Parábolas

Cerca de 139 frases e pensamentos: Parábolas

O MAJOR NARRADOR DE HISTÓRIAS

Todas estas coisas disse Jesus às multidões por parábolas e sem parábolas nada lhes dizia. —Mateus 13:34

Em seu livro, Ei, Professor, o vencedor do prêmio anual Pulitzer, Frank McCourt, reflete sobre seus 30 anos de magistério nas escolas de Ensino Médio, na cidade de Nova Iorque. Ele usou uma variedade de técnicas nas suas aulas de inglês e escrita criativa. Uma das técnicas reutilizadas com freqüência era o uso de histórias que despertam emoções e desejos para prender a atenção e encorajar o aprendizado.
Este método de ensino foi utilizado pelo maior de todo os Mestres: o Senhor Jesus Cristo. Nicodemos, líder religioso erudito, disse para Jesus: “Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus” (João 3:2). Mas quando Jesus se dirigia às multidões que o seguiam, não recitava grandes verdades do Talmude (lei judaica). Antes falava com um estilo simples de um narrador de histórias.
As parábolas de Jesus perduram porque expõem questões do coração. Por meio da história do fariseu e do publicano (Lucas 18) aprendemos sobre a graça e o perdão de Deus. E a história do filho pródigo (Lucas 15) expõe o amor de Deus pelos pecadores arrependidos.
As parábolas inspiradas de Jesus nos ensinam sobre Ele e a vida que deseja que levemos. Nós também podemos usar nossas histórias de fé para apresentar aos outros o principal e maior Narrador de histórias e Mestre, cuja vida é a maior história que já foi contada. —HDF

Uma boa maneira de aprender as verdades de Deus é ensiná-las aos outros. Dennis Fisher

Inserida por pao_diario

Parábola

Após quarenta dias no deserto em completo jejum poético, depois de vencer os seus demônios internos; volta o poeta a sua terra e prega para todos que tem os ouvidos abertos, recita seu versos nas ruas, cura a melancolia dos pobres de espírito, faz milagres com a palavra, multiplica as linhas para dar de comer aos famintos pela rima, ressuscita os sonetos decassílabos do mundo dos mortos e exorciza o tédio dos descontentes.
Expulsa do templo do saber os teóricos; escreve versos todos os dias, mesmo aos sábados e causa à inveja daqueles que se acham os verdadeiros sabedores do lirismo, foi traído, preso; condenado e executado... Mas deixou um legado; sua poesia, por isto ganhou a imortalidade, reside junto do verbo.

Inserida por AndriusVallantinie

Dois mil anos se passaram e o Senhor ainda fala por meio de parábolas.

Inserida por felipeguilherme

As parábolas fazem com que tenhamos uma resposta para mil problemas.

Inserida por diogoalves00

Parábola do Futebol

Certa vez em uma vila rural do interior havia uma criança as margens de um campo, enquanto cortava toras de madeira utilizando uma faca, um homem aproximou e disse:
– Ei garoto o que está fazendo?
O jovem garoto de aproximadamente quatro anos respondeu:
– Estou construindo um campo de futebol, e estas madeiras serão as traves(gol) do meu campo.
Aquele homem que entendia muito de futebol, o indagou: O que você entende das regras de futebol?
E rapidamente ele respondeu:
– Sem traves não há campo de futebol.

Moral da história:
Em uma sociedade, composta de várias regras e leis, os governantes estão negligenciando o básico para a sobrevivência e sustentabilidade das gerações futuras. A ganância e a busca por geração de renda a qualquer custo está destruindo a sociedade, os princípios e a natureza.
Sem ação as leis são apenas papéis.

Inserida por PHAG

PARÁBOLA ESCLARECEDORA
(Para a classe trabalhadora)


“O pior cego é aquele que não quer ver”.
(Sabedoria Popular)


Com omissão, um funcionário viu,
sem adotar a boa providência,
o seu patrão sectário e sutil
abusar da pior maledicência.

A articulação maledicente,
feita pela chefia malvada,
teve a ação condizente
de quem fez que nem via nada.

O alienado funcionário
foi dando uma de “pata cega”
e deixou o odiado mandatário
ir tentando prejudicar um colega...

Justificando sentir muito medo
de tomar uma providência,
o omisso foi ratificando o enredo
da patronal maledicência.

Negou, na verdade, o idiota
funcionário tão conivente,
a solidariedade que importa
e se viu solitário no batente.

Depois, o malvado mandatário,
comprovando ter péssima intenção,
depôs o alienado funcionário,
negando-lhe a devida indenização.

Eis a moral da história: ser conivente
com a patronal escória é, futuramente,
sentir, na pele, a injustiça sentida,
por quem repele uma cobiça indevida.

