O Homen que se Acha Sabio
“A natureza do homem é insana tal qual não compreende o espírito que é profundo e sábio.”
Giovane Silva Santos
Querer que o arrogante reconheça seu erro é a mesma coisa que pedir que um sábio matemático erre aquela equação exata que ele mesmo conseguiu definir seu fim.
QUEM É SÁBIO NESSE SISTEMA DE COISAS?
Não há um homem realmente sensato na terra, pois sensato é aquele que evita afirmações tais como: nunca mais faço isso ou aquilo, especialmente se houver algum prazer em praticar ou permitir tal ação.
Contudo, há ainda aqueles que não conseguem alcançar tal prodígio, o de permitir ser rebaixado, por não poder evitar repetir erros, mesmo quando esses erros são dolorosos e causa de desonra.
Penso de modo muito particular sobre isso. Uma vez que um sábio deve saber evitar problemas e sofrimentos. Então ser realmente sábio nesse sistema de coisas deve ser sempre dizer sim para toda estupidez humana.
O esperto contrata um advogado para resolver seus problemas. O sábio, para evitar que os problemas ocorram.
Seu Clodoaldo era um velho sábio, morava só, e toda vez que passava em frente a casa dele via-o lendo um livro. Uma vez, aconteceu um episodio interessante enquanto esperava a minha vez de cortar os cabelos, num barbeiro amigo dele e vizinho, ele enquanto conversava comigo recitou, inteirinho, o famoso soneto de Augusto dos Anjos, Versos Íntimos, sabia de cor, deveria saber de mais, homem culto, fazia gosto ouvi-lo. Uma vez soube de um acontecido, de uma vez uma jovem que se dirigiu a ele por diminutivos, chamando-o carinhosamente de vovó, coisa e tal, "o veio" arretou-se e repentinamente, pegando nas partes, fez-lhe um gesto obsceno e lhe disse um desaforo. A moça indignada, assustada com a inesperada reação e danou-se a chamá-lo de velho safado, só não chamá-lo de arroz doce, coisa e tal, já pensou? E ela que tinha sido tão amável... Enquanto ele dizia: - Isso!!! Chama mais! Me trate assim feito os outros. Desde esse dia, tenho determinados cuidados ao me dirigir a alguém de uma certa idade, nada de diminutivos, de peninha. Nossos idosos são tão produtivo e lúcido feito idosos ilustres presidente Temer, o Papa, Caetano Veloso, Faustão... Merecem toda nossa consideração e respeito, nada de infantilizá-los.
O que adianta ser sábio, inteligente, visionário e tudo quanto for possível ao desenvolvimento se o tem só para si.
Ouça e aprenda
Um homem sábio ouvirá e aumentará o aprendizado. - Provérbios 1: 5
Uma pessoa que leu um dos meus artigos no Our Daily Bread discordou de algo que eu disse. Então ela escreveu e pediu uma explicação.
Depois de receber minha carta, ela respondeu: “Obrigado pela sua resposta. Foi uma informação que eu não sabia. Eu apenas tomei como certo o que eu aprendi na infância. Mas é um dia ruim quando não se aprende algo novo - então aos 84 anos eu ainda estou aprendendo. ”
A vontade de aprender é uma marca de crescimento e sabedoria. Provérbios 1: 5 declara: “O sábio ouvirá e aumentará o ensino, e o homem de entendimento alcançará sábio conselho.” A palavra hebraica para aprender neste versículo significa “aceitar”.
Se desejamos crescer em nosso conhecimento de Deus e aprender a agradá-Lo, não precisamos temer descartar velhas idéias e aceitar novas que melhor expliquem as Escrituras. As pessoas que buscam sabedoria acolherão novas idéias. Eles os testarão pelas verdades da Bíblia, seja para confirmar o que já acreditam, seja para ampliar seu conhecimento e compreensão.
Devemos estar abertos à verdade de Deus, conforme Ele nos ensina através da Sua Palavra e das pessoas ao nosso redor. Estamos ouvindo, testando e aprendendo?
Pense nisso
Quando foi a última vez que você admitiu que estava errado?
Por que é tão difícil de fazer? O que você aprendeu
recentemente com outro crente?
Para abrir espaço para a sabedoria, livre-se do orgulho. Dennis J. DeHaan
O principal objetivo da vida
Professando ser sábio, eles se tornaram tolos. - Romanos 1:22
Em 1636, um grupo de puritanos fundou a Universidade de Harvard. Seu lema era Christo et Ecclesiae, que significa “Para Cristo e a Igreja”. Um dos princípios orientadores da escola era: “Todos devem considerar o fim principal de sua vida e estudos, conhecer Deus e Jesus Cristo, que é a vida eterna. . João 17: 3.
Esse prestigioso centro de aprendizado e cultura há muito tempo abandonou sua intenção espiritual original. Mesmo muitos membros da faculdade da Harvard Divinity School agora consideram seu objetivo centrado em Cristo como limitado e antiquado. De fato, não muito tempo atrás, um grupo de estudantes de Harvard encenou uma procissão funerária simulada através da Escola da Divindade. Eles carregaram um caixão e proclamaram: "Nosso Deus, o Pai, está morto".
Esses estudantes estavam tão longe da verdade quanto o leste é do oeste. O Pai eterno, que criou toda a vida (incluindo aqueles que zombam dele), é tão imune à morte quanto ao pecado.
Trezentos e cinquenta anos após o estabelecimento de Harvard, o propósito principal da vida é ainda e sempre será, nas palavras daqueles puritanos coloniais, "conhecer a Deus e a Jesus Cristo, que é a vida eterna". objetivo de nossas vidas.
O desejo do meu coração é te conhecer, Senhor,
para andar perto de Ti hoje;
Para conhecer a tua graça, o teu amor, o teu poder,
pois tu és a minha vida e o meu caminho. —Bierema
Para conhecer o propósito da vida, devemos conhecer o Criador da vida. Vernon Grounds
