Poemas a um Poeta Olavo Bilac
A luta entre a raça humana é constante. Porém acredito que um dia nos transformaremos em gente de verdade.
É que cada um de nós é uma árvore, e quando alguém se apaixona por nossas folhas, em vez de nossas raízes, ambos morremos secos.
Talvez seja desonesto, a um primeiro momento, comparar a feitura de um cartaz antissemita à articulação da indústria nazista da morte. No entanto, como toda doença, também o ódio começa por apresentar seus sintomas sorrateiramente. O que começa como tosse, dor de cabeça ou gripe do dia-a-dia, aos poucos pode reverter-se no diagnóstico irreversível de metástase. E quem negligencia os sinais torna-se cúmplice das consequências.
Não adianta discutir com um alienado.Se quiser mudar o mundo, deverá criar um novo tipo de existência, para que se espelhem na sua.
Se ousar me deixar um pingo de esperança, lutarei para ter você até a última gota de sangue em meu corpo.
Se todos chorassem a cada fracasso, o planeta inteiro estaria em um estado constante de luto.
Seu corpo é apenas um casulo. Se esperar que ele faça algo por você, estará perdido. Se puser seu corpo para trabalhar, poderá começar a viver.
A morte é só mais um degrau da escada. Se vocês se lembrarem de mim, estarei presente.
É assim que os corais crescem – para cima – e, quando morrem, proporcionam um lar para novos corais, que continuam crescendo na mesma direção. O ciclo da vida segue seu rumo, e os mortos e os vivos são empilhados juntos.
Cada dia um recomeço, a cada momento uma nova oportunidade e em tudo um novo aprendizado. Viver é mágico!
Os nossos maiores medos estão nas versões desconhecidas de nós mesmos, visto que somos um território quase nada explorado, a cada passo uma nova máscara e uma nova armadura, um novo sonho e uma nova aventura. Por isso, viver exige coragem para enfrentarmos aquilo que nos tornamos a ser em outros lugares, em outros cadafalsos e outros altares.
Os níveis hierárquicos são como andares de um prédio. Como você chega ao mais alto diz muito sobre você. Ou prefere o rápido, mas recluso elevador que ignora a consciência dos andares, ou você vai pelos degraus para sempre ver por onde passou e observar quem está pronto ou precisa de dicas para subir com você.
"Ao enfrentarmos os desafios do mundo atual, torna-se inegável que um dos maiores é compreender que a longevidade e o envelhecimento estão mais presentes do que jamais imaginamos. Não se trata mais de pensar no futuro distante, em anos como 2050 ou 2060, mas sim de reconhecer que esse fenômeno está acontecendo aqui e agora, exigindo uma resposta imediata e consciente."
O samba (a música, manifestação musical), é apenas a ponta de um iceberg de uma cultura bem mais inclusiva e filosófica, baseada no humano (e não no capital).
É fé sem religião, respeito às tradições e desejo de futuro. As culturas não-brancas precisam ter espaço, só assim o mundo terá chance de melhora.
