Pobres e Ricos
Dia branco. Dia de todo dia. Quanto há de riqueza na pobre alma da arte: essa aprovação afirmativa da vida em que gosto de morar.
Quanto mais pobre eu for, mais livre serei.
Quanto mais rico eu for, mais conforto terei.
Não tem como dar errado.
Troco tudo que me dizem de bom
Só pra ter seu som de companhia.
Pobre serei eu ter tanta riqueza na mão
Se o coração não tiver vazão
E a alma ficar tão fria.
Para a sociedade ser rico o estado deve ser pobre, para o estado ser rico a sociedade deve ser pobre.
Era uma vez um país bem distante, muito rico, mas cujo povo era extremamente pobre. Eles ignoravam regras sanitárias, exploravam trabalhadores, não ouviam o que os sanitaristas diziam. Certo dia seu povo adoeceu gravemente, por causa de um bichinho bem pequeno, mas muito malvado. Em vez de mudar suas regras sanitárias e confiar nos sanitaristas, preferiu usar seu ouro para construir um imenso castelo de plástico e colocar os doentes que chegavam aos montes. O bichinho se espalhou mundo afora. Os outros países, encantados com esse lindo castelo de plástico resolveu fazer um igual. Infelizmente, milhares de pessoas também morreram. Mas um pequeno país, muito esperto, orientado por uma Enfermeira muito sábia, fez exatamente o contrário daquele distante país. Instruiu ao rei a investir todo o seu tesouro em segurança sanitária, valorizou o trabalho da atenção primária e, em vez de construir castelos de plástico que depois não teriam utilidade, ajudou as pessoas a ficarem em casa, fornecendo ajuda para que elas não perdessem seus empregos, investiu em transporte individual saudável aos trabalhadores, protegeu as pessoas dos bichinhos acompanhando de perto e cercando cada rua que tivesse alguém doente. Até que a nuvem de bichinhos passou. Com o apoio dos empresários aguentou firme e quem nada comprou, acumulou grande tesouro. Assim, todos tinham acumulado tantos tesouros que puderam comprar tudo o que sonhavam. E todos foram felizes e saudáveis para sempre, graças às sugestões da enfermeira sábia.
“Rico é o homem pobre, que sabe que doar… só o deixa mais rico. Todavia, pobre é o homem rico que acredita que doar… só significa perder.”
Ney Paula B.
A riqueza não deve chegar ao nível soberbo de poder comprar o mundo, assim como a pobreza, de ser tamanha e absurda a ponto de nao poder sequer comprar um pão!
A cumbuca de ouro
Eram dois vizinhos, um rico e outro pobre, que viviam discutindo. O rico gostava de pregar peças no pobre. Um dia, o pobre foi à casa do rico propor um negócio. Queria que ele lhe arrendasse um pedaço de terra que servisse para a plantação de uma roça de milho. O rico imediatamente pensou num pedaço de terra que não valia coisa nenhuma, por onde nem formigas passavam. O negócio foi fechado.
O pobre voltou para sua casinha e foi com sua mulher ver a tal terra. Lá chegados, descobriram uma cumbuca (espécie de vaso).
— Chi, mulher, está cumbuca está cheia de moedas, venha ver!
— E de ouro! — disse a mulher. — Estamos feitos!
— Não — disse o marido, que era homem de muita honestidade. — A cumbuca não está na minha terra e,portanto, não me pertence. Meu dever é contar ao dono da propriedade.
— Bem — disse o dono da propriedade — nesse caso desmancho o negócio feito. Não posso arrendar terras que dão cumbucas de ouro.
O pobre voltou para sua casinha, e o rico foi correndo tomar posse da grande riqueza. Mas, quando chegou lá, só viu uma coisa: uma cumbuca cheia de vespas terríveis.
— Ahn! — exclamou.
— Aquele malandro quis trapacear comigo, mas vou pregar-lhe uma boa peça.
Botou a cumbuca de vespas num saco e encaminhou-se para a casinha do pobre.
— Ó compadre, feche a porta e deixe só meia janela aberta. Tenho um lindo presente para você.
O pobre fechou a porta, deixando só meia janela aberta. O rico, então, jogou lá dentro a cumbuca de vespas.
— Aí tem compadre, a cumbuca de moedas que você achou em minhas terras. Aproveite esse grande tesouro — e ficou rindo.
Mas assim que a cumbuca caiu no chão, as vespas se transformaram em moedas de ouro, que rolaram. Lá de fora o rico ouviu o barulhinho e desconfiou. E disse:
— Compadre, abra a porta, quero ver uma coisa.
Mas o pobre respondeu:
— Não caia nessa. Estou aqui que nem sei o que fazer com tantas vespas em cima. Não quero que elas ferrem o meu bom vizinho. Fuja, compadre!
E foi assim que o pobre ficou rico e o rico ficou ridículo.
Amados talvez você nunca parou pra pensar que,a riqueza e a pobreza são parceiras,um dia tudo passará,como a juventude e os momentos felizes e infelizes.
Aí mulher interesseira gosta de homem rico e não pobre com sua moto."
Querida uma pessoa que vive atrás de alguém que pague suas coisas e se acha melhor do que o outro a ponto de não ajudar é no mínimo FOLGADA, e se você acha que o homem tem que pagar apenas por ser homem sinto muito você é uma machista e sexista. Se ambos trabalham não tem porque você alecrim dourado ficar na costa de ninguém, ou você se acha melhor?
E isso vale pra qualquer pessoa seja homem, mulher, trans e o que for.
A todo tipo de pessoa folgada seja crush, amigo, companheira, apresento-lhes a RECIPROCIDADE e a EMPATIA
O mundo de hoje!!!😔😔
Ontem: feio, pobre, amigo de todos, religioso e humilde!
Hoje: bonito, rico, amigo de alguns, Ateu e arrogante!
"É na humildade de uma pessoa que se enxerga a riqueza da sua alma assim como a sua pobreza no seu orgulho."
Um tem riqueza,
mas não tem sabedoria.
O outro pobre,
tem sabedoria.
Riqueza sem valor,
pois não tem sabedoria.
O pobre é rico,
porque tem sabedoria.
Meu velho costumava dizer que você poderia ser pobre em dinho, mas emocionalmente rico, se tivesse um bom amigo.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp
