que ele origina.
O amor não é apenas o sentimento pelo qual os meus rastros seguem, ele compõe as leis da minha vida, é a minha única religião, aquele que sustenta todas as formas que eu possuo de crer.
Gradativamente somos obrigados pelo conjunto em que habitamos - sociedade e sistema - a se portarmos conforme modelos estabelecidos como aceitáveis e corretos. Somos direcionados a agir de modo igualitário, a seguir e a se encaixar a gestos, gostos, convicções e concepções rotineiras e atuantes em meio ao senso comum.
Existe uma personalidade unificada adotada pela grande massa. Esta vive a reproduzir atitudes, extinguindo particularidades do ser humano e envolta a um processo de discriminação e julgamento àqueles que mostram a sua essência isenta de intervenções humanas.
Alguns seres humanos estão em processo de evolução, são incapazes de serem superiores a meras cópias. Enquanto outros, que vivem a plenitude do ser e manifestam suas personalidades autênticas e exclusivas, exprimem os anseios genuínos de suas almas.
Então o verbo se fez carne
e a carne se fez homem
e o homem se fez poeta
e poeta se fez Deus
e Deus se fez musa
e a musa era mulher
e se chamou Ariadne
Ariadne foi morar no labirinto
para onde conduziu o poeta
de olhos vendados
e poeta habitou sozinho
entre anjos e demônios
com a palavra eternidade.
"Evitemos todo tipo de insanidade religiosa concernente à
eternidade, pois a única possível ao homem até agora foi a
literatura.”
O PRAZER DE SER
Um punhado de orégano sobre os enganos
Que a vida vira festa
Uma pimenta vermelha no canto de uma ideia
Que o dia, qualquer dia, vira um domingo.
"Há uma fatalidade caótica, tanto na vida quanto na morte"
"O amor é um absurdo misterioso, quando é recíproco!!!"
Ser ou serei.
Queria ter sido eu o eu que eu não fui
Sendo o eu que me tornei pelo eu que eu serei
Mas se para ser o que quero me conduz a não ser o que sou por que diabos ser aquilo que não sou.
Logo serei eu.
Um diálogo entre o filósofo e o poeta- ambos habitam em mim
- A vida está passando, meu caro poeta, então o que foi que fizeste da vida?
- Fiz muitas coisas, aliás fiz mais poesia do que coisas, afinal as coisas se diluem com o tempo; já a poesia, esta flui como o rio de Heráclito, se transforma.
- Nada permanece para sempre, poeta, nem mesmo o rio, tampouco tua poesia se transformará em algo concreto.
- Mas o que queres dizer com isto, meu caro filósofo, tens tu produzido algo imortal, algum pensamento que suportará o crivo da eternidade, caso ela exista de fato?
- Creio que não, e, todavia, enquanto observo e descrevo o mundo sensivel, tu ficas aí com as tuas viagens metafisicas, tentando encontrar a razão para a existência do tudo e do nada.
- Quem de nós dois é mais alienado? As coisas são o que são, e isto não tem autoria intelectual, elas são como são, nós é que tentamos lhes dar outro sentido ou significado...
AS VITÓRIAS NOS MOSTRAM QUEM SÃO NOSSOS VERDEIROS AMIGOS
Todas vez que você quiser se superar e/ou fazer algo diferente, aprox. 90% das pessoas que lhe circundam dirão:
1- que você é ou está ficando louco;
2- que não vai dar em nada;
3- que você não passa de um sonhador;
4- que todas as que tentaram não conseguiram êxito;
5- que é perda de tempo, etc.
Poucas pessoas estarão com você nessa hora; poucas dirão "você pode contar comigo"; poucas acreditarão na sua vitória; e, o pior e/ou melhor de tudo: poucas serão capazes de suportar a sua felicidade quando souberem que você se saiu vencedor.
Dizem que as vitórias trazem solidão e falsos amigos. Penso diferente: as vitórias, mais do que as derrotas, nos mostram quem de fato são nossos amigos; mostram quem são os capazes de celebrarem conosco sem mágoas e/ou traços de inveja.
