O Homen que se Acha Sabio
Um tolo que se acha "sábio" não sabe honrar a sabedoria dos outros, por achar ser mais sábio que qualquer outra pessoa.
A diferença - muitas vezes - entre um sábio e um aprendiz: este último quer saber e o primeiro acha que ser sábio somente pertence a si o conhecimento e não ensina nada, pois acha na altura do seu ego que todos estão no mesmo patamar. Nesse caso o aprendiz é mais sábio que o sábio, eis que a chama do saber está acesa no seu coração, bastando-lhe um norte. Em muitos ditos sábios essa chama está bruxuleante e mortiça, parou por ali mesmo. A evolução nunca para. Se os grandes sábios da humanidade retivessem para si o conhecimento, ainda estaríamos na idade da pedra. Egoísmo e interesses pessoais? Bom, isso se inclui, mas já é outra história.
''...Se me acha tolo, fique calado. Até o mais tolo torna-se sábio quando calado.'' Pois até que responda sem pensar, o sábio já o respondeu sem falar.
Sábio é aquele que não sabe nada, finge que não sabe nada, para dar ouvidos a quem acha que sabe tudo.
Eu tenho preguiça de conversar com gente que se acha sábia, porque eu sei que um verdadeiro sábio não se acha.
A tolice e a sabedoria se confundem exatamente no ponto onde o tolo se acha um sábio, e o sábio ainda se considera um tolo.
"Não é sábio usar a palavra nunca para se referir a situações as quais acha que não irão acontecer , como as situações que desejamos, mesmo sendo fora da realidade , devemos continuar a acreditar."
O salto para a idiotice acontece quando o sábio acha que o conhecimento,títulos honoríficos,posição social ou econômica sejam as coisas mais importantes, e que tais definam a sua identidade.
Quem se acha justo demais traz em si a arrogância de julgar-se sábio e de promover as piores injustiças.
