Poemas a um Poeta Olavo Bilac

Cerca de 306152 frases e pensamentos: Poemas a um Poeta Olavo Bilac

⁠"Coragem"

Se errei foi pela falta de experiência naquele dado momento, e cada um deles, me foi uma baita lição;
Dos momentos felizes, carrego a paz, por ter podido apreciar e desfrutar, me permitido de forma leve, o que transbordava minha'lma;
A covardia só deixa duas sensações, a de arrependimentos por não ter se permitido, e a de se arrastar perante a vida sem se permitir ser impregnado por ela.

Que lá no final das contas, vc se recorde de cada momento aqui vivido, de cada experiência, e após um suspiro, surja um sorriso dizendo:

- De nada fui covarde nesta minha existência!

⁠Quando me olhei de verdade...

Percebi que tudo o que eu acreditava podia se desfazer em um segundo;
Quando entrei para dentro do meu Ser...
Pude ver quão grande e vasto era o Universo existente dentro de mim;
Quando observei as coisas que eu ainda carregava...
Compreendi como era importante diminuir o peso da minha bagagem;
Quando deixei de olhar com os olhos comuns...
Pude enxergar a magnitude do meu mundo interior;
Quando parei de reclamar do que eu achava que me faltava...
Passei a dar graças a tudo o que faz parte da minha história;
E só assim entendi que tudo o que tenho não significa nada comparado ao que realmente sou;
Então eu passei a agradecer e a sorrir, pois minha morada não se limita apenas no que o espelho quer me refletir, tão pouco aos olhos que me observam;
EU SOU o tempo que constroi, que transborda, se refaz, que transmuta;
EU SOU tudo aquilo que transborda meu coração;
EU SOU muito mais do que você pode ver e tentar compreender!

⁠"Enxergar realmente o que está em um recipiente é pra poucos".

A Dualidade ainda faz com que o véu desta densidade seja capaz de mostrar e levar em consideração somente o recipiente, não levando em conta que dentro dele pode conter um amargo fel;

Está aí a desordem humana, as relações falidas;

As lamentações que irão se perpetuar por séculos;

As pessoas buscam o que lhes parece ser mais atrativo e prazeroso;

E as lições terão que ser repetidas, até que através de muita dor, um dia sejam aprendidas;

Não compreendem que o mais óbvio e o mais fácil, pode ser às armadilhas lhes entrelaçando mais uma vez;

A lei da Temperança nos ensina a utilizarmos a nossa balança, onde se deve utilizar do equilíbrio entre a razão e a emoção, e principalmente os desejos que nos fazem cegos.

Quando os véus se deciparem as dores também irão se amenizar.

Buscar algo ou alguém somente pelos prazeres momentâneos que são capazes de nos proporcionar, achando que assim alguma falta interior irá ser suprida, é somente mais uma das armadilhas da Dualidade e do Ego.

Despertemos nossa intuição, ancoremos com nossos guias, e corpos não serão mais somente corpos a serem usados, pois isso não é um relacionamento, e sim relações de momentos,

Apartir daí sentiremos a completude do que é desvendar uma Alma e sermos desvendados, e o caminho não será mais o da solidão e sim o da solitude a dois.
Tem gente que soma, tem gente que é apenas desordem!

⁠Enquanto você não amar um animal, sua alma estará adormecida!
Enquanto você não descobrir o que implica amar um animal, não terá conseguido compreender o que é a nobreza e o despertar de emoções que podem curar a alma.
Dar amor a um cão, a um gato ou a qualquer ser vivo por menor, mais inquieto e singular que seja, é se enriquecer e descobrir que eles podem ter sentimentos tão valiosos e nobres quanto os nossos

"⁠Fé"

Qual o significado da palavra FÉ?

Fé, herdado do imaginário, é um sentimento de certeza, de acreditar no invisível, no impalpável, em uma força suprema, superior, é acreditar no possível, de que tudo pode se tornar possível.

Fé é ter a certeza em algo que na verdade não nos dá certeza de nada, só de que é preciso acreditar.

