Poemas de Amigo Irmão
Sempre estarão ocultas as pegadas daquele que ajudou o irmão;
Sempre estará acesa a chama vivificadora da gratidão;
É necessário fazer da caridade uma preciosa missão.
O irmão do General
manifestou o apelo
por ele pedindo
o digno respeito,
e há um único
defensor no caso;
a injustiça segue há
mais de sete meses
atormentando a gente.
Não vou parar
de reclamar,
Tiraram a joia
da espada de Bolívar,
Da onde nunca
deveriam tirar,
Passaram da hora
de o libertar.
Parece até que
querem criar o quê
não houve porque
sabem que o tempo
corrói a memória,
os meus versos não
permitirão derreterem
a verdade e a história
que todos sabem que
Miguel é inocente.
Por que desestabilizar o seu irmão?
Se Jesus morreu por ele;
Por que não orar para o bem dele?
Mesmo diante da decisão que tomou?
Não adianta torcer para apagar a luz de alguém; e se você não se sente bem vendo seu irmão firme servindo ao Senhor, então há outro espírito operando dentro de você.
Julga com lábios afiados,
Aponta o erro do irmão,
Mas se esquece que diante de Deus
Ninguém é sem imperfeição.
Esqueceste, irmão, do que Deus disse?
Que no amor d’Ele tudo existe?
Que maior tesouro não há na terra
Que irmãos unidos sem guerra?
Com o porrete no chão,
as esporas a sapatear,
Você e seu biriva irmão
no ritmo do Chico do Porrete,
Sei que estou no seu coração,
e você a dançar no salão honrando
o tropeirismo, a poesia e a tradição.
O irmão do General
que se encontra
preso injustamente
onde só Deus sabe,
recordou quando
os 4F foram presos
no Quartel de São Carlos.
Eram tempos áureos
de direitos atendidos
pelos superiores;
Não quero os fazer
mais magoados,
Só aceno para
que não sejam
mais esquecidos:
- Das Mães dos filhos
de hoje em dia ninguém
se importa com as dores.
Da Torre da Liberdade dou
loas as vozes pela opressão
perseguidas e censuradas,
Quero bem mais do que isso:
- Desejo andar contigo
de mãos dadas e almas
plenamente reconciliadas.
Nos teus olhos não
há mais como conter
o amanhecer e a primavera;
Você vai libertar cada
prisioneiro da cela,
E juntos não vamos
mais olhar para trás e nem
para cada um que ofendeu.
Faço eco das vozes
da irmã, do irmão,
e dos irmãos,
e ouso sem autorização
e sem ser ninguém
para perguntar:
- O General
está bem?
Versejo nas sombras
da limitação real
para perguntar:
- Onde o General está?
Ninguém sabe onde
foi parar o General,
Ouviu ou viu,
Mas insisto
em perguntar:
- O General está vivo?
Não desisto de saber
no deserto de afetos,
tristezas aquarteladas
e absurdo dos séculos.
O Gigante Adormecido
de Montenegro é irmão
de outros gigantes que
nos protegem dia e noite
de todo o mau tempo,
De nenhum deles não
é preciso ter medo;
preciso só ter respeito,
Agora você conhece
a alma do segredo.
É manhã e eu sou criança
minha mãe mandou-me ir
buscar o pão e depois
servir café para meus irmãos
há fila para comprar o pão
e eu entro na fila
então eu me lembro
que ontem
eu não era mais criança.
há anos nem pisava nesta vila
Eu voltei a ser criança?
Arfa, então, meu peito:
Meu Deus, isso é perfeito!
Meu coração Jubila
meus olhos brilham tanto
de alegria e de encanto
que reluzem, da retina à pupila
meu peito rejubila
olhando a luz do dia
que no Céu cintila
inesperadamente
estupidamente
minha razão oscila
então
eu penso:
Será que isto é um sonho?!
maldito pensamento!
aquele breve e feliz momento
era tão frágil quanto a argila
Eu volto a ser quem era
acabou-se o esquecimento
aquela sensação
deixa alegria e sofrimento
trocaria este dia
por apenas um momento
um momento que havia
recebido
como grata cortesia
por tão feliz que era
fui me perguntar
se era apenas fantasia,
deveríamos sempre aceitar
e nunca questionar
aquilo que nos faz felizes
quem duvida da felicidade
torna-se infeliz
por toda a eternidade
Se essa vida fosse um filme
Eu só queria ver você
Naquelas cenas calientes
Que meu irmão não me deixa ver
E eu seria a tua donzela
Baby, vem me salvar
Porque eu até faria sozinha
Mas perderia a graça
Não olha assim pra mim que eu não sei segurar
Te conheço e já conheço essa maldade nesse olhar
Não olha assim pra mim que eu não sei segurar
Jogo a mão pro céu que eu sei que hoje eu vou gritar
E peço: ó meu Deus
Tende piedade de nós
Ó meu Deus
Tende piedade de nós!
Ele transa bem? Leva você para comer bons queijos e vinhos? É seu amigo? Então fica com ele. É o máximo que você vai conseguir de um homem.
Quem disse que nossos erros não nos projetam ao um futuro melhor? Se é errando que se aprende, cada erro coopera para o nosso melhor aprendizado, nos qualificando para um futuro melhor.
Aqueles que não encontram o cuidado natural esperado por cada ser humano, Deus se acarreta de cuidar do seu destino.
" O trabalho é das maiores bênçãos de Deus no campo das horas.
Em suas dádivas de realização para o bem, o triste se reconforta, o ignorante aprende, o doente se refaz, o criminoso se regenera"
- Relacionados
- Homenagem a um amigo que faleceu: textos para honrar sua memória
- Frases de luto por um amigo que expressam a falta que ele faz
- Os Bons Morrem Cedo
- Poemas de Mario Quintana sobre Família
- Mensagens de despedida para amigos para marcar o coração de quem parte
- Versos e Poesias para Amigo
- Mensagem para Amigo que Morreu
