Poemas de Filosofia
Sem a filosofia eu não teria intelecto.
Sem a ciência eu não teria conhecimento.
Sem a poesia eu não teria alma.
Sem alma eu não poderia amar.
Sem amor eu não poderia fazer música.
Se não pudesse fazer música, certamente não teria o porquê viver.
Filosofia da sabedoria
O inteligente é ignorante em alguns aspectos e o ignorante apesar de ignorar tem oportunidade de aprender, a verdade é que todos tem algo para dar independentemente, que seja louco, sábio, ignorante ou inteligente, podemos deixar o tempo correr, mas o conhecimento esse não deixamos a mercê,porque vivemos logo aprendemos com o erro e com exemplo, dentro de nós está tudo apenas esquecido, vem do exterior a confirmação, da ilação da vida, lição essa que nos começa a ser incutida que 1+1 é igual a dois em vez de 3.
A normalidade loucura-se a ela mesmo, e o que é certo para uns não é certo para outros, no mundo, há contradições e diz que disse,
Só conheço uma verdade imutável e que nos dá a razão de ser em Jeová o Jesus Cristo que dá vida
e todos acréscimos de conhecimento são para proveito do homem
E todo que é conhecimento é proveitoso para o homem de Deus .
Deus faz maravilhas ele fez tudo e vivo que tudo era bom.
Deus Opera com um poder e glória que ultrapassa qualquer entendimento e conhecimento é proveitoso para qualquer um seja letrado ou iletrado
É. para ir participar e partilhar desta verdade.
Filosofia de vida Emanuel Bruno Andrade
2024
Pensamentos soltos e dispersos
Como me disses-te para pensar em coisas boas
Decidi pensar numas palavras de mim para ti
E é assim
Atchim
Santinho é que eu não sou
Aqui estou
A libertar-me do pensamento
Que me acorrentou
Por quem aprisinou
Num labirinto
Construido por Dédalo
Onde construo as asas
De Icaro
Para voar até ao sol
E vaguear com a minha alma
De astro em astro
Eu chamo Emanuel Andrade o pintor, o poeta, o jardineiro, filosofo em ascensão.
Quero ser como Tales de Mileto e Homero, Quero fazer cantar as pedras e fazer dancar as arvores como Orfeu, e as musas divinas farei despertar como a Ninfa Europa de olho grande para num turbilhão de sensações, se encontrar, como Freud dizia tudo se resume-------deixo entre linhas para auscultar nosso eu e compreender o inimiga do viver.
Quem é culpado?
Quem é ajuizado?
Onde estou?
Sou eu mesmo?
Força do sopro do vento
Relativamente a corente
A favor e contra o tempo
O peso e medida
Desmedida
As contradições
As soluções
As razões
A razão de ser
De existir e de imaginar
De pairar por recantos
Só!
Com todo mundo
O peso do compromisso
A responsabilidade
O poiso
O Abrigo
Os gestos e atos aos amigos
Por vezes perdido
Encontro-me zonzo
Por vezes zangado
Por vezes alegre
O testemunho da liberdade
Expresso com verdade
A filosofia japonesa Kaizen é nutrida de uma profunda sabedoria.Ela sintetiza,lindamente,grandes conselhos atemporais.
Filosofia brasileira
A cantora mais sexy é homem!
O homem mais sexy é mulher!
O homem mais honesto está preso!
E João de Deus é do capeta!
(Ratinho by Marcos)
Um legado.
Na aurora da filosofia, o pensamento se ergueu,
Buscando na natureza o que o mito escondeu.
Pré-socráticos, os primeiros a questionar,
O mundo sensível, a arché a desvendar.
Tales, o sábio, na água encontrou a origem,
Anaxímenes, no ar, a essência que dirige.
Heráclito, o obscuro, no fogo a transformação,
Parmênides, o ser imutável, a ilusão em ação.
Pitágoras, nos números, a harmonia perfeita,
Empédocles, nos quatro elementos, a receita.
Anaxágoras, nas sementes, a diversidade,
Demócrito, nos átomos, a realidade.
A physis, a natureza, em constante movimento,
A busca pela verdade, um eterno experimento.
A razão desperta, a mitologia se desfaz,
O período pré-socrático, um legado que nos traz.
Filosofia do Viver
(Bartolomeu Assis Souza)
A filosofia da vida é viver
Não é com reflexões somente
É com a ação do dia a dia
A filosofia da vida é viver
Não devemos passar por ela
Ir a luta com determinação
A filosofia da vida é viver
O mundo pertence a quem se atreve
E a vida é muito para ser insignificante
A filosofia da vida é viver
Não se preocupe em entender
Viver ultrapassa qualquer entendimento
A INCERTEZA É A MOLA PROPULSORA DA EXISTÊNCIA
Os meus versos são minha consolação e minha filosofia
Os meus versos levam a caminhos perdidos
Os meus versos são como estrelas perdidas
São versos como porões da alma
Uma paisagem "pano de fundo"
Os versos que faço neste papel se amarela
Minhas palavras se esvaem
O que esperar então:
A INCERTEZA É A MOLA PROPULSORA DA EXISTÊNCIA
FILOSOFIA
Busquei pelos caminhos ser feliz
Filosofia não me deu felicidade
Explicações não foram o bastante
Somente paz, alegria, saúde eu queria
Essa estrada é longa, comprida
Cheia de tropeços, sinuosa
Com tantos e tantos mistérios
Sedento viajante que busca
Encontrar a Fonte Perene
Que sacia toda a sede...
Amém!