A fé é capaz de mover montanhas e moinhos em nosso mental, e quando o nosso mental está trabalhando, o real pode se tornar fato, pode ser materializado com a energia do campo mental, pode se tornar palpável.

Ter fé é saber que é necessário acreditar em algo maior, acreditar no mágico e no invisível, muitas vezes no que julgamos impossível, e este acreditar será o combustível, o alimento que precisamos para de todas as formas buscarmos, como crianças que acreditam em Papai Noel, mas com a consciência de que nossos atos serão também o que determinará nossos feitos, nossos milagres.

⁠O que eu espero da vida?

Hoje posso dizer que não sei, talvez nada, talvez tudo, cheguei a um ponto onde o "Quem me dera", foi substituído pelo "Tanto faz". E sabe de uma coisa... O Tanto faz dá menos trabalho, não exige nada, o Tanto faz não dói, não cria ilusões, não destrói sonhos, ele simplesmente faz o caminhar ser mais firme, sem se preocupar no pisar em ovos, pq seguir o fluxo sem esperar mais nada dele pode trazer boas surpresas, e quem me dera se elas chegarem, e se não chegarem... Tanto faz.

A vida é uma constante aventura, então o importante é aproveitar o passeio, curtir a paisagem, pq o resto... Tanto faz, mas Quem me dera!

"As quatro estações"

Que a beleza do nascer de uma flor, nos mostre que dentro de um acanhado botão, existe uma riqueza que espera pelo tempo certo para florir, que naquele preciso momento, talvez um entardecer de primavera, ou no despertar de um lindo dia, tudo o que parecia meio sem graça, ressurge, exalando um suave perfume que faz compreender que tudo o que precisamos é adubar, regar, cuidar, até o momento de exatidão.

Que o calor de um dia de verão nos faça aquecer nossas almas e corações. Lembrando que esta força revigorante que contagia nossos dias, proporcionada pelo nosso Astro Rei, mesmo na arides, deve ser carregada até os dias nublados.

Que ao observarmos uma folha cair, tomemos como lição, que não existem quedas em vão, que o outono está nos alertando que talvez dias difíceis virão, e que será preciso nos mantermos aquecidos, protegidos, para enfrentarmos alguma escassez e assim dividirmos nosso calor humano, nossa compaixão, nestes dias frios de longo inverno, entendendo que nem sempre um agasalho pode suprir a importância de um aquecido abraço, ou um afago proporcionado por um bate papo, uma xícara de chocolate quente, adoçado por palavras doces, ou com gargalhadas por piadas sem graça, para esperar novamente pelo dia de florir.

Mas que sejamos fortes, para nos mantermos flores, em nossas quatro estações⁠

⁠"Emaranhados"

Todos temos um emaranhado de coisas dentro da gente.

Todos temos nossos segredos, aqueles segredos que às vezes contamos a alguém, as vezes um pensamento meio desajustado, as vezes um sentimento que possa ser condenado, algo que já tenhamos feito a alguém, ou que tenham nos feito também, alguma marca, uma cicatriz em nossa essência talvez.

No fundo todos guardamos alguma coisa para além túmulo.

É só parar e pensar um pouco, que ela vem.

A graça da gente é esse emaranhado que fica guardado lá no fundinho, e que de vez em quando nos pegamos tentando desatar um nozinho, batendo um papo, falando sozinhos.

A graça é ter um emaranhado pra nos ocuparmos quando ficamos entediados, e poder sussurrar pra ele bem baixinho:
Que bom, você me faz me sentir viva e grata pelas experiências proporcionadas, sempre que podemos bater um papinho

⁠Estamos inseridos em um contexto onde a dor e o sofrimentos são dignos de aplausos, pois só assim somos capazes de aprender algo.

Quem foi que disse que viemos aqui para sermos miseráveis em nossaa dores?
Quem foi que disse que o aprendizado só acontece com a dor?

