Poemas de Filosofia

Cerca de 10157 poemas de Filosofia

⁠Tarde que te amei, filosofia;
Vivenciei coisas lindas;
Que só eu e você;
Sabemos.
Ó vida dura;
Que pouco amei;
Ó vida bela;
Que pouco vivenciei.
Eu sempre te amarei;
Sempre te odiarei;
Mas saiba que;
Eu nunca lhe esquecerei.
- João Paulo Andrade Gonçalo

Inserida por Adolfin007

Escrevo sobre o coração humano
Suas paixões...o amor...
e também filosofia ..
Escrevo poesias!
Simmm!
Poesias
O Amor...

Inserida por JeranDelLuna

Quando conheci a filosofia aprendi três lições:
Questionar tudo que existe;
Me alegrar com a vida que eu já tenho;
Tornar o mundo um lugar melhor.

Inserida por Vinischuartz

⁠Hegel certa vez comparou a filosofia com a coruja da deusa Minerva, que carrega toda a sabedoria e justiça do mundo, mas só voa ao anoitecer, quando não há muita luz para ser aproveitada....
Narra o mito que a Sabedoria e a Justiça, personificadas pela deusa Minerva (Athena na Grécia) é fruto de Métis (a astúcia) com o poderoso Zeus, ordenador do Cosmos. Após ter sido proferido pelo oráculo que, se Zeus tivesse uma filha, ela se tornaria ainda mais poderosa que ele, Zeus tratou de engolir Métis para impedir o nascimento. Assim, Athena é gerada na cabeça do soberano do Olimpo (por isso, a deusa é associada ao lógos).
Findado o período de gestação, o supremo deus começou a sentir terríveis dores de cabeça, pois enquanto a JUSTIÇA NÃO NASCE, ELAS SÃO INEVITÁVEIS.....
O que Hegel quis dizer (eu acho) é que qualquer período histórico só pode ser compreendido quando está no fim, e que a filosofia sempre chega tarde para explicá-lo.
Talvez se a coruja, voasse mais cedo, venceria o vasto abismo que separa a filosofia da política. Um abismo que não começara com Hegel mas existe desde que Platão, desgostoso com a execução de Sócrates, renunciara à atividade política.
No fim o que Hegel diz com sua metáfora é o óbvio, que a gente vive para frente mas compreende para trás, e que nenhuma filosofia ajuda a percorrer o caminho já percorrido.
Nossos esforços podem fazer nascer a justiça que nos livra das "dores de governo incompetentes" e olharemos para nosso futuro pois o passado já foi vivido .....

Inserida por Virgilio_Silva

⁠Quem abundantemente foi contemplado deve dar de si ao próximo.

#Aniz
#OdeioFilosofia

Inserida por alexandre_aniz


Sacerdócio !

Um Orador de culto ifá, Bàbálorisá,lalorisá ,Juremeiro que não entende a filosofia e não Respeite as Outras religiões não está Hápto para exercer a Sua .

Òrúnminla é claro sobre tal questão:
(Fale a língua do povo, entenda o povo , comprenda o povo ).
Ninguém é obrigado a práticar a religião de outros mais Somos obrigados a Respeitar e entender o quão grande é Orí e suas conexões: (Orí é o único que está em todas as religiões ).

Como iremos proporcionar saciedade e conforto Religioso aos fiéis que a nós chegam se não entendemos a filosofia de religiões por onde eles passaram !

Através de Orí estivemos , Estamos e sempre estaremos conectados não importa Qual seja a filosofia ou religião ou fé que praticamos.

A humanidade é a soma de todas as religiões juntas na evolução Espiritual, intelectual e social.

O sagrado abençoe a todos e de boa sorte.

Inserida por ChaveMestra

⁠Ontem foi ontem, hoje é hoje, espero que amanhã seja amanhã mesmo...
Filosofia da minha vida parte l

Luiz Narciso contestou..
E depois de amanhã é depois de amanhã.