ISBN:978-85-7893-909-0
www.biblioteca24horas.com
Livro: Licença poética
FILOSOFIA DA MORTE (BARTOLOMEU ASSIS SOUZA)
Cada hora do nosso passado
pertence à morte...
Com o fim da esperança
chega à morte...
Não é a esperança
a última a morrer,
mas a morte é a derradeira esperança...
A verdadeira e original filosofia do exisitr
é o estudo da morte...
FILOSOFIA PARA DESALIENAR-SE (BARTOLOMEU ASSIS SOUZA)
Somos frutos do que vemos e ouvimos.
É pelos olhos e pela audição que captamos o mundo.
Pelos olhos e ouvidos que´percebemos o universo.
Analise então o que entra na sua casa, na sua vida,
nas suas escolhas...
Que jornais assiste?
Quais revistas você lê?
Que programas do rádio escuta?
Quais livros você lê?
Quais programas de TV assiste?
Quais músicas você ouve?
Que moda, tendência você segue?
Analise e reflita:
Se o jornal for de crimes e escândalos,
Se a revista for de banalidades e artistas
superficiais e medíocres que nada acrescenta,
Se o livro é piegas e alienante,
Se o programa de rádio é de piadas preconceituosas
e de horóscopo,
Se os programas televisivos com suas novelas massificantes e alienantes, como pão e circo para o povo,
Se a música for de mensagens sem vida, cheia de aberrações, apregoando a violência e a sacanagem, estilo "vale-tudo"...
Parabéns, você conseguirá fabricar mais um "perdido"
para o mundo que se pensa não ter dono.
Você está sendo massificado, condicionado tal qual rato de laboratório.
As verdades incompletas, estão em minha filosofia,
mas as marcas da verdadeira unidade,
está em fazer o nome de Jesus, ser conhecido!
em Cristo, habita a plenitude dos tempos
e rios infindáveis de sabedoria,
Nele não há faces imperfeitas,
tudo é eternidade
A filosofia, interpela o pensamento,
aflora a beleza do espirito
emerge a lâmpada da alma
é a ponte e o equilíbrio
A palavra filosofia (em Grego - philosophia) vem da Antiga Grécia, um termo da época de Pitágoras, dos tempos de Sócrates - um dos maiores filósofos (em Grego - philosophos) do mundo grego (e de todos os tempos) - que iniciou muitas das discussões filosóficas que nos trouxeram essa tradição.
Filo (Grego. philos) é o amor, um amor de amizade, um amor de uma relação de vontades - bem mútuo - como o de duas pessoas que cooperam para chegar a um grandioso e virtuoso objetivo.
Sofia (Grego. sophia) é o saber, a própria sabedoria, que aparece como um termo cujo próprio conceito envolve uma postura de humildade sublime.
> Filosofia significa então o amor ao saber, um amor de amizade, o amor à sabedoria!
Muito além desse significado, a filosofia não é somente o amor à sabedoria, mas é um saber procurado, um saber buscado. Um saber guiado por um método intelectivo, introspectivo e extrospectivo, um saber culto que quer conhecer o que é a realidade e a verdade.
No conceito dos sábios (em Grego - sophos) Platão e de Aristóteles (grandes filósofos e discípulos de Sócrates), a filosofia é o saber racional, um saber reflexivo, o saber adquirido; a busca pela totalidade do conhecimento humano - por meio da razão. Por último, a totalidade dos conhecimentos humanos acerca das coisas da natureza, adquiridos pela luz natural.
Infinita Filosofia
Somos uma colectividade humana
que vive na descoberta da realidade
numa individualidade solidão despercebida.
Este desafio errante de realizar o sonho
sem utilizar o coração nem a alma
sustentando apenas o corpo na utópica
esperança de uma congregação de anjos
sob a deturpada harmonização de sentimentos.
A felicidade não se carrega aos ombros do coração
porque é uma pluma de intensa luz, desconhecida
aos olhos do imenso mundo que embala a humanidade.
Misturam-se as impulsivas lágrimas à senilidade
contagiando o que resta da invisibilidade dos longos anos
despertando o arrependimento que esfarrapa a consciência
como um cão abandonado que procura o jardim do paraíso.
A incrédula infinita filosofia que descarna a profunda
força: produzida pelo silêncio das palavras ocultas.
Talvez o acto de pensar seja a cura para a camuflada loucura.
Não tenho asas, mas consigo voar entre os céus estrelados.
Não há antídoto para a alma atormentada, não há substância ou filosofia que preencha o vazio do peito – o vazio de sentir demais num mundo que valoriza o desapego, o vazio de amar e não ser amado, o vazio de sentir saudades de momentos e sensações que se perderam para sempre.
Trecho do eBook 'Pílulas de Esquecimento'
Quem diz saber de tudo.
Diz a filosofia
por pura ironia e modéstia
" ninguém sabe tudo."
Diz a poesia, " Quem precisa
saber de um tudo que é um nada?"
Embriagado com a sua
Ante metafísica Nietzsche diz:
" Quantas verdades suporta a tua alma? "
Há momentos em que a presunção de poetas, de filósofo e de homens de várias formações e ofícios, diz saber de tudo, momento este em que o ser se contenta com o que possui. Pois tem a alma e o ventre cheio de ilusão.
Ela nada sabia de filosofia,
nem de poesia
de Pessoa ou Drummond
Ela pouco sabia de democracia
de Sociologia,
de Foucault ou Proudhon.
"O que almejo com a filosofia, é criar um sistema filosófico sem nenhum respingo ou resquício de metafísica, coisa que nem Nietzsche conseguiu..."
Evan do Carmo
