Poemas de Cores
Iluminada entre as flores
com sua presença marcante
de uma essência viva
com intensas cores,
sendo bastante atrevida
como uma rainha da noite
que exige que suas vontades
sejam atendidas.
Uma arte sincera
de lindos traços de simplicidade avivados com cores intensas
de sentimentos e verdades,
onde o amor se expressa
em cada detalhe.
Jardim da vida
A vida é um jardim de escolhas e cores,
há quem regue espinhos, há quem plante flores.
Cada ato é semente, cada gesto, raiz,
o que você cultiva, é o que o solo diz.
Pode deixar o mato tomar seu lugar,
ou com carinho o bem fazer brotar.
A dor também cresce, se você permitir,
mas o amor floresce, se fizer por vir.
No fim, o jardim é o que você fizer:
mato descuido, flor é o que se quer.
SimoneCruvinel
Alguns dias parecem pesados
Em dias assim, de chumbo e calmaria tensa,
O mundo grita em cores que a alma não pensa.
O coração, outrora canção leve e solta,
Bate exausto, na engrenagem que nos volta.
O peso interno, fardo invisível e constante,
Não se revela em números, mas em instante
De respiração curta, em nó na garganta,
Em sombra alongada que a alegria espanta.
Esmaga lento, como a gota que fura a pedra,
Cada suspiro um passo em direção à treva.
A força se esvai, a vontade se dobra,
Sob o jugo silente que a alma absorve.
Mas lembre-se, em meio à pressão que aperta,
Que a noite mais densa precede a alvorada liberta.
Ainda há espaço para um respiro profundo,
Para encontrar em si um novo mundo.
O Jardim Que Deixei
Ó caminho sem fim,
dias pálidos, sem cores.
Ficou para trás o jardim,
onde eu não conheci as flores.
Levo só sonhos calados,
nos passos, um peso antigo.
Ecoam meus próprios fados
sem voz, sem abrigo.
As flores chamavam meu nome,
mas temi suas doces canções.
Neguei o sol que consome
e guardei silêncio nas mãos.
Não soube que era vida o momento,
nem soube tocar seu calor.
Caminho agora em puro lamento,
por não saber apreciar sua cor.
Tantas coisas podiam ter acontecido...
Agora é só o pensamento
do que fui, ou do que poderia ter sido.
Nesses dias sem cores,
chega o suspiro que afasta as dores.
Fecho os olhos, e, enfim,
para trás ficou o jardim.
(26/06/2025)
"Sei que a minha alma tem todas as cores
E de tanto dançar e girar, minha alma fica branca.
Sei que minha alma é criança, é menina, é mulher!
Sei que minha alma é viajante, que vai ao encontro da lua
Sei que a minha alma é fogo, é terra, é água, é ar.
... ... Sei que tenho uma alma...
E esta alma é cigana!"
Vontade de ir a uma ilha
Onde haja flores sem nomes,
De cores inexistentes
E de cheiros desconhecidos,
À qual nunca foi sugada
E que nunca foi apreciada.
Vê-las florescer
Com olhos de primeira vez
E, nesse momento,
Estar em paz
E nunca mais voltar.
Esboços, pincéis e tintas!
Amo as cores e adoro quando elas ganham vida brincando em uma tela em branco. Acho fascinante e divertido ver os esboços, pincéis e tintas coloridas interagindo, em brincadeiras de faz de conta criando cenas imaginárias e trazendo nuances e conexões únicas. Essas criações são observadas por olhares variados, alguns atentos e conhecedores, outros apenas curiosos.
No final, tudo se transforma em belas obras: quadros finalizados, telas magníficas. Mas meus olhos são diferentes; eles são atraídos pelos quadros inacabados. O inacabado, afinal, possui dois polos opostos e igualmente intrigantes.
❝... Hoje trago lhe flores... De todas as cores,
para perfumar nossa amizade pura e sincera.
Trago lhe flores para iluminar o sorriso de seu
rosto, e que estas flores lhe traga Paz, aconchego,
e harmonia...❞
Eliana Angel Wolf
As cores de mais um dia
no horizonte já se apagaram
quisera que também se fossem
as tristezas que deixaram
Quantos corações batem sós
pelo amor que está distante
vencidos pela saudade feroz
que os lancinam como açoites
A noite os pega de jeito
nem sonhar lhes dá a chance
a insônia ronda por perto
e não deixa sonhar com romance
Ninguém merece o sofrimento
de amar sem ser amado
de apenas viver momentos
de sonhos não realizados
A flor, só o bem nos faz,
em cores, perfumes, é escudo,
bom agouro sempre traz,
a mãe natureza é tudo !
O arco-íris é um presente divino,
que, no horizonte, ao longe nos seduz,
traz nas cores o brilho da eternidade
e a muitos sonhos nos conduz
Ah... sonhar é coisa de poeta
que faz versinhos ao léu,
mas saibam que ele tem por meta,
tocar o arco-íris e o céu...
Há sensações em ser luz e sol
chuva ou nuvens a bailarem
ou cores do arco íris que distante
fazem todos os poetas sonharem
A experiência da poesia,
aquiesce a chama da esperança
avia-se, a vida a harmonia das cores
dialoga, com o sublime interior
Na engenharia das cores,
o silêncio era chama úmida,
havia uma voz do vento
um poço de milagres, ao tempo
E, em cada momento,
eu via, Jesus passar...
.
Dizia, o viajante
O poeta con[vida],
Vem comigo, pintar o céu
com cores transparente de instantes
vem contempl[ar] as aquarelas
Tu olharás pela janelas
Verás o mundo
com outros olhos.
§
Disse-me DEUS,
lindas são as Flores,
com certeza.
Elas vivem pouco,
mas são cobertas,
de cores e beleza.
São simples,
não são orgulhosas,
nenhuma beleza se compara,
a beleza de uma rosa.
Porém, é você humano,
que EU mais amo!
