Poemas de Ausência
NINHO VAZIO
Dois bonitos passarinhos
Que voavam por aí
Um dia se encontraram
E logo se apaixonaram
Construíram um belo ninho
Simples, mas aconchegante
Então vieram os filhotinhos
Felizes e esfuziantes
A família aumentou
E a trabalheira também…
Ter comida e segurança
Não é fácil pra ninguém
O casal de passarinhos
Com integral dedicação
Transmitiu aos seus filhinhos
Respeito e educação
E assim, dia após dia,
Numa luta sem parar
Os pequenos filhotinhos
Aprenderam a voar
Mas em uma tarde voaram
E já não voltaram mais…
Foram construir seus ninhos
Seguindo os próprios caminhos
Como um dia, lá atrás,
Também o fizeram seus pais
Então, assim de repente
O ninho aconchegante
Que era tão quente e seguro
Ficou triste, escuro e frio
Tornou-se um ninho vazio
E o casal de passarinhos
Lá na varanda do ninho
Hoje fica a murmurar
Esperando que numa tarde
Os filhotes reapareçam...
E que voltem pra ficar.
As pessoas só lhe valorizarão quando virem que você é único. Quando virem que ninguém é igual a você. Torne-se incomum, torne-se raro, não no sentido de faltar ou sumir, mas ser tão excelente, excepcional que muito poucos se igualarão a você. A sua presença maciça, conveniente, amiga, útil, será sentida na sua ausência.
Faça tudo com excelência, mesmo as tarefas mais comuns, mais simples.
Aprenda a marcar a sua existência, o seu comportamento de maneira tal, que até o silêncio lamentará a sua voz.
Os passos agora são lentos.
E o vento que antes percorria todo o caminho , hoje se materializa feito nuvens , se forma e vai.
Nessa estrada longa, as árvores balançam em câmera lenta, sem o fluir dos ventos, sufoca o coração.
Pra que pressa ? Os dias são frágeis.
Pra que continuar nessa espécie de tortura?
Dispenso outras emoções e desconfio dessa ausência.
Você me bloqueou
Na minha solidão eu te escrevia,
não era para te importunar,
mas por te ter como companhia.
Escrevia na impulsividade de minhas angústias,
minhas expectativas e alegrias.
Eu estava carregada de fardos de ilusão,
e via os olhos de tua alma,
a ler os meus manifestos,
meus pensamentos do coração.
Eu pensava que para ti,
isso não significasse tormentos,
mas com o tempo me dei conta;
tudo que eu te escrevia
era pesado demais para você,
que não desejava ler minhas mensagens,
nem a minha presença por perto querias ter.
Bloqueios de acesso e fechamento de portas,
na minha face tu sentenciastes,
e todos os meus acessos a você,
foram insensivelmente destruídos,
então, veio de fato a tua ausência.
Você bateu a porta na minha cara,
e não teve comigo nenhuma benevolência.
Rozilda Euzebio Costa
Tem quem sorri, quando tem vontade de chorar.
Quem sente, mas não consegue se expressar.
Quem se silência, com vontade de falar.
Há braços estendidos, sem ter quem abraçar.
Tem ausências que não fazem sentido
e beijos perdidos no ar.
Sabe o que é estranho
É que eu sei que você vai voltar com um não
Porque foi como foi com a mínima certeza das suas
Outras vezes
Porque essa seria diferente?
"O amor não tem nome "
O que me toma ,
O que me leva pelas mãos
Um suspiro
Um sorriso
Um cuidado diferente
Os seus carinhos
Que fazem se ausentar de mim
Aquela dor presente
Quando se expande
De dentro pra fora
Formou-se um contorno perfeito
Das minhas imperfeições
Sendo assim um medo
Oxidante,pelas minhas narinas
Ao estender-me
As suas e tão singelas
Lindas mãos
Respeite a felicidade do outro, reconheça o momento certo de sair da vida de outra pessoa.
Deixa seu egoísmo de lado e faz o que o teu coração não deseja, mas sim sabe que é o correto, aceita a sua incapacidade de fazer feliz quem você ama.
Nessa hora você vai entender que o verdadeiro sentido de amar é doação.
Leve consigo bem guardado e em silêncio, o sentimento mais lindo e generoso que se pode sentir o "AMOR".
Te ofereço o meu amor em forma de ausência e todas a intenções de felicidade.
Te desejo toda a felicidade, alegria e sucesso...
Te desejo o mundo minha IZA.
Com todo amor Uly.
Dê-me o último beijo
Dê-me o último abraço
Dê-me a sua última companhia
Mas avise-me,
Talvez, assim, posso acostumar-me com a sua ausência
DESABAFO
Melhor seria, que o dano fosse meu
em vez de ser teu o desencanto.
Não gosto de ver sonhos se apagando.
Não quero ver triste o rosto teu.