Paulo Marcelo Braga
Belém, 15/02/2009
(09 horas)

Inserida por paulomarcelobraga40

Não são parábolas, são respostas.

Inserida por JoaoCarlosTeixeira

Frases, versos, palavras, verbos, adjetivos, complementos, fonemas, parábolas e poemas. Nada disso tem serventia, se não implica uma mudança positiva.
Esse é o objetivo de usar a escrita como ferramenta de comunicação, a falta dela ou até mesmo a demasia da mesma apenas dificulta todo o processo de entendimento.
Exatamente assim como estou fazendo nesse momento, enrolando demais para acreditar no que penso em afirmar agora.
A verdade é que eu queria poder ser tão convicta em fazer o que desejo, tanto quanto sou em me desfazer do que parece impossível, talvez sofresse menos com meus arrependimentos e não estivesse me sentindo perdida e vazia, como estou agora.
Mas, se até o Belchior se via tão pequeno nesse mundo tão cheio de nada, quem sou eu, para não reclamar da minha crise existencial?
Então, sou insuportável o suficiente para continuar discutindo sobre o que não aprendi com a minha própria vida de desilusões.
Eu sou apenas uma moça latino-americana sem dinheiro no bolso e muita bagagem pesada, que não deseja mais carregar sozinha nessa estrada, que nunca encontra um lugar só meu e continuo a andar, sem perder a esperança, que não entendo como ainda a alimento e não sei até quando eu aguento.

Inserida por SemeadordeSentimento

Parábola do Jovem Rico #DONSDOESPIRITO
Falando em Linguás , para que todos possam entender.
1- Para de se apoiar no que tem !
2- Para de acumular passado !
3-Enquanto o Vazo esta cheio de sujeira é impossível enche-lo de água PURA.

O JOVEM RICO
Mt 19:16-22
" E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna? E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos. Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho; Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo. Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda?Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me. E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades. Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus." (Mateus 19:16-23)

Quer Receber o Milagre ? ESVAZIE-SE De tudo que tem , e se preencha do RENOVO do ESPIRITO .

Inserida por ruisdaelmaia

Meus pensamentos as vezes refletem os seus anseios ou não, minhas palavras servirão como parábolas ou fato consumado, a vida é uma sucessão ou cessão de algo que ainda não conhecemos.

Inserida por ReinaldoVasconcelos

Uma das parábolas que me é preferida (parábola dos talentos), minha interpretação desta no entanto é diferente do conceito mais comum, gosto de imaginar que o senhor dessa parábola é nosso eu superior, e os servos os diversos aspectos do nosso ser, e a cada qual seu talento segundo sua capacidade, talvez eu seja bom escritor, bom orador, de generosidade mediana, mas de pouca atitude, a cada servo de mim, um talento respectivo, cabe a mim torna-me ainda melhor escritor, orador superior, ainda mais generoso, e mesmo na minha pouca atitude, que me torne ainda mais ativo, ao invés de considerar-me fraco e enterrar-me nessa aceitação, não, que todos os meus talentos sejam dobrados e que eu possa colher os frutos de todos eles, de uns muito, e de outros poucos, mas todos férteis. afasta de ti "não sou bom nisso" , "não sei aquilo" , "isto não posso fazer", e traga pra si o "no que posso melhorar", "quero aprender", "como posso faze-lo"

Inserida por Kalilmorais

Em algumas regiões da Espanha...uma conhecida parábola segundo a qual Deus, quando criou o mundo, não ficou satisfeito com a obra por mais que os Anjos tentassem dissuadi-lo dizendo que era tudo lindo e perfeito...
Deus então teve a ideia de lançar ao universo, a esmo,
um punhado de pérolas e determinou que os lugares
onde caíssem seriam especiais...
Por esta razão os seres passariam a idealizar e a buscar
o seu lugar especial... Também eu passei muito tempo buscando-o e o descobri muito perto de mim...tão perto que nem precisei me mover do lugar...uma pérola caiu aqui bem dentro do meu peito, o que me fez compreender
que talvez Deus estivesse me mostrando
que o lugar especial é onde estamos,
que nós o criamos(ou não) e que há uma pérola escondida em cada peito,
pois Deus sempre foi especialista em "Milagres da Multiplicação".
Cika Parolin

Inserida por CikaParolin

A parábola do rico e o fura na agulha.
Renunciar ao dinheiro e consequentemente a prosperidade.
Como fica os dias de hoje?
Onde a igreja em sua maioria prega enfaticamente saúde e prosperidade.
Um rico sem enfermidades estaria salvo?

Disse-lhes outra parábola: O reino dos céus é semelhante ao fermento que uma mulher tomou e escondeu em três medidas de farinha, até ficar tudo levedado.

