Poemas de Amigo Irmão
IRMÃO
Será que sê-lo já basta
Sem sermos de sangue igual,
Meter na mesma canastra
A força que nos anima a tal?
Irmão, é sempre aquele jeito
Entre o belo e o imperfeito,
Que nos foge nos entretantos
Das vidas às cambalhotas
Entre demónios e santos
Em sociedades de apostas...
E quando a força desanima
Vem a angústia e a revolta,
A gente quer passar por cima,
Mas a irmandade não volta.
Surge então que a própria vida,
Aos que fez de sangue irmãos,
Arranja em contrapartida
Outros de sentir, mais sãos.
(Carlos De Castro, in Há Um Livro Por Escrever, em 12-10-2023)
Se tu não mandar mensagem
outro vai,
se tu não elogiar outro vai
Relaxa, irmão
Sempre vai ter outro fazendo o que você não faz
Hereditário
Eu tremia mais que vara verde... parecia o meu irmão quando meu pai o apanhou usando drogas.
Eu não conseguia falar uma só palavra sem gaguejar... parecia meu irmão mais velho quando a esposa descobriu que ele tinha um amante.
Eu estava mais nervoso que quarentão aguardando o primeiro exame da próstata... parecia minha irmã de quinze anos grávida e sem ideia de quem seria o pai.
E a minha cara de gato cagando na chuva! Parecia minha mãe vomitando de bêbada.
Estou falando do dia em que fui pego roubando o dízimo da igreja em que o meu pai é pastor.
Que hoje, tua vida seja, agraciada com a luz que vosso irmão lhe proporcionou.
Entregues a tua conduta no certo, com o bem ao próximo como meta constante para que está passagem se finda ao êxito, abrigando em ti o amor e a benevolência, para um ciclo de luz e paz.
' COMPAIXÃO '
Benevolência com nosso irmão
Aquele abraço apertado
Lhe servindo de agasalho
Em momentos de aflição
Numa geração egoísta
Que só por interesse conquista
E abandona até o ante querido
Sem pensar no amanhã.
Precisamos fazer diferença
Amanda nosso semelhante
Independente de religião ou crença
Vamos amar nosso irmão
Como nas escrituras sagradas
Lhe desejar muita luz
Como o clarear do dia em sua alvorada
Dividindo nosso pão
Doando o nosso amor
Ter por ele compaixão
Como jesus ensinou
Dualidade da Vida
Assim como Pessoa, meu irmão,
Você também sente essa dualidade,
Entre o que é real e a imaginação,
Entre o que é verdade e a vaidade.
Às vezes, você tem tanto sentimento,
Que parece exagero aos olhos de alguém,
Mas é uma emoção que vem do fundo do peito,
E que te faz sentir vivo e pleno também.
Você tem uma vida que é vivida,
E outra vida que é sonhada e idealizada,
E sabe que a única vida que temos,
É essa que é dividida e compartilhada.
Você questiona qual é a verdadeira,
E qual é a vida que merece ser trilhada,
Mas é na dualidade que encontramos a beleza,
E que nos faz seguir em frente com a jornada.
Então siga, meu irmão, com seus sonhos,
Com seus desejos e sua determinação,
Pois é na dualidade que está a nossa essência,
E é na luta que construímos a nossa própria missão.
Entre Medicamentos e Imagens: A Arte do Olhar de Um Irmão Protetor
Volta Redonda é sua cidade,
Lá você vive e cria suas artes,
Com amor e dedicação,
Você transforma o mundo em abstração
Farmacêutico e fotógrafo,
Um artista que capta a essência,
Em cada clique, uma poesia,
Que transcende a realidade em sua presença.
Antônio, meu irmão,
Sua arte é um bálsamo para a alma,
E mesmo quando as sombras nos rondam,
Sua luz nos guia rumo à calma.
Seu coração é um oásis,
Que acolhe a todos com gentileza,
E mesmo quando o mundo parece cruel, Você nos lembra da beleza.
Antônio, você é um presente divino,
Que a vida me concedeu,
E mesmo que as palavras sejam poucas, Saiba que te amo, meu irmão, e agradeço tudo que você fez e faz por mim.
