Platao Confianca e Responsabilidade
"Seja qual for a nossa função, devemos nos empenhar com responsabilidade e ardor. O trabalho realmente dignifica os seres humanos." (Austri Junior)
O QUE ESCREVI NA LOUSA
Desejar e viver novos horizontes é necessário, contudo, a responsabilidade sobre o que escrevemos (mesmo que não mais na lousa) será sempre nossa. É maravilhoso podermos reescrever nossas histórias, mas nunca deixarmos de assumir e aprender com nossas escritas passadas...
[...] é sempre uma responsabilidade e privilégio muito grande quando estamos falando de Deus. Ainda mais quando alguém lhe diz "Eu não creio em Deus".
Poder que não reconhece limite algum, que dispensa o fardo da responsabilidade, não aspira à democracia não. É poder que anseia por tirania.
"O formador de opinião, tem uma grande responsabilidade com tudo aquilo que ele escreve ou fala, porém, mesmo que diga ou escreva algo que vá de encontro aos preceitos éticos e morais, sempre encontrará corações que o acolherá"
Todos os anos nascem novos meninos e meninas Jesus, é sua responsabilidade ensinar o amor ao próximo e a paz para que sejam esses os salvadores do mundo.
O branco de hoje não é mais o responsável pela escravidão, mas ele tem a responsabilidade de equilibrar a sociedade em que vive. Ninguém escapa do passado.
A responsabilidade me isenta de toda culpa dos derrotados que são poderosos para pagar com alto valor em dinheiro a destruição do amor pelo que ão anela na sua insensatez inútil.
Onde houver um canteiro faremos dele um oásis, pois com inteligencia e responsabilidade, podemos mudar e melhorar o mundo, esta será nossa forma sustentável de fazer sempre o melhor, para que tenhamos qualidade de vida, além de preservarmos nossa interação com o planeta mantendo o contato com a nossa terra.
ESCREVER, OFÍCIO SAGRADO QUE REQUER RESPONSABILIDADE
Escrever é um ofício de artesão, a prática é que aperfeiçoa o texto e a obra final, portanto, por fazer deste ato um exercício diário, não raro cometemos equívocos; às vezes por falta de experiência no manuseio da palavra, em outras por descuido ou falta de compromisso ou concentração.
“Deve-se escrever da mesma maneira com que as lavadeiras lá de Alagoas fazem em seu ofício. Elas começam com uma primeira lavada, molham a roupa suja na beira da lagoa ou do riacho, torcem o pano, molham-no novamente, voltam a torcer. Colocam o anil, ensaboam e torcem uma, duas vezes. Depois enxáguam, dão mais uma molhada, agora jogando água com a mão. Batem o pano na laje ou na pedra limpa, e dão mais uma torcida e mais outra, torcem até não pingar do pano uma só gota. Somente depois de feito tudo isso é que elas dependuram a roupa lavada na corda ou no varal, para secar. Pois quem se mete a escrever devia fazer a mesma coisa. A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer.”
Graciliano Ramos sobre o ato de escrever
Linhas Tortas (1962)
Desta forma penso que ao escrever, todos nós abraçamos uma grande responsabilidade, seja no ato de comunicar, instruir ou entreter. Devemos buscar a cada dia resolver questões complexas relacionadas com a nossa língua, procurar desvendar alguns mistérios que são desconhecidos do senso comum e de pessoas que não têm como hábito o sagrado ofício da escritura.
Portanto, se houver dúvidas quanto a uma sentença, sobre um verbo e sua temporalidade, ou ainda sobre a bendita crase: por exemplo: se em " ofereço a Deus" usamos crase. Se há dúvida é porque não dominamos o assunto perfeitamente, busque as respostas antes de publicar.
Isto que escrevo não é um desincentivo ao ato de escrever, é, ao contrário, um incentivo para que mais pessoas atinjam a excelência em se comunicar através da palavra escrita.
"Cuidado com o erro de depositar tudo no outro. Não transfira para ninguém a responsabilidade de te fazer feliz. Jamais se abandone. O amor de sua vida não será solução mágica para todas as suas demandas. Não exija tanto. Duas histórias podem compor um único projeto, mas continuarão sendo duas vidas. Então, não se perca, não se dilua na vida alheia. Ame intensamente, porém, protegendo a sua singularidade..."
Vivemos épocas que a evolução é responsabilidade da nossa memoria,articulação do falar vem com a compreensão do agir,temos que aprender com os sonhos,visualizar com espirito,afinal somos todos dono da nossa própria cura.
O homem que foge da responsabilidade e do trabalho, submerge-se as profundezas da miséria, tornando se um parasita no esforco alheio.
Jogar a responsabilidade do aprendizado do educando somente para o professor, estaremos desresponsabilizando e menosprezando a capacidade do autodesenvolvimento do educando.
