Pérolas

Cerca de 641 frases e pensamentos: Pérolas

Não sejas como a pérola, enclausurada na introspecção da beleza; desobriga-te, e conhece todo o oceano.

​A ORFANDADE VIVA
(A pérola que se fechou em ostra)

​Dizem que o luto é o preço que se paga pelo amor. Mas ninguém nos ensina a lidar com a estranha ausência de alguém que ainda respira. É uma despedida em vida, um adeus sem ponto final, onde a pessoa continua ali, mas o que nos ligava a ela parece ter sido desfeito por um laço de fita esvoaçante e silencioso.

​Há quem, diante de perdas sucessivas, decida que o mundo já lhe arrancou partes demais de sua existência. Como resposta ao naufrágio, essas pessoas não nadam para a margem; elas se tornam ostra, deixam-se afundar e fixam raiz no fundo do mar. Fecham a concha com uma força que nenhuma mão externa, por mais amorosa que seja, consegue abrir.

O isolamento vira armadura, e o silêncio, uma forma de sobrevivência introspectiva e extenuante.
​Ficamos nós, os "sobreviventes", na areia desse convívio interrompido, olhando para o horizonte e tentando buscar num suspiro a resposta em vão. Olhamos para quem habita o mesmo sobrenome ou a mesma história, sentindo uma orfandade estranha — às vezes compreensível, outras vezes não.

É o peso de uma presença que não se deixa tocar, de um colo que existe, mas não se oferece.
​Se o outro escolheu o retiro absoluto para não mais sofrer, cabe a nós a tarefa árdua de honrar a vida que pulsa aqui fora. Já que não podemos invadir o silêncio alheio, transformamos o nosso próprio grito em outra coisa.

Criamos, escrevemos e resistimos. No fim, talvez a literatura seja isso: a válvula de escape para construir pontes de palavras para lugares onde o afeto físico não consegue mais chegar.

Lu Lena / 2026

Se algum sentido nessa vida existiu,
deve ser como uma pérola bem escondida, numa ostra que jamais ninguém abriu.

Você tem o sorriso mais transparente que a água pura e os olhos verdadeiros como a pérola brilhante.

Inserida por SidAguiar

Pérola

Totalmente pura?
Escondida numa concha.
Cisco da riqueza.

Inserida por danielliokamura

Enoja-me o olhar negro de pérola da Pérola abraçando-me as curvas de um coitado.
E recitando o seu falatório de vencedora.
Entristece-me o notar do fôlego da Pérola em seguir em frente.
E o da envoltura de rija casca, firme, que segura sua simplicidade.
Causa-me vertigens o meu derreter assim que recém separado.
E o tanto pensar amargo em ti. Pois revivo-te: penso, mesmo que em amargo!
Arrepia-me a minha fragilidade contraditória diante da Pérola.
Tão radiante, tão vívida, pisando em meus escombros.

Chora-me os músculos de ódio!
Invejo a força da Pérola; ó Pérola,
que, depois de massacrar, desdobra-se em flor:
unicamente para ganhar-me de novo e oferecer-me os espinhos para um notável suicídio.

Inserida por mateusguilherme

Mulher, símbolo de sensibilidade. És a glória do homem, fonte terna de amizade, pérola de inestimável valor. Âncora ferril da imaginação, manancial profundo de amor. Alma misteriosa, tens inexplicável poder. Poder de conciliar trabalho, emoção, lar. Mestra na arte de amar, tens especialmente um dia escolhido para te homenagear.. FELIZ DIA DAS MULHERES!!

Inserida por antonioneto2013

A pérola dos teus sentimentos
Criada no ventre do teu corpo
Nasceu para adornar seus olhos

Inserida por 81024673

Sofre ostra
Não morras
O grão de areia
Que te aflige
Faz-te gerar uma
Linda perola

Inserida por iristerrasborges

Que a nossa vida seja como uma pérola, pra que a dor se faça valer as alegrias que, nos espera lá fora.

Inserida por beladonilo

À Heloisa


Se lodo,és pérola,se lama,és lótus,se cinzas,és Fênix
rimas do poeta,liras do cantor
Se dama,és da noite,se elemento,és fogo
Se satélite,lua,se estrela, sol
Se divindade, Vênus, se flor, a mais rara
Se jóia,diamante, se caminho, o mais florido
Se abraço, o mais cálido,se beijo,o inesquecível,
Se amor, o primeiro,se canção,a da vitória
Se luz, a mais brilhante, se vida...A minha!

Inserida por MelindaLacerda

"Pérola"

Meu amor algo tem,
E isso me faz bem.
Um quê de pérola,
Ela é toda bela!

Tem firmeza pelo certo,
Ama o que é correto.
Tem a brancura da pureza,
Possuis muita beleza!

Não a achei no mar,
Pois, onde ela vive não há.
Em terra firme a achei,
E a amá-la, comecei.

Nem em uma ostra, fechada.
Alegre ela é, não isolada.
Seu sorriso alegra, ilumina,
Tem a delicadeza feminina.

Amo-te, meu tesouro,
Valiosa igual ao ouro,
Rara, como uma pérola,
Para mim, sempre bela!

Inserida por jcarloslibras

Quando te leio em seus gestos fico admirado, você é uma pérola de valor inestimável. Vivo fico quando cultiva minha amizade, mostrando que para você não existe rivalidade. Quando te vejo admiro a sua gentileza, você não se recolhe quando clamam por ajuda. És um grande amigo nas horas difíceis, tem uma amizade desinteressada e pura.

Inserida por 81024673

A cama fria é a
ostra vazia da
qual a pérola já
não lembra mais.
É a constante
incerteza.
O permanente infortúrio,
A tristeza de um beco;
o abandono do cais

Inserida por daniel-Jack-Silveira

Soneto de um Desejo...


Rosa de meu jardim, pérola rara, alva flor
Abrace meu penar com desejos de cuidados e amor
Preencha meus pulmões, invadindo-os com seu leve olor
Doe ao meu penar, o calor dos quereres de suas pétalas
Solte minhas amarras num suspiro de brando sonhar
Rosa de puro encanto, silente, inspire meu caminhar
Se a esperança atrasar, seja generosa, venha me cuidar
Troque meu pranto por alegrias e canto
Oh, silente jóia, que sob a lua desperta emoções
Contagie os poetas, os sonhadores e as paixões

Inserida por mucio_bruck

" O reconhecimento é uma pérola que brilha nos olhos de todos, quando o trabalho realizado em prol da sociedade é digno de aplausos".

Inserida por grigasbar

Uma pérola, por mais sobrea e leve que ela seja, é dona de um mistério, refletido no olhar, no seu olhar... de profundidades inimagináveis, e de peso avassalador, sempre.

Inserida por MayconHalss

Como a pérola é o resultado do sofrimento de uma ostra quando um grão de areia adentra em sua concha, assim o Senhor faz conosco. Através das provações e das aflições, Ele lapida nosso caráter para que o Seu melhor seja feito em nós. Então, glorifique a Deus em meio às adversidades.

Inserida por JonatasdeLara

"Liberte-se da ostra. Ouse ser pérola."

Inserida por jussara_marinho

de tão ferida
hoje acordei assim
rindo à toa
é a pérola que entoa
minha vida
meu coração
e ainda assim
por tudo
gratidão!

Inserida por fernanda_de_paula_1