Eu rebati:
Nem sempre... Depois de amanhã será amanhã para amanhã, será ontem um dia depois e será o hoje no decorrer do seu próprio dia...
Pense nisso. 💭

Inserida por marcelinomrocha

Canta uma canção bonita
Falando da vida, em ré maior
Canta uma canção daquelas
De filosofia e mundo bem melhor

Inserida por Framgraf

⁠Desabafo

Por, Lês Portes


O beijo molhado ficou
Mas você não valorizou meu amor...
A filosofia que carrego comigo
Distanciou nosso amor...
A traição dos Judas que diziam
serem meus amigos
Me tirou do meu foco
Que fazia o progresso
Fui um pássaro perseguido
Usava óculos escuro
Mas não usava folha de bananeira
E nem sabonete marrom
Nem pô
Mas meu conhecimento lendo os pesadores
Ofuscou sua mente e seu espaço
Meu universo não era o seu
Eu conheci e absorvi seu universo
Mas você baby
Não entendia meu diálogo
que eu mesmo era culpado dele
Porque tinha que falar sua linguagem
Lembro-me de uma professora burra
Que dizia que primeira semana de Arte Moderna
de um mil novecentos e vinte dois já era
E que não havia primavera
Pequenos burgueses
E Status pelados que vivia a seu redor
Falavam mal de mim...
Mas não fui escravo
Por falta de sua compreensão porque estava
Enfermo partir...
Com meu coração partido...
Chorei sete anos...
Morri
E renasci em uma metamorfose
Com multiculturas da Europa
Paro por aqui
Pois não gosto de escrever desabafo
A traição que sofri
Foi de todos os escalões...
Mas não morri
Estou aqui com meu desabafo.

⁠Filosofia literária da vida.
Poderia ser um conto.
Um caso.
O devaneio pronto.
A viagem de um tonto.
Brincadeira de adulto.
Lírico e prosaico.
Romântico.
Uma figura.
Um mosaico.
Não deixa de ser literatura.
O contexto da leitura.
Que também tem fantasia.
Esboço de quem não conhece.
O que verdade tece.
Além do tempo e do dia.
Filosofia, sim, certeza.
A expressão da natureza.
A identidade do homem e do estado.
O sentir e pensar.
Expressar e construir.
A maneira peculiar de ver, receber e reagir.
Um romance entrelinhas.
Do anseio, do entender, compartilhar e viver.
Não é vão essas linhas.
No peito.
De um isolado sujeito.
Estampada uma tardia identidade.
Mesmo percebendo.
Que o medo tece remendos.
É nessas entranhas de palavras lançadas.
Um sonho íntimo e portátil.
Armazenada na esperança da mente.
Vencer a característica volátil.
Dessa mesma mente.
Que sente.
Porém.
Nem mesmo sei esse repentino tardio.
Talvez se a juventude obedecesse, seria diferente.
Nada, claro que não.
Natureza é uma aptidão moldada.
Aliás a personalidade pode ser forjada.
Criar se uma identidade, ainda que sonhada.
O homem é a imagem do ilimitado.
Auto surpreso de um tempo frustrado.
A vida.
Segmento rico, contrito, uma constelação indecifrável.
No meu cantinho, poderia chamar de jornal, campo, futebol, carnaval.
Política, inteligência, uma bolha, um parque variado de conhecimento.
Um contexto amplo não há quem mede, não há quem ...é meça ou mida, partindo de medida. kk
A filosofia é literatura da vida.
Giovane Silva Santos

Inserida por giovanesilvasantos1

⁠FILOSOFIA DA IMPARCIALIDADE PARTICIPATIVA - FILÓSOFO NILO DEYSON

" Na ocasião da época em que a verdade se fez como última e absoluta, se estabeleceu no tempo como oficial, ela só se tornou por mero movimento convencional. Porém, de verdade, é pura convenção sistêmica.

⁠FILOSOFIA NILO DEYSON

Entre a religião e a política existem muitos interesses e, entre a realidade e às ilusões existem a complexidade. Porém, de verdade tudo é vaidade e nada está acontecendo no mundo da real natureza, somente no mundo rotulado e das experiências do ser politicamente social.

⁠AMO A FILOSOFIA POR SER
O MEU UNIVERSO.
SOU FELIZ EM SER FILÓSOFO.
Pesquisador e estudante eterno no finito
Do meu turno enquanto vida.
A Filosofia, os livros de Filosofia me
Deram um presente... descubra em seu
Limite de conceito o que seria.

FILÓSOFO NILO DEYSON MONTEIRO PESSANHA

⁠#Quando_Eu_Morrer part 3

Porquê a morte?
Um mistério que a filosofia nunca descobriu
Para onde vai a alma?
Um segredo que a geografia nunca desvendou

A morte é a razão da dor e desespero
A morte prova que morre o soldado e o guerreiro

Quando eu morrer
Esqueça oquê a gente viveu juntos
E não chore por mim
Porque nunca poderei limpar as suas lágrimas
Apenas continue que a vida não tem fronteiras

Quando eu morrer
O céu nunca deixará de ser azul
O vento nunca deixará de soprar
Então não diga que não conseguir viver na minha ausência

O céu será meu cômodo
As nuvem também
Os mortos nunca acordam
Porque esse é simplesmente o fim

Maurodarg😓

Inserida por Maurodarg


O QUE É FILOSOFIA?

