Perder Tempo
PLURAL
Quando o tempo nos é percebido
Distantes estão os anos ditosos
Conosco à frente dias penosos
E vai ficando o devaneio diluído
As horas sem segundos, gulosos
são os desejos, tudo é divertido
Eis que num as, se é envelhecido
E os enganos tornam-se facciosos
Então, tudo nos passa a ter sentido
Até mesmo os lamentos, saudosos
O que era ufano, vira comprometido
E vemos que nos plurais saborosos
Tem também o curso transcorrido
Num rugido de passos vertiginosos
(E lá trás o tempo de rapaz esquecido)
Luciano Spagnol
2016, junho
Cerrado goiano
Marcas da vida
Piso firme no solo do tempo
Não vejo percalço para limitar-me
O meu pensamento orienta o meu corpo
A elaborar estratégias para contornar os obstáculos
Sigo como a água corrente
Que perpassa os empecilhos contornando-os
Quando necessário infiltro-me no solo
Transformando-me em lençol freático
E lá guardo a pureza do que sou
Para que eu possa submergir límpido...
Tranquilo e consciente de meus novos atos
E, nessa nova ordem prendo.
À minha alma a liberdade e, por isso, encontro-me...
Extasiado no que sou.
18/06/2016
O que é o tempo?
Quando olho para a minha vida, percebo que o tempo é o senhor das decisões. É nele, e por ele, que a vida segue as suas circunstâncias, é nele que a orquestra da existência se manifesta como uma onda em constante transformação das coisas que aparecem em nossa vida.
O que sou eu para o tempo ou o que eu penso sobre o tempo?
O que sou eu para o tempo? Talvez, o simples elemento da mudança, o objeto da circunstância e ao mesmo tempo ser que é moldado pela temporalidade. Mas o que penso sobre o tempo? O tempo é uma instância que transforma meu ser.
O que é a vida diante do tempo?
A vida deve ser um respiro. Um farfalhar de uma borboleta que ao bater de suas asas em qualquer canto do mundo poderá provocar uma alteração em outra parte do planeta, como refletia T.S. Eliot ou que afirmava Heráclito de Éfeso, que dizia que a mudança era o ápice da vida, é nela que mergulhamos para o destino final.
Então, tempo e finitude vão depender de como nós encaramos a nossa própria existência, e é nela que vamos tecendo novas colchas de retalhos que germinará os frutos de uma série de descobertas para o “eu em si” e o “eu para si”.
Não gosta de mim?
Não me "visite",
não me leia,
não perca seu precioso tempo comigo.
Simples até demais....
Cika Parolin
Não perca tempo tentando ser apenas mais um igual a todo mundo! Você só vai descobrir se é melhor que os outros se não tiver medo de ser diferente.
Me perco
me perdendo na fumaça
do tempo
e caminho só
só o que não sonhei
Deixei tudo ali
alimentado por amor
amortecido de ti
e morri
dentro de ti
entretanto, de nós
nós perdidos nos pés
eu perdido nos pós
tu perdida na voz
tu sofrida em ré
eu choroso em dó
lava-te o rosto
que resta
que sobra e presta
lava-me o ombro
do escombro
da festa
que te conheci
Culpo o tempo
tentando argumento
nenhum
culpo o centro
sentado no vento
comum
mas a culpa é nossa
talvez mais minha
que vossa
mas
nossa
Não ouça
nem toque mais
nessa bossa
de anos atrás
não mais
por favor
por-ter-sido amor
não mais.
Aqui jaz
eu.
Jazz
nós.
eu sou a anfitriã e ao mesmo tempo a convidada quando as tuas mãos se preparam livres, para percorrer o meu corpo no despertar de qualquer madrugada...............................................................
Perfeitamente Imperfeitos
Depois de um tempo, percebemos que não precisamos ser perfeitos e muito menos procurar alguém assim, percebe-se que a beleza está na imperfeição, no incompleto, na falta de alguma coisa, na constante procura, e se tudo der certo, jamais estaremos completamente satisfeitos.
Depressa, anda logo, corre, não vai dar tempo! E assim a vida vai passando e você nem vai percebendo o que está acontecendo a sua volta. As pessoas estão envelhecendo, você está envelhecendo, mas não se da conta, pois precisa trabalhar mais para consegui uma promoção, para comprar o apartamento, para poder casar, para ter filhos, para eles fazerem faculdade. E quando paramos, finalmente, para ver o que está acontecendo ao nosso redor, percebemos que estamos velhos demais para concluir nossos sonhos, para realizar aqueles desejos do ensino médio e, infelizmente, para dar a devida importância a aqueles que um dia estiveram ao nosso lado e não podem mais estar.