Que só daremos valor ao que veio sofrido, em cima de lágrimas de sangue de nossas almas?
nãoor e o sofrimento é apenas um freio utilizado pelo nosso incosciente para nos barrar em algum momento de decidirmos qual caminho seguir, qual atitude devemos tomar em determinada situação, porque são ambos que nos lembra sempre as dores que já vivenciamos no passado.

Eles são o nosso freio paralisante que ronda nossos passos, onde quer que vamos.

O complicado é disprogramar essa cultura enraizada em nossas mentes, pois tudo está arquivado alí dentro.

Nossas vidas são baseadas e controladas em cima do MEDO!

"O Universo é mental", então o poder está em nossas mãos, na verdade, em nossas mentes.

⁠Um dia você acorda com a resposta que tanto buscava. Qual foi o ponto do trajeto, do gatilho, da mudança da rotina começou a adoecer sua essência, a não te reconhecer mais com a mesma energia, vitalidade e alegria que carregava pela vida? E então percebe que a cura pra tudo isso é o conseguir enxergar, e que muitas vezes, ou sempre, absorvemos o que não nos pertence, que aquilo tudo não é nosso, que a fúria da tempestade não é sua, só tomamos emprestado.

E então tudo volta a ser colorido, ser sorrisos, como sempre foi, sem o peso do ontem, a incerteza do amanhã, apenas o hoje pra viver.

E assim a cura se faz inevitável!

A vida é uma constante troca de energias.

O segredo está no observar!

⁠Sabendo que ele habitaria por um curto espaço de tempo aquele lugar, procurou viver ao máximo todo instante que ali permaneceu, estando presente em cada minuto, pois saberia que seriam os últimos, assim é nossa vida e onde habitamos.

Rafael Zucco 26/10/2020

Inserida por raphaela_a_gaeta

⁠A noite é como um mar turbulento dentro de nossa cabeça em pesar
o vento frio do dia passado sopra em nossos olhos motivos que roubam o descanso
busco em orações alento e bálsamo...
na prédica livro-me de mim e de ti
da corrente imposta entre o devaneio e a epifania,
profanos e livres, continuamos a nós afogar noctambulamente
sonambulamos somos em pensamentos
temos vida enleada dentro de nós
acossamos nossas Almas e mais
renascemos para ocultar nossa indiferença
somos filhos de alguém
rebentos de Deus
mentiras infantis
e fastio da velhice
quisera ter sido antes algo
do que atravessar a noite sem mim mesmo
em pensamentos e lembranças impostos pelos anos
queria, antes, ser tempestade no mundo do que calmaria em mim
mas sou a imagem de teu amor e com ele me consolo e em ti me reconheço

Inserida por marcio_barros

⁠#Fique em casa
Aproveite essa quarentena
e seja um vasculhador
para tirar as sujeiras de seu teto.
Fácil demais, não?
Você tem um telhado a seu alcance,
por isso você tem cabeça.
Não podem fazer o mesmo,
os vasculhadores de cabo longo
que moram no bairro Ar Livre na Rua Padeça
Fácil demais, não?
Chamá-los de loucos,
“— Deus lhe favoreça”
Difícil demais, não?
Sem ter um telhado ao alcance,
como ficar em casa e ter cabeça?

Inserida por osmanmatos2

⁠Além do Meu Amar

Envolto pelas neblinas eu caminho
Um mar de possibilidades aflora o meu imaginar
Em cada lençol no qual acariciava sua pele
Na beira deste lago um homem como eu
Acende a memória dos teus beijos
Vivo dentro de mim um eterno devaneio
Onde as chamas de seu corpo acalma meu olhar
Sinto-me profundamente manso no calor de seu lado da cama
Como se fosse um brinde para um homem sofredor
Tua palma tem sido a mansidão de minha pele ao anoitecer
Deslize seu olhar para minha paixão
Saiba que ao sentir o perfume dos teus cabelos
Irei amanhecer comparando-me ao sol
Ciente que ao brilhar mais do que teu luar
Escondo-me na hora certa para você fluir
Passear pelos meus domínios e germinar
Sorrir ao anoitecer ciente de que irás reinar
Com teu belo sorriso
Com tua inestimável mansidão
Por onde a beira de um lago frio pego-me passeando
Viajando pelos nevados fios de seus cabelos
Suavizando em meu coração a transparência da sua paixão
Ao brilhar com o horizonte
Ao sentir o calor de meu sol em teus profundos vislumbres
Diante do momento que me vires passando do outro lado
Tendo a certeza de que eu estaria lhe aguardando.

