Poemas de Filosofia

Cerca de 10157 poemas de Filosofia

AS COISAS

No cotidiano da vida, quase todas as coisas são insignificantes. A maioria dos nossos pensamentos, boa parte das ações que fazemos, alguns sentimentos que experimentamos, quase todos os nossos movimentos não têm maiores significados, não possuem muito valor. Pertencem à parte superficial do nosso ser, vêm e vão como ondulações no mar, não deixando nenhum vestígio ou efeito nas profundezas do ser. Porém, em raros momentos, quando entramos em contato com a música de nossa alma, se algo da consciência profunda nos tocar ou se detiver de alguma maneira, essa fração de segundo é a única coisa significante que ocorre no meio de toda a inutilidade do cotidiano da vida. Este é o único ponto precioso, e o resto, um mundo de ilusões e disparates. Para tornarmos a vida significativa, para darmos o seu verdadeiro valor e sentido, nós devemos então nos afastar das trivialidades da superfície e procurar por alguma coisa mais profunda. Na verdade, devemos nos aprofundar muito se quisermos que as coisas deixem de ser insignificantes.

Inserida por fabioxoliveira2007

Por não saber esperar, muitos se perdem nos caminhos tortuosos e estressantes da vida.

As mais gratificantes conquistas da vida são as que se obtém com paciência e espera.

As grandes conquistas são para os que sabem esperar o merecimento dos seus esforços.

As grandes conquistas vêm sempre acompanhadas de serenidade, amor, felicidade e realização pessoal.

Inserida por fabioxoliveira2007

Quando imagino o mundo,
não penso em Deus.
Do meu imaginário profundo,
surgem os conceitos meus.
Divindade há em nós.
Viemos tão somente para a evolução.
E ao findar dessa busca atroz,
teremos a grande revelação,
que Deus, sou eu, você, somos nós !

Inserida por SOPLARIS

Quem sou

Queres saber quem sou?
Então não olhe somente minha aparência.
Procure conhecer meus gostos,
os livros que li,
as músicas que escuto,
onde vou,
o que faço,
minhas manias,
minhas escolhas...
Queres saber quem sou?
Escute o que falo,
pergunte o que me agrada e o que eu detesto.
Aí vais ter uma ideia de quem sou.

Não queiras que eu mude meu jeito de ser.
Aceite-me como sou.
Por que se eu mudar qualquer coisa em mim,
para moldar-me aos teus desejos,
já não serei mais eu.
Serei a projeção de você em mim.

Inserida por giscampes

A porta

No vai e vem,
abre vai, fecha,
abre vem, fecha.
Abre vai e vem,
fica aberta.

Se fechada,
nada vai nem vem.

Quem se importa,
é só uma porta!

Inserida por giscampes

Ora oque seria do humano sem a morte ?
O que realmente intriga é a pressão que se tem sobre a vida.
A morte regra o humano, força-o a caminhar, pois pensar no fato de que um dia ira morrer faz com que ele busque coisas na vida de uma forma ansiosa, antes da não desejada hora.
o mistério faz com que você viva muitos dilemas e isso tudo faz o humano.
entender que não temos tempo a perder, afinal cada segundo é precioso para se construir, a gloria, família, honra, virtudes e saberes.
bem não vejo necessidade em tudo isso, se não houve-se esse equilíbrio, imaginem só, nos imortais quão tedioso seria a vida, seria como o dia sem a noite, o homem sem a mulher, e provavelmente deitaríamos em nossas camas e ficaríamos a descansar por muito tempo, de fato nada se moveria e no fim das contas tudo se resumiria em nada.
gosto de pensar em um dilema, a "vida cria e a morte movimenta".

Inserida por CarlosEDJ

Apenas em teus olhos
Eu enxergo a vida
Na tua presença vejo um futuro
Na tua ausência compreendo
O valor do amor
Em meio aos teus cabelos crespos
Passeio os meus dedos
Como quem passeia pelas nuvens
Sua saliva é mel para mim
Quantos segredos esconde em ti?
Quantos mistérios cativa
Em teu olhar enigmático?
Quantos pensamentos guardas contigo?
Conte-me teus segredos mais profundos
Deixe-me desvendá-la
Que eu te deixarei desvendar
a minha alma.

Inserida por Wellgomes

Não se iluda com fórmulas padrão para o auto-conhecimento.
Lhe basta que seja introspectivo.
Escute a sua voz interior.

Líquido Seco

Líquido, desfaz-se e busca a solidez,
na solidão eterna de um momento líquido.
- Barman ou Bauman?
- Ambos, por favor!

Há pontas, há ondulações,
há mágicos atritos que arranham e acariciam.
Líquido seco que o caos acalma,
que a calma tinge de guerra,
com a cor do sangue, sem a dor da alma.

A língua morre aos poucos,
entrega-se à morte do mundo que não vive.
Língua morta de uma mente viva
que nunca morre, que nunca dorme,
que sangra na taça.