Paro no tempo e me perco
Deixo passar o que não devo
Fica o que deveria escapar
Passa na mente vozes dizendo alto
Arrisca
Não desista
Tempo que foi já era
O agora é num instante
O hoje é sem demora
O amanhã virá
Num piscar de olhos
Seu futuro desenhar
Acordei, e como todos os dias, sentei em minha cadeira, que depois de algum tempo, percebi que sempre fica voltada para o leste... Acho que ninguém tem um lugar de preferência à mesa a toa... Leste, onde nasce o sol... Geralmente olhando para lá é que me vem inspirações... São de fato minhas?... Não sei... Mas resolvi olhar-me no espelho e procurar ver apenas os meus defeitos, aqueles imperceptíveis, não as rugas ou marcas de expressão; Aqueles de dentro, que ficam escondidos sob a maquiagem do ego, aqueles que só nós sabemos... O julgamento alheio, a mania de se achar sempre certo, de ter mais valor ou moral que os outros, enfim... Tive medo, pois naquele momento, percebendo que meus olhos se enegreciam, virei meu rosto e pensei: " Nossa! Eu não posso ter a alma tão escura... Não é possível!". A curiosidade de aonde as coisas vão dar, me fez olhar novamente, então percebi, que na escuridão dos meus olhos brotavam pequenos brilhos, como as estrelas que surgem na escuridão da noite, esses brilhos são os méritos por todas as vezes que tentei corrigir meus atos, pensamentos... Então cheguei a uma conclusão... Só serei melhor quando eu olhar para mim com o intuito de me corrigir, e não me admirar pelas boas ações que pratico! E mais uma vez concluo que nossa escuridão serve para trazer à tona a luz de pequenas estrelas de correção... E quem sabe algum dia veja em meus olhos apenas um imenso universo estrelado, aonde a escuridão jamais encontre lugar...
M.D.H.F.
Então não perca seu tempo comigo. Eu não sou um corpo que você achou na noite. Eu não sou uma boca que precisa ser beijada por outra qualquer... quando estiver comigo, seja todo você. Corpo e alma. Ás vezes, mais alma. Às vezes mais corpo. Mas, por favor, não me apareça pela metade.
Chega um tempo que as coisas começam a ter sentido e você percebe quão burra foi, tão boba, tão ingênua por acreditar tanto em palavras quando deveria ter aprendido com todo os tombos que a vida já deu. Como pode continuar caminhando em ciclos que não levam a lugar nenhum e o final é sempre o mesmo?
Até quando vai continua se machucando desta maneira?
Até quando vai dar as pessoas seu coração?
Até onde você ainda vai precisar chegar para entender que o mundo não é cor de rosa?
Quando vai aprender que as pessoas mentem, que ninguém vai deixar de ser feliz por você? Enquanto você definha de tristeza as pessoas simplesmente vivem e estão sendo felizes sem se importar com seus sentimentos e o que lhe causou.
A vida passa e as cores que antes você via, ficam preto e branco, saíram do sonho e caíram na realidade que você agora não sabe como digerir, não sabe o que fazer com o imenso amor que está aí dentro do seu coração, como você pôde acreditar que desta vez seria diferente?
Você que já não é mais uma menina, uma mulher feita, mas com uma alma de criança, um coração tão machucado, tão maltratado que lhe custou um grande sacrifício juntar os pedacinhos e mesmo assim eles ainda não estarem prontos você mais uma vez o entrega sem pensar duas vezes, sem nem ao menos, escutar os conselhos da tua alma ainda tão fragilizada ....
Pobre menina, você não foi feita para o amor. Aprenda de uma vez por todas a ser feliz sozinha, seja só sua, seja você a razão da sua felicidade, esquece o amor, as pessoas há muito tempo não sabem o que é isso e você não irá conseguir mudar este fato....
Não são os anos que nos envelhecem. É essa nossa incapacidade de perceber o tempo. Devíamos aproveitar o dia como as crianças fazem, elas não perdem tempo sofrendo, elas ganham fôlego sorrindo. Estamos a cada dia mais chatos e adoecidos. Não de anos, mas de vazios tumultuados.
Alguém me interne no paraíso, preciso urgente dar um tempo por lá.
O tempo passa em quanto perco juízo...
Já tive em meu passado sementes plantada. demorou muito tempo até que eu percebesse que as sementes plantadas por nós nunca são fortuitas. Só merecem estar ao nosso lado aqueles que nos amam de verdade.