Diga não a violência
Tome sua consciência
Nessa luta, meu irmão
Violência pega mal
Então se liga na moral
De fazer a paz acontecer...
A estrada é minha amiga
O vento meu irmão
O sol companheiro de tantas viagens
E as estrelas cúmplices da minha solidão..
O pão é o vilão
fast food,mc,na brasa
meu irmão
tantos conservantes que nem sei
se transgênico ou ilusão
tudo rápido, preparado
gostosuras mil
esquece tudo, vamos de dieta e diet
carboidratos não
senão onde iremos parar
com tanta modernidade.
que não seja na balança da frustração...
Plagiando o irmão Luiz Gonzaga em sua canção "Acácia Amarela", transcrevo minha versão...
Ela é tão linda, é tão bela,
Aquela Casa Espírita que nos ensina a sermos justos e buscar a elevação espiritual, a perdoar e sermos indulgentes, amar e servir.
Sou um Trabalhador da Última Hora, que sirvo sem esperar nada em troca, seguindo os ensinamentos do Mestre Jesus Cristo.
Ali todo mal é enfrentado, e somente o Bem e a crença em Deus e em Jesus Cristo, nos mantém firmes na seara.
Vivemos em Harmonia com a Lei Natural!
Que assim seja!
Por: Alberto Mesquita
#GRATIDÃO
O segredo da força está na vontade...
De abandonar a má vaidade...
De ver o irmão...
Com o coração...
Se virmos algo de bom nas pessoas...
Devemos compreender que esse bem não estão nelas...
Está em nós...
De forma singela...
A beleza está nos olhos de quem vê...
Deixe esse brilho aparecer...
Enquanto o sábio agradece...
O tolo de tudo reclama...
Não seja trevas para quem lhe chama...
Seja luz...
Frondosa chama...
Às vezes nos fazem crer...
Que nascemos em um mundo...
Que não é bom viver...
Saiba que...
Se assim se sentir...
É chegada a hora de mudar...
Crescer...evoluir...
Encontre a paz...
Mas não a do mundo...
A do universo...
Encontre a sua...
Aguardando por você...
Lá dentro...
Bem no fundo...
Qual o caminho?
Cada um tem o seu...
O tempo não pára...
Mas ele é meu...
Pode ser também seu...
A vida não é sobre o que você tem...
Sobre o que você quer...
É sobre o que você deixa de ser...
Sobre o que você se torna...
Essa é a arte de viver...
Seja seu mestre e faça seu sonho florescer...
Caminhe ...
Faça de sua jornada...
Lindos contos de glórias...
Esqueça suas mágoas...
Conte outras histórias...
Nunca esqueça, nem despreze de onde veio...
E não corra para chegar...
O destino é certo...
E só o amor tudo pode mudar...
O criador não está em templos construídos pelos homens...
Mora dentro da gente...
Quem olha para fora sonha...
Quem olha para dentro desperta...
Quanto mais luz você se permite...
Mais brilhante você se torna...
Se nos julgamos melhores que nossos irmãos...
Como vamos esperar melhores atitudes do que as nossas?
Compreende ?
Encontre a você mesmo...
Suas raízes...
E terá encontrado suas asas...
Construa seus castelos...
Mas nunca se apegue a eles...
Para ser feliz...
Tão pouco preciso...
Assim aqui termino...
Sandro Paschoal Nogueira
As pérolas de meu irmão Jadeilson
Meu irmão, Jadeilson, é um homem simples, mas vez por outra me manda uma pérola filosófica. Outro dia, ouvi de sua boca algo espantoso, para um homem que tem como ofício, ser pedreiro e criador de galinhas.
Disse-me ele em uma conversa sobre política e corrupção: "Prefiro conviver com Leão saciado a ter que viver com um Cão faminto. Fazia ele analogia simples ao político rico e ao político pobre. Hoje, todavia, em outra conversa, me disse meu irmão: "Evan, você sabia que a persistência é a mãe da prosperidade?"