Inserida por SandraBoveto

Se culpe menos, se cobre menos.
Ser forte é necessidade, não obrigação.
(Simône Coutinho )

Inserida por sicoutinho

"A democracia não é medida pela estabilidade de suas instituições e
suas regras”, mas “(...) pela possibilidade dada ao poder instituinte popular
de manifestar-se e criar novas regras e instituições”

Inserida por Liszt1999

Venero, cultuo e admiro a PALAVRA.
Palavra é o que promove amor e o ódio ,
Palavra é o que prende e que solta,
Palavra é o que aproxima ou afasta,
Cuide das palavras que emite , Atenção as palavras que absorve , cuidado com as palavras que propaga.
Palavra é o que salva ou condena o mundo.

Inserida por sicoutinho

Sinto que algo me espera.
No momento certo.
Esse encontro não tem pressa.
Não sei o que é, onde está, nem como acontecerá.
Só sei que é pra lá que devo ir.

Inserida por carladiegues

Sou pra frente, ambicioso, ambivalente. Sou dois opostos com opiniões diferentes.
Sigo em frente com um pé no futuro outro no presente.
Sexto sentido que sente. Que a partir de agora tudo vai ser diferente. Só depende da gente!(...)

Inserida por NandoMedeiros

Os índios já sabiam de tudo, ou pelo menos estavam no caminho certo, viramos um câncer planetário quando acabamos com eles, acabamos com irmãos, que viviam em harmonia com as leis da nossa natureza e consequentemente com o criador. Será que fomos projetados ou desviados para cometer esse erro? Pois acabamos com diferentes culturas, ou quem sabe, mais "elevadas" que a nossa, esvaziando nosso interior, nos levando a avançar tecnologicamente, sugando todos os recursos do planeta Terra, modificando a natureza e por fim acabando com tudo.

A semente do remorso assassino foi jogada no espaço, para enfim, com o desejo ajudar, mas na verdade INTERVINDO na evolução de outros planetas, onde podemos até ser considerados Deuses, tocando em "crianças" puras dessa outra terra, perfeita, projetada para evoluir em harmonia, e, de fato, nascerem Deuses.

Com este ponto de vista, será que qualquer dogma/religião que não são os Demônios que impedem os seres de irem além das fronteiras?Parece que isso acontece conosco, onde temos de um lado a prosperidade (tecnologia) e do outro a paz (ou amor).

Quem sabe o encontro dos dois lados será a chave de tudo? Nós não vamos saber, portanto, vamos juntar no presente os dois lados da moeda.

Inserida por daniel9d

A vida é um oceano no qual temos que nadar
Nossos sonhos são estrelas no céu a nos guiar
Nossa esperança são ilhas nas quais podemos descansar
e Nosso objetivo uma praia na qual devemos nós chegar

Inserida por LucasRosaTrindade

Para se chegar as respostas é necessário fazer as perguntas.

Se as perguntas são a respeito de si próprio, sempre se questione.

No momento certo as respostas virão.

A arte da sabedoria se inicia com perguntas sábias.

Quem eu sou ? De onde vim ? Para onde vou ? O que estou fazendo aqui ? O que me impede de ser quem quero e chegar onde quero e ser feliz ? O que faz sentido para mim ? O que me empodera ? Que vida eu quero ter ? O que estou fazendo AGORA para a ter ? A responsabilidade pela minha felicidade é minha ou dos outros ?

Inserida por Coachescritor

Quem tu queres ser ?

Não queres ? O que está esperando para ser ?

Se quisesses realmente, já seria ao menos parte do que quer ser um dia.

Sonhos não se realizam sem ação e atitude.

Inserida por Coachescritor

O homem é Deus em ação, basta focar em sua consciência e seu coração e chegará a sua verdadeira essência que é puro amor e perdão.

Já dizia o mestre:

Vós sois deuses, podeis fazer o que eu faço e ainda mais, não duvideis, mantenham a fé e farão coisas dadas antes como impossíveis (adaptado).

A evolução humana atesta, tudo era impossível, apenas antes de ser analisado, planejado e colocado em prática.

O conhecimento é infinito e o aprendizado nos leva sempre a lugares mais distantes. Já moramos em cavernas, um dia o homem escolherá o planeta onde quer morar.

Faz sentido para você ?

Inserida por Coachescritor

Um dia me fiz uma pergunta:

O que eu devo ser meu Deus ?

E escutei uma voz dentro de mim a responder:

Seja aquele que o medo não o faz recuar em batalha.
Seja aquele que tira borboletas dos casulos.
Seja a mente aberta que está, sempre disposta a aprender.
Seja aquele que constrói pontes onde outros enxergam muros.
Seja aquele que pergunta em vez de afirmar.
Seja aquele bom pastor que socorre as ovelhas em apuros.
Seja a consciência que a nada julga.
Seja aquele bom marinheiro que conduz a outros a portos seguros.
Seja o coração que a tudo perdoa.
Seja aquele que leva a luz aqueles que vivem no escuro.
A minha destra te protege noite e dia.
Não se preocupe, a recompensa será acrescida de juros.

E assim EU SOU...

E te convido a ser também.

Inserida por Coachescritor