Os Velhos Carlos Drummond de Andrade
“Aos Velhos” de Todos Nós
Perdoem nossa intolerância, é só medo de perder a base que acreditávamos, não mais precisar.
Perdoem nossa impaciência, só a idéia de perdê-los, nos deixa ansiosos, e queremos a todo custo trazê-los de volta a realidade.
Mas não a realidade de vocês, a nossa, a de que vocês vão estar ali pra sempre.
Como quando chegávamos da balada, atrasados fora do horário combinado.
Não estamos preparados para não mais ouvir, suas repreensões só porque estamos adultos; embora achássemos que isso era importante.
Pedimos tanto pra crescer, e dizer: - Sou adulto, sei o que faço da minha vida!
Mas quando chega a hora de demonstrarmos, a maturidade, a responsabilidade, as atitudes...o que queremos mesmo, é um bom colinho, é pedir pra vocês ficarem pra semente, é ....é isso mesmo, porque aí a gente planta novamente, temos novamente, os mesmos pais, aqueles mesmo que achávamos que não eram tão legais, como os dos nossos amigos.
A verdade “Nossos Velhos”, é que sem vocês perdemos nosso chão, nossas raízes, o topo de nossa árvore genealógica, nosso norte e até o nosso sul.
Mas quando descobrimos tudo isso, ...........Vocês já se foram e nada pudemos fazer para mantê-los por perto, nem mesmo espernear....como na infância, onde isso sempre funcionava.
Por isso àqueles Nossos Velhos que ainda estão por perto, eu falo pelos Nossos Jovens,
“vocês nunca se vão realmente” porque nós os amamos tanto que vamos passando suas lições de geração para geração,e no final descobrimos que somos muito mais parecidos com vocês do que gostaríamos.
Mas essa lição só aprende quem já perdeu. E aí já é tarde demais. Por isso estou falando por eles. “AMAMOS VOCÊS” ............é que a gente só dá valor, ao que já não tem.
Autora: Luzenilda
Quando me sinto perdida entre tantas maneiras de ser, eu me calo, leio os meus velhos textos. Eles me guardam. Eu estou em toda parte, em todas as letras, bobas ou não. Aqui sou passado, presente e futuro. Deus me beijou para ser eterna.
Viver é saber se adaptar, deixar velhos planos para trás e seguir em frente, e não se esqueça, deixar planos é também se desprender de certas pessoas, mas ore pedindo a Deus para deixar as pessoas certas, nos livrar das erradas e que as próximas amizades sejam fundadas na fé...
Escrevia para afugentar as amarguras, para exorcizar velhos fantasmas. As letras vigoravam além de toda manifestação compreensível das palavras. Tornavam-se a única sobriedade remanescente da sua introspecção doentia. (Do Livro – O Segredo de Clarice Lispector)
Muitas pessoas abandonam seus sonhos e objetivos porque se sentem "velhos demais" - mesmo tendo mais experiência, conhecimento e habilidade do que nunca para conquistarem tudo aquilo que sempre sonharam! Não abandone seu potencial, desenterre seus sonhos!
Experiência vivida
Muitos os chamam de velhos
Outros os ignoram sem pestanejar
Mas o homem experimentado
Com sua habilidade adquirida - Sabe suportar!
Nenhum experiente é latente
Do conhecimento obtido na vida
Passa para os jovens contente
Macetes adquiridos com muita perícia
Nos grandes oceanos
O marinheiro velho lobo do mar
Seja mestre ou maquinista
Conduz a embarcação sem vacilar
Pois o exercício contínuo de um experimento
Testa-o e o aprova ao longo da vida
Através do método científico de uma hipótese tremenda
Tornando-se um arquivo vivo da liga
No Brasil quando morre um velho
Perde-se somente uma vida
Na Índia quando vai um idoso
Perdeu-se uma biblioteca viva
Quando estamos velhos, e achamos que já vivemos tudo o que tínhamos pra viver, aí Deus nos dá filhos pra vivermos o maior amor do mundo.
Que seja um fim de semana em família ou
um agradável momento com os velhos amigos e
ou , até mesmo , com os novos...
Quem sabe com aquela pessoa especial
Ou simplesmente sozinha...
Engendrar novos planos
Traçar novos objetivos...
criando novos sonhos ou reformulando os velho
Não importa...
A ideia principal é
SER FELIZ E PONTO FINAL
Óbidos, que falta deve te fazer os teus filhos mais velhos, aqueles que têm no tom da conversa maturidade e experiência. Eu, que sou tua filha, sinto falta... Por onde ando, já não encontro pessoas conversando sobre tua história e cultura. Só tenho tropeçado em conversas sem fundamento e isto me entristece. Traz de volta aquele tempo em que eu saia por tuas ruas em companhia de pessoas instruídas e cultas. Traz os filhos que te amam e te conhecem, antes que enlouqueça e me permita aprender a ser tão alheia ao lugar onde nasci. Não. Eu não quero me permitir esquecer que tu já foste palco de uma história fantástica. Então, atenda meu simples pedido e me dê de presente, neste natal, os teus filhos mais velhos ou, mesmo, aqueles que novos já conseguem te amar como tu mereces.
começo de ano a Galera toda reunida como nos velhos tempos, relembrando as peripécias e as perolas dos anos anteriores. Retro de uma amizade velha e ao mesmo tempo Nova que cada dia que passa restaura os nossos laços de amizade
Eu carrego comigo todas as cicatrizes de todos os meus tombos, aqueles velhos tombos que me fizeram quem eu sou hoje. Aqueles que me fizeram forte, me fizeram grande, me fizeram uma pessoa melhor.
Hoje é difícil perceber, e até mesmo compreender.. mas fica a dica:
Ouça os mais velhos, eles sempre tem razão!
Querer reviver o passado é como entrar numa biblioteca antiga, na sessão dos livros velhos, cheios de poeira. Você sabe que eles têm conteúdo. Tem sim! Mas toda aquela poeira não vai te fazer bem. Você sabe disso e mesmo assim revira os tais livros. Você volta pra casa e leva com você aquela poeira que te fez tossir e espirrar pelos mesmos motivos que te fez doá-los à biblioteca. Você se livra dela, mas a tosse e os espirros vão continuar te encomodando por um tempo.
Durante toda a vida olhamos para todas as direções erradas,que quando ficamos velhos só nos sobra a direção certa para ver.
Saia na madrugada, ande sem rumo, corra até perder o fôlego, reencontre velhos amigos, dance com se ninguém estivesse ali, cante no chuveiro como se cantasse a uma multidão, beije como se fosse único, saia na chuva, faça piadinhas sem graça e tire sarro delas mesmas, veja fotografias se lembrando de como tudo era lindo, mas não se prenda a isso... se apaixone entre de cabeça, mas não espere que isso lhe dê algum fruto, cuide de seus verdadeiros amigos assim eles cuidarão de você quando mais precisar, e viva intensamente como se amanhã chegasse em apenas em um minuto e fosse o seu último momento.