Inserida por Leonardo_Ribeiro_6

⁠Mais um Domingo chegou.

Desejo muitas bênçãos para sua
vida, e que todo o mal que
lançarem contra ti seja destruído
pelo poder do Senhor.

Que Ele te abençoe muito!

Inserida por EdinalvaFerreira

⁠“A angústia é capaz de produzir um diário de desabafo, mas a paz pode redigir um livro de felicidade.”

Giovane Silva santos

Inserida por giovanesilvasantos1

⁠Refém


Uma escrita minha...
No meio das cinzas ficou...
Ali...
Um ninho desse fogo crucial se criou...
Em meu quadro da alma...
Fiz de reféns minhas frases...
Cada inspiração minha...
Aprisionei por anos...
Assimetria de grande proporção entre eu e elas eu criei...
Ao passar do tempo...
Fui aos poucos me energizando....
A ferida...
Era clara e visível em meu olhar...
Mas o que houve para tal reviravolta
Foram as palavras que deixei no quadro algemadas...
Elas eram de amor...
Eram palavras de calor...
Eram palavras de perdão...
Não eram e nunca foram palavrões...
E nessa jornada....
Criei um refúgio em minha estrada....
Acelerei o pedestal...
Encontrei o meu Amor...
Refugiado dos horrores...
Fiz de meus poemas...
Inusitados doutores...
Cada um deles...
Veio me curar....
E deixei lá fora cair...
Um papel borrado que dizia assim....

' No baile da vida...'
' Somos andorinhas no ar...'
' Voar em direção ao aconchego...'
' Um sim e um não...
' Pode ser a palavra chave da saída...'
' E sem medidas...'
' O coração encontra sua porta...'
' Fato é...
' As palavras tem seu peso...'
' E cada uma...
' Tem seus segredos...


E hoje em meu quarto...
Não sou refém de minhas vontades...
Pelo contrário...
Minhas vontades são minhas reféns...
Se sou refém...
Autor sim...
Daquilo quê me convém....
A paixão pela família...
Na ilusória assimetria...
Não é dela que falo agora...
Mas falo de uma pura...
Harmonia...
E com o telhado tampado...
Uma mistura de doçura...
Eu e minha amada....
Desejos e fantasias....
Linhas retas e cruzadas....
Se chocando na direção...
De uma terna e eterna paixão...


Autor:Ricardo Melo.
O Poeta que Voa.