Ás vezes sem saída,
e por motivos alheios a nossa vontade,
deixamos que o amor meu e teu
sofra, com a saudade.
Mais uma ausência a se enfrentar,
o nosso eu saberá não se afetar.
O amor, o querer nosso, é muito forte
para ser derrotado, nem mesmo a morte
o conseguirá.
Roldão Aires
Membro Honorário da Academia Cabista. ACLAC
Membro Honorário da Academia de Letras do Brasil
Membro da U.B.E
Acadêmico Acilbras - Roldão Aires
Cadeira 681 -
Patrono- Armando Caaraüra- Presidente
"Às vezes isso acontece
E não é nem dor, nem castigo
Vivo num mundo à parte
Faço de mim meu abrigo...
Quando você se retrai
Fecho este mundo e nem ligo
Faço poesia da ausência
E nas entrelinhas confesso
O amor que jamais te digo."
Lori Damm
Vazio
Já sentiu saudades de algo que não teve?
Eu as vi, nascer, crescer, aprender e se desenvolver.
Tudo isso com você.
Mas eu era uma sombra, um vazio para você
As noites calorosas, eu só poderia ver
O espetáculo onde a atração principal
Só fazia doer
E que dor, um peito vazio
E cheio de rancor
Só vejo cor
Se houver dor
Mas sinto saudades
Saudades do seu amor
Amor que crescia e se desenvolvia
E que ironia
Estou falando do seu amor
O amor que para mim se escondia
Isso doeu muito, pai...
II
E se da alma o sopro se adianta...
Se é dor, não sei; se é graça, não declaro:
verte-se o vinho em ânforas de ausência,
sem taça, sem altar, sem penitência,
qual pranto que precede o verbo calado.
Faz frio em Amsterdam, aqui saudade.
É de uma intensidade tão grande que a gente acaba gritando, implorando Papai do Céu o seu abraço de volta.
Sobre a saudade a gente nunca vai saber tudo.
Há coisas que ela precisa omitir.
Tem coisas sobre a saudade que a gente só pode sentir.
Nós por exemplo estamos sob custódia da saudade, até quando eu não sei.
Apesar de gigante a saudade não é o bastante para desatar as mãos que a distância atou.
Uma mistura de saudade, orgulho e amor.
Tudo isso aqui. Tudo isso em mim.
E quando me perguntarem do que mais eu tenho saudade é de você que eu vou lembrar.
Mas só posso dizer: "Saudades de uns tempos aí".
*Josielly Rarunny*
AMOR E DESPEDIDA
Um adeus que não se deseja professar, prolonga as noites de nossa alma
Ora! Não que sejam as noites uma ausência de luz, ou mesmo a dissipação do calor esplendoroso
Mas, a presença de uma luz calma como a lua, na qual os olhos podem penetrar em profunda contemplação, numa ausência de si mesmo
Uma espécie de inclinação devota, rendida e vulnerável a algo que se revela infinito, no efêmero de nossa experiência terrena...
O amor puro, sem matéria.
O único e verdadeiro amanhecer de nossas almas!
A tempos me ausentei da sua conquista.
A tempos que, abdiquei da minha alegria.
A tempos que, desisti das palavras bonitas.
A tempos que, gasto tempo com tudo isso e não surte efeito.
A tempos que, desejo o calor e o doce do seu beijo.
A tempos que, percebo que de tempos em tempos devo me ausentar.
A tempos que, percebo; a saudade é a unica capaz de fazer você me amar.
E a tempos que, tais verdades, em vão, tento sufocar...
Eu tento, não entendo, teus sinais não compreendo.
Não sei o que quer dizer quando me toca.
Não sei o que pensa quando me olha.
Não sei o que sente quando vou embora.
Me perco no tempo e confundo o que se foi com o agora... Foi-se embora?
Está de volta?
Saudades te trouxe à minha porta?
Na lama me joga e na ausência se joga, o que faço?
E agora? Entendo teus sinais, agora, foi-se embora...
Crio uma fantasia e me fantasio.
Te fantasio.
Nessa fantasia já não mais sobrevivo.
Eu vivo.
Vivo pois, nessa fantasia, te tenho comigo, meu paraíso.
Te vivo.
Mas para a tristeza desse homem...
Fantasia é desejo e desejo é delírio.
O amor é sofrimento e o coração partido partiu contigo...
Me dói não ir sua procura.
Mas abdicar do meu orgulho também machuca.
Por que não vem à minha busca?
Ah se soubesse que, para mim, sua voz é musica.
A ausência do teu beijo me perturba.
E o seu corpo? Poesia nua.
Desperta-me aquela paixão crua.
Mas és fria mas também bela, como a Lua.
Jogado na rua, me perco em meus lençóis, à sua procura.
Se sou sua paixão? Assuma.
Nossa distância e sua ausência nos machuca.
A lembrança me conforta.
E a solidão? Surta...