Hoje sei que escrever é correr atrás do vento; o escritor, designado pela natureza da observação - extrospectiva, na conduta de seus pares mais íntimos, e introspectiva, na submersão profunda pela galeria infinita e inenarrável de sua mente -, segue sua vereda desditosa em traduzir por palavras impressas no papel, a ilusão magnífica de que o homem um dia terá sido lembrado como algo significante.
2014
É complicado sentir-se apartado da grande multidão que segue sem questionar...
Por mais que eu tenha a capacidade de discernimento e instrução para ir a luta e conseguir vencer dentro do que se considera sucesso em nossa contemporaneidade não costumo lutar ou dar importância, não quero entrar nesta guerra falsa material que não leva a nada a não ser a mortificação do espírito...
Talvez não queira vencer, não quero jogar o jogo e ter títulos dos quais me deem algum "valor", já joguei fora a escravidão da faculdade, trabalhos fúteis e outras mortificações das quais não me davam prazer existencial...
Talvez termine um maluco de estrada, eu não quero mas do que eu preciso e isto incomoda meu meio abastado, o conforto demasiado me aparta do meu verdadeiro eu...
É na simplicidade do existir onde desperta-se do torpor e letargia.
www.fb.com/poetamisantropo
O que está dentro de mim
não é nada além da minha face adormecida
por uma sociedade, é aos pouco ela me devora em busca de liberdade
para expressar seus pensamentos.
Nem sempre percebemos a delicadeza de pequenas coisas, nem sempre percebemos ao longe, temos a tendencia de recorrer sempre ao sobrenatural todas as vezes que as ações humanas saem do controle. Assim perdemos a percepção do raso imediatista na vida tanto quanto do profundo e oculto dela.
Na medida exata , podemos perceber ainda que não tão nítida todas as situações, que toda situação sempre terá 2 aspectos e que podemos escolher focar um só ou tentar compreender o todo da situação.
Pra mim nada representa mais esse meu momento de filosofia sobre pessoas, vidas e situações como esta foto.
Perceba sempre o que está na cara mas nunca negligencie o restante da situação , das pessoas , dos fatos , das cenas .... da vida.
Sabe porque a taça está vazia ?
Porque o futuro que voce busca nas cartas não pode ser bebido antes da hora, o futuro não pode ser antecipado , é o resultado de tudo que vive hoje.
Um dia de cadas vez é o que as cartas te dizem. Planejar não é adivinhar,é administrar o agora para render o bom amanhã.
As vezes nos sentimos sozinhos no caminho, faz parte.
Não tem problema chorar, sentir medo é normal, mas creia no melhor sem ser retardadamente cego.
Confie no seus instintos, respeite seus medos dentro da medida de
não se deixar dominar-se por eles e enfrente os desafios,
você vai conseguir!
Só pra lembrar que desde de que o mundo é mundo , as mudanças são irrevogáveis. Quando o mundo muda, ou você muda com ele ou se retira dele , não tem jeito.
Nem tudo você vai concordar,
nem tudo vai entender,
nem tudo vai aceitar,
tens direito a tudo isso,
mas os que estavam por ai enclausurados dentro de si mesmos esperando a hora de serem apenas eles mesmos, também tem seus direitos.
O que fazer ?
Viva sua vida e pare de encher a porreta do saco alheio.
Se voce quer seus direitos , aceite que os demais também querem os deles.
Deixe que cada um seja da religião que quiser , do time que quiser.
Faça debates com a mente e nao com o figado.
Ou vice acompanha o mundo ou o mundo acaba contigo.
Um dia estamos por cima e outro estamos por baixo, é assim a vida , eu acho!
O que importa é estar no alto?
Nem sempre, mas seja no alto ou no baixo , esteja sempre no salto !
Que mundo estranho que avança na tecnologia e retrocede no pensamento e violência, quanto mais sábia se torna a humanidade, mais cruel ela fica. . .
Nos resta, refletir!