Inserida por JoseRicardo7

⁠Tempos que não voltam mais


Sem arte fotográfica...
Um cenário inusitado...
Ilusório e gelado...
Estava alí...
Uma onça negra que rugiu...
Em um poema ofuscado...
Desafiando o meu imaginário....
Que aos poucos...
Vou descrevendo sem contradição...
Na paisagem...
Verde amarelo...
Turquesa e violeta...
O branco...
Fazia parte do palco coberto....
Nos recreios...
Ou em quermesses...
Pipoca e maçã do amor...
Quebra queixo e paçoca...
O tal cachorro quente....
Que muitas gente...
Chamam de kikâo
E se não me engano...
Sua origem é hot-dog...
Famosa salsicha com pão....
Garras afiadas...
Quantas vezes numa rua paralela...
Passarelas amarelas....
E suas donzelas....
Andavam de brincar...
Brincavam de correr...
Ah...
Lembrei...
Garrafas de plásticos...
Medalhas de aço...
Nessa brincadeira....
Lançavamos longe para atingir o adversário...
E a amarelinha....
Quantas vezes eu pulei...
Brinquei sim....
Passa a mão na mão....
Ou...
É esse(a)...?
Não...!
É esse(a)...?
Não...!
É esse(a)...?
Não....!
E por fim...
É esse(a)...?
Sim...!
O que você quer dele(a)...?
Oh susto danado que vinha na contramão.....
Bate logo na cara...
Que é melhor que um péssimo não...
Brincadeiras de crianças...
Brincadeiras de adolescente....
Isso era ser gente...
Ou eramos polivalentes....
Aquele filme do passado...
Eis numa TV da ilusão....
Esquecer da infância...
Não...!
Tudo se foi...
Mas na memória ficou....
Maravilhosos dias....
Riquezas que ficaram...
Não tinhamos brigas...
Não tinhamos magoas e nem rancores...
E de pernas pro ar aqui....
Revivi o que lá atrás ficou...
Nessas frases....
Umas fases que passaram...
Ou seja...
Tempos que a palavra chamada "Preocupação"...
Estava longe de existir....
E agora...
Só me resta poetizar....
Os dias de outrora...
E fechando os olhos....
Escrevi sem querer....
Os tempos passados....
Menos de uma hora...


Autor:Ricardo Melo.
O Poeta que Voa

Inserida por JoseRicardo7

⁠Uma ópera tonalizada.



Uma história...
Uma década...
Ilustrei um palco...
Deixei colorido como o raio do sol e o verde gramado...
Na orquestra sinfônica....
Debrucei....
Alí...
Sem melancolias...
Uma ópera aconteceu...
Garganta afinada...
Esperei o momento certo...
Único e protagonista do show....
As coxias se escancararam ao público....
Encantei....
As varinhas...
Deslizavam nas cordas dos violinos...
A lua prateando...
Avisava a chegada dos anjos...
Sem suspenses e sem dramas...
Um terror fora da grama...
Mata verde rasteira...
Na fama...
A ópera ecoava...
Sem um pingo de receio...
O gladiador da garganta tonalizada se apresentou...
Sem tristezas...
Sem agruras....
Uma comédia pra se rir...
E o poeta...
Coadjuvante e com o olhar penetrante....
Dramatizou aquele show sem drama...
Suspendeu as amarguras sem suspenses....
E aterrorizou os corações sem terror....
Orcas marinhas ficaram mansas...
As gaivotas faziam parte do espetáculo....
Os albratozes...
Calados ficaram sem as vozes....
Na rota de fuga...
Ele encontrou todas as porteiras...
Tamborins e zabumbas...
Sem tumbas latejavam...
Romaria nos sertões...
Festa do Rei com emoções...
Arranquei risos e lágrimas...
Ditei sem ser ditador...
Cantei sem ser cantor...
Com ódio do inferno...
Fiz até o diabo sentir amor...
Sabia eu...
Quando o universo é do Pai...
E a ele o mundo se ajoelha...
Por que não mandar...
As trevas se afastar....


Autor:Ricardo Melo.
O Poeta que Voa

Inserida por JoseRicardo7

⁠MEU MUNDO
Eu habito um mundo de sonhos, aonde prevalece um romantismo bizarro e próprio para folhetins de moças dos anos 50! É um mundo,de franquezas que as vezes como um bisturi, fere na hora, para trazer alívio depois! É um mundo, só meu! Estranho mundo a causar estranhezas nas pessoas que vez por outra o visitam! Algumas ficam por um tempo e se vão, outras vem apenas de passagem! Passam olham, admiram mas não se cabem nele! Esse meu mundo, é cercado por todo um universo amedrontador, de gente que não fala a minha língua, que não olha o que eu olho e que zomba do que eu penso, sinto e falo! As vezes penso estar sendo absorvido por esse universo, e com desespero luto ferozmente para retornar ao meu lugar, para a minha zona de conforto, e ali chegando, sorrio da cara de espanto e desdém daqueles seres, que não se conformam com o meu jeito de ser, e talvez, por não conseguirem assim ser também!
Odair flores

Inserida por odair_flores