Nos dois casos, disse pra ele que são conceitos, contudo, vindo dele, de quem eu sei que não leu em livro algum, disse que sim era um pensamento original de muita relevância, uma vez que lhe veio à mente pela observação e não por estudo meticuloso, também a ideia do cão faminto nos reporta ao livro de "Eclesiastes", mas sei que ele não tem a maldade intelectual para plagiar o ora dito Clássico Bíblico. Disse a ele, meu irmão você um verdadeiro filósofo, à moda de Sócrates, que não escrevera nada.
E você, que diz ser humano,
como trata seu irmão
seu semelhante,
filho da mesma gênesis?
Se ainda é capaz
de chama alguém de lixo,
despreza o ser Supremo
que nos criou.
Hospitalidade
Meu caro irmão,
posso até te acolher
na minha tenda
contudo devo avisar-te,
que a minha paz
não está á venda
nossa conveniência
pode ser pacífica
tudo vai depender
da tua educação
e da minha paciência.
Eis-me entre homens, meu irmão,
na angústia e na dor de saber da finitude —
e da inutilidade da vida
quando o assunto é a eternidade.
Amo e odeio essa possibilidade.
Convivo entre homens que, embora tente compreender,
enxergo como fracos:
almas perdidas no labirinto da consciência da morte.
Cegos guiando cegos,
todos buscam entender o que não é possível,
e acima de tudo, tentam encontrar sentido
naquilo que apenas repetem —
como se a crença, por si, salvasse.
Às vezes penso: talvez sejam como eu,
alguém que aprendeu a repetir os erros ancestrais —
a ilusão da crença
de que há algum sentido na morte do homem.
Sobretudo depois de se conhecer a sentença:
“Tu és pó, e ao pó voltarás.”
Me solidarizo com esses homens.
Mas, ao contrário deles,
na maior parte do tempo,
eu nego qualquer sentido ao universo.
Rejeito qualquer ideia cósmica ou estoica de metafísica —
seja a da alma imortal,
seja a da carne eterna,
ou da saturação de algum prazer físico.
Tudo é em vão.
Seguimos como ovelhas para o abate,
e todas as crenças desabam
quando a razão nos assalta,
como um raio que, vez por outra,
ilumina demais.
Jadeilson
Meu irmão não é especial.
Não tem nenhuma virtude fora do comum.
Não brilha nas rodas,
não encanta multidões,
não coleciona diplomas.
Mas é um homem.
E isso, hoje, já é raro.
Homem no gesto firme,
no que acredita,
no que não negocia.
Rude, às vezes seco.
Mas nunca falso.
Nunca curvado ao que dizem
ou ao que esperam dele.
Ama suas escolhas,
como quem sabe o peso que é
carregar a própria vida
sem fazer dela espetáculo.
Eu, mais novo,
olho pra ele com admiração quieta.
Não por heroísmo,
mas por coerência.
Por resistir, mesmo no erro,
com a dignidade dos que não fingem.
Jadeilson não precisa saber
que escrevo isso.
Ele não liga pra palavras bonitas.
Mas o que sinto por ele
é mais velho que a palavra.
É afeto de sangue.
É respeito de silêncio.
É amor —
sem precisar dizer.
AUSÊNCIA
(Sem ir, sem vir. Tudo o mesmo e no mesmo esmo!)
Irmão:
Chama acesa no peito.
Filho:
Chama acesa no peito.
Amigo:
Chama acesa no peito.
Ardência de tantas chamas.
Ausências.
Presença de si,
de mim,
de ti.
Do, ré, mi, fá, sol, lá, si... ________
• O retorno! }
• A partida! }
Ida X Volta!
2017
Quem, afinal, é o mais excelente: o "filho pródigo" ou o irmão mais velho deste?
Qual dos dois você representa?
(Fabi Braga, 14/09/2014)
- Relacionados
- Homenagem a um amigo que faleceu: textos para honrar sua memória
- Frases de luto por um amigo que expressam a falta que ele faz
- Os Bons Morrem Cedo
- Poemas de Mario Quintana sobre Família
- Mensagens de despedida para amigos para marcar o coração de quem parte
- Versos e Poesias para Amigo
- Mensagem para Amigo que Morreu