Inserida por vbafs

CAMINHOS...

( Parábola )

Que bom que a vida fosse como um campo florido ou um pomar com bons frutos.
Mas não é.

Na vida encontramos caminhos com curvas e retas. Precisamos aprender a percorrer, a cair e a levantar.
Na vida percorremos estradas asfaltadas e retas, mas também caminhos de terra com subidas acentuadas... Não é fácil!

Nesta viagem há muitas placas de “Pare” ou “Proibido”. Há controle de velocidade e não podemos ultrapassar... Se desobedecer será multado.
Cuidado! Não provoque acidente... Pense! Vidas serão interrompidas.

Respeite as pessoas... Não invada o espaço que não te pertence...
Chegue a Deus sem dívidas, sem vítimas e sem dores.

abiliocarlos

*
Um abraço do Pr.Abilio... Shalon!
*

Inserida por abiliocarlos

Rejeitar as fábulas, faz das parábolas antenas de carne não viventes.

Inserida por Diogo23

Parábola pai e seus 4 filhos

Um pai tinha quatro filhos. Um tinha o nome de Católico, o outro de Evangélico, um terceiro se chamava Ateu e um menor de idade que atendia pelo nome de Espírita. Disse aos dois primeiros vão trabalhar na minha roça e façam um bom trabalho. Responderam prontamente: Pode deixar, pai, nós iremos e faremos um bom trabalho pra você. Deu também ao seu filho Ateu a mesma ordem. Este, muito intelectual a princípio relutou em cumprir a vontade do velho."Isso não e coisa para mim, meu negócio é pensar e mandar os outros fazerem" Mas, depois pensando melhor decidiu ir trabalhar. Os dois primeiros partiram para a roça e no caminho começaram uma discussão sobre como fazer o trabalho proposto pelo pai. Chegaram na roça e a discussão não terminava. Começaram a executar o trabalho, mas a disputa entre eles não cessava. Enquanto isso o terceiro que não se dava muito bem com os dois primeiros e guardava uma boa distância deles, foi e executou um bom trabalho, ao gosto dele e não do pai e voltou para casa. Quando faltava algumas horas para terminar o dia, o filho menor que ouvira o pai dando ordem aos irmãos mais velhos, resolveu ir também à roça. Encontrou o irmão Católico e o Evangélico ainda discutindo sobre como executar a ordem do pai e notou que seu irmão Ateu já tinha se mandado deixando um serviço diferente daquele que o pai havia pedido. Arregaçou as mangas e pôs a mão na massa, como se diz e nas poucas horas que restavam para terminar o dia fez um belo trabalho ao gosto do que o velho desejava que seus filhos mais velhos fizessem. No dia seguinte o pai foi à roça e observou o trabalho feito por seus filhos. Ficou decepcionado com os três mais velhos que não fizeram sua vontade, mas admirou-se que o filho a quem não atribuiu nenhuma tarefa, foi e fez sua vontade.

Inserida por DavidFrancisco

A parábola do tolo é destruição, o provérbio do sábio é educação e muitos ensinamentos.

Inserida por 1234578

Lucas 10,25-37 - Parábola do bom samaritano

FAZE TU O MESMO!
Existe uma ligação evidente entre a questão dirigida pelo mestre da Lei a Jesus e a ordem conclusiva do relato. O mestre da Lei queria conhecer os caminhos para se obter a vida eterna, e Jesus ordena-lhe que imite o gesto misericordioso do samaritano.

A preocupação com a vida eterna corresponde a reconhecer os caminhos que conduzem ao Pai, fonte da verdadeira vida. O mestre da Lei estava no bom caminho ao confessar que a via que conduz ao Pai é o caminho do amor. Consciência fenomenal, se levamos em conta a mentalidade legalista, muito difundida na época.

Faltava-lhe apenas refazer sua concepção de próximo. A parábola contada por Jesus não deixa margem para dúvidas: próximo é qualquer pessoa que, encontrada pelos caminhos da vida, carece do nosso amor misericordioso. Diante deste apelo, caem todas as barreiras sociais, culturais, religiosas, étnicas. O próximo carente é a mediação da comunhão com o Pai. Quem tem sensibilidade e é capaz de desfazer-se de seus planos para se mostrar solidário, estará no caminho da vida eterna. Quem, pelo contrário, desvia-se do próximo carente de solidariedade, desvia-se do caminho que conduz ao Pai.

Assim, a vida eterna define-se pela disposição de se tornar servidor do próximo, em quem o Pai é servido. Quem é misericordioso, está no bom caminho.

Inserida por EmOutrasPalavras

Concentro todas minhas forças e salto,mas seu destino já esta traçado ao chão, a parábola sempre vence.

Inserida por unstoppablethinker