Há quem não goste de filosofia ou não entende do assunto. Há quem ache que filosofia não serve para nada, que os filósofos são loucos questionadores.

Ora, se alguém pergunta: o que é filosofia?
O filósofo devolve a pergunta: o que é o que diz o que é?
Ou seja, o que é o homem?

Esse alguém responde: você me "espanta", ao devolver a pergunta! O filósofo, ao ouvir isso, diz: você está a filosofar, pois, filosofia é "espanto".
Esse alguém reconhece: estou "admirado" com a sua sabedoria! O filósofo observa: ainda está a filosofar, pois, filosofia é "admiração".

Nesse momento, esse alguém começou a "refletir" sobre tudo o que o filósofo falou, mesmo com poucas palavras. E, para concluir, o filósofo ainda lhe diz: fique tranquilo, não se preocupe, mas continua a filosofar, pois, filosofia também é "reflexão".

Autor do texto: Alfredo Soares Moreira Filho.
23/07/2021
00:06 - 1:21h

Inserida por ByAlfredo

Só entendi a filosofia quando vivi a mais pura e verdadeira frase filosófica que existe.

— só vai dar valor quando eu morrer.
mãe.

Inserida por Ruan_luca

RASCUNHO PUBLICÁVEL⁠

Eu não sei ler coisa alguma, de modo prazeroso, se não interpor a filosofia. Para mim, a falta de filosofia nas coisas torna o objeto 'poço não comunicante', como diria João Cabral de Melo Neto. É uma questão de sobrevivência pessoal desenvolver uma leitura assim, porque, de outro modo, um simples parágrafo torna-se enfadonho.
É bem verdade que os signos comunicativos, principalmente, os utilitários, como os avisos e manuais de instrução, por exemplo, não são produzidos para filosofar sobre eles. Dada a necessidade prática dessa classe de gêneros textuais, sua leitura não exige uma forte carga de tensão intelectual para serem compreendidos. Como se estivessem dentro de uma zona neutra, há textos que dispensam prazer e desprazer na sua leitura.
Já existem outros, não tão utilitários como os primeiros. Desde um poema infantil, um trecho narrativo religioso, um clássico da literatura, até à Constituição Brasileira, existem signos que podem ser pesadamente enfadonhos para sua compreensão. Porque, entre outras funções, todos eles se ligam ao sentido maior, que é o sentido da vida.
Sendo a vida complexa, apesar do simplismo atribuído por muitos, é preciso buscar algo que dê sentido à própria vida no fluxo da vida. A filosofia pode ser uma sugestão.

Inserida por ElizeuSilva

⁠Não sou criança
não sou moço
estudo, ciência, literatura,
poesia, e filosofia,
e a melhor fonte de sentido para vida,
conforto, sólida base moral e ética, fonte
de inspiração para o amor, é a
Bíblia Sagrada, essa foi a melhor fonte mais valiosa
que já encontrei.

⁠Não sou filósofa, mas amo filosofia.
Da antiguidade, a contemporânea em todas há o que aprender.
Verdades ditas e não ditas, dignidade sem dignidade.
Fé e desconstrução.
E vamos nos descontruindo das verdades alheias.
Vou viver minha própria filosofia, talvez basear-me em alguns princípios nos quais acredito.

Frase de Islene Souza

Inserida por ISLENESOUZA

⁠Achilles - Não estou interessado em discutir filosofia, parece difícil.

Andrômeda - Posso dizer que belo é alma, não meramente material.

Achilles - Tudo bem, respeito sua opinião.

Andrômeda - Então, não acreditas em meu amor por você?

Achilles - Você sabe o que penso sobre amor.

Andrômeda - Não acreditar que o amo, é o mesmo que dizer que não sou sábia o bastante para administrar tal abismo.

Achilles - Você é sábia, sim, mas nós nunca vivemos a sabedoria de amarmos um ao outro, você sabe.

Andrômeda - Isso, pois você evita o sentimento, teme que alguém possa desejar-te de verdade. O amei, o amo, e o desejo, mas você não acredita em minhas esferas, o que eu poderia fazer?

Achilles - Cyceru me ensinou que homens sábios não se casam.

Andrômeda - Desde quando você tens o desejo de se tornar sábio? Achei que isso fossem para os homens feios.

Achilles - Tudo bem, nunca me considerei belo.

Andrômeda - Então tu és o homem mais cego vivo.

Achilles - Estranho, achei que eu estivesse morto.

Andrômeda - Não, você ainda vive em mim.

Inserida por Richardtaylor